domingo, 21 de novembro de 2010

Jesus, Guaraná.


Jesus, nome conhecido, respeitado e sagrado para os cristãos. Não obstante todo respeito, tradição e religiosidade em volta do nome de Jesus, o Cristo, em São Luís, no Maranhão, em 1920 nascia, fruto de uma experiência má-sucedida de um farmacêutico (Jesus Norberto Gomes), o atual Guaraná Jesus.

Fenômeno de vendas no Estado do Maranhão, o guaraná desafia os especialistas em Marketing, em virtude de seu grande sucesso e consumo entre os maranhenses. O refrigerante faz parte da tradição do Maranhão tanto quanto as festas juninas nos estados do Nordeste.

O sucesso do guaraná, que praticamente não tem verba publicitária incomodou até a Coca-Cola que o comprou alguns anos atrás da Companhia Maranhense de Refrigerantes. Dizem que "Jesus" no Maranhão sempre fez mais sucesso que a Coca-Cola no estado.

O guaraná é produzido e comercializado apenas no Maranhão. Não tenho mais detalhes da razão disso, mas certamente a Coca não estaria tão interessada em colocar o produto em circulação nacional, já que correria o risco de ver Jesus, o guaraná, fazendo mais sucesso do que seu principal refrigerante, o qual dá nome à empresa. Além disso o nome Jesus é forte, ainda que seja em um refrigerante, e propagar seu nome, talvez não esteja nas intenções da Coca, uma vez que mudar o nome do produto acarretaria na destruição de uma tradição. Seja como for, pelo menos no Maranhão, o guaraná é um sucesso só, e relativamente, dá show na Coca-Cola.

A verdade é que, apesar de tudo, das controvérsias a respeito do uso de um nome tão sublime em um refrigerante (derivado do nome de seu criador), o guaraná é bom, natural e bastante saudável. Tive um privilégio de beber "Jesus" guaraná por diversas vezes, e aprovo, é muito saboroso. Há quem diga, e eu concordo porque foi a primeira coisa que eu disse quando o bebi a primeira vez, que tem gosto e cheiro de chiclete. É rosa e vem em diversos tipos de garrafas, como os demais refrigerantes, 2 litros, 1 litro, 500 ml, 250 ml e 290 ml, podendo ser encontrado pelo preço de R$ 2,00.

Falando nisso, deu até saudade e vontade de tomar um pouco de guaraná "Jesus".



4 comentários:

  1. Esse guaraná é vendido aqui no RJ também..Nas feiras do paraibas, tem para vender.Só podia ver nordestino.rs

    ResponderExcluir
  2. Kkkk, mas é vendido ilegalmente, pq me parece que a autorização para comercialização é restrita ao Estado do Maranhão. Abçs.

    ResponderExcluir
  3. moro aqui em São Luís e tenho orgulho d saber q um "refri" tão saboroso nasceu aqui pertinho d mim,qria q tdos do mundo inteiro pudessem provar,pois iriam se apaixonar,eu acho q o refrigerante Jesus poderia ser um bom competidor com a coca-cola,e eu vô falar a verdad pv6 eu prefiro Jesus à coca-cola,esse refri cai bem com tdo :)
    uma vez q minha mãe viajou para o Rio de Janeiro fcou surpreendida ao sber q o refrigerante ñ era vendido lá
    más resumindo,quando virem aqui no Maranhão provem esse refri vão se apaixonar :) ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, é um ótimo refri mesmo! Já tomei e sempre que tenho oportunidade, encomendo mesmo! Também prefiro ele à Coca. Abçs.

      Excluir

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...