segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O PASTOR SEGUNDO A BÍBLIA E OS PASTORES DE HOJE

O pastor de ovelhas representa Cristo e nós, suas ovelhas. Mas também denominam-se de "pastores" os líderes das igrejas cristãs desde os tempos de Jesus. 

Jesus, por exemplo, pediu a Pedro que apascentasse suas ovelhas (João 21.16). Também há diversos trechos mesmo no Antigo Testamento, onde as figuras de pastores aparecem, sobretudo em profecias de juízo contra os maus pastores.

Infelizmente hoje, está cada vez mais raro encontrar pastores segundo a Bíblia.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

TRÊS OBSERVAÇÕES SOBRE CRISTÃOS HOJE

Atentando para alguns comportamentos e hábitos cristãos, constatei três coisas que, para mim, são lastimáveis em nosso meio (cristão), as quais passo a relatar a seguir:


1. "CRENTE ESPIRITUAL".


Conversando com um amigo por esses dias ele disse: - "Gosto de falar com você, porque você é uma pessoa espiritual". E, refletindo sobre isso pensei: Todos os cristãos deveriam ser espirituais!

É que em nossos dias, a regra virou exceção. Com o Cristianismo como modismo ou status, a maioria dos cristãos desconhece Deus. 

Como não ser espiritual se o cristão precisa de fé, que é algo intangível e extranatural? O cristão acredita num Criador que governa o Universo sem nunca tê-Lo visto, se utilizando da fé! E é habitado pelo Espírito Santo, que é Deus, é Espírito, e é sobrenatural! Almeja ir morar no Céu, um lugar desconhecido para os vivos, salvo para aqueles que, como Paulo, já tiveram algum vislumbre ou visão da glória! 

E como não ser espiritual crendo em todas essas verdades? Infelizmente acontece! Ser espiritual não é ser perfeito, nem melhor do que ninguém, nem isento de defeitos, mas é ter fé e acreditar e saber que existe muito mais no mundo invisível do que no visível, porque o que podemos ver originou-se do que não se pode ver!


2. "BRINDE POR PRESENÇA".


Estive num culto por esses dias onde duas meninas foram presenteadas com brindes por não terem faltado aos cultos em janeiro e metade de fevereiro, nem à EBD.

A atitude foi inocente e com boas intenções, um gesto bonito por si só, e até incentivador a outros membros da igreja. Mas quando paramos para analisar isto de forma detida, podemos verificar de que tal ação representa um problema grave da igreja.

Trata-se da falta de compromisso das pessoas. A que ponto nós chegamos? Presentear pessoas para que elas frequentem os cultos? Não revela um grave problema? Não seria falta de vida nos cultos o motivo pelos quais estão se afastando das igrejas?

Cultos gélidos, sem fervor, sem amor, sem alegria, sem comunhão! Só exibicionismo e competição, invejas e dissensão! Isso tem causado um grande mal às igrejas. 

As pessoas precisam cultuar a Deus porque suas almas tem sede de Deus e não porque estão sendo estimuladas por brindes! Mas, a maioria das pessoas parece cega, conformada e alheia à situação das igrejas hoje. Estão cada vez mais vazias, e ninguém desperta, a começar pelos líderes.

Mas, Deus que é soberano, há de interferir na história e não deixará que os seus pereçam. Deus nos ajude, Deus nos sustente, em meio a essa crise, não de água nem financeira, mas espiritual, que assola nossa cidade, estado e também nosso país.


3. LEGALISMO VS GRAÇA


É interessante observar o quanto as pessoas se tornam religiosas com o passar dos tempos. Talvez por isso, Deus permita que alguns tropecem para que entendam e reconheçam ainda mais o valor da graça de Deus por intermédio de Jesus, em suas vidas.

Os fariseus eram arrogantes porque achavam que eram muito bons, seguiam a lei, cumpriam ordenanças. Mas, na verdade, não passavam de pobres, cegos, miseráveis e nus. 

Às vezes, quando uma pessoa segue religiosamente todos os preceitos e jamais comete erros significantes, tende a achar-se justificada por suas próprias obras, tende a achar-se superior, desprezando assim, subliminarmente a graça de Cristo, que é o que na verdade nos mantém de pé.

Talvez por isso Deus tenha permitido que Pedro viesse a negar Jesus. Para que desse maior valor ao sacrifício de Jesus por ele. Para que enxergasse que não era superior às demais pessoas e para que, finalmente, sua relação com Jesus, depois de arrependido, fosse selada, como num casamento e os laços fossem mais fortes e a dependência de Jesus fosse maior!

Às vezes nos sentimos fortes demais, bons demais, perfeitos demais e aí Deus permite tropeçarmos para reconhecermos que nada somos, sem a graça de Jesus! Ele é que é bom, perfeito, forte! 

Que você seja mais como Jesus e como todos aqueles que Ele resgatou e menos como os fariseus, cheios de auto justificação, sentindo-se capazes de alcançar os céus com as mãos, afinal, faziam tudo que acreditavam ser certo. Mas não é de pessoas auto suficientes e que se sentem merecedoras do Céu ou do favor de Deus, Jesus ama publicanos que, reconhecendo sua condição de pecador se achega a Ele com humildade, sinceridade e sobretudo amor verdadeiro!

Reflita, e mude! Mudemos! Paz.

Diego Windsor.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

ARMINIANOS VS CALVINISTAS - O PERIGO DE DISCUSSÕES INÚTEIS

Famosas no meio cristão, essas correntes teológicas tem levado muitos à intermináveis discussões inúteis.

Tudo que havia para ser discutido certamente já o foi desde a concepção dessas ideias até hoje. Nem calvinistas convencerão arminianos, nem estes convencerão aqueles.

Vejo tantas pessoas ferindo e escarnecendo umas das outras por causa dessas diferenças de credo, um estrago enorme sendo feito, e sutilmente essas pessoas sendo levadas a abandonar a verdadeira fé em Jesus.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

EVANGÉLICOS A SERVIÇO DO ACUSADOR - UM REINO DIVIDIDO

Não me lembro de época semelhante a que vivemos hoje na igreja evangélica brasileira, e mais especificamente, na denominação onde congrego e vejo de perto as situações, época de tantas guerras, nas igrejas.

Eu olho para os cristãos e vejo uma guerra. Uma guerra travada entre nós mesmos! Nunca se viu um tempo em que as pessoas estão propensas a buscar derrubar e destruir uns aos outros.

É uma tática do diabo, e ele é inteligente, virtude que dificilmente se encontra nos líderes cristãos. Nunca ouvi tantas notícias de pessoas desanimadas por conta de guerras internas.

DEUS: CONHECER OU SABER SOBRE?

Chegou a semana da Consciência Cristã e é uma época ótima para aprender mais sobre Deus e ser edificado pela Palavra!

Porém, ao mesmo tempo, eu observo centenas de pessoas que, apesar de estarem no evento, na feira do livro e nos cultos, na verdade ainda não conhecem a Deus.

O burburinho nos corredores, sobretudo da feira de livros, é essencialmente discussões inúteis sobre calvinismo, arminianismo, pentecostalismo, cessacionismo, etc. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...