segunda-feira, 2 de novembro de 2015

EXCESSO DE ENTRETENIMENTO E DEFICIÊNCIA NA PALAVRA ENTRE JOVENS E ADOLESCENTES

Estava num acampamento esses dias e estive refletindo sobre o quanto a igreja tem investido em entretenimento e esquecido da Palavra e o quanto isto é prejudicial às pessoas.

A Palavra é nossa base, nosso alimento, aquilo que nos sustém, que nos mantém vivos espiritualmente e aquilo que nos faz crescer. 

Porém muitas igrejas tem permitido que a Palavra seja sobrepujada pelo entretenimento, sobretudo quando se trata de jovens e adolescentes. O resultado é uma geração animada e que grita muito na igreja, mas não glorificando a Deus, e sim por modismos e folia. 

As artes perderam o sentido. Teatros, peças, apresentações que deviam levar o ouvinte a glorificar e se voltar para Deus tem levado as pessoas apenas a gritarem e se sentirem o máximo por estarem no grupo descolado da igreja, entre os populares da turma.

Enquanto isso a Palavra fica desprezada, recuada, e se não for ministrada à base de comédia, certamente os ouvintes adolescentes se retiram do culto antes da metade da mensagem. Ora, o que é isto? Sementes jogadas entre pedras, logo crescem, por emoção, mas depois, quando chega a parte séria, quando acaba o entretenimento e começa a exortação, muitos abandonam a igreja.

Ano após ano, retiro após retiro, centenas de adolescentes das igrejas estão lá animados, festejando e brincando em lugar de cultuarem a Deus. Mas, se você acompanhá-los por 5 anos, verá o resultado. E você poderá se perguntar: Nossa, mas onde estão os adolescentes de 15, 10, 5 anos atrás? E a resposta, infelizmente será que 90% está no mundo, e a razão é que não ouviram nada ou quase nada da Palavra, e não aprenderam como deveriam sobre Jesus e salvação.

Talvez se encontre alguns marmanjos que nunca crescem, e que estão sempre lá, sendo adolescentes entre os adolescentes, isto porque não encontraram lugar ainda entre outras pessoas, sendo pessoas que não cresceram, sofrendo de nanismo espiritual, resultado dessa geração alimentada e regada à entretenimento.

Entretenimento não é pecado, nem errado, mas é dispensável e seu lugar é atrás da Palavra, atrás do louvor, atrás da adoração, em último lugar, quando nos reunimos para sair com os amigos crentes, quando nos confraternizamos de algum forma, nos reunimos para ver filmes, jogar futebol, vôlei, jogos de tabuleiro, enfim. Nada disso é pecado nem errado, pelo contrário, é saudável, mas não se pode misturar diversão e culto. Culto é culto, é seriedade, é reverência, é temor. Diversão é diversão, alegria, risos, fraternidade.

Que através deste texto, você acorde e reflita sobre o que foi dito e como precisamos voltar às Escrituras, porque só por meio dela o mundo pode se tornar um lugar melhor e as pessoas serão alcançadas, salvas, transformadas e permanecerão no rebanho de Cristo. 

Com lamento e esperança,

Diego Windsor.

3 comentários:

  1. Estava procurando um tema para discutir no ensaio com os jovens da igreja. Entre tantas opções, falei com Deus e disse: Senhor, me dá uma mãozinha! Kkkkkk. Acabei lembrando do teu blog e das discussões e temas relevantes que você traz aqui. Foi "tiro e queda"! Achei esse brilhante texto, com uma perspectiva e abordagem atual. Incisivo. Vou imprimir e levar pra ler com eles. Obrigada por disponibilizar um pouco do seu tempo para escrever... Engraçado que, às vezes, a gente não percebe como acaba contribuindo (mesmo que indiretamente) na vida das pessoas. Isso é ser guiado pelo Espírito! Que Deus te abençoe, irmão! Que resplandeça sobre ti, cada vez mais, a luz de Cristo. Um forte abraço. Muito obrigada! Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, você não consegue calcular como me deixou feliz agora! É muitíssimo gratificante sentir-se honrado por pessoa que, apesar da distância de contato, tem esse carinho e amizade especiais que você tem! Você vê além! Isso é muito bom! E, plantando na vida de outros certamente colheremos de forma multiplicada! Fico muito contente em ter contribuído de alguma maneira para o crescimento dos jovens da igreja. Que Deus os ensine e os dê cada dia mais crescimento em sabedoria, graça e unção! Deus te abençoe e te capacite a conduzir esse rebanho, creio que é só o começo... Abraço forte! Obrigado a você. Paz!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...