sábado, 26 de fevereiro de 2011

TRANQUILIDADE EM MEIO ÀS TEMPESTADES

Quem não passa por problemas? Todos nós passamos, uns mais do que outros, mas não existe humano que tenha uma vida isenta de alguns obstáculos para enfrentar.

No meu caso, comecei a realmente "entender a vida" a partir dos 11 anos. Antes, pra mim, pensava que tudo seria eternamente bem e só alegria, mas a gente cresce e os desafios da vida começam a se fazerem perceptíveis.

Mas, o cristão é chamado para viver uma vida diferente, uma vida por fé. E a fé é descrita na Bíblia como sendo o "firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem" (Hebreus 11.1)

Assim, o cristão é desafiado a confiar em Deus e acreditar nas coisas que as pessoas naturais não acreditam, pois a lógica natural é ver para crer, mas o filho de Deus deve crer para ver. E é exatamente para testar essa fé que devemos ter que muitas vezes nos encontramos em situações complexas e difíceis de serem solucionadas. Deus está provando sua fé.

E em consequencia disso surgem dificuldades, algumas barreiras e não poucos obstáculos, mas o verdadeiro cristão atravessa cada uma deles auxiliado por Deus, o Todo Poderoso. A verdade é que todo servo de Deus verdadeiro precisa ter uma história para contar. Quando você não tem uma história, Deus lhe testa e a escreve, e ainda que tenha muitos "desertos", no final é uma história de vitória.

De tudo que nos acontece, Deus tem um propósito. Sempre há algo a se extrair de uma situação para nos ensinar algo, por pior que a situação seja. Tudo é permissão de Deus, não cai uma folha da árvore se Deus não deixar.

O interessante é que aprendemos com Jesus, em suas lições na Bíblia a ficar tranquilos, confiando nEle, afinal, quem está no comando do Universo? Vemos na passagem bíblica da tempestade no mar o quanto os discípulos estavam desesperados e aflitos em meio à tempestade, enquanto observamos, por outro lado, o Mestre dormindo tranquilamente na popa do barco. Com razão, Jesus sabia do que iria acontecer, por isso estava tranquilo, porém os discípulos estavam desesperados perante tão grande tormenta.

E quantas vezes também nós não nos encontramos assim, desesperados diante das situações e obstáculos para nós aparente intransponíveis? Aprendemos que os discípulos apesar de conhecerem Jesus e seus milagres, eles precisavam conhecê-lo melhor.

Você conhece realmente a Deus? Deus tirou os discípulos de um lugar seguro, a terra seca, e os levou para o meio do mar, para o meio da tormenta, para lá, ensinar-lhes algo. Foi necessário passar pela tormenta para adquirir um nível maior de intimidade com Jesus, para conhecerem-no melhor, pois que pareciam o desconhecerem ainda ao dizerem: "Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?" (Marcos 4.41).

Algumas vezes Deus precisa nos levar para o meio do mar, na tempestade, para que nossa intimidade com Ele e confiança nEle aumentem. Mas em meio à tormenta, lembre-se: Jesus está no barco!

A tranquilidade em Deus se aprende à medida em que nos tornamos mais íntimo dEle. Conforme aprendemos a confiar mais nEle. Há certa letra de música gospel que retrata Jesus falando: "confia mais em mim, confia mais, confia mais..." Você tem confiado?

Quando Lázaro morreu, Marta e Maria ficaram desesperadas e de certo modo, penso que revoltadas com o atraso de Jesus em chegar para vê-lo, pois elas O tinham chamado quando Lázaro doente, porém ainda vivo. Entrementes, elas ainda não confiavam totalmente em Deus, não viram a situação pelos olhos da fé. Não acreditavam que Jesus fosse capaz de fazer o milagre. Deus pode e é capaz de fazer o seu milagre, e Ele só pede que você faça uma coisa: acredite! Tenha fé! 

Podemos imaginar o desespero em que se encontravam Marta e Maria naquele momento, enquanto Jesus a caminho estava bem tranquilo! Ele sabia do milagre prestes a acontecer. Ele sabe do seu milagre, então faça a parte mais fácil, creia! Entenda que Deus está no comando de tudo neste nosso Universo e que tudo é permissão dEle, o que temer?

Com Deus, nossa vitória é mais que garantida, pois o que Ele determina está determinado e o que Ele assina está assinado. Somos mais que vencedores em Cristo Jesus! 
"Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho." (Apocalipse 21.7).
Deus é contigo em todo o tempo! Confie mais nEle (mesmo em meio às tempestades da vida)! Paz seja com você!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

VOCÊ ACREDITA EM ANJOS?

Você acredita em anjos? 

De acordo com a Bíblia os anjos são assim como nós humanos, criaturas criadas por Deus, para sua adoração e para obedecerem suas ordens. O interessante é que eles, assim como os humanos possuem livre-arbítrio, tanto é assim, que por ocasião da rebelião ocasionada no Céu por Lúcifer, a terça parte dos anjos aderiu à essa revolta e consequentemente também foram expulsos do Céu.

Conforme a Bíblia, há ainda uma espécie de hierarquia angelical, mas não necessariamente definida pela importância que possuam, e sim pela função que desempenham.

Podemos afirmar assim, que o gênero "anjo" subdivide-se em três espécies, que são os arcanjos, os querubins e os serafins. Acredita-se, conforme determinadas correntes teológicas, que exista apenas um arcanjo, a saber, Miguel.

O arcanjo Miguel, segundo estudiosos é o mais poderoso dos anjos, estando no ápice da pirâmide hierárquica, por sua atribuição de guerreiro. Tendo sido ele, inclusive, que Deus enviou para lutar contra o Príncipe da Pérsia, anjo do mal que impedia a resposta de Deus trazida por o anjo mensageiro (um querubim) de chegar até Daniel (Daniel 10).

Não sou teólogo, nem tampouco estudioso da Bíblia, porém acredito que possa haver mais de um arcanjo, pois, em diversas passagens bíblicas a Bíblia fala-nos de Principados e Potestades como se estivesse referindo-se aos equivalentes humanos: reinos e províncias. 

No próprio relato constante do livro bíblico de Daniel fala-se em Príncipe da Grécia, além do Príncipe da Pérsia, como se fossem arcanjos (mesmo nível hierárquico angelical de Miguel), sendo que do mal, bem como fala que Miguel era o Príncipe de Daniel, ou, para ser mais amplo, do povo hebreu. De modo que é notória a presença de certos trechos bíblicos dando-nos a entender que existem divisões territoriais espirituais, como se cada país ou nação na Terra estivesse sob a égide ou domínio de um Principado espiritual. Entretanto, são meras especulações pessoais, sem aprofundamento e sem apoio de teses formais.

Já os querubins são anjos também destinados à guerra, no campo espiritual obviamente, mas que também auxiliam seres humanos em situações excepcionais. Tenho a ciência de diversos relatos de pessoas auxiliadas por anjos em situações de perigo. E, na maioria desses casos, os anjos aparecem em forma humana, assim como acontecia nos tempos bíblicos, conforme em inúmeras passagens da Bíblia.

Segundo o profeta Ezequiel os querubins são seres bastante excêntricos para nossa realidade, pois possuem cada um, quatro rostos e quatro asas, e semelhanças de mãos embaixo de suas asas, conforme Ezequiel 10.21.

Os serafins, por sua vez, são os mais "meigos" dos anjos, se é que assim posso classificá-los, em virtude de sua atribuição contínua de adorarem a Deus tão somente, conforme estudiosos da Bíblia. Em Isaías 6.2 acha-se escrito que os serafins possuem seis asas, das quais, duas utilizam para esconder seus rostos, duas para voar e duas para cobrirem seus pés. 

Os anjos são maiores que os homens em estatura, e conforme a Bíblia, são espíritos ministradores enviados para servir em favor daqueles que hão de herdar a salvação (Hebreus 1.14). Vale ressaltar, contudo, que não se deve adorar os anjos, pois assim como nós, são criaturas de Deus e nossos conservos (Apocalipse 19.10), sendo toda a adoração exclusiva a Deus.

Como cristão, tenho plena convicção da existência dos anjos, pois, há mais coisas desconhecidas entre o céu e a terra de que possa imaginar o homem!

FRASES DE AVISOS EM IGREJAS

Frases engraçadas proferidas em avisos, sabe, aqueles que colocam nos "quadros de avisos das igrejas". Engraçados, vale a pena dá uma olhada.

a) "No estudo desta noite nosso pastor trará a mensagem intitulada 'o que é o inferno' venha mais cedo e assista o ensaio do coral."

b) "Teremos sorvetada na igreja próximo sábado, as irmãs que forem doar leite cheguem mais cedo."

c) "Para aquelas irmãs que têm filhos e não sabem o berçário fica no
segundo andar"

d) "Após a feijoada do próximo sábado teremos um período de meditação."

e) "Os adolescentes apresentarão no dia 1o uma peça de Shakespeare. Venha assitir esta tragédia."

f) "A irmã Laura agradece a todos os muitos irmãos que contribuíram para que finalmente ela engravidasse. Foi muito difícil, foi uma luta. Sem suas orações..." (KKKKK!! Essa é demais!!!)

g) "A irmã Zilda estará distribuindo Bíblias na favela na próxima terça. O diabo que se cuide."

h) "Precisamos orar intensamente pelo problema de saúde da irmã Cândida. Não tem Cristo que resolva."

i) "Os irmãos e irmãs que não sabem ler devem devolver os boletins da igreja no final do culto, assim que já tiverem usado."

j) "O novo zelador é o irmão Manuel. Não é casado, mas faz tudo que os outros mandam."

k) "O pastor viajou para o enterro da mãe do irmão Paulo. No culto cantaremos Ouve-se o Júbilo de Todos os Povos."

l) "O diácono irmão Zaqueu convida os homens da igreja para no próximo sábado podarem as árvores."

m) "A todos os irmãos que doaram alimentos à família da irmã Lurdes a igreja agradece, ela morreu em paz."

n) "Convidamos a todos para possessão do nosso novo pastor no dia 25. Traga convidados para assistirem."

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

RÉPLICA À “DESORDEM NO TRIBUNAL”

Em defesa da futura classe a que pertencerei dentro de poucos meses, apresento-vos a Réplica ao texto "Desordem no Tribunal", justificando algumas das falas objeto de chacota constantes do texto supramencionado, porque reconheço que alguns impossíveis de serem defendidas devido ao alto grau de falta de atenção dos colegas causídicos, a seguir:

Advogado : Qual é a data do seu aniversário?
Testemunha : 15 de julho.
Advogado : Que ano?
Testemunha : Todo ano.

DESORDEM NO TRIBUNAL


Desordem no Tribunal seria "supostamente" um livro contendo piadas de advogados. Recebi um e-mail com esse título, que trazia justamente essa informação. Verídicos ou não, tratam-se de diálogos engraçados verificados (ou inventados, não posso afirmar com certeza) em audiências, in verbis:

Advogado : Qual é a data do seu aniversário?
Testemunha : 15 de julho.
Advogado : Que ano?
Testemunha : Todo ano.
____________________________________________

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

HABEAS CORPUS DA PAIXÃO


Senhoras e Senhores, gostaria de apresentar-vos o Habeas Corpus de uma pessoa apaixonada!

Trata-se de uma composição de Noel Rosa e Orestes Barbosa de 1933, que se utilizando de termos jurídicos expõe seus sentimentos ao mesmo tempo em que faz um verdadeiro giro acerca das disciplinas de Direito. Vale a pena dar uma lida:

HABEAS CORPUS

No tribunal da minha consciência
O teu crime não tem apelação
Debalde tu alegas inocência
Mas não terás minha absolvição

Os autos do processo da agonia
Que me causaste em troca ao bem que fiz
Correram lá naquela pretoria
Na qual o coração foi o juiz

Tu tens as agravantes da surpresa
(E) Também as da premeditação
Mas na minh'alma tu não ficas presa
Porque o teu caso é caso de expulsão

Tu vais ser deportada do meu peito
Porque teu crime encheu-me de pavor
Talvez o habeas-corpus da saudade
Consinta o teu regresso ao meu amor.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

VOCÊ ACREDITA NO ARREBATAMENTO?


Você já ouviu falar no "arrebatamento"? Você acredita no "arrebatamento"? O termo "arrebatar" consoante o Aurélio é "tirar com violência ou força, arrancar (...) levar, desprender, de um ímpeto".

O Arrebatamento da Igreja é um dos eventos mais esperados pelos cristãos em todo o planeta! Está descrito  em vários livros da Bíblia, como por exemplo, nos Evangelhos e representa o início de um série de episódios no livro do Apocalipse relatados. Também é descrito como o "Dia do Senhor".

Antes de ser crucificado Jesus havia dito: "E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." (João 14.3). E quando de sua ascensão aos Céus, enquanto as pessoas olhavam fixamente para o céu, dois anjos disseram: "Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir." (Atos 1.11).

Assim, com fundamento nessas e em outras passagens bíblicas, compreendemos que Jesus voltará para buscar um povo seu, zeloso e de boas obras, que O adorem de forma sincera, em espírito e em verdade. 

O Arrebatamento, será, como o conceito acima nos fala, algo que acontecerá repentinamente, de forma muito rápida e brusca, sendo mais rápido que um piscar de olhos ou como um relâmpago! Os que subirem terão seus corpos transformados e subirão até as nuvens, para se encontrar com Jesus nos ares. Mas os mortos serão privilegiados, e ressuscitarão primeiro, antecedendo os vivos na ascensão até as nuvens. Em síntese, o Arrebatamento consiste no sumisso, no desaparecimento, de milhares de pessoas, de forma repentina, misteriosa e sobrenatural!

Será o fato mais comentado no mundo inteiro! Milhares de pessoas, bebês, crianças, todas desaparecerão, inclusive os nascituros! Muitos acidentes ocorrerão nesse momento, quando forem arrebatadas pessoas que estejam conduzindo veículos nas rodovias, ferrovias, vias fluviais, marítimas e aéreas.

O Arrebatamento é um evento que se aproxima cada dia mais. Não há previsão exata para o seu acontecimento, pois a Bíblia relata que nem mesmo o próprio Jesus sabe desse dia e hora, senão Deus que o determinará! Porém, em razão dos fatos bíblicos estarem se cumprindo categórica e minuciosamente nesses últimos tempos, nós, os cristãos, acreditamos que não vá demorar muito.

Particularmente, e me responsabilizo por isto que vos escrevo, não acredito que demore mais, no máximo, 50 anos até que Jesus volte! Mas, como ninguém sabe o dia, nem a hora, pode ser daqui a pouco, amanhã ou qualquer outro momento. A verdade é que o Arrebatamento, ocorrerá de ímpeto, causando grande surpresa a toda humanidade.

Como não há data certa para que tal evento ocorra, não dê crédito a pessoas que marcarem dias exatos, datas certas do evento ocorrer, pois somente Deus o sabe! 

A Bíblia relata ainda que, só se salvarão pessoas ainda, porque Deus abreviará os dias, isto é, antecipará o arrebatamento, porque se tardasse muito, nenhum humano seria salvo, pois, nesses últimos tempos, o amor de quase todos está se esfriando.

Outra discussão a respeito do Arrebatamento diz respeito a sua ligação com a Grande Tribulação, outro evento bíblico, que consistirá numa grande assolação ao planeta Terra e a seus habitantes, composta por diversas catástrofes provocados pelos anjos por Deus enviados. 

Há divergência entre os teólogos especialistas no tema, dividindo-se em três correntes: os pré-tribulacionistas, os midi-tribulacionistas e os pós-tribulacionistas. A primeira corrente defende que o Arrebatamento ocorrerá antes da Grande Tribulação; já a segunda defende que ocorrerá no meio da Grande Tribulação; enquanto a terceira defende que ocorrerá após a Grande Tribulação.

Das correntes sobrecitadas, contudo, as mais aceitas e coerentes são a primeira e a segunda. Particularmente, ainda tenho dúvidas sobre isso, não podendo emitir meu parecer no que diz respeito à primeira ou segunda correntes. Ambas são possíveis.

A verdade é que o Arrebatamento é apenas o início de uma série de eventos sobrenaturais que estão prestes a acontecer, devendo ocorrer ainda, a Grande Tribulação (Sete Trombetas, Sete Taças, Duas Testemunhas, Bestas etc.), o Milênio, o Armagedom e por fim, o Juízo Final, seguido de Novos Céus e Terra. Mas, para os céticos, trata-se apenas de simbologias ou fanatismo religioso ou lendas bíblicas. Entretanto, nós que sabemos a verdade, devemos estar preparados para este grande evento, tendo a certeza de que será melhor subir do que ficar. A Bíblia fala em certa parábola que as virgens prudentes estavam com reservas de azeite para suas lâmpadas! Isso nos fala de estar alerta e preparado a todo momento!

Que este site, sirva de referência, caso, por ocasião do Arrebatamento, ele ainda esteja em rede, para que você saiba que o Apocalipse, descrito na Bíblia é real. Devendo ser informado ainda, de que, mesmo após o arrebatamento ainda haverá esperança de ser salvo, recusando-se a colocar na mão direita ou testa, o símbolo da Besta, bem como também não adorando ao Anti-cristo.

JESUS ESTÁ VOLTANDO! PREPARE-SE!

Pense nisso! Paz seja com você!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

MUDANDO DE NOME

Se você é daquelas pessoas que sempre foi revoltado com seu nome, por algum motivo, seja porque acha ele feio ou antigo, ou porque lhe causa constrangimento, saiba, que você não precisa suportar essa situação para o resto da vida, há soluções para o seu caso!

O direito ao nome é um direito da personalidade, ou seja, é inerente a todo ser humano, todos nós temos direito de ter um nome, direito esse que é indisponível, irrenunciável e imprescritível. Sendo assim, não o podemos dispor, dar ou vender nosso nome, nem renunciar a tê-lo, nem tampouco ele tem prazo.

O nome serve para individualizar a pessoa, isto é, tornar possível diferenciá-la das demais, além de expressar sua procedência familiar. O "nome" (stricto sensu) é composto de duas partes, prenome e sobrenome. O prenome é o nome (lato sensu) próprio da pessoa, que o distingue dos demais membros da família, sendo simples ou composto. Já o sobrenome é o nome que identifica a procedência familiar de cada pessoa. A priori, o nome é imutável, mas, como toda regra admite exceções, com o nome, também isso ocorre.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CASAMENTO NUNCUPATIVO


Para quem pensa que casamento é algo que só ocorre quando tudo está bem bonitinho e preparado, como nos filmes, se engana . Há situações em que podem ser celebrados casamentos fora das situações normais e comuns, diferente do que costumamos ver e participar.

Há situações específicas elencadas por nosso Diploma Civil que permite às pessoas não observarem as formalidades costumeiramente exigidas pela lei. É o caso do casamento nuncupativo. O termo nuncupativo representa coisas que são feitas oralmente, de "viva voz", de modo não-escrito. 

Assim, nosso Codex previu o casamento nuncupativo, espécie de cerimônia nupcial permitida quando algum dos nubentes está em iminente risco de vida, vejamos o que nos diz o artigo 1.540 de diploma supracitado: "Quando algum dos contraentes estiver em iminente risco de vida, não obtendo a presença da autoridade à qual incumba presidir o ato, nem a de seu substituto, poderá o casamento ser celebrado na presença de seis testemunhas, que com os nubentes não tenham parentesco em linha reta, ou, na colateral, até segundo grau."

Desse modo se por algum motivo, antes de casar, você estiver prestes a morrer (Deus te livre!), ainda haverá esperança para você, basta que sua(seu) amada(o) esteja presente e você consiga reunir mais seis testemunhas que não sejam seus parentes para oficializar a cerimônia! Isso é ideal para pessoas de países onde há muita guerra. É o cara metralhado sagrando e casando, é triste, mas é possível.

Há também o casamento em caso de moléstia grave, tema dos próximos posts! Confira! 

EXCLUDENTES DE ILICITUDE

A Ilicitude representa tudo aquilo que é contrário ao direito, à lei. Assim, tudo aquilo que a lei proíbe é ilícito.

Nesse mesmo sentido, podemos dizer que todo crime é ilícito, pois é contrário à forma como a lei nos instrui a se comportar.

Entrementes, apesar de todo crime, a priori, ser considerado um ato ilícito, haverá situações em que mesmo cometendo um crime, isto é, praticando uma conduta expressamente proibida pela lei, a conduta do agente não será considerada ilícita.

É o que denominamos de "excludentes da ilicitude". Essas causas são previstas expressamente em nosso ordenamento jurídico, no Código Penal em seu artigo 23, tendo o poder de isentar um indivíduo da ilicitude de um fato, quando o pratica sob determinadas circunstâncias. 

São quatro as causas excludentes da ilicitude, a saber: estado de necessidade, legítima defesa, estrito cumprimento de dever legal ou exercício regular de direito. Passemos à análise mais detalhada delas:

Estado de Necessidade: Ocorre quando o individuo sacrifica um bem jurídico no lugar de outro, próprio ou alheio, cuja perda não era razoável exigir, em decorrência de uma situação atual de perigo que não provocou. Exemplo: Uma pessoa joga-se na frente de seu carro, e para livrá-la, você desvia e bate num carro estacionado nas proximidades. 

Nesse caso, você optou por sacrificar um bem material (o carro) ao invés de sacrificar um bem imaterial mais importante (a vida de uma pessoa, não podendo ser considerado culpado pelo crime de dano, pois apesar de ter cometido um fato descrito como crime, este deixou de ser ilícito a partir do momento em que se caracterizou o estado de necessidade.

Outro exemplo poderia ser: Você e outra pessoa estão num barco, que começa a naufragar, havendo, entretanto, apenas uma bóia disponível. Então você luta para ficar com a bóia até o resgate chegar, deixando que seu companheiro se afogue. Mais uma vez, num caso como este, aquele que se salvou não poderá ser responsabilizado pela morte do outro indivíduo, nem tampouco condenado por omissão de socorro ou homicídio, uma vez que sua conduta se deu em estado de necessidade.

Legítima Defesa: Acontece quando alguém repele uma agressão injusta, atual ou prestes a acontecer, a direito próprio ou alheio, se utilizando para isso, de forma moderada dos meios necessários a fazer cessar tal situação. Exemplo: Você é abordado por um criminoso que, para roubar-lhe, rende-o com uma faca, entretanto, você tem oportunidade de defender-se, tomando-lhe a faca e golpeando-o como forma de livrar-se do ataque dele para retomar a faca.

Nesse caso, apesar das lesões possivelmente provocadas no criminoso, aquele que desferiu os golpes com a arma branca não poderá ser responsabilizado ou punido por elas, uma vez que estava acobertado pela excludente de ilicitude sob análise.

Estrito Cumprimento de Dever Legal: Essa causa de exclusão da ilicitude parece umas das mais óbvias, uma vez que se alguém age consoante os limites impostos pela lei, cumprindo um dever, não poderá ao mesmo tempo responder por essa ação como se crime praticasse.

Exercício Regular de Direito: Outra causa excludente da ilicitude bastante óbvia é o exercício regular de direito, ora se um comportamento ou ação é permitida, é tida como um direito, não pode ser ao mesmo tempo proibida, isto é, um comportamento não pode ser ao mesmo tempo um direito meu de agir e ao mesmo tempo crime.

São essas as causas legais que podem excluir o caráter ilícito de um comportamento proibido pelas normas penais. Vale salientar, porém, que  tais explicações são apenas superficiais com a finalidade de proporcionar uma noção do assunto àqueles que o desconhecem. Para aqueles que desejarem estudar para concursos, oriento que se aprofundem no assunto, estudando-o em outros livros e doutrinas (livros jurídicos sobre o assunto).

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CASANDO VIA PROCURAÇÃO


É isso mesmo que você leu no título, casamento através de procuração. Ouvimos constantemente essa palavra "procuração", sobretudo quando se trata de negócios. A procuração então, serve para que alguém confira a outrem poderes de agir em seu nome. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...