sexta-feira, 21 de agosto de 2015

PREGADORES DO SUCESSO E DA FAMA!

Ser pregador, o que é ser um pregador? Sem dúvidas não é aquilo que muitos pensam que é, hoje em dia.

Os pregadores descritos na Bíblia eram homens pios, seguidores de Cristo, que pregavam o Evangelho a pessoas de todas as classes e etnias, homens levantados por Deus para ganhar almas, resgatar vidas, libertar cativos em nome de Jesus, realizar curas por meio do poder de Deus.

Percorriam cidades, vilarejos, vales, montanhas, capinas e desertos anunciando o Reino dos Céus. Sofriam perseguições, eram açoitados, rejeitados, desprezados, presos, caluniados, maltratados, mal recebidos, humilhados, ultrajados, por causa do Evangelho. Homens dos quais o mundo não era digno:

"E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra". Hebreus 11:36-38.

Infelizmente, muitos daqueles autointitulados "pregadores" hoje, são pessoas arrogantes, prepotentes, orgulhosas, que não tem amor nem aparentam piedade nem humildade nenhuma. Buscam fama, dinheiro, sucesso. Pregam em troca de alguma coisa. Se vestem pomposamente, alguns tão prateados e dourados de dar inveja a vaga-lumes! E, raramente, pregam para pessoas não crentes. Pelo contrário, amam as multidões, as grandes igrejas, os templos suntuosos, a fama, o dinheiro, as vantagens proporcionadas pela "atividade" deles.

Como senão bastasse, dentre esses, que são maioria, mas não são todos (Deus sempre preserva e mantém seu remanescente), há homens presunçosos, há inveja, contendas, divisões e competição. Além disso, não poucas vezes costumam direcionar palavras de ódio e desprezo aqueles que não seguem suas instruções, como levantar as mãos e repetir o que dizem ou glorificar de acordo com sua ordem, como se a glória para eles fossem e não para Deus.

"É verdade que alguns pregam a Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. Estes o fazem por amor, sabendo que aqui me encontro para a defesa do evangelho. Aqueles pregam a Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso. Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro". Filipenses 1:15-18a.

Infelizmente, esse não é o conceito verdadeiro de pregador. O pregador não é alguém que brilha, em detrimento da verdadeira glória de Deus. O pregador que prega o Evangelho, que prega a Cristo é aquele que "diminui" para que Jesus cresça (João 3.30).

É preciso identificar este tipo de atitude e de pessoa, para não se deixar enganar pelas filosofias, muitas vezes erradas que tais pessoas pregam. Muitas vezes pregando o ódio, de uns contra os outros. Oremos para eles voltem ao primeiro amor!

Nos tempos de Paulo já havia "ancestrais" destes tipos, e Paulo certamente já sofria com este tipo de pessoa. Apesar disto, bem já dizia Paulo: O importante é que o evangelho esteja sendo pregado. 

Não tenho dúvidas de que essas pessoas possam ter tido ou tenham relacionamento com Deus, quem sou para medir o servo alheio? Não sondo pensamentos, não conheço suas vidas e histórias, nem perscruto suas intenções. A verdade é que suas atitudes não são de um cristão pio, mas o relacionamento deles com Deus e suas vidas, obras e salvação é entre eles e Deus. 

O que é imprescindível dizer é que tenhamos discernimento e cuidado para não cairmos no engano de achar que o que eles pregam é o genuíno evangelho. Não é. 

Lamentavelmente, porém, são essas pessoas as que mais atraem multidões e que mais são aplaudidos. São amados e queridos, por sua eloquência, fama e sucesso. O que, certamente, não reflete aquilo que Deus realmente desejaria ver. 

O sacrifício de Caim podia até ser mais bonito, variado e enfeitado do que o de Abel. Mas foi o sacrifício de Abel, que Deus recebeu!  Nem sempre são as pessoas mais queridas e famosas das quais Deus se agrada. Pelo contrário, às vezes aquele anônimo, que faz o bem em oculto, é que receberá maior recompensa diante de Deus! 

"Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas; gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas, de serem saudados nas praças e de serem chamados ‘rabis’". Mateus 23:5-7.

"Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á". Mateus 6:5,6.

"Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto. Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á". Mateus 6:16-18.

Lembro-me de certo dia em que um pregador ao observar que não estava sendo cúmplice de suas palavras, olhou para mim, virou-se para trás e disse ao seu amigo: "se não abriu a boca é porque ele não tem pão no cesto" (na mensagem que pregava, segundo ele, as pessoas usadas por Deus tem que ter pão no cesto), dizendo a todos que ele tinha pão. Uma mensagem completamente ego e antropocêntrica!

Mas, como diz certa canção: "ainda bem que quem me conhece intimamente é o meu Deus, e apesar de tudo está comigo todo dia". 

Diante do exposto, convido você a orar e pedir discernimento a Deus, para identificar o que vem dEle, e o que não vem, vem do homem, ou até mesmo do adversário. Deus abençoe sua vida!


Diego Windsor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...