quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DONS ESPIRITUAIS, SINÔNIMO DE SANTIDADE?

Afinal de contas, dons espirituais são sinônimo de santidade?

A Bíblia afirma que o povo, em muitos casos, perece por falta de conhecimento. Os dons espirituais é um assunto bastante delicado de ser tratado, entretanto, Paulo, escrevendo aos Coríntios nos deixou importantes ensinamentos sobre eles.

Antes de mais nada, é necessário citar quais são os dons espirituais, a saber: "Palavra da Sabedoria, Palavra da Ciência, Fé, Dons de Curar, Operação de Maravilhas, Profecia, Discernimento de Espíritos, Variedade de Espíritos e Interpretação de Línguas". (1 Coríntios 12.8-10).

Os dons espirituais são dádivas, presentes de Deus para seus filhos, e tendo por objetivo auxiliarem na propagação da mensagem do Evangelho. Há uma função, uma finalidade, os dons não são meramente "decorativos" no ser humano. 

Devemos lembrar também que, ao contrário do que afirmam alguns, os dons espirituais são plenamente atuais, isto é, existem em nossos dias, estão cada vez mais raros, sim, admito, mas ainda existem. O problema é que as pessoas não os buscam mais, o que é lamentável, porém, cumprimento das profecias bíblicas acerca do esfriamento espiritual do povo.

Entretanto, algo que devemos saber a respeito dos dons é que eles não são sinônimo de santidade. Devemos os buscar, devemos procurar tê-los e usá-los, bem como devemos buscar cada dia mais intimidade com Deus. Mas o fato de alguém ter um dom espiritual não significa que ela tenha uma vida de retidão diante de Deus.

Deus concede os dons como presentes, ferramentas para sua obra, por isso, mesmo sem merecermos, Deus pode nos concedê-los e usar aquelas pessoas que em seu dia-a-dia nem são tão piedosas. Sabe por quê? Porque os dons não representam intimidade com Deus.

O essencial mesmo é o fruto do Espírito, pois os dons nem todos tem, mas esse, todos devem ter, pois a vara que não frutificar será lançada fora, no fogo. O fruto, descrito em Gálatas 5.22, é composto por amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança.

O fruto parte de nós para Deus, ao contrário dos dons, que partem de Deus, como presente imerecido, para nós, por sua infinita misericórdia. Por isso, a partir de hoje não associe uma pessoa com dons espirituais a uma pessoa que frutifica automaticamente, pois essa pessoa pode estar longe ainda de estar apta a dar frutos.

Claro que se uma pessoa busca e tem dons, há grandes chances de ela ter intimidade com Deus e consequentemente uma vida piedosa, mas isso não é regra. Há os que são espirituais, frutificando e sendo usados por Deus. Mas há os que mesmo sendo usados por Deus, não frutificam, e isso é uma realidade em nosso dias.

A Bíblia afirma que muitos dirão naquele dia "Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?" (Mateus 7.22). Ao que lhes reponderá Jesus: "Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. (Mateus 7:23).

Por isso, devemos buscar os dons espirituais, mas muito mais, o fruto do Espírito, através do qual somos conhecidos, pois os dons cessarão, mas o amor não cessará, mas permanecerá, pois é da essência de Deus. O ideal é que tenhamos fruto e dons, mas na impossibilidade de ter ambos, escolha frutificar!

E lembre-se: dom espiritual não é sinônimo de santidade, nem de piedade, pois muitos dirão Senhor, Senhor, mas não entrarão no Reino dos Céus, porque usavam os dons pra sua vanglória e não possuíram o fruto!

Graça e paz vos sejam multiplicadas da parte de Deus, nosso Pai. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...