quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

BRASÍLIA, CIDADE SUI GENERIS

Supremo Tribunal Federal (STF)
Brasília, a cidade mais importante de nosso país, politicamente falando.

Localizada na parte central de nosso país, Brasília tem um clima instável, o sol aqui não é tão causticante como no Nordeste, porém o calor não é menos intenso que lá.

Organizada, Brasília é um exemplo de cidade. Ruas e Avenidas amplas, nomeadas por números, espaços milimetricamente planejados, setores diferenciados para cada tipo de instituição, empresa, negócio. Há prédios faraônicos por todos os lados e as instituições públicas são o centro das atenções.

O Plano Piloto é equivalente ao centro da Cidade, onde realmente há organização. As cidades-satélites, consideradas bairros de Brasília, já não são tão organizadas, há muita coisa em construção, partes em terra, necessidade de um melhor planejamento, infra-estrutura e de um governante (lato sensu) de fato, alguém que administre com eficiência, praticidade e proximidade dos habitantes de cada cidade-satélite.

Mas, Brasília não deixa de ser uma cidade muito bonita e convidativa. Aqui, sobretudo no horário de verão, o sol termina seu expediente verpertino por volta das 8 horas da noite, é engraçado, a gente dorme no horário do Nordeste, mas acorda no horário brasiliense, resultado: sono.

Vale ressaltar que os brasilienses, como dizem as más línguas não são tão antipáticos quanto aparentam, basta conhecê-los um pouco melhor, são só um pouco assim. As pessoas que vieram para construir Brasília e seus descendentes também são chamados de candangos. A verdade é que a maioria dos brasilienses são descendentes de pessoas dos outros Estados da Federação, inclusive, do próprio Goiás, razão pela qual a falsa percepção de superioridade que está inserida na mente de alguns, gerando antipatia e xenofobia é mera ilusão psicológica.

Congresso Nacional
Brasília é ainda a cidade dos concursos. Enfim, Brasília é uma cidade sui generis, que representa bem o Brasil, com suas desigualdades, virtudes e belezas. 

Vale a pena conhecer! Ah, só não esqueça que o custo de vida aqui é extremamente alto, sem falar que tudo aqui é também muito longe! Por isso, se vier morar reserve muita grana.


domingo, 9 de janeiro de 2011

VISTOS DE PASSAPORTE

De um modo genérico, um visto é toda declaração aposta em algum documento por uma autoridade com a finalidade de validá-lo, assim podemos dizer que o visto, num passaporte, será o meio pelo qual se atesta a permissão do estrangeiro num país. 

O Brasil dispensa a necessidade de aposição de visto da maioria dos países da América e da Europa Ocidental. Porém, a entrada de um estrangeiro no país com um passaporte não visado faz presumir que sua presença no país é temporária.

Vale ressaltar ainda que, nem todos podem obter vistos para o Brasil. É o caso dos menores de idade desacompanhados dos responsáveis legais ou sem autorização expressa destes, daquele considerado "nocivo" aos interesses do pais ou à ordem pública, dos anteriormente expulsos do Brasil, dos condenados ou processados em seu país de origem ou outro, por crime doloso, passível  de extradição pelo Brasil e ainda daquele que não esteja em conformidade com as condições de saúde estabelecidas pelo Ministério da Saúde.


Visto de Trânsito: Concedido ao estrangeiro que, para chegar ao país-destino necessite passar pelo território nacional brasileiro, e aproveite para ficar em estadia no país por no máximo dez dias. Se a viagem for contínua, e houverem apenas as paradas obrigatórias, não se exige o visto.

Visto de Turista: Concedido ao turista que vem ao Brasil apenas com intuito de visitar, sem intenção de imigrar ou desenvolver atividade remunerada.

Visto Temporário: Poderá ser concedido ao estrangeiro que pretenda vir ao Brasil em viagem cultural ou em missão de estudos, em viagem de negócios, na condição de artista ou desportista, na condição de estudante, na condição de cientista, professor, técnico ou profissional de outra categoria, sob regime de contrato ou a serviço do Governo brasileiro, na condição de correspondente de jornal, revista, rádio, televisão ou agência noticiosa estrangeira, ou ainda na condição de ministro de confissão religiosa ou membro de instituto de vida consagrada e de congregação ou ordem religiosa.

Visto Permanente: Será concedido ao estrangeiro que pretenda se fixar definitivamente no Brasil.

Vistos Diplomáticos, Oficiais e de Cortesia: São concedidos de acordo com o critério do Ministério das Relações Exteriores. O visto diplomático geralmente é concedido aos representantes de outras nações.

Para facilitar a compreensão, no caso daqueles que não possuem passaporte, você pode imaginá-lo como sendo um documento semelhante à CTPS (Carteira de Trabalho) e o Visto, nesse passaporte, como sendo as "anotações" feitas pelos empregadores na CTPS. Compreendido?

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

PASSAPORTES

O passaporte é o documento necessário a todos aqueles que desejam ingressar num país estrangeiro. Possibilita ainda o controle, por parte do país, da entrada e saída de estrangeiros em seu território. Além disso, o passaporte serve de identificação pessoal do estrangeiro. Via de regra, sua expedição cabe à Polícia Federal.

No Brasil, existem quatro tipos de passaportes:  comum, oficial, diplomático e para estrangeiro.

O passaporte comum é concedido ao brasileiro que deseja sair do país, ou retornar ao Brasil. É expedido pela Polícia Federal.

Já o passaporte oficial é concedido a servidores que viagem em missão oficial ou a serviço do Governo Brasileiro, às pessoas que o fazem também em missão relevante para o país, conforme o crivo do Ministério das Relações Exteriores, e ainda, aos funcionários do Ministério citado. Sua concessão é dada pelo Ministério das Relações Exteriores.

O passaporte diplomático é concedido ao Presidente, ao Vice-Presidente, aos ex-Presidentes, aos Ministros de Estado (Governadores), aos ocupantes de cargos de natureza especial, aos titulares de Secretarias vinculadas à Presidência, bem como ainda aos funcionários da carreira diplomática, aos correios diplomáticos, aos adidos das Forças Armadas, aos chefes de missões diplomáticas especiais, aos membros do Congresso Nacional, aos Ministros do Supremo Tribunal Federal e Tribunais Superiores, ao Procurador Geral da República e aos Sub-Procuradores Gerais do Ministério Público Federal, pelo prazo de suas missões oficiais no exterior. Sua expedição compete ao Ministério das Relações Exteriores.

Por último, há o passaporte para estrangeiro, concedido ao apátrida, ao de nacionalidade indefinida, aos asilados e refugiados, ao estrangeiro cuja nação de origem não tenha representação em território nacional, nem seja por outro país representado, ao estrangeiro sem documento de identificação ou de viagem e que não possa, conseqüentemente comprovar sua nacionalidade. Sua expedição cabe à Polícia Federal.

Recentemente tivemos um lamentável incidente de concessão indevida de passaportes diplomáticos, uma vergonha para o país, pois, como o próprio nome indica, este tipo de documento só deve ser concedido, e de forma restrita, àqueles que, pelo cargo que ocupam ou pela importância e missão de suas viagens internacionais, devem ser beneficiados com este tipo de passaporte, havendo clara previsão legislativa nesse sentido. Infelizmente, somos obrigados a presenciar esse tipo de episódio, já que ainda vivemos no país do "jeitinho", onde tudo se concede quando se tem "contatos".

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

DEUS, O MÉDICO DOS MÉDICOS!

Mensagem lida na formatura do Curso de Medicina da PUC-PR.

Bom dia a todos!

Hoje estou aqui para prestar uma homenagem ao primeiro, maior e melhor médico da história da humanidade!

Deus é esse médico, o médico dos médicos, e o mais excelente conhecedor do corpo humano. Todas as células e tecidos, órgãos e sistemas, foram arquitetadas por Ele, e Ele entende e conhece a sua criação melhor do que todos.

Que médico mais excelente poderia existir?

Deus é o primeiro cirurgião da história. A primeira operação? Uma Toracoplastia, quando Deus retirou uma das costelas de Adão e dela formou a mulher.

Ele também é o primeiro Anestesista, porque antes de retirar aquela costela fez um profundo sono cair sobre o homem.

Deus é o melhor Obstetra especialista em fertilização que já existiu! Pois concedeu filhos a Sara, uma mulher que além de estéril, já estava na menopausa havia muito tempo!

Jesus, o filho de Deus, que com Ele é um só, é o primeiro Pediatra da história, pois disse:"Deixe vir a mim as crianças, porque delas é o reino de Deus!"

Ele também é o maior Reumatologista, pois curou um homem que tinha uma mão ressequida, ou, tecnicamente uma osteoartrite das articulações interfalangeanas.

Jesus é o primeiro Oftalmologista, relatou em Jerusalém, o primeiro caso de cura em dois cegos de nascença.

Ele também é o maior Emergencista a realizar, literalmente, uma ressucitação cardio-pulmonar bem sucedida, quando usou como desfibrilador as suas palavras ao dizer:"Lázaro, vem pra fora!". E pelo poder delas, ressucitou seu amigo que já havia falecido havia quatro dias.

Ele é o melhor Otorrinolaringologista, pois devolveu a audição a um surdo. Seu tratamento? O poder de Seu amor.

Jesus também é o maior Psiquiatra da história, há mais de 2 mil anos curou um jovem com graves distúrbios do pensamento e do comportamento!

Deus também é o melhor Ortopedista que já existiu, pois juntou um monte de ossos secos em novas articulações e deles fez um grande exército de homens. Sem contar quando Ele disse a um homem coxo: "Levanta, toma a tua maca e anda!", e o homem andou! o tratamento ortopédico de quadril mais efetivo já relatado na história!

A primeira evidência científica sobre a hanseníase está na Bíblia! E Jesus é o Dermatologista mais sábio da história, pois curou instantaneamente 10 homens que sofriam desta doença.

Ele também é o primeiro Hematologista, pois com apenas um toque curou a coagulopatia de uma mulher que sofria de hemorragia havia 12 anos e que tinha gastado todo seu dinheiro com outros médicos em tratamentos sem sucesso.

Jesus é ainda, o maior doador de sangue do mundo. Seu tipo sanguíneo? O negativo, ou, Doador Universal, pois nesta transfusão, Ele, ofereceu o Seu próprio sangue, o sangue de um homem sem pecado algum, por todas as pessoas que tinham sobre si a condenação de seus erros, e assim, através da Sua morte na cruz e de Sua ressurreição, deu a todos os que recebem, o poder de se tornarem filhos de Deus! E para ter este grande presente, que é a Salvação, não é necessário FAZER nada, apenas crer e receber!

O bom médico é aquele que dá a sua vida pelos seus pacientes! Ele fez isso por nós! Ele é um médico que não cobra pelos Seus serviços, porque o presente GRATUITO de Deus é a vida eterna!

No seu consultório não há filas, não é necessário marcar consulta e nem esperar para ser atendido, pelo contrário, Ele já está à porta e bate, e aquele que abrir o seu coração para Ele, Ele entrará e fará uma grande festa! Não é necessário ter plano de saúde ou convênio, basta você querer e pedir! O tratamento que Ele oferece é mais do que a cura de uma doença física, é uma vida de paz e alegria aqui na Terra e mais uma eternidade inteira ao Seu lado no céu!

O médico dos médicos está convidando você hoje para se tornar um paciente dEle, e receber esta Salvação e constatar que o tratamento que Ele oferece é exatamente o que você precisa para viver!

Ele é o único caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode ir até Deus a não ser por Ele.

Seu nome é Jesus.

A este médico seja hoje o nosso aplauso e a nossa sincera gratidão!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CURIOSIDADES BÍBLICAS

1- Você sabia que uma Tradição Judaica afirma que existe 7 Arcanjos no céu? Veja quais são eles:
1.1- Miguel
1.2- Gabriel
1.3- Rafael
1.4- Remiel
1.5- Uriel
1.6- Saracael
1.7- Raquel

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

CARTA ABERTA DE UM BACHAREL EM DIREITO SOBRE O EXAME DE ORDEM

O Exame de Ordem é o meio pelo qual é feita a seleção dos bacharéis do curso de direito mais capacitados ao exercício da profissão, a advocacia. O Exame consiste na aplicação de duas provas: na primeira fase há a prova objetiva composta de cem questões com conteúdo abrangente de praticamente todas as disciplinas estudadas ao longo do curso; Já na segunda fase, o bacharel submete-se à avaliação subjetiva de seus conhecimentos, por meio de uma prova em que deverá redigir uma peça profissional, conforme o caso proposto, além de mais cinco questões subjetivas a serem respondidas.

Assim, mesmo após concluir o curso de direito, só poderá se inscrever nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e ser considerado advogado, apto ao exercício da profissão, aquele que obtiver aprovação no Exame realizado pela OAB.

Entretanto, o exame que deveria ter como objetivo eliminar apenas os menos preparados para o exercício da profissão, tem sido uma fonte de reprovações indiscriminadas. Ouviu-se dizer ainda que em algumas edições do exame, nem mesmo magistrados, que obtiveram as provas após serem realizadas, com a finalidade de testar seus conhecimentos, conseguiram respondê-la. Desse modo, vê-se claramente o desvio de finalidade da prova sob comento. Não trata-se de concurso, mas de mera validação do conhecimento, com o intuito de obter a legitimidade para o exercício da profissão.

Assim sendo, defendo que deva haver uma flexibilização maior em relação ao exame sob análise, uma vez que seu objetivo é tão somente fazer uma triagem dos profissionais aptos ao exercício da profissão, eliminando assim, apenas e tão somente aqueles realmente sem as menores ou mínimas condições para atuarem no mercado como profissionais da carreira jurídica.

A legitimidade do exame, porém, é um assunto que vem sendo discutido há algum tempo já, mas só recentemente tomou maiores proporções, após dois bacharéis em direito ingressarem com um Mandado de Segurança contra a OAB do Ceará pleiteando sua inscrição nos quadros da Instituição mencionada sem a devida aprovação no Exame de Ordem. 

Considero coerente e legítimo o Exame de Ordem, porém sou obrigado a discordar da rigidez com que tem sido aplicado. Ora, somos os únicos bacharéis no Brasil que, além de passar cinco anos numa Universidade, ao final do curso somos obrigados a fazer uma prova seletiva para a partir daí ter o direito de exercer a profissão para a qual estudamos durante meia década de nossas vidas.

Por isso, não sou totalmente contra o Exame de Ordem, mas também não sou a favor dele da forma como existe hoje. Entendo que deva haver uma facilitação no nível da prova. O exame consiste em duas fases, algo que nem todo concurso exige. Aí, além de estudar cinco anos, muitas vezes com dificuldades, como provavelmente enfrentam as pessoas das classes menos favorecidas da sociedade, temos que passar na prova da OAB, montar um escritório ou fazer sociedade para poder começar a "engatinhar" na profissão. Não é algo tão simples como parece. Como disse, nem todos possuem as mesmas condições sócio-econômicas tão favoráveis assim. Há os que vem de famílias tradicionais na advocacia, mas os que são desbravadores de suas famílias, na profissão.

Além disso, para quem não pretende atuar como advogado, a não ser pelo tempo necessário para poder fazer determinados concursos, enfrentam dois exames. O primeiro é o Exame de Ordem, o segundo, a prova do concurso. 

É importante ressaltar que, mesmo havendo a prova da OAB, nem todos os aprovados nela são aptos à exercerem a profissão de advogado. Conhecimento teórico é um pouco diferente do conhecimento prático, e aí está o problema, nem todo mundo tem capacidade ou vocação para atuação na prática. Pode haver pessoas que saibam o Código Civil de memória, mas não consigam defender um cliente na frente de um juiz na sala de audiências.

O que estou a dizer é que o próprio mercado de trabalho também cumpre seu papel de selecionar os mais preparados à atuação profissional da advocacia, afinal, ninguém contrata alguém que tenha fama de ser "ruim" de alguma forma, seja por incapacidade de fazer alegações orais, seja por ser relapso, perder prazos, não saber argumentar ou fazer boas peças processuais. Ainda que alguém já surja na profissão com a fama advinda de seu sobrenome, por ser de família tradicional, se for um mau profissional, paulatinamente isso será percebido e comentado. 

Por isso, ao invés de exterminar com a prova ou simplesmente mantê-la tal qual como existe hoje, defendo um meio termo, pautado no bom senso e na moderação, consistente em manter o Exame de Ordem, mas com apenas uma fase, com prova apenas objetiva, ou então mista, com questões subjetivas incluídas. E, se a argumentação toda da OAB em relação ao exame é péssima qualidade de ensino das Universidades e Faculdades de Direito do país, outra sugestão que dou é a utilização do CRE (Coeficiente de Rendimento Escolar), pelo menos teríamos uma utilidade a mais para o coeficiente, que na maioria das vezes serve apenas como mera estatística. Dessa forma sim, teríamos uma verdadeira seleção, e mais justa, combinando-se o CRE do candidato com a aprovação na prova objetiva. 

Outra sugestão poderia ser exigir o exame apenas dos bacharéis em direito com CRE inferior a determinado valor. Há muitas possibilidades a serem pensadas e desenvolvidas, mas sem dúvidas, só em deixar o Exame de Ordem com uma só fase seria um grande avanço em todos os sentidos, e que agradaria tanto a gregos como a troianos, pondo-se um fim em todas as discussões e polêmicas em torno da tão famosa "prova da OAB".

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...