terça-feira, 4 de outubro de 2011

ESCOLHIDO PELO DIREITO!

Agradeço a Deus pela minha aprovação no Exame de Ordem 2011.1 e a todos vocês que contribuíram indiretamente para essa minha vitória, a todos o meu muito obrigado!

Lembro-me como se fosse hoje, todos haviam recebido os Manuais para o Vestibular UEPB. Estávamos em meados de 2004. A sala agitada. "Vai colocar que curso?" "Vai fazer pra que?" "E você?"...

Todo mundo na agitação e também indecisão sobre as escolhas dos cursos para os quais iriam prestar vestibular. Lembro bem que eu queria mesmo nessa época cursar turismo. Porém, não havia este curso em Universidades Públicas, assim decidi que deveria fazer algo que se aproximasse mais disso, que abrangesse relações interpessoais, pela facilidade em lidar com gente. 

Mas, na dúvida entre o que escolher, disse eu: "Não sei que curso vou colocar, mas sei de uma coisa: o último curso que eu faço na minha vida é Direito!" 

Hahahaha, para que eu disse isso? Um ano depois estava eu cursando Direito! É que eu acabei optando por Comunicação Social, entretanto, mesmo tendo passado, não procurei fazer inscrição (intencionalmente), pois estava com planos de viajar para o Rio de Janeiro, trabalhar e quem sabe, melhorar as coisas pra mim. Mas Deus tinha outros planos...

Eu não dei a mínima pra o curso e procurei abafar ao máximo o fato de ter passado, para que meus parentes não me incomodassem. No entanto, como todo ano (até hoje) faço o Enem, a mero título de testar meus conhecimentos, também o fiz em 2005.

Foi quando então ouvi falar do Prouni. E, como todo curioso de plantão, logo me inscrevi no Prouni, simplesmente "por me inscrever" sem nenhum objetivo específico, fiz por fazer. O que eu não esperava é que dias depois eu receberia uma correspondência me concedendo uma bolsa de estudos na Facisa, minha única opção na hora da inscrição virtual no Programa.

Recebi uma carta no penúltimo dia do prazo pra matrícula. Decidi não ir. Mas uma pessoa amiga me aconselhou: "Vai, fica uma semana, se você não gostar, você desiste". Assim, pensei: "É, não tenho nada a perder!" Então no outro dia, me dirigi até a Facisa para efetuar minha matrícula, não sabia eu que seria submetido a outra "prova", dessa vez uma redação, para, digamos, confirmar minha "capacidade", imagino.

Ao fazer a matrícula disse a Edneusa, a então Coordenadora do curso: "Estou fazendo a matrícula, mas vou ficar apenas uma semana, pois não tenho possibilidades de ficar vindo todos os dias, além de outras dificuldades." Ao que ela me disse: "Mas então venha pelo menos por um mês, qualquer coisa converse comigo, se você não gostar você tranca."

Assim, comecei, na segunda semana de aulas a estudar na Facisa, lá na primeira sala do calabouço (subsolo). As primeiras pessoas com quem tive contato foram Cleidejane, Sidney, Laís (baianinha), Rodolfo, Suramma, Liz e Jaqueane. Futuramente conheci a amável Edilane, pessoa que me ajudou muito em toda a minha trajetória acadêmica, uma mãezona!

Quando começo a estudar e a me entrosar com as pessoas, me perguntam: "Quais as outras opções que você havia colocado na inscrição do Prouni?" Eu, surpreso, respondo: "Eu só coloquei Direito mesmo, quando eu fiz a inscrição só tinha uma opção." E todos em um só coro discordavam de mim: Eram cinco opções. Entendi o que houvera. Deus havia ocultado as outras quatro opções de cursos, para que me restasse escolher apenas "Direito" na Facisa. 

Assim, compreendi o propósito de Deus nisso tudo. Não fui eu quem escolhi fazer Direito, mas Deus escolheu por mim! E ao longo do curso muitos, cujo sonho era cursar Direito decepcionaram-se com o curso, e eu que jamais havia sonhado ou planejado estudar isso, estava lá, satisfeito com o curso!

Foram muitas barreiras, muitos desafios, muitos levantes, mas eu consegui concluir, sem ter perdido nenhuma cadeira, nem ter ido para nenhuma final. Consegui ainda um 10 (dez) na monografia, que em virtude de trocentos empecilhos, foi feita na correria de apenas um mês e dez dias. Após tudo que tinha de dar errado, ter dado errado. Mas Deus mas uma vez me mostrou que não era eu, era Ele.

Hoje, vejo que se tivesse feito qualquer outro curso jamais estaria tão satisfeito como estou tendo feito esse curso. Comunicação Social perdeu o status após a permissão legal de qualquer pessoa agora possa ser jornalista. Sem dúvidas, eu teria ficado insatisfeito.

Em tudo vejo a mão de Deus. Eu não tinha possibilidades. Observo ainda hoje, dezenas de pessoas que olham pra mim, e decidem fazer Direito, tenho, mesmo sem querer, influenciado muita gente mesmo. Outros, por inveja, levantam-se tentando sujar a imagem dos operadores do direito (aqui, no sentido de todos aqueles que cursam ou cursaram direito) dizendo que todos os Advogados, Promotores e Juízes não prestam, são assim, assado. Uma tentativa última de desmoralizar alguém que Deus escolheu pra vencer!

Em todas as profissões encontramos todos os tipos de pessoas e profissionais de variadas qualidades. Não se pode dizer que todo médico é assim, todo engenheiro é isso. Quem tem bom senso sabe que não é nem necessário estar argumentando isso.

A verdade é que, quando Deus determina, ninguém invalida! O que Ele arquitetou para sua vida, se realizado! Mesmo que, durante algum tempo, tudo pareça obscuro e contrário, no momento certo, tudo se esclarecerá, e você entenderá que o propósito de Deus é sempre o melhor!

Enfim, Deus sabe trabalhar!
Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres. Salmos 126.4.
Paz seja contigo. 

11 comentários:

  1. Nossa Diego ! Que lindo !
    Deus faz coisas sem ao menos sabermos . E ai esta a prova . Quando vc postou no face que teve sua aprovação na OAB, fiquei feliz e ao mesmo tempo espantada. rs. Bom, agora pude perceber da sua humildade. :)Lembrei do dia em que vc pediu para eu Orar por vc para que Deus providenciasse algo na sua vida, nesse mesmo dia Orei, sem saber exatamente para o que era, e olha como Deus é tremendo, tenho certeza que muitos dos seus amigos também oraram por ti, e ai esta o resultado. Deus olha para o coração de cada um, sabe as necessidades de cada um, às vezes escolhemos algo para a nossa vida , ai vem Ele e muda tudo, radicalmente, mesmo quando não é da nossa vontade, mais sim da dEle.
    Parabéns !!
    Que Deus continue derramando bençãos sobre a sua vida. E que vc possa usar da sua profissão para também ser canal na vida das pessoas. Toda profissão tem um propósito, basta saber qual é propósito e saber se é direcionado por Deus.
    Como vc disse logo acima, REALMENTE DEUS SABE TRABALHAR ! :)
    Pode ter certeza que vc sempre estará em minhas orações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amém Fabyana!

    Deus é assim: Quando pensamos que Ele vem por um lado, Ele vem por outro!

    Obrigado e que Deus recompense suas orações, crendo também que essa é a primeira das muitas conquistas que objetivo para mim.

    Sei que Deus tem o melhor para você, e agradeço a contribuição sábia da sua parte em meu simples blog. Deus te abençoe sempre. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Deus tem o melhor para todos nós, basta fazermos por merecer ! *-*
    Amém ! Deus te abençõe tbm ! :)

    ResponderExcluir
  4. É verdade Fabyana! Deus continue te usando e abençoando. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Diego Deus só faz sonhar aquele que pode chegar lá e sem duvida você é merecedor ..
    Para aqueles que busca existe a vitória você é um vitorioso ..parabéns
    Não existe vitorias sem obstáculos eles existem para ser superados e vc superou ...Que Deus te abençoe sempre e outas vitórias virão...

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Luna, que Deus te abençoe, abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi Diego ..td bem?
    Difícil não se emocionar com a sua história...até porque...enquanto lia...eu via um pouco de mim, da minha história...parecida. Sabe, por um tempo eu rejeitei o curso de direito e disse para mim mesmo que jamais faria esse curso...ficava imaginando um monte de leis na minha frente...bah!!..faria qualquer coisa: história, economia, filosofia, biblioteconomia, jornalismo, enfim...menos direito!...mas, como está escrito: " O coraçao do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos labios vem do SENHOR". Pv. 16.1. Tentei 03 vezes o prouni,e , acredita se quiser, só fui selecionada no 3ª tentativa quando optei por direito, Deus sabe como e quando fazer, ele nos conhece como ninguém, ele sabe coisas de nós que nem nós sabemos, e, olha só, aqui estou eu completamente apaixonada e absorvida pelo curso de direito, me preparando para OAB. Desde o início Deus já sabia dos meus gostos e o que seria melhor para mim, não poderia ter feito escolha melhor...agradeço a Deus por ter me guiado. Se Deus permitir e td der certo estarei fazendo o exame da Ordem daqui 180 dias, se lembrar, ore por mim...enquanto isso continuo na maratona de estudos. Fique na Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  8. Amém. Obrigado Damaris pela mensagem. Sem dúvidas, sabe melhor do nós o que será melhor para nossas vidas.

    A Bíblia afirma que os caminhos e pensamentos dEle são sempre superiores aos nossos. Que Deus te abençoe e confie no Deus que você serve, porque Ele pode e te fará passar na OAB.

    Eu também não achava que ía passar na OAB, mas confiei e depositei minhas esperanças nEle e Ele me ouviu e fez. Ele ainda faz! Abraços. Fica com Deus.

    ResponderExcluir

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...