quinta-feira, 3 de março de 2011

CIDADE OU MUNICÍPIO?

Você sabe a diferença entre 'cidade' e 'município'?

Se não sabe, não se preocupe, é uma dúvida que existe na cabeça da maioria das pessoas. Não é de surpreender, já que até mesmo pessoas com certo grau escolar tem dificuldades em diferenciar esses dois termos.

Na verdade não há nada de complicado em diferenciar cidade de município, pois a cidade é toda a área urbanizada e habitada dentro de um município. Assim, podemos perceber que o conceito de município é mais amplo que o de cidade.

Para facilitar a compreensão é necessário dizer-lhes o que é um município. O município é, por minhas palavras, a porção ou unidade territorial que compõe um estado federativo. Complicou? É simples! Trata-se de uma porção de terra superior ao da cidade, incluindo as partes desabitadas, onde há matas e áreas naturais, não-urbanizadas. A área de um município vai até onde se inicia a área do município vizinho, mesmo que esta divisão ocorra no meio do nada, no meio do mato. Se você observar nas rodovias, algumas vezes você encontrará: "Limite de Municípios X e Y"; ou dizeres semelhantes.

Nesse caso, as proximidades da placa, fazem do município x, por exemplo, mas não fazem parte da cidade x, por não estar localizada dentro de sua área urbanizada.

O Brasil é composto por estados federativos, como Paraíba, Rio Grande do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, etc. Por sua vez, esses estados são subdividos em municípios, por exemplo, na Paraíba, temos João Pessoa, Campina Grande, Coxixola, etc. Bem como nos demais estados há dezenas de municípios.

Assim, podemos visualizar o município como parte (peça) do quebra-cabeças que forma o estado federativo, e este, por sua vez, juntamente com os demais estados, formam a República Federativa do Brasil.

A confusão reside nos limites territoriais de cada ente administrativo desses. Ocorre que dentro de um mesmo município pode haver mais de uma localidade urbanizada, sendo que geralmente há uma maior, que domina, levando o nome do município.

Para entender melhor, exemplifiquemos o caso de Campina Grande, município onde resido. Campina Grande (município) é abrangente, vai além dos limites da cidade Campina Grande. Abrange Campina Grande (cidade), São José da Mata e Galante (Distritos). Assim, podemos visualizar que o município é algo maior, que contém as cidades. 

Nesse nosso exemplo, fica claro que o conceito de município, pois num mesmo município existem três cidades. Digo cidades porque são áreas urbanizadas habitadas. Ainda em nosso exemplo, o sobrecitado município leva o nome da cidade maior: Campina Grande; e as demais cidades são chamadas de 'distritos' por serem subdivisões administrativas do 'município' Campina Grande.

Assim não há problemas em dizer que moro na cidade de São José da Mata e no Município de Campina Grande ao mesmo tempo, pois isso é perfeitamente possível (apenas exemplo).

Espero que você tenha conseguido assimilar e compreender bem a diferença entre ambos os conceitos, indicando-te ainda, em caso negativo, o uso dos comentários para tirar dúvidas remanescentes, bem como dar dicas e fazer sua crítica sobre o texto, adicionando novas informações. Abraços!

33 comentários:

  1. Excelente, me ajudou muito. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Por nada Danilo. Continue comentando e visitando meu blog, abraços.

    ResponderExcluir
  3. obrigada pela ajuda, estou no trabalho fazendo uma denúncia, momento em que me deparei com a referida dúvida: Qual o motivo que em algumas peças inquisitoriais é utilizada a palavra município e em outras cidade, e qual seria a correta. Agora já sei a resposta

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela ajuda tinha essa dúvida faz tempo .

    ResponderExcluir
  5. obrigada!
    Agora posso preencher um documento tranquila!!

    ResponderExcluir
  6. Que bom, continuem comentando, abraços.

    ResponderExcluir
  7. Gostei!
    Ainda quero te comentar uma coisa: to a estudar a divisao politico-adm do Brasil e a divisao judiciaria. Essa logica: Provincia-Municipio-Vila(povoaçao) de um lado e Comarca- Termo- Distrito, do outro, faz algum sentido??
    Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa administração é muito complexa. Brasileiro complica tudo. Devíamos simplificar as coisas, principalmente no que diz respeito à política, administração pública, mas infelizmente não posso fazer nada sozinho não é?

      Olha, fazer sentido faz, porque existe até hoje, mas podia ser melhor reorganizada, sem dúvidas! Abraços.

      Excluir
  8. Muito bom a sua explicação, meu amigo!
    Manoel

    ResponderExcluir
  9. excelentemente claro.
    parabens e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Continue compartilhando sua opinião conosco! Um abraço!

      Excluir
  10. Diego Windsor. Obrigado pela explicação. Muito esclarecedora. Não querendo abusar de sua boa vontade, gostaria de comentar, confirmar, na verdade.
    Moro em São Paulo - capital (posso dizer agora que na cidade e município) e existem regiões próximas daqui como São Caetano, São Bernardo, Santo André e Diadema que não fazem parte da cidade de São Paulo, mas também não se diz que estão fora do município. Quando perguntamos onde se localiza Diadema, por exemplo, dizem que fica na "grande São Paulo", pois entendem que não é interior. Sendo assim, posso entender essa expressão (grande São Paulo) como "faz parte do município de São Paulo, mas não da cidade e, consequentemente, não é interior dela", certo?
    Agradeço novamente a explicação pois através dela pude entender bastante coisa relacionada a ela.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Na verdade quando se fala "grande São Paulo" creio que estejam se referindo a região metropolitana de São Paulo, ou seja, ao grande conjunto de cidades que forma a metrópole paulista. São outros conceitos já. Entendo que significa a região urbana que envolve São Paulo e cidades circunvizinhas, que não pertencem nem à cidade nem ao município de São Paulo, sendo outros municípios, mas que pela proximidade são descritos como parte da região metropolitana de São Paulo, sendo assim chamadas de "grande São Paulo".

      Abraços.

      Excluir
    2. Muito bom! Apesar de esclarecedor, o senso comum sobre o uso das palavras cidade e município já é diferente do correto faz tempo. O que seria município já é chamado cidade, e o que era cidade virou centro ou bairro, vila, etc. Isso porque também varia de país para país, estado para estado. Citando o exemplo do Edgar em São Paulo, fica assim:

      EXEMPLO CORRETO, em ordem de grandeza:
      1 - Município: São Paulo
      2 - Cidade: Distrito da Sé ou Centro (sempre onde fica a prefeitura)
      2a - Outras cidades de São Paulo: 30 mais a Sé, também chamados subprefeituras. Exemplo: Penha - veja aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_subprefeituras_do_munic%C3%ADpio_de_S%C3%A3o_Paulo).
      3 - Distritos: (nesse caso, dentro da cidade Penha): Penha, Cangaíba, Artur Alvim, Vila Matilde
      4 - Bairro: (dentro do distrito de Vila Matilde) Vila Guilhermina

      CORRETO:
      Qual município você mora? - São Paulo
      Onde fica a cidade principal desse município? - na Sé ou Centro
      Onde fica sua cidade? - Penha
      Em qual distrito? - Vila Matilde
      Qual bairro? - Vila Guilhermina
      Quais são os municípios vizinhos? - Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema.
      Quantas cidades tem em seu município? - 31 cidades, chamadas de subprefeituras pela gestão atual.

      SENSO COMUM:
      Qual município você mora? - Você quis dizer 'cidade'? Ah, São Paulo.
      Onde fica a cidade principal desse município? - Como assim? Não são a mesma coisa?
      Onde fica sua cidade? - No Estado de São Paulo.
      Em qual distrito? - O que é isso?
      Qual bairro? - Penha, mais precisamente na Vila Guilhermina, do lado da Vila Matilde
      Quais são os municípios vizinhos? - As 'cidades vizinhas' são: Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema.
      Quantas cidades tem em seu município? - Como assim? Como pode ter cidades dentro de cidades?

      Essa é a realidade de São Paulo. Rio de Janeiro só tem 1 distrito e 1 cidade, por exemplo. Depende da cidade que se mora e o vocabulário mais usado para designar seus locais.

      Excluir
  11. Otimo texo. Muito obrigado pelo esclarecimento! Continue assim, abraço.

    ResponderExcluir
  12. Permita-me fazer uma observação. Como foi falado nos comentarios, q brasileiros complicam mto, concordo. Discordo de vc quando se refere aos distritos de seu municipio como cidades. Aqui em Goiás, existe o municipio e a cidade sede do municipio, tbm existem os distritos, q jamais chamanos de cidades, e sim, de distrito tal. Falar q existem varias cidades dentro de um municipio é complicar demais. Nasci em uma fazenda, fui registrado no distrito tal, de tal municipio. Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Tambem gostei muito, obrigada!

    Parabens, espero que eu possa tirar mais duvidas sobre direito.

    `A minha escrita esta sem pontuacao por causa do meu teclado que esta desconfigurado.`

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Muito obrigada pela explicação! Como o colega acima mencionou, sempre entendi que o que é chamado de grande São Paulo, seriam municípios como São Bernardo, Santo André, etc.. Minha dúvida é a seguinte, quais seriam os distritos de São Paulo? Jabaquara, Santo Amaro? Os distritos aqui na capital, seria o que nós chamamos de bairro? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom! Apesar de esclarecedor, o senso comum sobre o uso das palavras cidade e município já é diferente do correto faz tempo. O que seria município já é chamado cidade, e o que era cidade virou centro ou bairro, vila, etc. Isso porque também varia de país para país, estado para estado. Citando o exemplo do Edgar em São Paulo, fica assim:

      EXEMPLO CORRETO, em ordem de grandeza:
      1 - Município: São Paulo
      2 - Cidade: Distrito da Sé ou Centro (sempre onde fica a prefeitura)
      2a - Outras cidades de São Paulo: 30 mais a Sé, também chamados subprefeituras. Exemplo: Penha - veja aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_subprefeituras_do_munic%C3%ADpio_de_S%C3%A3o_Paulo).
      3 - Distritos: (nesse caso, dentro da cidade Penha): Penha, Cangaíba, Artur Alvim, Vila Matilde
      4 - Bairro: (dentro do distrito de Vila Matilde) Vila Guilhermina

      CORRETO:
      Qual município você mora? - São Paulo
      Onde fica a cidade principal desse município? - na Sé ou Centro
      Onde fica sua cidade? - Penha
      Em qual distrito? - Vila Matilde
      Qual bairro? - Vila Guilhermina
      Quais são os municípios vizinhos? - Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema.
      Quantas cidades tem em seu município? - 31 cidades, chamadas de subprefeituras pela gestão atual.

      SENSO COMUM:
      Qual município você mora? - Você quis dizer 'cidade'? Ah, São Paulo.
      Onde fica a cidade principal desse município? - Como assim? Não são a mesma coisa?
      Onde fica sua cidade? - No Estado de São Paulo.
      Em qual distrito? - O que é isso?
      Qual bairro? - Penha, mais precisamente na Vila Guilhermina, do lado da Vila Matilde
      Quais são os municípios vizinhos? - As 'cidades vizinhas' são: Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema.
      Quantas cidades tem em seu município? - Como assim? Como pode ter cidades dentro de cidades?

      Essa é a realidade de São Paulo. Rio de Janeiro só tem 1 distrito e 1 cidade, por exemplo. Depende da cidade que se mora e o vocabulário mais usado para designar seus locais.

      Excluir
    2. Bom, esse é o uso popular dos termos em São Paulo. Mas, o Brasil é bem mais amplo que São Paulo. Assim sendo, Município é Município e Cidade é Cidade. Município continua sendo município no resto do Brasil e cidade, da mesma forma..

      Mas agradeço sua contribuição, sendo muito útil para nos deixar a par da cultura e linguagem local de São Paulo.

      Abraço cordial!

      Excluir
    3. Exato companheiro. Deixei claro que é um exemplo que se refere a São Paulo, não é uma regra, e que o Brasil tem suas peculiaridades regionais. E atentei para o fato de existir o senso comum, às vezes mais expressivo que o correto. Parabéns pelo blog!

      Excluir
    4. Obrigado! Agradeço também mais uma vez sua contribuição! Abç!

      Excluir
  15. Eu estava desenvolvendo uma planilha de coleta de dados, quando me deparei com atributos de Município, Cidade e/ou Distrito. Compreendi perfeitamente. Parabéns Diego Windsor pela sua publicação totalmente esclarecedora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Fico feliz em saber que o texto contribui para seu aperfeiçoamento! Um abraço!

      Excluir

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...