Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Por que no telhado?

Quem nunca viu em cena de filme Hollywoodiano pessoas fazendo alguma coisa no telhado de suas casas ou outro telhado qualquer?

É exatamente no intuito de entender a cultura americana que indago a vocês leitores. É um hábito engraçado e curioso, eu até experimentaria se tivesse oportunidade.

Mas o que mais me intriga é que eles andam, comem, bebem, tem seus momentos românticos nos telhados e as telhas não quebram! É o que mais me impressiona.

Aqui no Brasil não existe esse hábito. Se isso acontece, são casos isolados. Até porque penso que muita gente ía sair machucado se tentasse imitar os americanos!


É no mínimo interessante esse hábito deles. Provavelmente seus telhados são feitos de materiais diferentes dos nossos, porque barro não é tão resistente assim. E como lá tem muitos furacões, neve, ventos fortes, com certeza os telhados são mais resistentes em virtude disso.

Se você souber de alguma informação importante sobre esse costume curioso dos americanos, não hesite, contribua conosco com seu comentário e seja sempre benvindo! 

Abraços cordiais.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Organismo Inteligente


É interessante como o ser humano com o passar dos anos perdeu a capacidade de pensar.

Me pergunto hoje em dia se um grupo de pessoas fosse deixado numa ilha deserta sem nenhum objeto industrializado se conseguiriam sobreviver e se teriam criatividade para inventar coisas.

Parece-me que hoje, o conhecimento está tão fácil, tão acessível que as pessoas deixaram de raciocinar, já que tem tudo pronto ao alcance de suas mãos, olhos, mentes.

O homem criou a medicina, mas parece ter esquecido que nosso corpo é inteligente. Nos diz exatamente o que fazer e automaticamente nos guia a uma solução quando precisamos, na maioria das vezes. Não precisei estudar ou pesquisar para descobrir aquilo que me causa enxaqueca e o que fazer para evitá-la. Não precisei estudar fisioterapia para descobrir posições ideais para dormir sem ficar com dor na coluna no outro dia. Mas, descobri que tudo que eu fazia, estava sendo indicado em programas na TV. Algo que eu já havia descoberto, estava sendo ensinado em programas televisivos.

A medicina é feita de descobertas e nosso corpo é agente ativo nisso. Porém nem sempre a medicina acerta, e nem tudo que serve para a maioria das pessoas servirá para uma outra pessoa, há casos específicos em que não se pode aplicar a medicina, há exceções também nas "normas medicinais" ou indicações dela.

Observe os animais, ninguém os diz o que fazer nem o que tomar para sobreviver, e eles sobrevivem naturalmente em seus ambientes. Ninguém recomenda caprinos a comerem duas colheres de sal por dia, entretanto elas obedecendo seus instintos, o consomem.

É interessante que com o ser humano também acontece assim, mas é normal se dar mais ouvido àquilo que já foi descoberto pela medicina do que aos instintos de seu organismo, que o conhece melhor do que ninguém. E essa obediência categórica à medicina nem sempre faz bem.

Observo que sempre que consumo algo doce, meu organismo automaticamente pede algo salgado e vice-versa. Não aprendi isso numa escola, nem na faculdade, nem em livro ou pesquisas, é extinto.

Há muita gente também que adoece em razão de sua vida emocional, daí a existência de tantas doenças psicossomáticas nos tempos atuais.

Desse modo podemos perceber que a natureza e nosso próprio organismo tem a solução para praticamente tudo que necessitamos. Por isso, seria interessante observar mais as dicas de seu organismo sobre o funcionamento de seu próprio corpo. Não sou médico, nem profissional da área de saúde, mas um ser pensante que descobre mais coisas por si mesmo do que através do conhecimento alheio.

E por falar em organismo, instinto e males, aí vai uma dica muito boa da qual tomei conhecimento e acredito ser verdadeira. Naturalmente tomo bastante água por dia, porque sinto vontade, não por indicação da medicina, inclusive a tomo antes de comer, sempre que tenho vontade, e tomei conhecimento da existência de uma dieta excelente e natural para quem vive desesperadamente tentando emagrecer, é bem simples: tomar dois copos de água antes de cada refeição. Deve funcionar, afinal, muitas vezes bebo água (não dois copos, menos) antes das refeições e até hoje não engordei, por isso, fica a indicação. Se não servir para emagrecer, engordar que não vai, além do fato de que água não tem contra-indicação.

sábado, 27 de novembro de 2010

Curse o que você gosta!


Há muitas pessoas hoje, escolhendo que carreira seguir para o resto de sua vida, baseado na possibilidade de enriquecer. Mas, até que ponto isso é saudável?

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Operação de Guerra no Rio de Janeiro

Recentemente temos tomado conhecimento dessa grande operação policial que esta acontecendo no Rio de Janeiro, atitude louvável já que é assim que o Estado deve se posicionar frente a qualquer inimigo que ameace a ordem pública, a paz social e o Estado Democrático de Direito.

Trata-se de uma ação da polícia que visa reprimir os ataques e a violência praticadas no Rio pelos traficantes.

O Estado deveria agir assim sempre, não só no Rio, mas em todos os estados, demonstrando e fazendo valer sua soberania. Deveria ser mais rígido com todos aqueles que desafiam a ordem constitucional imposta e nossas leis, remetendo tal posicionamento também às demais áreas do direito, como a cível, onde o poder privado impera. Refiro-me à desobediência ousada e explícita que as grandes empresas cometem, rasgando nossas leis e nosso Código de Defesa do Consumidor ao descumprir todas as normas que lhe são impostas sem sofrerem nenhuma punição, sobretudo quando se trata de empresas de telefonia. 

Críticas a outros temas à parte, quero atentar para um fato curioso, quando não impensado, referente às notícias relativas à recente grande operação policial no Rio de Janeiro. É que não compreendo como podem líderes da esfera policial dar entrevistas ao vivo dando detalhes explícitos do modo e forma como irão proceder para combater os bandidos. Para mim é um tanto ilógico falar sobre tudo que irá acontecer, a forma como irão proceder, os lugares específicos, as armas utilizadas, como se os alvos da operação não tivessem acesso a essas informações.

É no mínimo muita ingenuidade dos brasileiros ou uma tática que desconheço, afinal não sou da área policial. A polícia esclarece tudo antes de realizar a operação, avisando os próprios traficantes, não diretamente, mas indiretamente, inconscientemente. E além disso, quem garante que não existem pessoas corruptas entre os repórteres, entre a mídia? 

Avisando assim, antecipadamente, tudo que irão fazer, por mais que estejam cercados, os bandidos terão a oportunidade de planejar sua defesa. Podem avaliar e estudar suas opções. Informações à mídia deveriam ser apenas de caráter genérico, não tão específicas. De uma hora para outra se fazem coletivas de imprensa e policiais passam de servidores públicos a celebridades. Até que ponto isso não atrapalha as operações e a própria concentração e foco dos agentes?

Realmente não compreendo, e penso que o sucesso da operação estaria garantido e seria mais eficiente se a polícia parasse de avisar sobre todos os seus atos. Todos estes deveriam ser sigilosos. Em que pesem as críticas à atuação do Serviço Secreto americano, provavelmente você nunca tomou conhecimento de que em suas operações de sucesso, os alvos deles tivessem sido avisados anteriormente sobre tudo o que eles iriam fazer, inclusive sobre a forma como iriam agir.A mídia, a população, tomariam conhecimento pós-fato, afinal o importante é o sucesso da operação. Em síntese, o que penso.

O que é o twitter?

Afinal de contas, o que é o twitter?

O twitter é uma rede social, podendo ser definido também como uma espécie de miniblog, onde cada postagem só pode ter no máximo 140 toques. É onde você expressa seus pensamentos e fatos que vivenciou, posta informações e tudo mais que desejar.

Como funciona o twitter?

Ao criar uma conta no twitter, você poderá postar suas frases, poderá seguir pessoas e ser seguido por pessoas.

Na sua página inicial, a Home, você poderá escrever o que desejar na caixa de texto, no limite de 140 caracteres. Toda vez que escrever algo, o que você mesmo escreveu aparecerá na sua própria página, como se tivesse escrevendo num blog. Você posta uma frase e ela aparece abaixo da caixa de texto, a seguinte também, abaixo da caixa de texto e acima da anterior, sempre em ordem decrescente, com a mais recente no topo da página, logo abaixo apenas da caixa de texto.

Você poderá seguir pessoas, para isso poderá pesquisá-las se utilizando da caixa de pesquisa no topo da página. Quando você segue alguém, automaticamente tudo que ela escrever no twitter dela, aparecerá no seu twitter também, automaticamente.

Você poderá ser seguido por outros usuários. Ao ser seguido, quando você escrever alguma coisa, sua postagem aparecerá na sua própria página e também na de todos aqueles que te seguirem.

No menu superior, onde fica a caixa de pesquisa, você encontrará também as opções "Home, Profile e Messages". Clicando em home, você estará em sua página inicial; em profile, você visualizará apenas os seus próprios tweets (postagens); em messages você poderá ver se alguém deixou uma Direct Message para você, caso tenha aceitado a opção de recebê-las quando de sua inscrição na rede social. As direct messages são vistas apenas por você e por quem as mandou.

Para direcionar uma frase diretamente para alguém, mesmo que essa pessoa não seja seguidora sua, você deverá escrever "@ + nome do usuário", e a mensagem poderá ser vista pelo usuário de destino. Por exemplo, para mandar uma mensagem para mim você deve digitar "@Diegowsb", digitar o texto e enviar, clicando no botão "Tweet". É importante lembrar que mesmo sendo direcionadas a uma pessoa em específico, tais tweets são visualizados normalmente por todos os seus seguidores. Para mandar uma mensagem privada, você deverá fazer via direct message.

Numa guia abaixo da caix de texto existem ainda as opções "Timeline, @Mentions, Retweets e outros". Na timeline você visualizará sua página normalmente, com seus tweetes e daqueles que você segue. Na guia @Mentions você poderá visualizar os tweetes direcionados ou que citem você. Na guia Retweets você poderá ver todos os retweets relativos à sua página.

Abaixo de cada frase de quem você segue, você visualizara ainda as opções "Favorite, Retweet e Reply". Favorite serve para que você marque a frase como favorita. Retweet serve para você retransmitir a mensagem para seus seguidores, de modo que o autor da frase aparecerá na página daqueles que te seguem, pelo fato de a frase dele ter sido Retweetada, isto é, retransmitida.

As configurações podem ser alteradas clicando-se na seta ao lado de seu nome de usuário no lado direito superior da tela, na mesma linha em que se encontram a Home, Profile e Message. O nome de quem te segue é "Followers" (seguidores) e o nome de quem você segue é "Following".

Para seguir alguém, basta clicar no botão verde que aparece abaixo da foto do usuário, com o nome "Follow". Para deixar de seguir alguém, basta ir na opção following, do lado direito da tela, clicar, e ao encontrar a pessoa desejada clicar no botão "Unfollow".

Uma dica valiosa que você deve saber é que você não precisa ter um perfil no twitter para poder visualizar os tweets de alguém, você pode acompanhar as frases de um usuário do twitter apenas digitando o endereço do site, seguido de "/#!/nomedeusuário". Exemplo: http://twitter.com/#!/Diegowsb.

Para me seguir ou visualizar meus tweets acesse o link acima!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Nota de repúdio: Mayara Petruso.


A advocacia é uma profissão nobre e muito antiga também, existente desde os tempos da Grécia antiga, tendo sido Demóstenes o primeiro advogado. O termo vem do latim "ad vocatus" e significa aquele que foi chamado para socorrer alguém perante a Justiça, pode ser entendido também como patrono, defensor, intercessor.

Apesar de ser uma profissão muito nobre, pois lida com a eventos, fatos que interferem diretamente na vida das pessoas ou com a própria vida delas, no que diz respeito a direitos fundamentais do homem como a liberdade, ultimamente a reputação desse digno ofício tem sido maculado por maus profissionais. São profissionais que desconhecem o sentido da palavra "ética", empatia, honestidade, profissionalismo, e em vez disso buscam a satisfação e enriquecimento pessoal a todo custo, sem preocupar-se com o bem-estar alheio.

O objetivo do advogado, na verdade, é ser um instrumento a favor da "justiça", em seu mais puro sentido, capaz de promover a harmonia, a justiça e a paz social.

Infelizmente, como exemplo de que os maus profissionais tem se alastrado e se multiplicado, nos deparamos com o recente caso da jovem estudante Mayara Petruso, que num momento de inconformismo e revolta não conseguiu distinguir o todo de apenas uma parte, confundindo a maioria de um povo, com a totalidade de um povo, erro crasso que não poderia jamais ser cometido por uma futura operadora do direito. Escreveu sua história entre os intolerantes e xenofóbicos, demonstrando assim incapacidade e impossibilidade de se tornar uma boa profissional, pelo menos na esfera jurídica. 

Talvez ela consiga ser uma ótima profissional, mas em outra profissão afinal, não podemos generalizar e taxar sua capacidade com base num único ato, devemos saber distinguir cada situação, ser compreensivos com a situação alheia, algo que ela mesma demonstrou ser incapaz de ser.

Lamentavelmente, ela será conhecida como a estudante de direito "xenofóbica" ao postar em seu twitter, após a vitória de Dilma, a seguinte frase: "Nordestino não é gente, faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado!", além de outras no Facebook, com o seguinte teor: "AFUNDA BRASIL. Deem direito de voto pros nordestinos e afundem o país de quem trabalhava pra sustentar os vagabundos que fazem filho pra ganhar o bolsa 171."

Com estas frases Mayara deixou clara sua incapacidade de ser uma boa operadora do direito, sendo um verdadeiro exemplo de como não se deve ser, sobretudo se você é estudante de direito, cuja função será, enquanto causídico, defender e patrocinar as causas do mais diferentes tipos de pessoas, e em diversas situações, com vistas à promoção da justiça e da igualdade, e ainda que visivelmente culpado o acusado, terá direito a ampla defesa e contraditório. Assim, fica claro que uma pessoa xenofóbica, sem ética mesmo que ainda seja universitária, e sem a perfeita compreensão das coisas, jamais poderá ser uma boa advogada, porque de maus advogados o Brasil está cheio!

Não sabe Mayara que, por exemplo, em nossa cidade, para Presidente, Marina Silva ganhou, seguido por José Serra e acompanhada de longe por Dilma Roussef. E quanto ao bolsa família, no Nordeste talvez se concentre a maior parte do benefício, mas não implica dizer que nos demais estados não haja. Além disso, também critico e considero errado o fato de "alguns" se valerem do benefício de forma a se acomodar com sua situação de vida e não procurar melhorar de vida e tornar-se independente dele. Mas não é por isso que se deve sair por aí, incitando o ódio, a xenofobia e o crime de homicídio qualificado, ainda miais quando se trata de uma pessoa que se diz ser tão superior e refinada, habitante do sul do país, como e todos não fôssemos do mesmo país de 3º MUNDO que é o Brasil.

A atitude dela, faz-nos refletir ainda sobre a mentalidade e visão dos sulistas em relação ao povo nordestino. Pensam que todos nós, nordestinos, pessoas que vivem na parte superior do Brasil (no mapa), somos pobres coitados que moramos em casas de barro e terras secas e áridas carregando latas de água na cabeça. Não é assim, a questão é que a mídia só mostra a parte decadente de nosso território. Quando fazem reportagens, mostram a pobreza, não mostram a riqueza, fazem entrevistas nas feiras, onde nem eu que não sou rico frequento, nunca vi uma reportagem num shopping, num cube, num hotel, ou em algum outro lugar que não destaque a pobreza da região ou do estado; e pobreza todo estado tem. Mas insistem em refletir na mídia, principalmente na televisionada, somente a miséria das cidades ou sítios isolados do interior, onde há fome e seca.

Tudo isso nos faz entender, que devemos evoluir, deixar as diferenças de lado, e passar a visualizar o Brasil com outros olhos, só assim conseguiremos realmente crescer como povo, como nação, como Estado (país).

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Furto ou Roubo?

"Passa a grana ou atiro em você!"

Em linguagem informal, para as pessoas comuns, furto e roubo são comumente confundidos, de modo que a maioria das pessoas não considera que tais práticas tem diferenças, julgando serem a mesma coisa. Até podemos encontrar os significados destas palavras descritos como sinônimos nos dicionários, porém, tecnicamente falando, há diferenças gritantes entre furto e roubo.

É possível perceber melhor essas diferenças quando analisamos o Código Penal, in verbis:
Art. 155 - (FURTO) Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: 
Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.
Art. 157 - (ROUBO) Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência:
Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.
A priori parecem semelhantes, entretanto ao longo dos artigos podemos perceber grandes diferenças entre estas duas figuras penas. A maior diferença entre elas é, sem dúvidas, que no furto há a simples subtração da coisa, independentemente se a vítima viu ou não seu objeto sendo subtraído, estando caracterizado assim o crime de furto, já que o agente ativo do delito não o fez se utilizando de violência ou grave ameaça. 

É importante ressaltar que, ainda que a subtração tenha sido efetuada por meio de um puxão violento, por exemplo, de uma bolsa, se caracterizará o delito de furto, pois a violência empregada foi contra o objeto, ainda que a vítima tenha sido atingida reflexivamente. E, nos casos em que há a "trombada" entre ladrão e vítima, será furto se a violência for dirigida ao objeto e roubo se for dirigida diretamente à vítima, como forma ou meio de executar a subtração.

Enquanto os filhos distraem a vítima,
a mãe executa a subtração (furto).
Um exemplo de furto bastante interessante pode ser perfeitamente visualizado na figura ao lado.

Já no roubo, necessariamente haverá violência ou grave ameaça. Observando a imagem acima, percebemos claramente a coação moral ao gatinho, por meio da grave ameaça. Poderíamos presumir que o criminoso está a dizer: "passa a grana ou atiro". Assim, no roubo sempre deverá haver uma ameaça ou violência empregada contra a vitima como meio de efetuar a subtração, no caso, como forma de consumar o roubo.

E, para acabar de vez com qualquer dúvida porventura existente, basta observar as penas, afinal, o ladrão que furta pode pegar de um a quatro anos de prisão, enquanto o que rouba pegará de quatro a dez anos de prisão!

domingo, 21 de novembro de 2010

Jesus, Guaraná.


Jesus, nome conhecido, respeitado e sagrado para os cristãos. Não obstante todo respeito, tradição e religiosidade em volta do nome de Jesus, o Cristo, em São Luís, no Maranhão, em 1920 nascia, fruto de uma experiência má-sucedida de um farmacêutico (Jesus Norberto Gomes), o atual Guaraná Jesus.

Fenômeno de vendas no Estado do Maranhão, o guaraná desafia os especialistas em Marketing, em virtude de seu grande sucesso e consumo entre os maranhenses. O refrigerante faz parte da tradição do Maranhão tanto quanto as festas juninas nos estados do Nordeste.

O sucesso do guaraná, que praticamente não tem verba publicitária incomodou até a Coca-Cola que o comprou alguns anos atrás da Companhia Maranhense de Refrigerantes. Dizem que "Jesus" no Maranhão sempre fez mais sucesso que a Coca-Cola no estado.

O guaraná é produzido e comercializado apenas no Maranhão. Não tenho mais detalhes da razão disso, mas certamente a Coca não estaria tão interessada em colocar o produto em circulação nacional, já que correria o risco de ver Jesus, o guaraná, fazendo mais sucesso do que seu principal refrigerante, o qual dá nome à empresa. Além disso o nome Jesus é forte, ainda que seja em um refrigerante, e propagar seu nome, talvez não esteja nas intenções da Coca, uma vez que mudar o nome do produto acarretaria na destruição de uma tradição. Seja como for, pelo menos no Maranhão, o guaraná é um sucesso só, e relativamente, dá show na Coca-Cola.

A verdade é que, apesar de tudo, das controvérsias a respeito do uso de um nome tão sublime em um refrigerante (derivado do nome de seu criador), o guaraná é bom, natural e bastante saudável. Tive um privilégio de beber "Jesus" guaraná por diversas vezes, e aprovo, é muito saboroso. Há quem diga, e eu concordo porque foi a primeira coisa que eu disse quando o bebi a primeira vez, que tem gosto e cheiro de chiclete. É rosa e vem em diversos tipos de garrafas, como os demais refrigerantes, 2 litros, 1 litro, 500 ml, 250 ml e 290 ml, podendo ser encontrado pelo preço de R$ 2,00.

Falando nisso, deu até saudade e vontade de tomar um pouco de guaraná "Jesus".



Thank You!

Agradeço a todos os meus leitores, habituais e eventuais, pela consideração e por prestigiarem este blog, lendo e comentando.

Confesso que me surpreendi ao descobrir que sou acessado não apenas do Brasil, como de várias partes do mundo, motivo pelo qual muito me alegro e afirmo que é por vocês que escrevo, e graças a vocês que este blog tem feito tanto sucesso. 

Continuem lendo, comentando, inclusive, volto a dizer que você pode sugerir temas de postagens. Suas contribuições serão sempre benvindas.

A todos vocês do Brasil, dos Estados Unidos, de Portugal, da Indonésia, da Alemanha, da Índia, da Suécia, da Rússia, de Taiwan, do Canadá, da França e de todos os demais países que venham a acessar no futuro este site, a todos vocês: 

Muito obrigado! Thanks! Obrigado! Terima Kasih! Dank! धन्यवाद! Tack! спасибо! 谢谢! Thanks! Grâce!

sábado, 20 de novembro de 2010

Chamados para fazer a diferença!


Afinal de contas, para que serve a igreja? É a pergunta que muitas pessoas podem se fazer. Na verdade, a igreja nada mais é do que um lugar onde se vai no intuito de estar num ambiente mais calmo e especificamente destinado para adorar a Deus. A igreja também deve ser o lugar onde as pessoas de mesma crença se encontram e se relacionam juntos na adoração a Deus, o que resulta na chamada "comunhão", isto é, a união, a harmonia entre os vários membros de um mesmo corpo, cuja cabeça é Jesus (para os cristãos).

Porém, vale ressaltar que a verdadeira igreja não é o templo, somos cada um de nós, os humanos, nós somos e fazemos a igreja. O templo sozinho não significa nada. Deus habita na igreja, que somos eu e você.

E, qual nossa missão? Ser salvos e apenas ficar sentados em bancos o resto da vida? Não, essa não é nossa missão. Fomos chamados, fomos salvos, e devemos dar frutos e ser semelhantes a Jesus, devemos ser sal e luz, devemos fazer a diferença. Quem faz a diferença não faz o que todo mundo faz, não anda como todo mundo anda, nem anda com todo tipo de pessoa, nem fala o que todo mundo fala. Você tem feito a diferença?

Temos uma missão, descrita na Bíblia no Novo Testamento, em Marcos 16.15, que assim relata: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." Você tem cumprido essa missão?

Porém, não é de toda forma que se cumpre essa missão. Temos que ser parecidos com Jesus, e Jesus é o parâmetro de amor para nós. Temos tido amor pelas pessoas? Somos sal, temos salgado? Somos luz, temos clareado?

Há muitas pessoas que ao invés de cumprirem o ide, revestem-se num manto de santidade e colocam-se na posição de juízes, assim como os fariseus, na maioria das vezes, hipócritas e isso não é o que Jesus ensinou. Você não tem esse poder nem essa função de julgar as pessoas, sua função é falar do amor de Jesus por elas, de transmitir-lhes a palavra de Deus.

A Bíblia assim nos ensina: "Não julgueis, para que não sejais julgados." (Mt. 7.1). E ainda diz mais: "Quem és tu, que julgas o servo alheio?" (Rm. 14.4a). 

Jesus é advogado, é médico, veio para os doentes. E por que nós os rejeitamos? Lembre-se do exemplo de Jesus, você teria defendido a mulher que estava em adultério ou a teria apedrejado? Você teria dado oportunidade a Zaqueu? Você teria perdoado seus mal feitores, numa cruz?

Então, ao invés de sair por aí julgando e afastando as pessoas de Deus, comece a ser como Jesus foi, é e sempre será. Ame. Seja luz, ilumine a vida daqueles que necessitam, seja sal, evite o apodrecimento espiritual das pessoas. Pare de julgar, isso é função de Deus, pare de apontar, você foi chamado para ajudar, para fazer a diferença, para estender a mão, ao estranho, ao desconhecido, ao seu irmão.

Não esqueça de que Deus aborrece o pecado e sua prática, porém ama o pecador a ponto de sacrificar seu único filho em nome desse amor pelos humanos. E você, quem é?

No mundo, as pessoas já são julgadas, desprezadas, rejeitadas, e açoitadas pelo diabo. Nós como médicos da parte de Deus, médicos da alma, temos o dever de transmitir o amor de Deus, não só através de palavras, mas sobretudo através de nossas vidas, com nossas atitudes.

De nada valem os dons espirituais se você não tiver amor. Os dons passarão, o amor permanecerá. O amor faz parte do fruto do Espírito, e se você não pode frutificar será cortado.

Faça a diferença, pareça com Jesus, tenha compaixão dos doentes, pois eles são os que mais necessitam de medicamentos, de cuidados especiais, da cura, e quanto mais eles sejam pessoas marginalizadas pela sociedade - você não faz parte dessa sociedade, você pensa diferente, porque você é peregrino, sua morada não aqui, nossa estadia aqui é temporária - mais eles precisam de você, de que seja compartilhado o amor de Jesus, de que seja-lhes saradas as feridas, ainda que sejam pobres, drogados, viciados, pessoas que se prostituem, pessoas promíscuas, etc, são estes que mais necessitam da sua ajuda, do amor de Jesus em suas vidas.

Faça a diferença!
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pareça, mas tenha a vida eterna. João 3.16.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Demorou a pedir de volta? É meu!


Você já deve ter ouvido uma palavra comumente usada no meio jurídico chamada de "usucapião". Mas você sabe o que significa? Usucapião é um instituto jurídico que permite a uma pessoa adquirir a propriedade de um bem imóvel (forma mais comum e conhecida) ou móvel, através da posse pacífica, mansa e ininterrupta, depois de um certo lapso temporal. Geralmente as pessoas ao ouvirem a palavra usucapião, associam-na a tornar-se dono de uma casa, já que esta é a situação mais freqüente de uso do instituto sob comento. 

Mas, como vimos acima, o usucapião não se restringe aos bens imóveis. Bens móveis também podem ser usucapidos. Significa dizer que, se você pede emprestado um bem móvel a alguém e essa pessoa não te cobra e você passa a se comportar como se dono fosse, desse objeto, por três ou cinco anos, a depender de alguns requisitos, você pode requerer a propriedade, o domínio do bem. É o que nos diz os artigos 1.260 e 1.261 do Código Civil Brasileiro, in litters:
Art. 1.260. Aquele que possuir coisa móvel como sua, contínua e incontestadamente durante três anos, com justo título e boa-fé, adquirir-lhe-á a propriedade.
Art. 1.261. Se a posse da coisa móvel se prolongar por cinco anos, produzirá usucapião, independente de título ou boa-fé.
Então, agora você pode usucapir aqueles objetos esquecidos ou emprestados que ninguém nunca reclamou de você! Entretanto, é válido salientar que as informações trazidas no presente texto visam informar você, torná-lo mais consciente de seus direitos, mas não se utilize disso de forma anti-ética, lembre-se: relacionamentos valem mais do que bens. Busque melhorar, mas sempre de forma honesta e justa, almejando apenas aquilo que realmente lhe pertence.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Deus, mais uma forma de enfrentar os problemas?

As pessoas sábias são aquelas que aprendem tanto com suas experiências, como com as experiências alheias. 

Pessoas sábias discutem sobretudo idéias. Mas para ser sábio não é preciso ser um velhinho de cabelos brancos que fala baixinho e conta histórias antigas com lições de moral.

A sabedoria é algo que deve-se buscar, e que aumenta paulatinamente, não se adquire de uma hora para outra.

Mas o que isso tem a ver com o texto? Tem tudo a ver. Para ser sábio é preciso observar a vida e aprender. E, observando a vida e tendo conhecimento de experiências alheias, se aprende muito. Pois bem, numa dessas minhas observações aprendi que existem muitas pessoas que não tem ou perderam a razão de viver. E há ainda aqueles que consideram DEUS apenas mais uma criação da mente humana, que serve para esquecer os problemas e achar forças para viver, para seguir, como muitas pessoas fazem das bebidas, drogas ou prostituição.

Consideram Deus como um "combustível para viver", e pensam: "Ah, Deus é mais uma forma de se esquecer os problemas. Eu bebo para esquecer os problemas, outros se drogam para continuar seguindo a vida e enfrentar os problemas, tem gente que se prostitui para esquecer os problemas e Deus é a forma que os crentes inventaram para esquecer seus problemas e seguir a vida." Minha opinião, obviamente, será totalmente parcial, afinal, tenho minhas próprias experiências e devo acrescentá-las ao texto, contribuindo assim para expansão do conhecimento.

Mas, a quem pensa assim gostaria de dizer que não é verdade. Deus realmente existe, e é mais real do que você possa imaginar. Ocorre que o tempo, a evolução tecnológica, social e cultural do homem o fez afastar-se e esquecer-se de Deus. Sei que muita gente usa o pretexto de afastar-se de Deus por citar as coisas ruins que tem em muitas igrejas, ou senão em quase todas, mas a questão é que o relacionamento do ser humano com Deus independe de igreja. Há pessoas em países orientais, asiáticos, que não tem igreja para ir, mas mesmo assim possuem a fé em Deus e mantém um relacionamento com Ele.

Não posso convencer você de que estou certo, você pode simplesmente acreditar ou tentar ter as mesmas experiências que tive e saber se são verdadeiras. É difícil acreditar naquilo que não se vê. Mas quando você começa a ter um relacionamento íntimo com Ele (Deus), você poderá sentí-lo e ouvir sua voz, assim como escuta qualquer ser humano falando com você. 

Suas escolhas, sua história, sua vida é você quem faz, escreve e determina. O primeiro passo para um bom relacionamento é a conversa. Numa conversa pode se falar sobre tudo. Pense nisso.

sábado, 13 de novembro de 2010

Faça uma careta para o seu irmão!


Antigamente não se ouvia muito isso de os pregadores evangélicos falarem frases para serem repetidas. Éramos acostumados com pregações objetivas, fervorosas ou mais brandas, pentecostais ou menos pentecostais.

Mas, de repente e com o passar do tempo, as pregações e sermões tornaram-se cada vez mais dinâmicos. A essa altura começam a serem utilizados alguns recursos para incentivar uma interação mais dinâmica entre preletor e público-alvo.

Surge assim o hábito do "olhe para o seu irmão e diga". Até então, porém, tudo bem, poucos pregadores se utilizavam de tal recurso, e usavam-no em uma ou outra frase mais marcante, que seria importante ser bem gravada na memória.

Mas hoje a coisa saiu de controle. Estamos vivendo a epidemia, a febre, a moda do "diga para o seu irmão". Praticamente todos os pregadores mandam as pessoas fazerem isso, o que tem se tornado muito irritante. Irritante porque nem todo mundo utiliza esse método da forma correta. Tem pessoas que todas as frases que falam pedem para as pessoas repetirem, o que torna-se cansativo. Há outros que mandam você repetir uma frase imensa e nem espera você concluir, continua falando ou já manda você dizer outra coisa, o povo se confunde, diz tudo errado, sem falar naquelas pessoas que nunca dizem nada e você fica boaindo toda vez que vai olhar para o lado e falar o que se mandou.

É interessante que se faça isso, mas com moderação, com frases curtas, compreensíveis, e poucas vezes numa pregação, não a ministração inteira! Torna-se chato e muita gente acaba não falando mais depois de um certo tempo e se perde o sentido do recurso. Tudo deve ser feito com moderação, mas há muita gente exagerando por aí, na pregação inteira o indivíduo fica dizendo: "olhe para o seu irmão e diga que Jesus o ama", "dê um abraço no seu irmão", "balance seu irmão", "pegue na mão do seu irmão", "dê um 'peteleco' na orelha de seu irmão", "dê um 'tabefe' no seu irmão", "faça uma careta para o seu irmão", "enfie o dedo no olho do seu irmão", etc. 

Isso em exagero gera desconforto e perde o sentido de ser da prática. Ninguém vai memorizar tudo que se diz nem vai levar a sério o que se manda repetir se a pregação inteira é cheia desses jargões. Limite, é a palavra ideal para que se refreie um pouco essa moda do "diga para o seu irmão", é o que sugiro.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Exame da OAB com três fases!

Não, o exame da OAB não passará a ter três fases, porém eu vos afirmo que ele já possui três fases. As mais comumente conhecidas são a fase da prova objetiva (a primeira), com 100 questões sobre as principais disciplinas e assuntos do curso, seguida pela fase da redação de uma peça jurídica e mais 5 questões abertas para serem respondidas.

Mas o exame da Ordem não se limita a apenas estas duas fases, há ainda uma fase que geralmente passa despercebida por aqueles que por ela conseguem "passar". Visualizo então, três fases, onde cada uma delas elimina uma porcentagem de pessoas. Em minha concepção, a primeira fase seria a "prova do bolso" onde há uma avaliação financeira, onde verifica-se se o candidato trabalha e ganha bem, ou tem pais que podem tirar R$ 200,00 de suas rendas sem muitos prejuízos, o que mede também se você é de uma família "nobre". Assim, nessa fase, os menos favorecidos financeiramente são eliminados de cara.

É absurdo, uma prova de caráter regulamentador de uma profissão ter uma inscrição mais cara do que a maioria esmagadora dos concursos! Esses administradores do Exame deviam repensar naqueles que não são tão abastados, nem filhos de advogados, juízes ou promotores, nem vem da classe média alta, mais que se esforçam para atingir seus objetivos, deveriam lembrar que nem todos os grandes advogados de sucesso começaram sua carreira porque tinham ótimas condições financeiras ou eram ricos. Há os que começam de baixo e sobem na vida, através de muito esforço, suor e sofrimento. 

Essa seria então a primeira fase do Exame da Ordem, as duas seguintes são as citadas no início do texto. Assim, como medida de justiça e atendendo aos reclames da democracia, o Exame de Ordem devia ser mais flexível quanto à isenção da taxa de inscrição com aqueles que realmente necessitam. Não digo para "se escancarar" as possibilidades dessa isenção sem nenhum tipo de fiscalização, mas, afirmo que deveriam ser criados mecanismos mais inteligentes e que garantissem um acesso justo e democrático a todos aqueles que pretendem seguir essa nobre brilhante carreira chamada de "advocacia", a qual pretendo seguir (pelo menos por um tempo).

Deixo registrada assim, minha humilde sugestão, pois penso que a justiça deve existir do início, quando se começa a carreira, talvez seja por isso, que haja tantos advogados corruptos que tem sujado a tão sublime imagem da advocacia, por lhes faltar a noção verdadeira do que é realmente "justiça".

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Uma vírgula faz toda a diferença!

Você já reparou na diferença que uma vírgula pode fazer? Ela é capaz de mudar o rumo de uma guerra, o sentido completo de uma frase, de condenar e absolver pessoas, enfim, de causar danos irremediáveis.

Observando o grande poder e importância que possui esse tão singular símbolo de nossa escrita, resolvi então compartilhar um exemplo disso com vocês, inclusive do lado, na imagem, é possível visualizar já alguns exemplos em que a vírgula faz toda a diferença, daí a importância de se dominar bem a gramática e saber onde se deve ou não colocar uma vírgula.

Conta-se que certa feita um homem muito rico, sentindo-se mal, pediu a alguém papel e uma pena, e assim escreveu:

"Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres".

Entretanto, antes que pudesse ele fazer a devida pontuação, faleceu sem dar nenhuma dica da correta "interpretação" da frase escrita. O que resultou, claro, numa grande confusão, afinal, quem seria o sortudo escolhido como único herdeiro da fortuna dele?

Diante do impasse, cada um dos citados no papel fizeram suas interpretações do escrito, pontuando-o das seguintes formas:

O sobrinho: "Deixo meus bens a minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres".

A irmã: "Deixo meus bens a minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres".


O padeiro: "Deixo meus bens a minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres".


Os sócio-financeiramente desprivilegiados (pobres): "Deixo meus bens a minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres".

Vemos, portanto, através deste simples exemplo a diferença que pode fazer uma vírgula, por isso, vale a dica: cuidado onde vai colocar sua próxima vírgula!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Nomes excêntricos!


Você certamente já ouviu algum nome esquisito na vida. E tudo fica mais engraçado ainda quando trata-se de nome de pessoas, por isso gostaria de compartilhar com vocês alguns nomes esquisitos registrados em cartório.

Mas antes de prosseguirmos com os nomes é interessante tecer breves comentários sobre o "nome".

O nome é um dos direitos da personalidade, sendo irrenunciável. É composto por prenome e sobrenome. Assim sendo, quando se fala em "nome" deve-se entender como sendo o nome completo, e não apenas o prenome. Exemplo: "João Antônio Sousa Silva". João Antônio será o prenome, que nesse caso é composto, e Sousa Silva o sobrenome.

Outra curiosidade a respeito do nome é que como sendo um direito da personalidade e devendo representar a individualidade da pessoa, o nome pode ser mudado em algumas circunstâncias, tanto para acrescentar, como para suprimir ou alterar parte dele.

Há muitos casos em que as pessoas por serem reconhecidas publicamente e por muito tempo por seus apelidos, acabam incluindo-os em seus nomes. É o caso de Lula, Pelé, entre outros. Há ainda a possibilidade de se alterar os sobrenomes. E, por fim, é possível mudar o nome quando ele é constrangedor e causa vexame. É importante dizer ainda que, ao completar dezoito anos de idade, qualquer indivíduo tem, até antes de meia noite do dia em que completa dezenove anos, a possibilidade de alterar seu nome sem precisar ingressar com uma ação no Judiciário, procedendo as alterações no próprio Cartório de Registro Civil, o que é bem mais simples.

E é por causa desses nomes constrangedores que resolvi postar sobre nomes. Hoje em dia os funcionários de Cartório podem se recusar a registrar pessoas com nomes esquisitos, mas antigamente, isso não era posível, de modo que o nome que os pais quisessem registrar deveria ser registrado. Por causa disso muitos   nomes estranhos foram registrados em tempos passados, sobretudo por pessoas com baixo nível intelectual e de escolaridade, que chegavam a registra filhos até mesmo com nomes vistos em túmulos, que sem saber lê, achavam bonitos, vejamos alguns deles:
                                                 NOMES EXCÊNTRICOS
Abrilina Décima Nona Caçapavana Piratininga de Almeida, Abxivispro Jacinto, Acheropita Papazone, Adalgamir Marge, Adegesto Pataca, Adoração Arabites (masculino), Aeronauta Barata, Agrícola Beterraba Areia Leão, Agrícola da Terra Fonseca, Alce Barbuda, Aldegunda Carames More (masculino), Aleluia Sarango, Alfredo Prazeirozo Texugueiro, Alma de Vera, Amado Amoroso, Amável Pinto, Amazonas Rio do Brasil Pimpão, América do Sul Brasil de Santana, Amin Amou Amado, Amor de Deus Rosales Brasil (feminino), Anatalino Reguete, Antônio Americano do Brasil Mineiro, Antonio Buceta Agudim, Antonio Camisão, Antonio Dodói, Antonio Manso Pacífico de Oliveira Sossegado, Antonio Melhorança, Antônio Morrendo das Dores, Antonio Noites e Dias, Antônio P. Testa, Antonio Pechincha,Antônio Querido Fracasso, Antonio Treze de Junho de Mil Novecentos e Dezessete, Antônio Veado Prematuro, Apurinã da Floresta Brasileira, Araci do Precioso Sangue, Argentino Argenta, Aricléia Café Chá, Armando Nascimento de Jesus, Arquibaldo Nana do Mercado, Arquiteclínio Petrocoquínio de Andrade, Asteróide Silverio, Ava Gina (em homenagem a Ava Gardner e Gina Lolobrigida)...
Bananéia Oliveira de Deus, Bandeirante do Brasil Paulistano, Barrigudinha Seleida,Benedito Autor da Purificação, Benedito Camurça Aveludado, Benedito Frôscolo Jovino de Almeida Aimbaré Militão de Souza Baruel de Itaparica Boré Fomi de Tucunduvá, Benigna Jarra, Benvindo Viola, Bispo de Paris, Bizarro Assada, Boaventura Torrada, Bom Filho Persegonha, Brandamente Brasil, Brasil Washington C. A. Júnior, Brígida de Samora Mora Belderagas Piruégas, Bucetildes (chamada, pelos familiares, de Dona Tide)...

Cafiaspirina Cruz, Capote Valente e Marimbondo da Trindade, Caius Marcius Africanus, Carabino Tiro Certo, Carlos Alberto Santíssimo Sacramento Cantinho da Vila Alencar da Corte Real Sampaio Carneiro de Souza e Faro, Caso Raro Yamada, Céu Azul do Sol Poente, Chananeco Vargas da Silva, Chevrolet da Silva Ford, Cincero do Nascimento, Cinconegue Washington Matos, Clarisbadeu Braz da Silva, Colapso Cardíaco da Silva, Comigo é Nove na Garrucha Trouxada, Confessoura Dornelles, Crisoprasso Compasso...

Danúbio Tarada Duarte, Darcília Abraços de Carvalho Santinho, Deus Magda Silva, Deus É Infinitamente Misericordioso,Deus Quer Magalhães Mota, Deusarina Venus de Milo, Dezêncio Feverêncio de Oitenta e Cinco, Dignatario da Ordem Imperial do Cruzeiro, Dilke de La Roque Pinho, Disney Chaplin Milhomem de Souza, Dolores Fuertes de Barriga, Dosolina Piroca Tazinasso, Drágica Broko...

Ernesto Segundo da Família Lima, Esdras Esdron Eustaquio Obirapitanga, Esparadrapo Clemente de Sá, Espere em Deus Mateus, Estácio Ponta Fina Amolador, Éter Sulfúrico Amazonino Rios, Excelsa Teresinha do Menino Jesus da Costa e Silva...

Faraó do Egito Sousa, Fedir Lenho, Felicidade do Lar Brasileiro, Finólila Piaubilina, Flávio Cavalcante Rei da Televisão, Francisco Notório Milhão, Francisco Zebedeu Sanguessuga, Francisoreia Doroteia Dorida, Fridundino Eulâmpio...

Gerunda Gerundina Pif Paf, Gigle Catabriga, Graciosa Rodela D'alho...

Heubler Janota, Hidráulico Oliveira!, Himineu Casamenticio das Dores Conjugais, Holofontina Fufucas, Homem Bom da Cunha Souto Maior, Horinando Pedroso Ramos, Hugo Madeira de Lei Aroeiro, Hypotenusa Pereira...

Ilegível Inilegível, Inocêncio Coitadinho, Isabel Defensora de Jesus, Izabel Rainha de Portugal...

Jacinto Fadigas Arranhado, Jacinto Leite Aquino Rego, Janeiro Fevereiro de Março Abril, João Bispo de Roma, João Cara de José, João Cólica, João da Mesma Data, João de Deus Fundador do Colto, João Meias de Golveias, João Pensa Bem, João Sem Sobrenome, João Suíno de Oliveira, Joaquim Pinto Molhadinho, José Amâncio e Seus Trinta e Nove, José Casou de Calças Curtas, José Catarrinho, José Machuca, José Maria Guardanapo, José Padre Nosso, José Teodoro Pinto Tapado, José Xixi, Jovelina Ó Rosa Cheirosa, Jotacá Dois Mil e Um, Juana Mula, Júlio Santos Pé-Curto, Justiça Maria de Jesus...

Lança Perfume Rodometálico de Andrade, Leão Rolando Pedreira, Leda Prazeres Amante, Letsgo (de Let's go), Liberdade Igualdade Fraternidade Nova York Rocha, Libertino Africano Nobre, Lindulfo Celidonio Calafange de Tefé, Lynildes Carapunfada Dores Fígado...

Magnésia Bisurada do Patrocínio, Manganês Manganésfero Nacional, Manolo Porras y Porras, Manoel de Hora Pontual, Manoel Sovaco de Gambar, Manuel Sola de Sá Pato, Manuelina Terebentina Capitulina de Jesus Amor Divino, Marciano Verdinho das Antenas Longas, Maria Constança Dores Pança, Maria Cristina do Pinto Magro, Maria da Cruz Rachadinho, Maria da Segunda Distração, Maria de Seu Pereira, Maria Felicidade,  Maria Humilde,  Maria Máquina, Maria Panela, Maria Passa Cantando, Maria Privada de Jesus,

Maria Tributina Prostituta Cataerva, Maria-você-me-mata, Mário de Seu Pereira, Meirelaz Assunção, Mijardina Pinto, Mimaré Índio Brazileiro de Campos, Ministéio Salgado...

Naida Navinda Navolta Pereira, Napoleão Estado do Pernambuco, Napoleão Sem Medo e Sem Mácula, Natal Carnaval, Necrotério Pereira da Silva, Novelo Fedelo...

Oceano Atlântico Linhares, Oceano Pacífico, Olinda Barba de Jesus, Orlando Modesto Pinto, Orquerio Cassapietra, Otávio Bundasseca...

Pacífico Armando Guerra, Padre Filho do Espírito Santo Amém, Pália Pélia Pólia Púlia dos Guimarães Peixoto, Paranahyba Pirapitinga Santana, Pedra da Penha, Pedrinha Bonitinha da Silva, Pedro do Cacete da Silva, Percilina Pretextata Predileta Protestante, Peta Perpétua de Ceceta, Placenta Maricórnia da Letra Pi, Plácido e Seus Companheiros, Pombinha Guerreira Martins, Primeira Delícia Figueiredo Aze! vedo, Primavera Verão Outono Inverno, Produto do Amor Conjugal de Marichá e Maribel, Protestado Felix Correa...

Radigunda Cercená Vicensi, Remédio Amargo, Renato Pordeus Furtado, Ressurgente Monte Santos, Restos Mortais de Catarina, Rita Marciana Arrotéia, Rolando Caio da Rocha, Rolando Escadabaixo, Rômulo Reme Remido Rodó...

Safira Azul Esverdeada, Sansão Vagina, Sebastião Salgado Doce, Segundo Avelino Peito, Sete Chagas de Jesus e Salve Patria, Sete Rolos de Arame Farpado, Simplício Simplório da Simplicidade Simples, Soraiadite das Duas a Primeira...

Telesforo Veras, Terebentina Terepenis, Tospericagerja (em homenagem à seleção do tri: Tostão,  Pelé, Rivelino, Carlos Alberto, Gerson e Jairzinho), Tropicão de Almeida...

Última Delícia do Casal Carvalho, Último Vaqueiro, Um Dois Três de Oliveira Quatro, Um Mesmo de Almeida, Universo Cândido, Usnavy (em homenagem à U.S.Navy, a Marinha Americana),

Valdir Tirado Grosso, Veneza Americana do Recife, Vicente Mais ou Menos de Souza, Vitória Carne e Osso, Vitimado José de Araújo, Vitor Hugo Tocagaita, Vivelinda Cabrita, Voltaire Rebelado de França...

Wanslívia Heitor de Paula...

Zélia Tocafundo Pinto...

E não poderia faltar o mais excêntrico de todos:  Brfxxccxxmnpcccclllmmnprxvclmnckssqlbb11116. E não é filho de um casal de datilógrafos! Hahahaha...

E tem ainda mais casos de nomes de irmãos e combinações desastrosas:
Há também o casal Robeto Grosso e Patricia Pinto:
A moça ficou com o nome de casada: Patricia Pinto Grosso
os irmãos: Epílogo, Verso, Estrofe, Poesia e Pessoína Campos;
os irmãos: Xerox, Autenticada e Fotocópia;
os irmãos: Zigfrid, Zigfrida, Zingrid, Ingrid;
os irmãos: Orlaneide Araújo Silva e Orlanílson Araújo Silva,
os irmãos: Phebo Lux Rochester (em homenagem aos sabonetes e ao laboratório) e Godson ("filho de Deus", em inglês)

Sem falar numa família inteira, no Sul do Brasil, cujo sobrenome é Cachorroski.

No Rio Grande do Norte, há uma família cujos nomes dos filhos são os números em francês, na ordem de nascimento: Un Rosado, Deux Rosado, Trois Rosado, Quatre Rosado, Cinq Rosado etc.
Nossa fonte não sabe ao certo quantos são, mas tem conhecimento de um Vingt Un Rosado (21)...

E tem o caso do flamenguista fanático que batizou seus filhos com nomes do tipo: Flamena e Zicomengo.

E há os clássicos erros de cartório ou mesmo dos pais, que não sabem como se escreve o nome...
Há, por exemplo, uma pessoa chamada Merco (era para ser Américo...).
E tem uma mulher chamada Jafa Lei. O diálogo no cartório: "Qual o nome?" "Já falei..."
E como é difícil acertar o nome Washington. Tem Uoston, Woxington e Oazinguiton...

Casamentos costumam render belos sobrenomes. Uma moça da família Rego casou-se com um rapaz cujo sobrenome de família era "Barbudo". Não deu outra: o sobrenome da moça ficou "do Rego Barbudo". Tem um casal de nomes Adolfo Penteado e Elizabeth Rego, portanto os filhos são legítimos "Rego Penteado". E há o caso de uma mulher que, depois de casado, ficou com o nome Cármem Melo Pinto. Um outro casal, mais discreto, preferiu manter os nomes de solteiro, mesmo após o casamento. Ele se chama José Francisco Pinto e ela, Maria José Brochado.

Na cidade de Mogi das Cruzes, uma das maiores colônias japonesas do Brasil, um casamento entre duas famílias tradicionais acabou se tornando em motivo de piada. A moça se chamava Mitiko Kudo e o seu noivo, Jorge Endo. Na euforia do casamento, esqueceram que o nome que seria adotado pela futura Sra. Endo traria sérios dissabores para a mesma. Esqueceram e o nome da moça acabou ficando assim: Mitiko Kudo Endo.

Disponível em: <http://fernando.felix.vilabol.uol.com.br/humor/nomes.html> Acesso em: 28 de outubro, 2010.
Disponível em: <http://algunsnomesestranhos.blogspot.com/> Acesso em: 29 de outubro, 2010.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Você sabia?

É interessante observar as diferenças culturais existentes em outros países porque na maioria das vezes nos deparamos com costumes e hábitos que para nós são inimagináveis ou até bizarros.

Pois bem, nos Estados Unidos existem postos de combustível que funcionam da seguinte forma (e isso é bem comum lá): Você chega no posto, estaciona e você mesmo abastece seu carro, em seguida você entra no local de atendimento no posto (semelhante a uma lojinha de conveniências), onde ficam os caixas e paga pelo combustível que você utilizou. Se você observar nos filmes americanos perceberá isso.

Fico só imaginando se aqui no Brasil os postos...

PS.: Imagine o restante do texto. Se quiser compartilhe-o através dos comentários.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Quem é o homem médio?


Quem é esse tal de homem médio?

Era essa a pergunta que eu me fazia nos primeiros meses do curso de direito. Apesar de sermos "feras" nem sempre os professores lembravam de nos apresentar aos novos termos jurídicos que passaríamos a ouvir falar tanto a partir de então.

E, por alguns dias me perguntei quem seria esse danado homem médio. E, com o objetivo de ajudar jovens estudantes de direito, recém ingressos no curso, passarei a expor, com minhas palavras e da forma como entendo, quem é o homem médio.

O homem médio é bastante utilizado no Direito Penal e representa aquela pessoa mediana, nem tão inteligente, nem tão burra, mas que sempre está no meio dos dois opostos máximo e mínimo. É uma pessoa moderada em tudo, cujas características são todas razoáveis, medianas. É uma espécie de medida, de parâmetro direto e objetivo de conduta e de saber, que serve para comparar as condutas e características das pessoas, então poderíamos dizer que ele é a "unidade de medida do comportamento humano".

Por exemplo, alguém poderia descumprir a norma que proíbe a venda de drogas no Brasil, alegando não ter conhecimento de tal proibição, nesse caso, então seria possível se contra-argumentar afirmando que "o homem médio certamente saberia desse proibição". (Trata-se de mero exemplo ilustrativo, uma vez que no Brasil o desconhecimento da lei é inescusável).

Podemos dizer então que o homem médio é um ser "ideal", nem alto, nem baixo, nem magro, nem gordo, nem branco, nem negro, nem sábio, nem tolo. Ele é uma abstração jurídica. Um exemplo de humano fictício que serve de parâmetro para a conduta de todas as pessoas. Suas características marcantes são a razoabilidade, a proporcionalidade, e o fato de estar sempre classificado como mediano.

Assim, vemos que o homem médio não existe de fato, mas é mera criação jurídica para servir de medida para o comportamento de todos os demais seres humanos. É como o quilômetro, o metro, o quilo, ou seja, é uma medida, um padrão, cuja conduta sempre servirá de exemplo e de base para esses demais comportamentos humanos.

Espero ter sido claro. Abraços.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Você sabe o que significa "licença gala"?

É mais uma das licenças previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Nesse caso, o nome já indica de que se trata, dependendo do nível de conhecimento da pessoa.

A licença gala então é mais uma hipótese de falta justificada, que tem vez quando o trabalhador casa-se, permitindo-lhe aproveitar três dias consecutivos de lua de mel!

No caso dos professores é ainda melhor, pois podem faltar ao trabalho durante nove dias em virtude do casamento sem ter essas faltas descontadas em seus salários. O meio mais comum de prova obviamente é a Certidão de Casamento.

É importante dizer ainda que, o entendimento da maioria dos magistrados é no sentido de que estes 3 dias da CLT são dias de trabalho, ou seja, dias úteis, devendo-se excluir, portanto, domingos, feriados e recessos. É o mais lógico e razoável.

Previsão Legal: CLT, arts. 473, inciso II e 320, §3º.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Urna Eletrônica, 100% segura?


Desde a criação da urna eletrônica ouvimos falar que ela é o que se possui de mais moderno em termos de tecnologia a disposição do processo eleitoral. Mas, até que ponto a urna eletrônica é realmente infalível?

Sabemos que nem sempre o que se veicula na mídia, sobretudo na televisiva corresponde a mais pura verdade, já que a corrupção, infelizmente, é um mal presente em praticamente todos os ramos das atividades nacionais. Além disso, vemos e ouvimos da própria mídia constantemente acerca da criatividade e ousadia dos Crackers em invadir e burlar os mais diversos e sofisticados sistemas de segurança, então quem teria a legitimidade de dizer que criou uma urna eletrônica perfeita e totalmente segura? 

Como o cidadão comum pode ter a prova de que isso realmente é verdade? Gostaria de ouvir uma explicação melhor sobre a segurança das urnas eletrônicas. A simples "fama" de que ela é 100% segura não me convence totalmente. E, mesmo que se pudesse provar sua total segurança, o que garante a honestidade dos manipuladores dessas máquinas? Afinal, alguém manuseia, insere informações e realiza manutenções na urna, alguém tem poder sobre elas.

Não se pode negar a facilidade que a urna proporciona ao eleitor, mas, por outro lado, quando votamos na urna eletrônica temos a sensação de não possuir nenhuma prova material de nosso voto. Queremos dizer com isso que, antigamente, quando os votos eram feitos através de cédulas de papéis, havia uma prova física do voto, embora não se pudesse associar o voto ao devido eleitor, mas a prova existia. Provavelmente a corrupção era muito grande, não podemos negar, mas pelo menos haviam meios de se comprovar materialmente a existência dos votos. Talvez seja por isso que muitos países não copiam a idéia da urna eletrônica brasileira, apesar de tão eficaz.

Assim sendo, para melhorar o desempenho e segurança da urna eletrônica, sugiro uma forma de o eleitor poder provar seu voto, procedimento que acarretaria um pouco mais de despesas, mas em contrapartida garantiria mais credibilidade ainda quanto à eficiência e segurança da urna. 

A urna poderia, por exemplo, emitir um comprovante no momento em que votássemos, como ocorre em estabelecimentos comerciais quando efetuamos uma compra, usamos o cartão de crédito ou pagamos uma produto. E, esse comprovante poderia substituir o atual "comprovante de votação" (papel branco pequeno que se recebe ao término do ato de votar). Por que não? Dessa forma teríamos a garantia de segurança que tanto nos asseguram constantemente na mídia quando se trata da urna eletrônica brasileira e ainda possuiríamos a prova física, material, de nosso voto.

Dinheiro X Felicidade

Dinheiro garante felicidade?

Certamente não, se assim fosse ricos não se suicidavam. Inclusive, as estatísticas indicam que o índice de suicido é maior entre os mais abastados. Obviamente o dinheiro é necessário, afinal é a principal moeda de troca em nossos dias. Entretanto, ele não garante felicidade, e parece que em excesso, em sentido contrário, ele produz dor de cabeça.

Não entendo como as pessoas correm tanto atrás de tanto dinheiro se para que se viva realmente bem e de forma digna não é preciso tanto. Há pessoas que mesmo sendo milionárias, não se cansam de correr atrás do dinheiro. Há muitos que ganham tanto dinheiro e perdem a felicidade, a saúde, a família, os amigos, por conta dessa ganância desmedida.

O segredo para uma vida boa é a moderação. Saber quando parar. Saber quando as coisas são o suficiente. Já diz a Bíblia que "de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?". Nesse mesmo sentido podemos indagar: de que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a felicidade, a saúde. É o caso de muitos artistas televisivos e do meio musical.

Não queira mais do que você precisa, busque o suficiente para se ter uma vida digna e não deixe que o dinheiro tome conta da sua vida e atrapalhe sua felicidade. Onde está o tesouro de um homem, lá também estará seu coração. Valorize o ser e não o ter. Tenha como tesouro Deus, a vida, e esse tesouro nunca poderá ser tirado de você, por ninguém.

Pense nisso. Abraços.