quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

BRASÍLIA, CIDADE SUI GENERIS

Supremo Tribunal Federal (STF)
Brasília, a cidade mais importante de nosso país, politicamente falando.

Localizada na parte central de nosso país, Brasília tem um clima instável, o sol aqui não é tão causticante como no Nordeste, porém o calor não é menos intenso que lá.

Organizada, Brasília é um exemplo de cidade. Ruas e Avenidas amplas, nomeadas por números, espaços milimetricamente planejados, setores diferenciados para cada tipo de instituição, empresa, negócio. Há prédios faraônicos por todos os lados e as instituições públicas são o centro das atenções.

O Plano Piloto é equivalente ao centro da Cidade, onde realmente há organização. As cidades-satélites, consideradas bairros de Brasília, já não são tão organizadas, há muita coisa em construção, partes em terra, necessidade de um melhor planejamento, infra-estrutura e de um governante (lato sensu) de fato, alguém que administre com eficiência, praticidade e proximidade dos habitantes de cada cidade-satélite.

Mas, Brasília não deixa de ser uma cidade muito bonita e convidativa. Aqui, sobretudo no horário de verão, o sol termina seu expediente verpertino por volta das 8 horas da noite, é engraçado, a gente dorme no horário do Nordeste, mas acorda no horário brasiliense, resultado: sono.

Vale ressaltar que os brasilienses, como dizem as más línguas não são tão antipáticos quanto aparentam, basta conhecê-los um pouco melhor, são só um pouco assim. As pessoas que vieram para construir Brasília e seus descendentes também são chamados de candangos. A verdade é que a maioria dos brasilienses são descendentes de pessoas dos outros Estados da Federação, inclusive, do próprio Goiás, razão pela qual a falsa percepção de superioridade que está inserida na mente de alguns, gerando antipatia e xenofobia é mera ilusão psicológica.

Congresso Nacional
Brasília é ainda a cidade dos concursos. Enfim, Brasília é uma cidade sui generis, que representa bem o Brasil, com suas desigualdades, virtudes e belezas. 

Vale a pena conhecer! Ah, só não esqueça que o custo de vida aqui é extremamente alto, sem falar que tudo aqui é também muito longe! Por isso, se vier morar reserve muita grana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...