Páginas

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

LAZER, A SOLUÇÃO?

Tenho observado que muitas denominações hoje têm apostado no lazer como forma de atrair e segurar as pessoas na Igreja, sobretudo os jovens e adolescentes.

Não obstante, nunca vivemos uma época em que se via tantas pessoas afastadas ou desviadas, provando que o lazer não produz os resultados que se pensa que ele produza.

O que firma qualquer cristão, seja ele adolescente, jovem, adulto ou idoso, na fé cristã, e consequentemente, na Igreja (parte do corpo), não é o entretenimento oferecido na comunidade cristã, e sim a Palavra de Deus!

A Palavra de Deus foi, é e sempre será suficiente para atrair as pessoas a Cristo e as manter firmes nEle e com Ele. Obviamente, não quero defender com isto, o abandono do lazer, não!

O afirmo é que a Palavra é o fundamento, é a base. Porém, como corpo, é preciso estar em comunhão, em união, em contato. Principalmente quando se trata de jovens e adolescentes. É preciso haver comunhão entre eles. E comunhão se dá através do contato, da parceria, da comunicação.

O que falta hoje em dia em nossas Igrejas cristãs é o investimento no crescimento espiritual dos jovens, bem como investimento em atividades que lhes proporcionem convivência, harmonia e comunhão entre eles, e não só entre eles, mas entre todos os irmãos, afinal, não somos um só corpo?

Entretanto o que se encontra comumente por aí são duas situações extremas: 
  1. Por um lado, Igrejas que, no intuito de arregimentar cada vez mais membros e jovens para sua Igreja, deixam cada vez mais de lado a Palavra e seus ensinos, e investe de maneira pesada em atrações e diversões que pouco ou nada edificam. 
  2. No outro extremo encontram-se Igrejas que nada ou pouco oferecem a seus membros, especialmente aos jovens, no que diz respeito à comunhão e atividades que valorizem e fortaleçam a fraternidade entre eles. 
Os jovens necessitam ouvir a Palavra, aprender com Jesus. Precisam orar, precisam jejuar e se dedicar à leitura bíblica, de outra sorte, não podem ser privados de lazer, de momentos que propiciem comunhão e amizade, tudo de forma sadia, claro.

Observe-se que um adolescente ou jovem quando é submetido à rigidez muito grande, cobranças exageradas, aliada à solidão e privações severas, no que diz respeito a momentos de lazer, acaba por afastar-se da fé, porque o mundo irá lhe oferecer "amigos" e diversão, sendo que no intuito de destruí-lo, porque tais coisas são destrutivas e não sadias.

Já o jovem que vive de lazer, como shows, gincanas, piscinas, festinhas, em detrimento da Palavra, da oração e dos ensinos bíblicos, jamais se firmará, porque não tem raiz e ao primeiro vento, decepção, desentendimento, contenda e/ou conflito com qualquer outro membro, mudará de denominação ou se afastará da fé. Por quê? Não tem raiz! A raiz é a Palavra!

Em meio a essas situações, tão distintas e prejudiciais à saúde espiritual de toda Igreja, mas em especial à dos jovens e adolescentes, o que sugiro é equilíbrio! É preciso haver reuniões de oração, estudo da Palavra, cultos no lar, bem como momentos de lazer, como a prática de esportes, em grupo, em local reservado, como viagens, acampamentos e demais atividades que tragam edificação espiritual e fraternal entre os membros.

Que Deus levante líderes sábios e que voltem seus olhos à Igreja de amanhã, pois, do contrário, não sei que tipo de Igreja e de cristãos teremos no futuro!

Deus abençoe você! 

5 comentários:

  1. Boa reflexão, Diego! Isso é verdade! O que temos observado nas igrejas, nesses últimos dias, é um intenso anseio em promover "mega eventos", que possuem o teor de entretenimento, ao invés de edificação e ensinamento da Palavra. Hoje, o que se busca é estimular os jovens a visualizarem a igreja como um ambiente mais próximo possível do "mundo", e o que não se enquadrar nesses ideais de aproximação é tido como "careta". Eu diria que há uma verdadeira deturpação do evangelho! Nunca se foi tão fácil vislumbramos a figura de Jesus (igreja - corpo - palavra) como um animador. Se a "instituição" (prefiro essa denominação, pois igreja que é igreja busca a Palavra em primeiro lugar) não possuir "atrativos", diga-se de passagem mais próximos da "realidade" do que do evangelho, ela não estará apta para o "mercado" de jovens e adultos (o que ao invés de mercado, dessa competição pra saber qual "instituição" tem mais jovens, é mais atrativa, deveria ser o 'ide' e as ações missionárias de resgate de almas e transformações de famílias). Acredito que muita coisa precisa ser revista. O lazer e o entretenimento fazem parte de nossa vida, principalmente, quando estamos sujeitos à convivência coletiva (que é o caso de quando estamos constantemente na Igreja), no entanto, o corpo de Cristo deve estar buscando e visando o Evangelho, como a única fonte de vida. Sou jovem! Acampamentos, retiros e eventos são mais do que essenciais e necessários em matéria de Igreja. Precisamos disso! Isso é bem-vindo! Mas sabemos que por sermos jovens e termos nossas emoções tão inconstantes (além de todas as nossas limitações como seres humanos), o imprescindível mesmo é aquilo que nos fortalece e nos mantém de pé diante deste mundo tão pobre de sentido: a palavra de Deus e tudo o que dela provém. ;)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Depois de tão brilhante manifestação não ousaria acrescentar-lhe mais nada! Simplesmente verdade! Que Deus continue te usando, sempre e cada dia mais! E que Ele nos ajude e nos ensine a sermos sal que salga em meio a já tanto sal insípido! Deus te abençoe. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Amém, benção! Muito obrigada. Que Deus continue te abençoando e fazendo de você esse vaso de valor. Forte abraço! :)

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente contigo Diego. Acredito que o lazer cristão é um meio de promover aquilo enquanto seres humanos de carne e osso precisamos ao mesmo tempo em que garante um ambiente cristão e saudável.
    A Bíblia nos fala que após a realização do milagre da multiplicação por Jesus, a multidão afluiu em busca de suprimento material e Jesus aproveita o ensejo pra servir alimento espiritual, a palavra pura e simples como ela é, o povo começa a se retirar, porque a verdade é que pessoas carnais são atraídas por coisas carnais, então Jesus interroga os discípulos e Pedro traz a seguinte questão: "Senhor, para onde iremos nós se só tu tens as palavras de vida eterna?"
    A narrativa bíblica deixa claro que a necessidade humana surge e Jesus respeita isso ele conhece e sabe nossa essência, mas a passagem deixa bem claro pelo menos pra mim, que Jesus colocou cada coisa no seu lugar. O motivo da existência da igreja na terra é a pregação do evangelho do reino a todos os povos e não o entretenimento, ainda que se utilize de várias estratégias e meios ( inclusive é possível utilizar o entretenimento como suporte e ferramenta) para isso.
    Lazer e entretenimento podem ser canais muito úteis ao Reino quando bem administrados e com o propósito de promover momentos salutares ao povo de Deus em comunhão mútua e adoração.
    “Quer comais ou bebais façais tudo para glória de Deus” se isto que deve preceder o ensino rouba-lhe a vez é preciso ser repensado pelas igrejas...
    Minha franca, simples e sincera opinião...Bjs,paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Sua opinião é perfeitamente alinhada com a minha! Não havia maneira melhor de ter exposto isto como você o fez.

      Trata-se realmente de uma questão de "interesses" e diferenças, entre carnais e espirituais! E cabe muito aos líderes, sobretudo dos jovens, repensar sobre a edificação que os momentos de "lazer" que tem sido proporcionados aos jovens são realmente edificantes e convergem para a edificação espiritual, maior comunhão ou se são tão somente lazer, sem qualquer edificação, mas só para deleite humano e carnal, que não poucas vezes até enfraquece ainda mais os fracos!

      Ótimo comentário! Adicionou muito ao texto!

      Paz seja contigo, bjs.

      Excluir

Comente, opine, sugira!