terça-feira, 12 de julho de 2011

FUI DIFAMADO E AGORA?


Aprendemos anteriormente sobre a Calúnia. Vimos que trata-se de um crime contra a honra e que é diferente de Difamação e de Injúria, que também são crimes, os quais aprenderemos hoje.

DIFAMAÇÃO

Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

Mais uma vez aqui, assim como ocorre com o crime de calúnia, a Lei procura proteger a honra, a reputação, a boa-fama das pessoas. Mas, ao contrário da calúnia, na difamação não há imputação de um fato criminoso. E sim, de um fato, que não é crime, mas é ofensivo à reputação da vítima. Por exemplo: A, vizinho de B, diz que ele trai sua esposa. Ora, a traição não é crime nos dias atuais, mas é um fato ofensivo à honra de quem foi difamado. Deve haver ainda, a intenção de denegrir a honra da vítima.

Diferentemente da calúnia, na difamação também não se exige a falsidade da imputação. Isto é, tanto faz se o fato ofensivo que está sendo imputado é verdadeiro ou falso. Haverá difamação do mesmo jeito. Mas, assim como na calúnia, para que a difamação seja consumada é necessária a publicidade da ofensa, ou seja, pelo menos uma pessoa, além do difamador e da vítima deve ficar sabendo do fato ofensivo, que também pode se dar por meio verbal, escrito ou por gestos.

Quanto aos fofoqueiros de plantão, aqueles que adoram ouvir coisas e repetirem, sem saber se é verdade ou não nem se preocuparem com a reputação alheia, cabe dizer que são punidos por nova difamação. Cada vez que alguém espalhar a notícia ofensiva, será punido pelo crime de difamação também! Por isso, o conselho: ao invés de fofocar e cuidar da vida alheia, preocupe-se em resolver seus próprios problemas e viver sua vida, pois tudo que plantarmos, isso também colheremos.

INJÚRIA

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

A injúria, diferente da calúnia e da difamação é um crime muito mais comum e praticado. A Lei, ao prevê-lo, também visou proteger a honra da pessoa, sendo que esta honra, diferente das anteriores é a honra subjetiva, ou seja, da própria vítima em relação a si mesma. Ao passo que a honra protegida nos crimes anteriores, de calúnia e de difamação é a honra objetiva, isto é, a reputação perante a sociedade.

O crime de injúria consiste em insultos, xingamentos, opiniões pessoais. Exemplo: A xinga B de nego preguiçoso. Ao contrário dos demais crimes contra a honra, já analisados, a injúria prescinde de terceiros para ouvirem o insulto. Basta que a vítima ouça ou tome conhecimento da injúria para que ela se concretize. E ainda que a vítima não ouça no momento, mas se vier a ficar sabendo do insulto, isso se caracterizará como crime de injúria. 

A injúria também pode ser feita por meio de crianças. Pode ser ainda verbal, escrita ou através de mímicas. Também nesse crime, deve haver a intenção clara de ofender a dignidade da pessoa. E, se alguém proferir xingamento, mas a vítima por ser calma, não se sentir ofendida, ainda assim haverá injúria, desde que as palavras sejam idôneas a ferir a dignidade do homem médio.

Em síntese, a difamação e a injúria. Dúvidas? É só comentar! 

322 comentários:

  1. boa noite!
    meu nome é junior , sou gerente de pereciveis em um rede multinacional de supermercados , e estou na empresa a 5 anos.
    minha questão é a seguinte:uma subordinada minha , fei um a PPA contra a minha pessoal, como eu sou gerente lá , conheço as normas e atéincentivo tal reclamação, já que todos temos o direito de reclamar , estando com razão ou não, só que depois da reclamação, essa pessoa entrou em um site de reclamações e se passou por um cliente , que no caso iria frequentemente a loja em que trabalho , e no caso esse cliente reclama no site do tratamento por mim dado as pessoas que por mim são lideradas , fui chamado até de uma pessoa mal encarada nessa reclamação, lembrando que quem fez a reclamação foi uma funcionaria e não um cliente, como devo agir nesse caso, já que eu mesmo que tive que correr atraz para descobrir quem tinha feito tal afirmação da s minhas condutas em um site de reclamações?

    ResponderExcluir
  2. meu email é junior_roinuj26@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Se você for provocado por um órgão jurisdicional a responder a essa reclamação, use todos os argumentos que você tem, inclusive, as provas de que não foi um cliente quem fez a reclamação e sim sua subordinada.

    Mas, caso não seja provocado, nem haja maiores consequências advindas disso, aconselho ignorar, já que não se trata de algo muito grave e, que dificilmente implicaria numa punição maior, no caso, na esfera penal.

    Mas há a possibilidade de processo por falsidade ideológica. Abçs.

    ResponderExcluir
  4. Diego Windsor, estou separado a um mes de minha ex-mulher, tenho um filho com ela, por varios motivos, nao tenho ido ve-lo (e sofro por isso). Ja procurei a OAB da minha cidade para entrar com pedido de separação e acertar pensão e outros detalhes. No entanto, ela e uma amiga tem citado meu nome em dialogos publicos no facebook, e tenho me sentido muito ofendido, quero saber se com essas mensagens posso processar por injuria e difamacao, a amiga dela que está se intrometendo se saber da situação

    ResponderExcluir
  5. Sim, desde que presentes os elementos desses crimes, pode sim.

    Procure imprimir essas conversas, esses trechos com palavras, expressões e diálogos ofensivos e difamadores, que serve de prova.

    Procure um Advogado ou Defensor Público, caso não possa contratar um Advogado.

    Não existe mais separação. Existe apenas divórcio hoje em dia, e se for consensual, você pode fazer isso em Cartório.

    Mas, antes de se divorciar, chame sua esposa, e devolvam um ao outro, todos os cartões e coisas românticas um ao outro, vejam pela última vez suas fotos e lembrem-se de como vocês eram felizes ao se conhecerem.

    Se após isso, ficar triste, então não se divorcie, peça perdão, faça uma declaração de amor pra ela, e peça ela em namoro de novo! Depois leve-a para uma lua de mel num bom hotel. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Meu nome é Flávia,e em meados de outubro do ano passado,fui acusada de me "agarrar"(termo usado por meus acusadores)com um amigo do meu marido,sem,de fato,ter ocorrido tal ato.Tal absurdo chegou ao conhecimento do meu marido,o qual me injuriou e me agrediu,isso gerou numa representação e prisão do mesmo,mas foi solto logo após pagar fiança.Já nos entendemos quanto a isso,mas a dor e o constrangimento que essa difamação me causou é imensurável;hoje,após quase 4 meses, minha vida não foi mais a mesma.Essa difamação levou o meu marido a me agredir e a pessoas me olharem com o ar de que 'essa mulher não vale nada',é horrível!Eu ajudava o meu marido na empresasinha que ele montou em sociedade com o irmão dele,mas deixei de ir e continuar ajudando-o,pois o irmão dele não me acha mais digna e que não sou mulher para o irmão dele,nem quer mais olhar na minha cara como se eu fosse mesmo uma mulher indigna e sem valor,então,essa difamação me prejudicou muito...no trabalho,no meu relacionamento que virou quase um inferno e resultou numa dor moral profuuuuuuunda!Como fazer justiça contra todos que levantaram falso contra minha conduta?Minha vida deu uma verdadeira reviravolta com essa inverdade e não é justo que quem falou essa mentira ao meu respeito continuem com suas vidas bem e eu chorando de dor e vergonha quase todos os dias,não é!Me mostre uma luz!
    Obrigada e desculpa o desabafo...eu preciso de alguém que acredite em mim.Por tamanha dor que essa história toda causou já pensei em suicídio por 2 vezes e já até me machuquei fazendo sangrar parte do meu corpo,só não prossegui adiante por ter um filhinho de 3 anos,mas o desepero que tal dor me fez sentir foi tão grande que cheguei a esse ponto.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Você pode processar as pessoas das quais você tenha certeza (e provas) que lhe fizeram isso, bem como ainda aquelas que espalharam a falsa notícia pelo crime de difamação. Você pode ainda processá-las por danos morais.

    Apesar disso, as consequências dessa difamação podem perdurar ainda por um tempo, mas saiba que a vida de uma pessoa, o comportamento dela falam muito mais alto do que palavras.

    Por isso, aja com retidão, continue sendo fiel, que aos poucos as pessoas ao seu redor irão perceber isso. Já enfrentei difamação também, mas tendo a mente tranquila, apesar da sensação de injustiça, entreguei o caso nas mãos de um Advogado infalível, chamado Jesus.

    Hoje, os acusadores podem ver o erro que cometeram e se arrependeram, além das consequências, que foram de morte a danos materiais e emocionais por eles sofridos.

    A justiça brasileira pode falhar, mas Deus não tem culpado por inocente (Naum, Bíblia). A justiça dEle não falha, tenha certeza disso.

    Abraços, espero que tenha ajudado.

    ResponderExcluir
  8. E não pense em deixar de viver por conta de terceiros. Há sempre esperança. Tudo passa, há sempre uma solução! Fique em paz. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua atenção.De fato,Jesus não falou que seria fácil viver neste mundo,ao contrário,sei disso,e por isso mesmo,alguns dias depois de acessar o seu blog,me prostei diante de Deus e clamei feito uma criança por Sua justiça,e pedi mais...que não demorasse muito ,pois eu não estava mais suportando,porém,logo após passar as lágrimas e o desespero,tomei consciência que no tempo certo de Deus a justiça se fará diante dos olhos de todos que abriram seus lábios para proferirem tal mentira.
      Estou mais tranquila quanto ao assunto e meu coração parece mais leve e calmo,afinal,o que desejei desde os 11 anos...hoje ele é real e olha pra mim e diz:"mãmae não chóia",é um pedacinho humano que me abraça feito um anjo e precisa de mim como nós,seres mortais e pequenos,precisamos de Deus.E ... suas palavras ajudaram a reforçar a brisa e a calmaria do meu coração.Obrigada.Abraços. Flávia

      Excluir
  9. bom dia
    me esclareça se puder eu pegue umas roupas para revender de uma mulher que disse que era pra me vender e ir pagando de acordo com com o que ia recedendo só varias pessoas que eu vendir ainda nao mi pagou e eu estou pagando ao poucos do meu salario so esta mulher resolveu ligar pra todos os meus parentes que ela conhece e dizer que eu estou devendo e nao estou pagando ela e tenho todos os recidos de pagamento que efetuei ate agora. o fato dela ta ligando pra pessoas que nao tem nada aver com minhas conta é uma difamçao contra mim?

    ResponderExcluir
  10. boa tarde.. me chamo Rosy Melo e a situaçao é o seguinte....
    no site do facebook tem umas pessoas oferecendo roupas assessorios importado e tem o tal reserva.. enfim vi algumas camisas p meu filho que gostei, entao reservei, porem teve com contratempo q nao pude depositar( pois deposita 1º depois eles enviam) entao a sra chamada bruna muriel de outro estado me colocou em um album chamado RESERVAREIRA.. me difamando e constragindo falando q comprei e nao paguei... obrigando a depositar cmo nao depositei ela esta falando pra todos mal de mim.... na pagina BRESHOW KID que tambem a peertence... eu tirei foto de tudo que ela colocou e espalhou porem nao sei onde ela mora.. AGORA PERGUNTO COMO AGIR? OBRIGADA SOU DE FORTALEZA CEARA.... meu email
    rosymelo@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Rosy, o melhor a fazer é você procurar um advogado ou defensor público pessoalmente, para ele te esclereça melhor sobre esse tema quando se trata de crimes praticados pela net, pois não estou muito atualizado sobre este assunto. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde! Eu e meu marido estamos sendo caluniados há pelo menos uns 15 anos pela própria família dele que é são racistas e não aceitam e nunca aceitaram nossa união por eu ser mestiça e eles brancos. Já fizeram de tudo para acabar com nosso casamento, como não conseguiram ficaram com raiva do próprio irmão,que por sua vez não desconfia de nada porque na frente dele é beijos e abraços comigo, mas é só ele virar as costas eles me humilham com palavra chulas, e o que é o pior, o defeito deles jogaram pra cima do meu marido; espalharam que meu marido é racista, homofóbico,de ladrão e que detesta cachorros, fazendo com que as pessoas fiquem com raiva de nós, pois moramos numa cidade pequena da região dos lagos RJ, e isso está nos causando um enorme traanstorno pois uma mentira contada mil vezes torna-se verdade no imaginário popular.Nossa, nós estamos passando maus bocados pois não temos a quem apelar e ainda tem o agravante do meu marido não saber que são eles que estão fazendo isso , o problema é tão sério que já foi parar na mídia. Por favor como devo agir neste caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Família só presta longe. Dificilmente ação judicial resolve problemas desse tipo, porque quem tem boca fala o que quer. Ações por danos morais, e ação penal por injúria, difamação são recursos que vc pode utilizar.

      Mas para cessar mesmo os problemas entre vocês, aconselharia vcs a se mudarem. E vc, a contar tudo a seu esposo, afinal, vcs devem ser uma só carne. Abraços.

      Excluir
  13. OLA MEU NOME É RODRIGO E HOJE MINHA EX MULHER ME DIFAMOU EM SEU FACEBOOK .
    ELA ESCREVEU LA QUE A MINHA MULHER NÃO SABE O TIPO DE PESSOA QUE EU SOU E QUE ELA TEM MUITO NOJO DE MIM .
    DISSE TAMBEM QUE ELA SO ME RESPEITA PORQUE TENHO UM FILHO COM ELA QUE TIRANDO ISSO A UNICA COISA QUE ELA SENTE POR MIM E NOJO .

    MUITAS PESSOAS DEIXARAM SEU COMENTARIO NA PAGINA DELA E EU FIQUEI MUITO OFENDIDO COM ESSAS E OUTRAS PALAVRAS .

    O QUE DEVO FAZER SERA QUE EU POSSO PROCESSA-LA PARA ELA PARA DE EXPOR A MINHA VIDA E A MINHA ATUAL ESPOSA NO FACEBOOK ?


    ME AJUDE POR FAVOR ,SE PUDER ME ACONCELHE EM MEU E-MAIL :rodrigo_costa82@hotmail.com .

    OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, existe um crime chamado de "difamação", bem como o crime de "injúria". Você pode contratar um advogado e processá-la. Abraço.

      Excluir
    2. a ex do meu namorado fica me singando de vadia,macaca,vagabunda posso processa-la por isso?

      Excluir
  14. Ola Boa Noite ,
    Meu nome é a Nayara.
    Eu gostaria de saber que procedimento devo tomar contra a ex mulher
    do meu companheiro.
    Ela vive me perseguindo inventando mentiras, e fofocas.
    Quando me ver na rua me xinga, me faz insultos, e vive me provocando.
    Nao sei mais oque fazer, ela esta me humilhando demais, ensina ate a filha dela me xingar e fazer gestos para mim.
    Ja foi varias vezes na minha mae fazer escandolos, ja me ligou varias vezes pro meu celular me fazendo ameaças, tive ate que trocar de numero.
    Ja foi no meu emprego me insultar e etc..
    Por Favor me ajude.
    Desde ja Agradeço,
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayara, você deve contratar um advogado e apresentar uma queixa-crime contra ela por injúria, e também por difamação se for o caso. Caso você não tenha possibilidade de contratar um advogado, procure um Defensor Público. Espero que se resolva logo sua situação. Abraços.

      Excluir
  15. Ola Boa Tarde ,
    Meu nome é a Dayane
    Eu gostaria de saber que procedimento devo tomar contra a minha ex patroa e ex mulher
    do meu patrao.
    Ela vive inventando mentiras, e fofocas.
    Bom eu sou casada com o melhor amigo do meu patrao e ela saio comentado que meu casamento e so fachada e que eu tenho um caso com ex dela .
    Ela saio espalhando la na cidade do meu marido e agora a familia do meu marido ja sabem e isso acabou me prejudicando pois isso nao e verdade e eu tou me sentido umilhada, o que eu posso fazer contra ela.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode processá-la por "difamação". Procure um advogado e conte-lhe os fatos e ele te auxiliará. Abraços.

      Excluir
  16. meu nome e Marlon fui chamado de gordo rato e fedorento pela minha patroa gostaria de saber se isso e difamação? tenho 18 anos

    ResponderExcluir
  17. OI MEU NOME É CRIS ,ESTOU SENDO ACUSADA DE TER FALADO MLA DE UMA PESSOA QUE EU NEEM CONHEÇO O QUE EU POSSO FAZER, ELAS VIERAM AQUI NA MINHA CASA E DEPOIS FORAM NA DELEGACIA DAR PARTE DE MIM POR CALUNIA E EU NÃO FALEI MAL DELA,ELA DISSE QUE EU DISSE QUE ELA ESTAVA SAINDO COM O MARIDO DE OUTRA PESSOA POR FAVOR ME AJUDE EU NÃO DISSE NADA ATÉ PEDI DESCULPAS PARA ELA AQUI NA MINHA CASA ...OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe. Ela só obterá êxito se conseguir provar o que afirmou. Além disso, a denúncia dela está equivocada. Seria difamação e não calúnia. Contrate um advogado, se for citada e defenda-se. Defensores Públicos defendem gratuitamente para os menos favorecidos economicamente. Que dê tudo certo, abraços.

      Excluir
  18. ola meu nome é Erika, estou me separando do meu marido...desde a data que pedi o divorcio ja se passaram quase três meses, nesse meio tempo cometi um deslize de ter beijado um amigo, meu marido acabou descobrindo ao invadir minha conta no facebook sem permissão, ele copiou uma conversa... agora ele quer postar no facebook dele para denegrir minha imagem, o que posso fazer a respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é invasão de privacidade, foi aprovada a Lei Carolina, contra crimes deste tipo. Você pode mover um processo.

      Excluir
  19. Olá. trabalho no exercito sou responsavel por por escalar os militares para o serviço diário e controlar os militares com dispensa médica, nisso utilizo a rede do batalhão para colocar a previsão da escala de serviço, assim todos podem se planejar, em uma data de outubro um militar(A) chegou de por término de férias e era o que tinha mais folgas, logo coloquei ele na previsão, nisso eu soube por outo militar que o militar (A) havia passado na enfermaria e estava com problemas de saúde, com essa informação comentei com outro militar que trabalha ao lado de minha mesa: "será que é verdade? não recebi nada oficial ainda!" não sei como este militar (A) ficou sabendo e através de outras pessoas eu soube que ele entraria na justiça porque eu estava duvidando dele, dizendo que eu falei que ele estava inventando a doença, que pode provar que está doente, fiquei pasmado. Peço uma orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aconteceu mesmo? Se não aconteceu, então fique tranquilo. Ele só obterá êxito se puder provar o que disse.

      O que tem a fazer é procurar um Advogado, após receber a citação, ou antes já conversar com um sobre o caso, e acertar, para caso seja processado, ele te defender.

      Há também a opção do Defensor Público, pago pelo Estado, que advogada gratuitamente. Espero que dê tudo certo. Um abraço.

      Excluir
  20. Bom dia, como contrato o serviço de advocacia para entrar com uma ação por calúnia/difamação no facebook? Tenho print do post e o perfil do criminoso.
    Resumidamente, estou em um grupo de usuarios de um determinado veiculo, repassei o anúncio ao grupo de um equipamento e um determinado usuário falou publicamente que se tratava de um golpe.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Diego,

    Estou com vontade de processar o pai da minha filha por injúria. Ele em uma conversa com a minha mãe e a irmã dele, ele disse que eu era uma vagabunda e que tinha saído com a metade dos caras da faculdade, posso processa-lo???

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora. Pode sim. Procure um Advogado e poderá fazer isso sim, pois este tipo de crime exige uma Queixa-Crime, ação que só pode ser intentada por profissional habilitado. Boa sorte. Abraços.

      Excluir
  22. Minha ex ligou me xingando, eu escutei calado, ela desligou, não retornei apenas sair pra beber e aliviar as tensões, pois estava desonrado e humilhado, mais tarde quando tinha tomado todas, ela voltou a ligar, pq o namorado dela me viu e falou pra ela, ela começou a me xingar dizendo q eu tenho dinheiro pra beber mais pra o nosso filho não tinha, (sendo q só tenho dinheiro pra pensão no inicio do mês e esse mês eu já tinha arcado com minhas responsabilidades com a pensão) não aguentei e soltei o verbo, ela desligou o celular eu não me contive e ainda envie uma mensagem infeliz chamando ela de puta, feia, fútil, ridícula... e ainda envie uma mensagem no chat do face pra o namorado dela, mandado elE cuidar dela pra ela e ele me deixar em paz, chamando ele de corno e dizendo q ela era puta q eu tinha ficado com ela (DE FATO ACONTECEU ISSO MESMO) no outro dia eu vi a besteira que fiz e envie outra mensagem pendido desculpas falei q tava bêbado e não tinha o direito de difama-la, ela não aceitou e falou pra mim que imprimiu as mensagens e levou pra justiça, sendo que eu tenho conversas com ela, que prova q também ela me xingou e me difamou, e outra conversa com o namorado dela eu perguntado se ele tava me chamando de fresco... ele falou q foi ela q tava espalhando... queria saber o q fazer pra por um fim nessa bola de neve, sabendo q ela que começou eu só respondi os insultos e difamação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplesmente defenda-se. Contrate um advogado bom para oferecer Contestação à altura da Queixa! O Juiz vendo que há insultos de ambas as partes pode deixar de aplicar a pena.

      Ou vocês podem até se reconciliarem antes, pois antes de receber a Queixa, o Juiz marcará uma audiência de conciliação, para que vocês possam fazer as pazes. Converse com eles, peça desculpas e diga que não vale a pena continuar com a ação, pois caso seja assim, você também poderá entrar com uma contra ela. Que dê tudo certo. Boa sorte. Abraços.

      Excluir
    2. Muito Obrigado, é muito ruim quando não temos noção de nada sobre esse assunto, sou muito grato, me ajudou muito... estou super tranquilo depois da sua resposta. Parabéns por esse trabalho Diego, se eu puder ajudar de alguma forma, sei lá, divulgar o seu trabalho nas redes sociais e etc??

      Excluir
    3. Por nada! Obrigado! Não precisa fazer nada. Se quiser, fique à vontade para falar divulgar o blog. Um abraço.

      Excluir
  23. Olá me chamo Regina,sou separada e moro com os meus filhos,não sou de festa e nem baladas,trabalho fora,faço artesanatos e cuido da minha vida,a uns meses atrás tive um problema sério com a descarga do banheiro da minha casa, e comentei com o meu pai,que precisava de um alguem para concerta-lo,na hora o meu pai conversava com um senhor,que se prontificou de levar um amigo encanador,e pediu o n. do meu celular,eu passei o n.para obter essa ajuda o mais rápido possível,pois o esperdiço de água era muito grande, ele apareceu mesmo com o encanador,e o trabalho foi feito,quando eu fui pagar o serviço ao encanador,o senhor não queria deixar,dizendo que ele pagava,depois de muita insistência da minha parte,ele acabou deixando eu pagar uma coisa,que era obrigação minha,a partir desse dia este senhor me ligava dizendo que me acha uma mulher bonita e que queria ter um caso comigo,dizendo que a esposa dele é muito doente,eu não aceitei ,mesmo porque ele não faz o meu tipo......Mas este senhor insistia muito,chegou a dizer que se apaixonou por mim,me ofereceu dinheiro,me ofereceu roupas de grife,e até me disse que passaria uma das casas em meu nome se eu ficasse com ele,mas que eu teria que ser só dele...eu não quiz nem saber,e saí fora,Agora fiquei sabendo que ele comentou com um moço que sai comigo de 3 a 4 meses por mes,eu não saio com ele de jeito nem um,e tenho como provar,pois tenho uma vida agitadissíma,e sem chance de sacanagem,o que eu devo fazer,pois ele esta defamando com o meu nome,eu preciso de uma orientação,pois não vou deixar que um cara como ele sai arrasando comigo....desde já o meu muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode o processar por difamação. Procure um Advogado. Abraços, boa sorte.

      Excluir
  24. Bom dia Diego,

    Tenho uma filha de 2 anos e 5 meses, o pai dela pega ela nos finais alternativos pegando no sábado de manhã e devolvendo no domingo a noite. Porém ele só pega quando ele quer, e assim a menina nunca acostuma com ele. Quando ele vem buscar ela não quer ir com ele, ela chora muito, fica stressada e quando volta fica algumas noites sem conseguir dormir direito. Assim a pediatra dela passou um calmante, e encaminhou ela para um psicóloga. Porém conversei com ele mais não tem jeito e segura ela lá, assim tem vezes que eu vou até a casa dele e só saio com ela de lá, no dia seguinte eu falo pra ele ir buscar ela e ele não vem. Não quero que ela não fique com ele, só quero que no periodo desse tratamento ela volte e dorme em casa.
    E agora ele entrou com uma ação pedindo a guarda dela,o que eu faço não posso viver sem minha filha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TUDO INDICA QUE SUA FILHA ESTÁ SENDO ABUSADA SEXUALMENTE PELO PRÓPRIO PAI. AS CARACTERISTICA QUE VC DISSE, LEVA A TER CERTEZA QUE ELA ESTA SENDO ABUSADA SEXUALMENTE. OS SINAIS SÃO NITIDOS... PELO AMOR DE DEUS, PROCURE UMA MEDICA E FAÇA EXAMES EM SUA FILHA. TENTE CONVERSAR COM ELA, TRANSMITA SEGURANÇA A SUA FILHA PARA QUE ELA POSSA FALAR O VERDADEIRO MOTIVO DE QUE ELA NÃO GOSTA DE FICAR NA CASA DO PAI...

      ISSO E MAIS COMUM DO QUE SE PENSA... DIGO ISSO ACONTECEU COM MINHA PRIMA.

      Excluir
    2. Você realmente devia investigar porque ela chora tanto antes de querer sair com o pai, para se saber se há algo de anormal, como comentaram acima.

      Você deve simplesmente defender-se. Provar que você é a pessoa ideal para fica com ela, e que ela gosta mais de você, se bem que é bastante nova. Contrate um Advogado e defenda-se. Boa sorte. Abraços.

      Excluir
  25. Eu gostaria de tirar uma pequena dúvida.
    É o seguinte...
    Me chamo Agnes e a um mês atrás houve um passeio em minha igreja para uma chácara. Com 2 semanas depois fiquei sabendo que rolou um boato com o meu nome, dizendo que eu estava em um quarto na cama e um menino de cueca e que deviamos ter "transado" lá mas não sabiam onde teriamos jogado a camisinha. Procurei a autoridade pastoral da igreja onde ele disse q foi um mal entendido. logo após fiquei sabendo q ele disse a seguinte fraze:" Não darei importancia pois essa irmã é meio problematica". Procurei os meus direitos na igreja mas nada resolveram e agora fiquei sabendo que continuam a falar. O que posso fazer para que eles parem com isso??? Porque ja fiquei bastente mal vista na igreja. Me ajudem por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais nada, quero lhe dizer que delegacia de crente é quarto com porta fechada pra orar. Em segundo, que Advogado de crente é Jesus. Se você não fez nada, deixe que Jesus lhe justifique. Ele se encarregará de punir os responsáveis pelas más conversas. Geralmente quem fala dos outros, é porque tem coisas piores a esconder. Deixe que Jesus Advoga sua causa. Deus é juiz justo.

      Mas, se quiser ingressar com o ação (o que eu não recomendo) processe quem está lhe difamando. Mas repito: Jesus é melhor Advogado do que os da terra. E o Tribunal de Deus justo e eficaz. Fique na paz.

      Excluir
  26. Boa noite! Gostaria de uma orientação!
    Eu e um amigo comentamos sobre uma menina pelo bate-papo do facebook. O comentário foi o seguinte: " a tal menina me excluiu dos amigos no facebook hahaha não aguentou a pressão das indiretas."
    Eu e ele estávamos dando indiretas, mas em nenhum momento citamos o nome de ninguém. Então, qualquer pessoa poderia achar que fosse para QUALQUER pessoa. Entende? A irmã dessa menina leu a conversa do facebook do meu amigo. Ou seja, invasão de privacidade,concorda? E ela não deu print da conversa, apenas copiou e colou no Word. Vamos supor que, qualquer pessoa possa ter escrito o documento com as frases,correto? Agora, a tal menina me disse que irá nos processar pro calúnia e difamação. Me dê uma orientação, por favor! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, antes de mais nada, lhe afirmo que indireta não é coisa de pessoas íntegras. Você não devia fazer isso. Está errada em fazer isso.

      O que tem a fazer é contratar um Advogado e defender-se. Também terá a oportunidade de fazer as pazes antes do recebimento da queixa pelo Juiz. Aproveite o momento, peça desculpas e seja uma Talita melhor, falando só de forma "direta".

      Abraços.

      Excluir
  27. Gostaria de saber se posso processar uma empresa, na qual seus funcionários me caluniaram e me difamaram dentro dessa empresa. Sou cliente da empresa a anos e isso nunca havia acontecido. Vou processar esses funcionários, mais queria saber se também posso processar a empresa, já que o ato aconteceu dentro do estabelecimento e os funcionários em questão estava de serviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode processar quem difamou por difamação. E pode processar a empresa, por danos morais. Abçs.

      Excluir
  28. Olá, gostaria de obter um informação.
    No início do ano encomendei por meu do facebook uns salgadinhos com uma vizinha, e ela pediu que eu fosse até a casa dela pra acertar, da um sinal... Eu não tive como ir, pois tive que sair, como precisava do dinheiro pra a encomenda ser realmente concluída, eu achei que não teria nenhum problema já que eu não fui acertar ela não fará... Mais não, ela fez os salgadinhos e os frito e ficou me ligando durante dois dias seguido eu não conhecia o número e não atendi, pois não atendo ligações de números desconhecidos. aí eu estou em casa no segundo dia e ela vem pro meu portão gritando que queria o dinheiro querendo me entregar os salgados fritos já depois de dois dias. Eu não fui até o portão atende-lá pelo modo de como ela veio até a mim gritando no portão da minha cama, com pessoas passando na rua... Por fim ela foi pra casa dela e fez um post no facebook me chamando de caloteira, eu me extressei mandei ela ir pra lá e a xinguei e logo assim a bloquei. Ela me ligou mandando eu ir na casa dela pra falar o que falei na cara dela, e que me encontrava na rua, que iria me pegar e tudo mais. Chegando ontem eu descendo a minha rua de casa ela estava no portão dela e eu falava ao telefone no momento, ai ela começou me chama agora de p** na minha cara, e começou a me xingar no meio da rua, ficou gritando até eu virar na esquina de casa, me chamando de caloteira, e os demais como se eu fosse uma prostituta tinha umas crianças em frente a casa dela e ouviram tudo como eu não olhei pra trás não vi se chegou algum adulto pelo escandalo que ela estava fazendo. Gostaria de saber o que eu posso fazer em relação a isso, devo ir a delegacia fazer uma queixa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que houve entre vocês foi uma tremenda falta de comunicação. O código Civil diz que a proposta de contrato obriga o proponente, de modo que você deveria ter dado ciência a ela que tinha desistido do negócio. Por outro lado, a forma como ela foi cobrar não foi correta, pois o CDC diz que "na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça". Além disso houveram os xingamentos de ambas as partes.

      O que aconselho você a fazer é esquecer tudo e deixar isso no passado, pois é melhor ter paz do que perder tempo com o Judiciário por algo tão insignificante, tendo o risco de perder a causa.

      Meu conselho ainda mais ousado é, se você for cristã: Vá até ela e peça perdão. Isto será dez mil vezes pior do que uma ação contra ela na Justiça, e se ela cobrar os salgados, pague. Pois, Deus, que é justo, verá sua atitude e lha recompensará. =)

      Excluir
  29. Olá.Gostaria de ser esclarecida,a situação é a seguinte...Minha mãe perdeu a guarda da minha irmã de 14 anos que pediu pra sair de casa por tentativa de homicídio,a parti dai foi concedida imediatamente a guarda a minha vô,desde então a minha mãe não deixa ninguém em paz e ameaça a família inteira,ameaçou a mim e a meu filho o qual ainda não nasceu,dizendo q o mesmo não chegaria a nascer.Então em uma ligação entre ela e meu marido,o mesmo disse que esperava não ser verdade as ameaças,que ela tinha problemas psiquiátricos e devia se tratar,de fato ela é(ou era) acompanhada por um psiquiatra,então ela foi até a delegacia e prestou queixa inventando varias mentiras e distorcendo todos os fatos,ela brinca até com a lei.Meu marido vai ter que provar que é tudo mentira,ou por ela não ter provas(por ser mentiras)essa queixa não vai da em nada?O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é mentira não dá em nada. É preciso provar o que se diz. Apenas fiquem tranquilos e defendam-se. É aquela história: "quem não deve, não teme". Certamente não será bem-sucedida a ação dela.

      Levem ela a uma Igreja Evangélica séria. O Jesus da Bíblia ainda está vivo e faz milagres. Um abraço.

      Excluir
  30. Boa tarde,

    Tenho um filho de 2 anos e foi estipulado pelo juiz o valor da pensão 30% do salário dele, e quando ele estiver desempregado ( é o caso no momento) ele deveria pagar meio salário mínimo. Porém no mês de janeiro teve o aumento de salário de R$ 622,00 para R$ 678,00 e ele fez o deposito o valor do salário antigo, conversei com ele e disse que estava faltando a diferença R$ 28,00 ele disse que não tem nem R$ 311,00 pra depositar quanto mais R$ 339,00. Minha pergunta é: ele tem que pagar essa diferença de R$ 28,00 que até o momento não pagou e tem que começar a depositar o valor correspondente ao salário mínimo atual certo?? Essa diferença que ele não fez até hoje, posso trazer páramo valor presente e cobrar juros???

    Fico no aguardo,

    Obrigado

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem, quando ele estiver empregado o "parâmetro" para pagamento será 30% sobre o SALÁRIO DELE. Mas, quando desempregado, será 1/2 do SALÁRIO MÍNIMO. E quando se fala em salário mínimo, refere-se sem dúvida nenhuma, ao salário atual, pois se fosse com base no antigo, hoje haveriam pensões com base em salários de R$ 151,00, por exemplo, que era o salário mínimo do ano 2000.

      Você pode cobrar sim, comunicar ao Juiz, enfim, tomar as providências cabíveis. Boa sorte. Abçs.

      Excluir
  31. Olá Diego,
    Meu marido e eu fomos a uma boate nesta segunda feira de carnaval. Após a um tempo eu fui à área reservada a fumantes. O tempo passou e eu não percebi. fumei 3 cigarros e ele enlouqueceu dentro da boate e ficou pior ainda ao me avistar falando com um rapazinho. Ele está me acusando de traição e me tratando como um lixo.Gostaria de saber quais são os meus direitos diante desses fatos, pois já está insuportável ter que ouvir essas ofensas sem ter como defender.
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conversem melhor. Peça perdão, explique a situação. É a melhor forma de resolver. Não jogue fora seu casamento por causa de conflito resultante de uma noitada. Boa sorte.

      Excluir
  32. Diego,
    Bom dia.

    A atual namorada do meu ex- marido postou no facebook para sua sobrinha e para todas as pessoas de nosso convivio que sempre fui "chifruda" termo utilizado por ela.
    Posso abrir uma ação contra ela de Injúria, difamação e danos morais, uma vez que ela me ofendeu e manchou o meu nome como essa afirmação???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Injúria apenas... Danos morais é esfera cível, mas não creio que ganhará muita coisa por isso... =]

      Excluir
  33. Diego Bom dia!

    Eu e meu marido compramos um terreno junto com outro casal, eles fizeram a casa dele em baixo e nós em cima, e a garagem seria para os 2, mas depois de um tempo eles se recusação a deixar a gente colocar o carro lá, então entramos na justiça e ganhamos o direito da garagem, a partir dai, foram humilhações, xingamento, toda vez que iamos guardar ou tirar o carro da garagem, fora que riscaram todo meu carro. Enfim por ultimo agora dia 16 qdo estavamos guardando o carro eles apareceram e nos espancaram, o homem, a mulher e a filha deles de 16 anos. fomos para o hospital, depois fizemos o B.O e depois passamos pelo IML, e agora temos que representar quinta feira.

    Eles sabendo que fomos para delegacia, para se defender eles levaram a menina de 16 anos na delegacia e estão acusando meu marido de ter ferido o braço da garota, mas meu marido nem chegou perto dela, pois estava apnahdo do pai da garota, e eu da mulher, tem vizinhos que viram tudo.

    Gostaria de saber se posso processa-los por agressão fisica, moral, calunia, e materia, pois quebraram meu oculos, meu celular e riscaram todo meu carro???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode processá-los.

      Mas o ideal seria vender a casa e sair de perto destas pessoas para evitar danos maiores ou irreversíveis no futuro.

      Você pode acionar a Justiça para que o Ministério Público os processe pelos crimes de Ação Pública incondicionada e os demais, você mesmo oferece Queixa-Crime, além das ações cíveis cabíveis.

      Pelo que me disse os crimes são injúria, perturbação do sossego, dano, lesão corporal e denunciação caluniosa. Além disso você pode ingressar sim com uma Ação de Indenização por danos morais e materiais.

      Excluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Ola . A ex do meu marido me mandou uma msg dizendo q eu o trai em uma festa. Eu apaguei a msg porem antes de apaga-la mostrei a algumas amigas q estavam comigo na tal festa e podem provar q eu nao o trai. A ex do meu marido tbm disse q eu sou uma pobre e q nao tenho onde cair morta. Eu posso processa-la e fazer pesar bastante em seu bolso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode processá-la, todavia já não sei se valerá a pena o desgaste de um processo por algo não tão grave como esta situação.

      Porém, você pode processá-la por injúria. E danos morais também, mas creio que não valerá muito a pena.

      Tem coisas que é melhor esquecer e seguir em frente! ;)

      Excluir
  36. Olá, fui casada com um advogado 10 anos, 9 com contrato de uniao estavel e 1 ano no civil, com separaçao total de bens. Cabe aqui falar que nestes 10 anos ele nunca me deixou trabalhar por conta de seu ciume excessivo, bem como tambem ele tem boas condiçoes financeiras, tem uma filha tambem que morava conosco do seu entigo casamento, nao tivemos filhos, estamos divorciados faz 5 meses, divorcio este tumultuado, haja vista que ele nao queria divorciar e eu sim, sai de casa depois de uma briga com ele e nao voltei mais, porque ele só entregaria minhas coisas se eu assinasse amigavelmente o divorcio, assinei e ele entregou metade das coisas. No entanto eu ja de saco cheio com as agressoes e violencia dele assinei para me 'livrar' de uma vez. Nao pedi nada, sai zerada do casamento. Só que nos ultimos 5 meses ele veio me difamando na internet e me mandando varios emaiils..... Como ele tinha minha senha do facebook e de meu email... usou estes para me difamar, postando na internet que corniei, que deixei ele por ele ser velho, guampudo, babao e etc... coisas que foi ele mesmo quem postou dizendo ser eu.Emails que ele usava o meu email para mandar a mim me difamando como se fosse eu...enfim este tempo todo ele criou provas contra mim... fingindo ser eu. Vale ressaltar que tenho emails dele no meu email contando que realmente usa meu email e meu facebook. Tenho gravaçoes dele tambem me xingando e chantageando. Tambem um B.O de agressao de uma semana atras que fiz contra ele. O que me deixa chateada, pois tentei me divorciar numa boa, ate porque sei que ele ama muito o seu dinheirinho e decidi sair sem pedir nada para nao me incomodar. E ele fica o tempo todo me difamando, me cercando, me queimando, pois nao consigo nem arrumar emprego por conta dele, pois ele vai e estraga. Falo aqui gente do dinheirinho que ele ama, porque ele realmente tem grana, é um otimo advogado, advoga no Brasil inteiro, tem carros bons...de coleçao, porem nada no nome dele. (porque será né?) .. queria um esclarecimento de como devo proceder a respeito disso. Ate porque faz 5 meses que nao trabalho, porque ele fica no meu pé e estraga... parei com minha faculdade e ainda por cima pago 50% do salario minimo de pensao para meu filho, que nao é dele visto que já tinha quando o conheci. Preciso me estabilizar, e o que quero mesmo é ter uma vida em paz... sem confuões. Desde já agradeço. Abraços!!

    ResponderExcluir
  37. Olá estou passando por uma situaçao tem um casal que se diz ofendido por mim no facebook por uma publicaçao que fiz para desabafar ...obs essa publicaçao nao tem nome de nem um dos dois e ainda por cima eles nao fazem parte da minha rede de amigos no facebook e mesmo assim eles ficam o tempo todo olhando tudo o que coloco na rede e ficam me acusando de estar colocando tudo para eles ....e quando perguntam para esse casal mais nao tem o nome de vcs como sabem se é realmente para vcs ...eles respondem é pra gente nem precisa ter nome....o que faço com eles pensem em difamaçao pois eles ja falaram sobre isso colocando o meu nome para muita gente .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho a parar de postar sobre eles e viver sua vida (conselho de vida) e apagar as mensagens sobre eles. Bloqueá-los na rede social. E evitar contato. Creio que não vale a pena processá-los por isso. Se tiver provas e quiser mais dor de cabeça com processo na sua vida, siga em frente, pode processá-los por injúria, mas se quiser ter paz, faça o que eu disse, e esqueça que eles existem e seja feliz, vivendo sua vida. ;)

      Excluir
  38. Olá,sou casada a 7 anos essa semana meu esposo estava no facebook dele e uma pessoa fez o convite pra ele de um face falso dizendo que era um homen mais o nome no face era de mulher e disse para meu maridoq ue eu tenho um caso com o rapaz que eu e meu marido temos no facebook disse que tenho um caso com este rapaz faz tempo,mais ate entao meu marido respondeu a ele que jamais eu faria isso com ele e que eu era de respeito e tal e que ia me mostrar essa conversa ai quando cheguei em casa entrei no meu facebook e meu marido conversou comigo sobre essa conversa e essa mesma pessoa me fez o convite no facebook e eu como estava desconfiada de que fosse 2 pessoas deixei bem claro isso é uma difamação o que vc esta fazendo comigo e vou pra delegacia e isso nao vai ficar assim,estou desconfiada que seja 2 pessoas conhecidas e quero processar,mais como vou saber ter certeza quem é?e tenho certeza que nunca trair meu marido e meu marido sabe que é mentira dessas pessoa ate pq disse que eu estava traindo meu marido com um rapaz que esta no meu face ,mais o rapaz que estava no meu face e no do meu marido é um face falso que criei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você noticiar o fato numa Delegacia, a partir daí será aberta portaria para investigação sobre a autoria do crime de difamação. Depois de pronto o Inquérito você oferece Queixa-Crime.

      Excluir
  39. Olá. Estou em uma situação onde recebi intimação para depor em uma delegacia por crime de difamação. O fato é que a pessoa se sentiu ofendida por uma postagem no facebook, postagem esta de desabafo e sem a intensão de ofensa, e sequer foi sobre a pessoa em questão,porém a levou como uma indireta para ela, sendo que nem mesmo tenho tal pessoa em minha rede de amigos.E na postagem não são citados nomes de ninguém, nem características pessoas, físicas, endereços, ou seja, nada que se leve a identificar esta ou aquela pessoa.O que pode acontecer neste caso? Agora quem está se sentindo ofendida sou eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente em nada. O caso ainda está em fase de investigação. Caso você seja acusada, responderá pelo crime de difamação e a possibilidade é de, no máximo, se condenada (o que é muito difícil pela ausência de provas), cumprir pena restritiva de direitos.

      Excluir
  40. Boa tarde Diego,

    Estou com um problema em relação as visitas do pai da minha filha, a juíza determinou ele visitar a filha em 15 em 15 dias pegar 10:00 da manhã, porém ele nunca vem no horário, tem dia que vem 11:30 outro 13:00 e eu acabo presa por isso. Tenho curso que faço nos sábados e não posso ficar esperando a boa vontade dele. Eu posso fazer algo por esse motivo?? Pois já conversei 300 mil vezes mais não tem jeito ele não cumpre o horário. Não tem ninguém que possa entregar minha filha pra ele, e fui aconselhada pela própria juíza eu entrego e ele pega, então...eu tenho que estar presente quando ele vem buscar.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A determinação contém a hora exata? Pois bem, dê 1 hora de tolerância, após, se ele não vier, continue com suas tarefas. Converse antes com ele, avise desse prazo de tolerância, pois ele sabe da hora para buscá-la. E, de preferência, consiga provar o horário em que ele pega a criança, em caso de eventual problema.

      Excluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Olá, tenho 15 anos e estou sendo difamada pelo meu vizinho. A história é o seguinte, ele tem uma filha muito novinha que acorda chorando de madrugada, e neste dia ele resolveu sair na sacada e viu dois casais fazendo sexo na rua e alegou que era eu, e depois ele foi contar na vizinha do outro lado da minha casa essa história, e essa vizinha foi até a casa da minha tia contar a mesma coisa, e minha tia como sempre saiu espalhando por ai e agora estou nessa como vagabunda. Posso processa-los por difamação ??
    Obs:. Foi minha vó que veio me contar que estavam falando de mim e eu depois por conta própria descobri quem era.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso clássico de difamação. Pode processá-lo. Tenha provas! Abçs.

      Excluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. ola, meu nome é bruna. estou casada a seis meses e o meu marido faz moto-taxa na praça. o caso é: eu fiquei com um rapaz uma só vez, claro antes de conhecer o meu marido. e ele tbem faz moto-taxa no msm lugar onde o meu marido faz. e agora ele fica me defamando na praça e o meu marido se sente muito homilhado capaz de fazer alguma besteira. então eu posso prestar queixa contra o rapaz que vive me defamando?

    ResponderExcluir
  45. Olá, meu nome é natasha.
    Esses dias em uma reunião onde trabalho o chefe frente a todos funcionarios, falou o seguinte " pra mim são vagabundo,safados", sem citar nomes, ou seja, generalizou todos presentes. isso por causa de um erro que ocorreu do serviço. Me senti ofendida com o que falou, que providências posso tomar?

    ResponderExcluir
  46. Sandro..
    Bom namorei quaze uma ano.. depois disso terminamos..
    Porenn ela ficou gravida..
    e adiante .. tudoo.. comecei a pagar pensao..
    porem o meu filho com 1 aninho bem inteligente .. ativo..
    ficava mais vezes comigo pois meu trabalho era de 5 hors por dia..
    quand ele estava com 1 ano e 6 meses.. ele veio e me disse que queria morar comigoo, que a Vo dele aonde ele morava . maltratava ele, porem fui conversar com eles la . Ela negou tudo,,,
    se passou um mes.. Eles entrarann compedido de revisao de guarda..
    daii endiante..meu filho vinha pra ca e dizia que eu ia morrer .,que a mae dele ia acabar comigo.eledisse que nao era pra isso acontecer, fiquei preoculpado. fui tomar conhecimente desse fatoo..Negarann novamenteee..
    Pois eu muito burro e senn dinheiro pra contratar um advogado.. deixei asssim..Pois quando ele vinha passar o finn de semana comigo ..Ele disse que me amava e chorava..Deixei como estava senn falar nada..Uma terça feira. os avos dele estavam tomando chimarao.. e um veiculo quaze pegou o meu filhoo.. Daii eu fui la tomar satisfaçao..so que eu estava a flor da pele .sangue quente..falei muits coisas..pra eles..Porem nada de defamar..apenas disse se acontece-se alguma coisa com ele vcs ia se ver comigoo..ela afirmou que ele estava na estrada..na beradinha aff..com uma cara de nojo..aff..
    Pois ja faz mais de 2 anos que nao vejo meu filho ..E eles uma vez falaram pra eles que eu tinha morrido. eu estava no centro e ele veio correndo a minn e me deu um abraço que so quem sabe entende..e ele me disse papaii vc nao tinha morrido..eu perguntei pra ele quem falou essa brincadeira ele disse avo..Aff.. ainda averiguando as provas de.. que a avo de minha ex omitou injurias..e minha ex como e cabeça fraca acredita em tudo que ela falou..Porem omitiram entre outras coisas..se eu nao avejo meu filho a quaze 3 anos..e agora ela esta com um outro companheiro que por minhas imformaçoes verdadeiras..ja tenn passagenn na Policia..e nao faz um mes que ele ja estrupou uma menor de 14 anos..sendo que o mesmo..tem uma filha com a minhas ex...pequena..de 1 aninho:..Arrumei um advogado..particular..Pois meu filho nao merece passar oque ele passa la..porem a justiça e muito fraca..aff..Em todas audiencias que temos..eu sou oque falo mais meu advogado..aff.. fala quaze nada..oque devo fazer..:?

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. Olá,
    Minha irmã e meu cunhado estão passando por um momento muito delicado e de muito sofrimento por motivo de doença grave da filha. Ocorre que o genro ofende toda nossa família com ofensas e inverdades com funcionários do Hospital em que se encontra internada e também com a cuidadora que contratamos para acompanhar seu tratamento. Ressalto que essas ofensas nunca são feitas diretamente a nós, ou seja, sabemos através de terceiros. Procuramos ignorar em respeito ao estado de saúde dela, mas gostaria de saber se isso caracteriza um crime e se podemos processá-lo se tal conduta se intensificar. Agradeço sua resposta

    ResponderExcluir
  49. oi meu nome é Indiara e estão me chamando de x9 ( fofoqueira ) só por eu respondi a o professor que a turma fez bagunça, ele perguntou.
    Eu posso fazer algo ou vou continuar sendo perseguida na sala de aula?
    E também estão dizendo que eu estou mandando comentários no ask , porém eu não possuo ask, e nem sei como funciona, o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  50. ola, estou desesperado, meu nome é ""Ric"", por amor a Deus me ajude, moro numa cidad pequena, todos se conhecem, Fim de semana passada fui aum local turistico da cidade sozinho. La tambem tinha apenas uns carinhas fumando droga, não me inturmei, eles pra lá, eu pra ca.Mas chegou um conhceido meu, fui conversar com ele, falamos umas bestreiras de sexo, ele disse que no sitio dele rolava festinhas.ok,disse pra ele me levar,ele epsondeu sim. depois disso o chamei pra subir na torre da estatua.ele disse nao. ok, fui embora, por mim acabou ali. maaaaaaaaaaassss. Entrei num meprego novo nessa terça-feria, foi tudo bem, Hoje quarta, quando estava perto do caixa do meu serviço, ele saiu, eu apenas embalei a sua compra. Ele saiu bravo e conversou com meu supervisor. Eu não percebi nada. Mas meu supervisor mudou comigo, ficou seco, começou a me tratar diferente, dizendo pra eu ficar mais na minha , quieto, ficou bravo por eu ter errado uma nota fiscal e me disse que o cliente tinha reclamado, dizendo que naõ iria ao estabelecimento poruq eu trabalhava la, E que teve problemas comigo no final de semana. "disse que eu o tinha cantado"". Ok, por eu ser gay, fiquei muito mal com aquilo, me exautei, disse a meu suervisor que minha vida particular NINGUEM SE METE. ele foi almoçar, procurei os gerentes e contei o fato. Eles disseram pra eu ficar tranquilo, que era pra eu trabalhar e ser profissonal, que nao se intrometiam na minha vida. mas estou com medo, pois meu supervisor é um pouco homofóbico. Fui dimado ^o que faço, pois se processar, a cidade toda fica sabendo e dai nem emprego arrumo mais. Estou seriamente em me matar. Ah aqui em cas, nao posso abrir a boca disso, minha mae morre de desgosto. POR AMOR A DEUS ME AJUDE.

    ResponderExcluir
  51. ola, estou desesperado, meu nome é ""Ric"", por amor a Deus me ajude, moro numa cidad pequena, todos se conhecem, Fim de semana passada fui aum local turistico da cidade sozinho. La tambem tinha apenas uns carinhas fumando droga, não me inturmei, eles pra lá, eu pra ca.Mas chegou um conhceido meu, fui conversar com ele, falamos umas bestreiras de sexo, ele disse que no sitio dele rolava festinhas.ok,disse pra ele me levar,ele epsondeu sim. depois disso o chamei pra subir na torre da estatua.ele disse nao. ok, fui embora, por mim acabou ali. maaaaaaaaaaassss. Entrei num meprego novo nessa terça-feria, foi tudo bem, Hoje quarta, quando estava perto do caixa do meu serviço, ele saiu, eu apenas embalei a sua compra. Ele saiu bravo e conversou com meu supervisor. Eu não percebi nada. Mas meu supervisor mudou comigo, ficou seco, começou a me tratar diferente, dizendo pra eu ficar mais na minha , quieto, ficou bravo por eu ter errado uma nota fiscal e me disse que o cliente tinha reclamado, dizendo que naõ iria ao estabelecimento poruq eu trabalhava la, E que teve problemas comigo no final de semana. "disse que eu o tinha cantado"". Ok, por eu ser gay, fiquei muito mal com aquilo, me exautei, disse a meu suervisor que minha vida particular NINGUEM SE METE. ele foi almoçar, procurei os gerentes e contei o fato. Eles disseram pra eu ficar tranquilo, que era pra eu trabalhar e ser profissonal, que nao se intrometiam na minha vida. mas estou com medo, pois meu supervisor é um pouco homofóbico. Fui dimado ^o que faço, pois se processar, a cidade toda fica sabendo e dai nem emprego arrumo mais. Estou seriamente em me matar. Ah aqui em cas, nao posso abrir a boca disso, minha mae morre de desgosto. POR AMOR A DEUS ME AJUDE.

    ResponderExcluir
  52. Ola meu nome é dayana meu marido comprou materias para concluir nossa casa, pagamos certinho algumas prestaçoes so q tivemos alguns problemas e algum tem por não conseguimos mais pagar e então dividimos o restante da divida em 8 cheques cobrimos 5 e os 3 ultimos não tivemos condição de cobrir, mas nunca nos negamos a pagar... e hoje a proprietaria da loja chamou um amigo do meu esposo e chigou ele chamou de caloteiro sem vergonha disse que ele tinha construido casa para rapariga ( que no caso segundo ela sou eu) que ela ia lá tirar pelo menos as telhas de nossa casa... estou muito ofendida por receber tal nome e meu marido se sentindo humilhado, posso processar ela e a empresa?

    ResponderExcluir
  53. Olá, meu nome é Debora e eu trabalho em loja de roupas, onde preciso comprar as roupas da marca para trabalhar na loja. Desde que entrei, sempre comprei roupas da marca para trabalhar... Até ai tudo bem, o problema é que tem algumas pessoas que ficam falando que eu gasto demais e que eu tenho muito dinheiro para ficar comprando coisas... Estão dizendo que eu faço programa fora da loja e chegou no meu ouvido que eu seria até mandada embora por isso... Coisa que não é verdade, inclusive uma das pessoas que está espalhando o boato é a minha gerente... O que eu posso fazer??? Obrigada...

    ResponderExcluir
  54. Eu fui chamado de viado, fresco, gostaria de saber como faço pra processar essa pessoa? E qual crime ele esta cometendo?

    ResponderExcluir
  55. olá Diego estou sendo acusada de racismo mas tenho quatro testemunhas .JÁ teve a primeira aldiensia e essa pessoa não foi agora o que o promotor pode dizer a isso .Por favor me responda rápido

    ResponderExcluir
  56. eu queria saber se tem alguma lei que pode ajudar tipo vou dar um exemplo; Uma pessoa que vcc nao conhece pega o seu numero de celular ;começa a ligar 24h todos os dias;manda mensagem começa a falar que esta louco por você ,fica querendo marcar um encontro com você.E você se sente encomodada com isso,perdemos totalmente o nosso susego, e entre outras coisas......sera que existe algo que pode nos ajudar nisso.

    ResponderExcluir
  57. Olá Diego! Gostaria da sua orientação, pois uma colega de trabalho me acusou de ter deixado um monte de "furos" (erros) no setor em que eu era responsável e que por isso eu estava me "queimando" no meu local de trabalho isso (diante de várias pessoas), pois todos estariam comentando o fato que ela havia levantado.Solicitei uma reunião para apurar se os "furos" que ela alegou que eu havia cometido eram reais. Na reunião verificou-se que os possíveis erros já haviam sido todos adequadamente resolvidos por mim ha muitos meses atrás e que por tanto as acusações da colega não tinham mais razão de existir. Nesta mesma reunião essa colega de trabalho me fez passar pelo constrangimento de na frente de outras pessoas me questionar por que eu não gostava dela , pois ela achava que eu a evitava. Me senti muito constrangida, pois diante de todos ela insistia para que eu falasse o motivo de evitá-la.Estes acontecimentos caracterizam difamação, calúnia ou constrangimento?
    Desde já agradeço.
    Guister

    ResponderExcluir
  58. Bom dia,tenho uma duvida!
    Eu trabalhava a quase 3 anos numa empresa,e eu amava trabalhar la.Porem ha uns 6 meses ou mais atras,fizeram um fake no facebook e começaram a me difamar via mensagem inbox,ou seja,ninguem mais viu pela internet,porem fiquei indignada sem saber em quem eu poderia confiar na empresa e mostrei as conversas para meu supervisor e gerente.Ambos me disseram para esperar que eles iriam "investigar",recebi muitas mensagens,ate perder a linha e xingar a pessoa em 2 mensagens!Gostaria de saber se tenho como descobrir quem era o fake (pois sabia tudo da minha vida e ate de alguns pensamentos meus),e usava isso contra mim...ate pedi demissão pois eu comecei a me sentir muito mal psicologicamente e emocionalmente dentro da empresa!Consigo descobrir quem é o fake por qual meio?e consigo ate processa-la ,pedir alguma indenização ou algo parecido contra a pessoa?
    meu email é vanessa_251090@hotmail.com

    ResponderExcluir
  59. ola tudo bem!Eu queria saber se eu posso processar uma ex amiga,pq ela so vive falando de mim pra todo mundo na cidade dos meus pais,e agora anda mim xingando e falando mal de mim pros amigos do meu marido,falando sobre meu passado,,,eu posso entrar contra um processo contra ela,ja que ela mora no pernambuco e eu no rio de janeiro...

    ResponderExcluir
  60. Boa noite, eu cometi muitos erros no passado e esqueceram. Mas agora voltaram a me difamar, me chamar de mentirosa, de vagabunda, entre outras coisas mais ofensivas.
    Só que na maioria das vezes elas não citaram meu nome. Mesmo assim eu imprimi essas falas. Eu posso processar a pessoa mesmo não tendo meu nome das frases onde me difamam?
    Meu email é taniat.dasilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. Boa noite !!!
    meu caso é o seguinte, conheci um rapaz na empresa que trabalho so que o mesmo era casado, bem ele se separou pq o casamento dele ja nao esta nos melhores dias, e por ironia a ex esposa dele descobriu q agente estava ficando e hj ligou pra mim me xingando, escultei os xingamentos calada, mas no final ela falou q ia la na empresa pra todo mundo saber q ele tinha se separado por minha causa,enfim, queria saber q se ela realmente viesse a ir na empresa eu poderia legamente me proteger, pq pelo o que pesquisei acho que eu poderia entra com um processo por contrangimento moral...
    por favor me ajuda!!
    meu email é: erley.araujoo@yahoo.com
    agradeço desde ja!

    ResponderExcluir
  62. Olá, gostaria que me ajudasse em uma situação. A ex namorada do meu companheiro me enviou uma mensagem privada pelo facebook me insultando. Solicitei que não entrasse em contato comigo mais, caso contrário eu iria processá-la. Ela criou um fake e me enviou outro insulto, mas esse foi para a caixa de spam, foi enviado em 30/01/13. Tenho as mensagens gravadas no meu computador. Gostaria de saber de passado o tempo de janeiro até agora ainda é possível processá-la por injuria. Outra coisa: preciso saber números de documentos e endereço dela? Obrigada

    ResponderExcluir
  63. Boa noite. Minha ex-cunhada esta postando no face uma imagem do meu irmão e dados pessoais dele, nome dos meus pais, etc e pedindo pra todos compartilharem uma msg de que ele é "foragido da justiça" por não pagar pensão alimenticia e por causa da lei maria da penha, dizendo que ele a espancava. ele esta no ceara, ela sabe disso. a pensão nao esta atrasada, mas ela o coloca com um marginal e todo mundo ta compartilhando. ela diz que quer destruir ele e ver ele na cadeia. quero processá-la, pois ela tambem me acusa de guardar dinheiro dele em minha conta bancaria, pra esconder da justiça. preciso pagar advogado ou MP pega esse caso? Muito obrigada. Alessandra SBC/sp

    ResponderExcluir
  64. Olá Boa tarde

    Adotamos um cachorro, e desde então nossas vidas viraram um inferno, ela ligava todos os dias o tempo todo desconfiando de nossa indole, devolvi a cachorra pelo stress que estava causando em minha familia, porém agora ela coloca na pagina pessoal dela no facebook que tornamos a cachorra agressiva, que minha filha era descontrolada, que minha família maltratou o animal, porém temos fotos, vídeos do animal sendo bem tratato, pessoas que frequentaram nossa casa puderam acompanhar, e os vizinhos que nunca escutaram se quer um choro do cachorro, a pagina esta me causando desconforto pois esta difamando a mim e minha familia, principalmente minha filha que tem apenas 3 anos... por favor preço ajuda

    ResponderExcluir
  65. Bom dia namorei uma menina a 2 anos pela net e após terminarmos conheci uma mulher fikei 2 meses e por nao ir encontrar ela por falta de interesse ela começou a achar que eu era fake,ou seja ela invadiu meu face adc algumas meninas e falou que no caso eu nao existia e que sim quem era eu era uma amiga minha e dai ela fez a cabeça da menina que namorei a 2 anos q eu amava e agora ela nao acredita em mim ja fiz um video pra ela ver que sou eu mais mesmo assim ela disse q nao era eu o video está aki https://www.facebook.com/photo.php?v=1386221818262014&set=vb.100006226270276&type=2&theater

    eu nao sei mais o que faço pois já nao durmo mais e nem como to sofrendo com isso enfim o que faço?

    ResponderExcluir
  66. ola, uma pessoa colocou uma foto minha no face dela e começou a me difamar e os amigos dela fazem comentarios horriveis isso é o que? posos processala?

    ResponderExcluir
  67. Oláa, fui chingada de nomes absurdos por telefone, por um homem; quero saber oq devo fazer, se posso entrar com um processo contra ele?? Qual o primeiro passo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode. Deve ir na Delegacia noticiar o fato e requerer a instauração do Inquérito, depois apresentar Queixa-Crime em Juízo.

      Excluir
  68. A paz de Jesus, meu irmão,
    Estou vivendo um período dificílimo: meu marido saiu de casa, separou-se de mim. O motivo alegado é que quatro pessoas diferentes, segundo ele, teriam me visto em um pálio verde, inclusive em frente à nossa casa. Fiquei brava, no início; depois, comecei a questioná-lo sobre quem seraim essas pessoas. Ele apenas diz que sequer se conhecem, mas não dá os nomes delas. Saímos para conversar esporadicamente e ele diz que apenas a VERDADE, restaurará nosso matrimônio. Ocorre que ESTOU DECLARANDO A VERDADE. Rogo a DEUS incessantemente que a justiça seja feita e que a verdade seja clara como a luz. Questionamento: posso exigir juducialmente que ele diga os nomes? Assim, poderia saber defender-me. O pior disso tudo é que não lembro de pegar carona com ninguém que tivesse tal carro. Qual o procedimento correto, além de rezar e confiar em nosso único Rei e Senhor, Jesus Cristo?

    ResponderExcluir
  69. Olá, meu nome é Cassia. Houve um fato comigo onde parei meu carro para pegar uma mercadoria da loja da minha mãe, no momento em que parei não havia carro atrás enquanto minha mãe trazia a sacola de roupa dos meus filhos que estavam no carro comigo um carro começou a buzinar e jogar o farol alto para mim e eu continuei aguardando minha mãe que vinha com a sacola e o cara de trás bateu no meu carro pra eu andar logo, nessa eu desci do carro e disse pra ele assim: você ta louco? Eu estou com criança no carro e ele muito cínico pediu desculpas e disse que foi sem querer, eu com muita raiva comecei a gritar com ele e a mulher dele desceu do carro e eu entrei no carro nessa minha irmã que estava na loja viu que era a dona da escola que seus filhos já estudaram e falou só podia mesmo ser essa mulher mesmo e nessa a mulher disse para mim vai pagar suas contas sua caloteira, você quer dar uma de boazona e nem paga suas contas e tinhas um monte de gente na rua, eu com muita vergonha entrei no carro e fui direto na delegacia fazer um boletim contra ela, mas agora eu não sei se pego um advogado particular ou vou no pequenas causas. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  70. boa noite hoje meu filho chegou da escola chorando afirmando que a professora gritou na sala de aula varias vezes que ele era um ladrão safado e mandou os alunos revistarem a bolsa dele afirmando que ele avia roubado a caneta dela porem não foi encontrado nada na bolsa quero saber neste caso quas são os direitos de meu filho que esta com vergonha de ir ate a escola por causa do constrangimento que ele passou

    ResponderExcluir
  71. Estava procurando casas para alugar pelo facebook e vi um anuncio que me interessou e perguntei ao dono do anuncio se ele aceitava cachorro, o dono respondeu o seguinte * Se for como você não, mas se for de raça sim * Não conheço o sujeito e perguntei porque em algumas residencias nao se pode ter animais. O que posso fazer pois me senti ofendida?

    ResponderExcluir
  72. MEU NOME É ANGEL A E RECENTEMENTE FIQUEI SABENDO QUE UMA EX COLEGA DE TRABALHO ESTAVA A ME DIFAMAR NA RUA, DIZENDO QUE EU SOU UMA NEGRA BOSTA, E QUE TRABALHAR EM COMPUTADOR NÃO FICOU PARA MIM, MEU ÚNICO PAPEL É ESFREGAR CHÃO, ISSO PORQUE EU SOU NEGRA. POSSO PROCESSAR ESTA PESSOA POR INJURIA RACIAL? QUE TIPOS DE PROVAS TENHO QUE APRESENTAR?

    ResponderExcluir
  73. oi meu nome é katia, que bom que existe pessoas como vc para nos ajudar e nos auxiliar nestas questoes .
    sou casada a 13 anos, e temos 2 filhas juntos, so que a situaçao do meu casamento anda muito ruim devido a EX mulher dele ela foi casada com ele a 7 e eles tem um vinculo a filha hj com 15 anos, sou uma pessoa calma, so que a situaçoes onde vc fica sem açao tipo ela é deficiente nao tem uma perna e usa uma protese nao sei se por causa disso ela é uma pessoa desequilibrada, hj ela esta casada mas isso pra mim é fachada pois ela aonde meu marido estiver trabalhando ela vai atras com N motivos pra falar com ele tenho me segurado ja a 13anos ninguem mais a suporta nem mesmo seus pais ela é usuaria de drogas nunca deu atençao a menina so que depois tentou modificar ou se camuflaar indo a igreja e quer posar de santa pra todo mundo nunca conversamos ela so soube ate os dias de hj me ameaçar, procurar meu marido pra inventar historias me caluniar para que discutisse-mos tentou tentou so nao conseguiu, to cansanda.. ultimo sabado que é o dia em que ela tras a filha tentei conversar lhe dizendo para que nao o procurasse no trabalho mais pois isso pode lhe prejudicar, ela achou que eu nao tinha esse direito começou a gritar frente a minha casa me dizendo palavroes horriveis, gritava e dizia que eu nao mandava nela e que ela iria o procurar quantas vezes fosse possivel, so ainda nao entendo o porque?! pois quem paga a pensao da flha sao os pais "dele" a menina ja tem 15 anos pode falar por si só, e no serviço dele onde ele pode vir a encomodar-se como o patrao dele e perder o emprego afinal ele tem 2 filhas mais comigo pra sustentar...dai ela foi dar parte de mim, logico fui tambem, pois nao pde mais ficar dessa forma, fui auxiliada a procurar um advogado so que nao posso pagar, sera que advogados publicos podem me ajudar na audiencia? tenho razao? como devo proceder? como devo agir diante dos juizes ficar calma responder falar o que estou confusa e me sinto desorientada me ajude. obrigada

    ResponderExcluir
  74. Fiquei com um rapaz há uns 15 anos atrás. Não tivemos relação, embora houveram carícias íntimas. Atualmente ouço indiretas de outras pessoas dizendo coisas que aconteceram conosco, mas aumentando, em outras palavras, ele espalhou o que fez e ainda aumentou o fato. Estas pessoas ficam em frente a minha casa, no horário de 7 às 9, 9:30 da manhã com comentários maldosos, até já insinuaram que traio meu marido (tenho 11 anos de relacionamento, sempre fui e serei fiel). Eles não citam meu nome, mas pelo teor da conversa e dos fatos sei que é comigo. Se referem a meu marido por apelidos e pelo jeito espalharam para todos os desocupados da rua, desse jeito me constrangem, pois quando passo ouço "piadinhas" e risadas dos vizinhos. Não fiz nada a nenhum deles, querem diminuir meu marido, e o pior, são pessoas que conversam, bebem e riem com ele e pelas costas falam mal. Não sei porque tanto ódio, tanto desejo de difamar e ofender.

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde meu nome é Caroline
    estou sendo vítima de uma mulher que é namorada do meu cunhado,
    ela está falando pra pessoas que frequentam os mesmos ambientes que eu , que minha filha não é filha do meu esposo, estou muito constrangida pois as pessoas não me conhecem, tem apenas 1 ano e 10 meses que me mudei pra minas onde casei e tive minha filha,e todos tem esse mal jugamento de mim como se meu esposo fosse um enganado eu uma mal caráter e minha filha um fruto podre de uma traição . Queria prestar queixa e entrar com processo porem as pessoas que ja tiveram coragem de me contar não se propuseram a depor pois são amigos em comum da indivídua . oque fazer por favor?

    ResponderExcluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  77. Oi meu nome é Adonis, bom o que eu tenho adizer é o seguinte, tenho uma colega que tem entre 14-16 anos e que se intitula "Diferente" bom e de qualquer forma é mesmo, semana passada nós estavamos conversando com os colegas e dai uma amiga nossa falou que em um certo país as mulheres tem a preimeira relacão com a presença da mãe, daí eu falei"Imagina isabelly quando for tua primeira vez e se tua mãe acisti-se?" E com isso ela falou "imagina Adonis quando for a tua?" Dai continuamos a falar , não sei como chegamos a um assunto em que não deviamos, e quando ela falou que menina que tinha namorado era rapariga, menina que tinha amizade com outra menina era "Sapatão" lesbica e que menino que fazia amizade com outra menina era gay; isso me ofendeu por que eu adorava fazer amizades com meninas, dai falei na cara dela "E eu acho Isabelly que vc é muito falsa e faz ceninha, vc é assim na sala mais em casa deve ser uma pessoa bem diferente do que é aqui na sala, e compretei "Você é uma atriz", " com isso outras colégas se defenderam, com isso ela saio da sala e ñ veio na sexta, na segunda veio ela e a mãe, diretora veio me chamar na sala dizendo que eu iria ser processado, chegando na diretoria a mãe dela disse o que bem queria comigo e dizendo que sua filha teria passado mau com o que eu teria falado e era verdade foi mesmo, até ai tudo bem comigo , mais quando ela falou que eu iria ser processado e que se a justiça ñ desse um geito o marido dela daria, fui obrigado a pedir desculpa a ela e perante a sala toda com o medo der precessado ou morto. Eu poderei ser processado me ajude!

    ResponderExcluir
  78. Olá Diego !
    Meu nome é Daniela, gostaria de saber como devo proceder com um problema que estou tendo. Uma moça que esta gravida do meu namorado fez um facebook falso somente para me mandar mensagem, me xingando, me difamando, além de ficar falando mau de mim para todos da minha cidade. Estou me sentindo muito mal com tudo isso, por conta dela estar me difamando. Quero saber quais tipos de provas além das testemunhais devo arrumar para ingressar com uma ação contra ela ! Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  79. Faz quase dois anos que não falo com meu ex-namorado e desde então ele vem me mandando solicitações de amizades indesejadas no face book e me atormentando com mensagens querendo voltar comigo, implorando minha amizade, me manda telegramas e eu mando todos de volta e presentes também que mando todos de volta, por mais que eu fale que não quero mais nem a amizade dele ele não para e além de me incomodar e a incomodar minha família incomoda meus amigos com as mesmas mensagens, eu descobri que ele tem problemas ele é sócio pata e ultimamente ele tem mandado mensagens dizendo para Deus me matar e fica mandando mensagens que vai se matar monte de coisas sem nexos e fica falando para meus amigos que quer ter um filho meu para me convencer disso, e diz que eu batia nele sendo que é a maior mentira, atormenta geral e todos que eu conheço chega a ser três cidades me ajude por favor não sei o que devo fazer, adianta fazer BO? como devo proceder??? Ajude-me por favor!!!! Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
  80. Olá sou Aux. de Serviços Gerias hein uma empresa, no mes passado ha Gerente foi mandada embora dai fizeram uma despedida pra ela, nisso algumas das funcionarias perguntou pra mim o porque eu não fui eu respondi por que não me chamaram, e ela (gerente) por sua vez ouvindo a pergunta falou: sabe o que é não te chamaram porque você não tem dinheiro pra pagar aonde a gente foi, fiquei chateada e até com raiva de algumas pessoas, passados alguns dias a supervissora ficou sabendo e chamou as outras meninas e todas elas falaram que quem falou que eu era uma pessoa sem condições pra ir no lugar que elas fora e uma pessoa sem dinheiro foi a tal gerente que falou isso pra todas elas no dia da despedida fiquei muito chatiada pois todo mundo da empresa soube disso e hoje não consigo mais ir trabalhar lá estou com falta atras de falta ea minha supervisora me ligou falando que eu não era mulher suficiente que eu tinha um filho e marido e que eu deveria tomar vergonha na cara e ir trabalhar e ainda falou assim para de ser imatura ela (gerente) nem esta mais na empresa, me ajudem o que eu posso fazer, ela não está mais na empresa mais o constrangimente que ela me fez está me marcando muito, como devo agir nessa situação !!!! Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  81. Boa noite!

    Meu casamento acabou em meio brigas e agressões e tenho dois filhos. Sai de casa há quase um ano e sai da cidade, depois consegui um emprego após 5 anos trabalhando por conta. Hoje depois de tentarmos voltar e ela descobriu onde trabalho e manda mensagens a uma colega de trabalho que tem ligação direta com a minha diretoria, primeiro mandou um decisão do juiz para pagamento de pensão, isso de forma errada, já que nem estava no nome da empresa que trabalho. Isso foi iginorado, já que não veio por vias oficiais.
    Tenho certeza que ela mandará mais, pois tem muito ódio e xinga ofende ameaça e atualmente não deixar se quer eu falar com meus filhos. Neste final de semana, acabei através de mensagens de celular e após receber muitas dizendo que abandonei meus filhos e que não manda dinheiro para eles, o que não é verdade, uma vez que mensalmente mando o que posso e neste mês até foi mais do que costumo e atendo todos os pedidos dos meus filhos. Comecei a responder e agredi-la tambem ao ponto de dizer que ela deu o golpe da barriga e isso deixou ela muito irada e com certeza vira retaliação.
    Ela deverá mandar mais mensagens a minha colega e, o que posso fazer, meu receio é perder o emprego em função disso.
    Me ajude, eu só quero paz e falar com meus filhos. Coisa que não tenho tido, enquanto redigi esta mensagem, ela mandou 15 mensagens me ameaçando.
    O que faço?

    ResponderExcluir
  82. oi tenho 12 anos e meu primo anda dizendo que nao sou virgem e eu sou sim o que devo fazer comtar pro meus pais ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olga, avise a ele para parar, e se ele não parar, conte a seus pais e aos pais dele.

      Excluir
  83. Oi Diego, boa noite!
    Estou em processo de divorcio litigioso e posso entrar com injuria, tortura psicologica, damnos morais? meu ex marido traiu, abandonou eu e minha filha ainda com 1 ano e 2 meses... esta morando com outrap essoa e por meio de emails, mensagens de celular envia mensagens me humilhando como pessoa, mulher, palavras de baixo calão....enfim... me colocando no chão! além de a traição ter sido exposta em rede social...descobri por meio de rede social.... espero resposta.obrigada.

    ResponderExcluir
  84. Olá,

    meu caso é o seguinte, fiz o teste de DNA com o pai da minha filha de 6 meses, e levou 76 dias pro resultado no ministério publico e la deu negativo, mas sei que ele é o pai. falei com ele pra fazermos um novo DNA mas o mesmo se negou dizendo que o dna não pode errar,fizemos de saliva no meio de 300 outros DNA em um dia. no mesmo dia a tia dele que soube o resultado coloco no face assim mesmo HOJE É DIA DE DNA FEST. E sábado eu vou fazer a ressaca.
    Só Alegria!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O DNA nunca Mente.
    e la as pessoas começaram a comentar me difamar, só não citaram meu nome, mas todos sabiam que se tratavam de mim. meu cel não parou de tocar durante uma semana e tive que desativar meu face, sei que ele é o pai, a menina é a cara dele. qual providencia tomar contra ele e a tia dele?

    ResponderExcluir
  85. E se a empresa me ENGANAR e eu postar a minha opinião e teorias sobre ela na Internet? O que acontece comigo?

    ResponderExcluir
  86. fui acusado de injuria e difamação como deve agir ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contrate um Advogado ou procure um Defensor Público e ofereça sua Defesa.

      Excluir
  87. se eu passar por uma rua onde eu moro e alguem QUE EU CONHEÇO OU NAO..gritar de longe "CORNO!!" E SE EU SOUBER QUEM GRITOU TAL PALAVRA ,EU POSSO PROCESSAR ESSA PESSOA?? O QUE SERIA " DIFAMAÇAO??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Injúria. Palavras de insulto são sempre INJÚRIA! ;)

      Excluir
  88. MINHA EX ESPOSA ESTA ME DIFAMANDO POR TELEFONE PRA TODO MUNDO QUE CONHEÇO,FALANDO MUITO MAL DE MIM,E FALA DE ATÉ PROIBIR DE EU TER CONTATO COM MEUS FILHOS,DENEGRINDO MINHA IMAGEM DIANTE DELES.E COM OS PARENTES DELA ELA FALA POR TELEFONE QUE EU NÃO ESTOU VALENDO NADA,QUE SOU UM MONSTRO,QUE SOU DOIDO,E OUTRAS COISAS MAIS ABSURDAS AINDA.TUDO PELO TELEFONE POR QUE ELA TEM UM PLANO DA VIVO ILIMITADO,QUE PODE FALAR COM QUALQUER VIVO DO BRASIL,POR ISSO ELA FALA MUITO MAL DE MIM.FALA MAL DA MINHA IRMÃ TAMBEM. COMO POSSO USAR ESSAS LIGAÇÕES COMO PROVA DA CALUNIA E DIFAMAÇÃO,,,,,,,

    ResponderExcluir
  89. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  90. olá tudo bem,trabalho numa numa rede de supermecado a 9 meses sou caixa do eletro,a diferenca desse caixa para os outros e que la passa garantia estendida,ate ai tudo bem, o procedimento padrao de quando o cliente quer dissistir da garantia e feita uma restituicao. No dia 31 de dezembro um funcionario fez uma no valor de 2383,00 ,eu fiz o procedimento padrao como eu sempre faço,ele nao quis mas a garantia ai foi feita uma restituicao ele fez isso na realidade para poder comprar outros produtos , ate intao tudo ocorreu bem. Do valor q ele comprou a diferença foi de 12,80 e ele me deu em dinheiro..no dia 4 de janeiro a minha chefe me chama p conversar e me chama tambem a chefe administrativa da loja fecharam a porta e me fizeram a seguinte pergunta: no dia 31 foi passado uma garantia no valor de 2383,00 o que voce fez com o dinheiro? na mesma hora eu respondi q dinheiro,por que nao existiu dinheiro esse dia foi só a restituiçao(sao duas folhas no valor da garantia) . ela inventou uma quantia de 68,00 q nunca existiu e queria q eu falasse que eu tinha pego esse dinheiro. o que devo fazer?me senti constrangida, por que ela me chamou de ladra.
    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  91. Insultos como "seu muleque de merda" através de mensagens (nesse caso o whats app) cabe processo de difamação???

    ResponderExcluir
  92. Adorei o post,um menino estava fazendo posts ofensivos no blog dele sobre mim,já mandei um recado a ele se ele não publicar uma retratação eu irei processar ele. Vlw pela dica.

    ResponderExcluir
  93. Uma mulher está mim acusando no face de fica com o marido dela, só q ñ é verdade. O q devo fazer para ela para ela já contou para a familia dela toda, estou muito mal, não sei o q faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode processá-la por difamação. Basta ir a uma Delegacia e noticiar o crime.

      Excluir
  94. Boa tarde, meu nome é Marci e a 7 meses me separei por opção dele (não teve confusão), temos um filho, logo depois eu sai de recife e fui passar uns tempos em natal lá passei 4 meses e voltei pra recife pra trabalhar e pq sei q meu filho precisa conviver com o pai, aqui ja trabalhando me envolvi com um rapaz...e assim começou as ofensas por parte do meu ex q tentou o suicidio, e logo depois q se recuperou do quase enforcamento ligou pra familiares e disse q se eu não "fosse dele, não seria de mais ngm'' eu com medo fui na delegacia da mulher e contei o caso, mas ngm viu a necessidade de prestar um BO pois segundo eles não houve ameaça, ainda com muito medo larguei nesse mesmo dia o emprego e parti novamente pra natal. chegando lá ele ligou dizendo q sequestrei meu filho, q ia na delegacia prestar queixa etc...passou uma semana e percebi q minha conta do facebook fora invadida, ele q invadiu e imprimiu toodas as minhas conversas privadas, com meu atual namorado, algumas conversas bem intimas. Ele as imprimiu e junto a seu advogado trouxe pra todos verem, pra me constranger, diante do meu pai q é extremamente rigido, algumas conversas eu desabafo com relaçao ao comportamento das minhas cunhadas e isso gerou mta confusão, ele tbm ameaçou tomar a guarda do meu bb alegando q eu não era boa influencia, essa confusão, pressão psicologica durou 2 meses, quando eu decidi novamente retornar a recife pra tentar a guarda compartilhada, pq ainda assim sei q meu filho precisa e mto da presença do pai, estamos aqui em recife a 2 meses, só q ele não pára de mandar msg querendo voltar, dizendo q me ama se fosse só isso tudo bem, mas em outras msgs não sei por qual motivo ele começa a me xingar de mta coisa horrível...depois pede desculpas diz novamente q me ama e q xinga por ciumes e fez todo esse inferno pra me ajudar, no que eu não sei, enfim vim aqui saber qual atitude tomar pq hj ele foi além, veio deixar meu filho da escolinha e lá embaixo do predio me agrediu verbalmente, me xingou de mta coisa, e não to mais aguentando...por outro lado ate onde sei, qdo estavamos juntos ele fazia tratamento contra sindrome do panico e tomava remedios, rivotril e outros...Não sei q atitude tomar, estou perdida e agradeço mto o espaço...espero obter uma resposta logo. bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  95. Boa tarde! Bom estou namorando a um ano e três meses e a ex do meu namorado resolveu investigar meu passado, o qual as vezes nem eu gosto de lembrar, muitas coisas tem fundamentos porém outras nunca existiram, mais o fato é que me prejudicam muito no meu namoro na minha vida pessoal e no relacionamento com os filhos do meu namorado e me deixam muito chateada e triste na maioria das vezes. Tenho algumas conversas em face nas quais ela praticamente diz que sou uma drogada o que é uma inverdade e ela vive entrando em contato com meu namorado pra dizer essas coisas e vive procurando pessoas que conviveram comigo no meu passado pra investigar sobre mim, estou ficando sem paciência como posso proceder em relação a isso? Aguardo breve retorno, e agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juridicamente falando, você pode processá-la por difamação.

      Todavia, pessoalmente opinando, aconselho a ignorar isto e viver sua vida, buscando melhorar sempre como pessoa, para que todos possam ver que deu a volta por cima, e que superou tudo isto. Faça sua futuro e seja maior que tudo isso!

      Excluir
  96. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O crime já está prescrito! Não há nada a se fazer. O tempo é essencial no Direito. Perdeu o prazo, perdeu o direito... E também para que ressuscitar um conflito de 6 anos atrás, não é verdade?

      Bola pra frente e siga sua vida! Abçs.

      Excluir
  97. Boa nOite!
    Recentemente, uma ex-vizinho cercou meu pai e disse que Me Viu beijando outro homem no shopping, meu pai que ja havia infartado, passou muito mal. gostaria de saber onde e qual crime se aplica, e como posso processar essa pessoa. desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  98. Bom dia

    Gostaria de uma ajuda em orientação.
    Sou cristã e era casada há 21 anos com um rapaz que também é cristão,só que ele me traiu com a secretária dele e eu descobrir tudo,fiquei arrasada pois ele foi o único homem da minha vida e eu acreditava demais nele.
    Ele me pediu perdão e pediu para recomeçarmos e eu aceitei,só que com muita mágoa e desejo de vingança dentro de mim. Até que um dia me envolvi com o marido da prima dele e esse homem depois disso não me deixou mais em paz,queria morar comigo e eu dizia que não.Até que meu marido soube e nós nos separamos.
    1 ano depois, há um mes atras me encontrei novamente com esse homem por acaso (da minha parte),só que ele havia me seguido e me chamou para conversar,nessa conversa ele fez uma ligação para a esposa dele e deixou o celular ligado.A esposa dele gravou toda nossa conversa e durante essa conversa ficamos calado no carro dele e ele passou para ela que tivemos relação nesse momento sendo mentira.
    A esposa dele mostrou essa gravação para a rua toda onde moro,para a familia do meu ex e para meu ex marido.
    meu ex acreditou em mim,mais a rua toda está comentando isso,estou com muita vergonha e sei que o diabo armou uma cilada para minha vida e eu cai direitinho.
    não tenho mais coragem de ir para igreja,pois já estava firme e sinto que isso tem prejudicado minha vida com DEus.
    sinto vergonha de Deus,da minha familia,vizinhos,e dos meus filhos.
    Ele destruiu minha vida e não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gal.

      Antes de qualquer coisa, preciso lhe dizer que para Deus nada é impossível. Ele pode e tenho certeza que quer restaurar sua vida.

      Todavia, o primeiro passo precisa ser dado por você. Você, individualmente, de forma sincera e verdadeira, precisa se reconciliar com Deus. A partir daí Ele passará a agir em sua vida, e a transformá-la.

      Ore, converse com Deus. Conte-lhe tudo que está passando e tudo o que tem sentido, e pensado. Peça a Deus que te ajude a se reerguer e recomeçar. Mude de atitude. Procure se aproximar de Deus, busque-O como quem busca um tesouro.

      Este é o primeiro passo. Também peça perdão a todos quanto magoou e seja uma Gal diferente. Procure Deus, e tente voltar a ir à Igreja, pois não existe membro sem corpo. Fora do corpo, o membro morre.

      O restante, Deus mesmo se encarregará de fazer! Que Deus te guie e te ajude e mude essa situação. Ele pode todas as coisas, pode jogar o teu passado no mar do esquecimento e te fazer uma nova pessoa!

      Deus te abençoe.

      Excluir
  99. Olá,
    Hoje em desespero procurando uma luz na internet encontrei seu site. Se puder me ajudar ficarei tremendamente grata.

    Desde que me casei, isso fará 3 anos em maio, tenho sofrido com acusações por parte da minha vizinha. Ela dizia que meu marido a olhava, que nós maltratamos nossos cachorros para incomodá-la, que a perseguimos, que caluniamos contra ela, nos chama de endemoniados, homicidas, demônios... ataca nossas crenças, nos chama de indignos de levar o nome de Deus. Procurou casa de amigos nossos para falar mentiras contra nós. Falou de nós a vizinhos. O filho dela entrou nas mentiras também. E o marido que trabalha muito acredita em tudo que a esposa lhe conta. Subimos muros e fechamos toda vista para a casa dela(moramos em terraço), mas as acusações de olhar para ela continuaram mesmo assim.
    Deixamos tudo nas mãos de Deus, pois o tempo mostrou quem estava com a verdade. Mantivemos uma conduta íntegra, e parece que isso só a irritou mais. A muito mais de um ano nem mesmo dirigíamos a palavra a ela mesmo ouvindo todas suas ofensas.

    Ela continuou a inventar mentiras para o marido, dizendo que a caluniamos, que o meu marido a ofendeu, a perseguiu no mercado, e outras coisas. O marido acreditou e ontem pela segunda vez tentou partir pra briga. Meu marido, como da primeira vez, fugiu. Mas dessa vez, por ser a segunda, acionamos a polícia e fomos a delegacia com o marido dela pela tentativa de agressão. Não havia testemunhas neste momento. Mas há testemunhas e gravações em áudio e vídeo das ofensas dela. E de como ela canta gritando colada ao muro da nossa casa para nos atingir.
    Não queria agir, mas já não estou vivendo. Fico com medo toda vez que meu marido sai. Fico nervosa e tenho crises por ter fibromialgia. Vivemos sempre com medo gravando todas nossas entradas e saídas em casa para nos proteger de futuras acusações. Nunca falamos dela, a não ser quando nos era perguntado e precisávamos contar a verdade para nos defender. Buscamos testemunhas apenas quando pensamos em processar. E agora que decidimos processar.

    O que fazemos?

    ResponderExcluir
  100. ola bom dia , a 5 anos moro com um rapaz e temos um filho de 4 anos , sendo que antes do meu filho nascer o pai do meu filho foi mandado embora de seu trabalho e assim começou tudo ele ficou doente e quase morre , ai a mãe dele saiu falando pelos quatro cantos do mundo que eu que deixei ele doente , e sempre trabalhei nunca fiquei parada e o dinheiro que o pai do meu filho pegou na empresa que foi demitido ele investiu no teto que meu pai me deu , conforme ele gastou todo o dinheiro a familia dele começou a dizer que o filho não era dele , ai um belo dia a irmã dele começou a frequentar minha casa e a deixar a filha dela na minha casa pra sair com rapaz ai ela acabou dando em cima do meu irmão que por sinal era casado e no fim acabou se separando da esposa dele pra ficar com a irmã do pai do meu filho , ai que começou o inferno , começaram a falar pra o pai do meu filho que eu tinha um amante , em um belo domingo eles se reuniram e foram na casa do meu sogro e meu irmão e a mulher dele falaram que quando o pai do meu filho ia dormi na casa da vò dele meu ex entrava na minha casa 2 horas da manhã , mas isso é tudo mentira não aguento mais tanta difamação na minha vida , alguém pode me orientar a respeito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crime de difamação. Basta ir numa Delegacia e noticiar o fato ao Delegado que irá apurar o caso e depois, você oferecerá, por meio de Advogado, a respectiva Queixa-Crime.

      Excluir
  101. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  102. olá, eu e minha família fomos difamados pelos nossos vizinhos falando que eu e minha mae somos puta sendo que não somos isso eu queria saber se tem como denunciar isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jhennifer, se eles apenas chamaram vocês assim, o crime praticado foi o de injúria e não difamação. Se eles contaram algum FATO ofensivo sobre a reputação de vocês, aí sim o caso será de difamação.

      Você pode ir numa Delegacia e dar a notícia-crime, é o início. Depois vocês decidem se irão oferecer Queixa-Crime.

      Excluir
  103. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  104. Olá Windsor, no seu texto vc cita "O crime de injúria consiste em insultos, xingamentos, opiniões pessoais. (...). E ainda que a vítima não ouça no momento, mas se vier a ficar sabendo do insulto, isso se caracterizará como crime de injúria. "
    Sobre esta conclusão "Se vier a ficar sabendo", eu gostaria de saber se existe alguma referência publicada a respeito, pois já ouvi dizer que não existe a injúria se ela não for dita pessoalmente para pessoa ofendida, pois seria difamação, tem como tirar essa dúvida e me mandar o amparo? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Morpheus, sua dúvida consiste quanto à consumação do crime. Pois bem, vamos às explicações:

      1º. O crime de injúria não pode se transformar em difamação, na medida em que a difamação consiste na atribuição de fato(s) determinado(s) ofensivo(s) à honra objetiva da pessoa, enquanto a injúria consiste na atribuição de defeitos ou qualidades ofensivas a uma pessoa, sob formas verbais ou físicas.

      Desse modo, ou é a pessoa atribui um fato ofensivo, ou injuria através de xingamento ou atitude.

      2º. É perfeitamente possível a prática de crime de injúria na ausência da vítima, que vem a ser consumado quando a ofensa chega ao seu conhecimento. Tanto é assim, que nesse crime se admite a tentativa, quando ela se dá por meio escrito.

      Resumindo: É possível sim a prática de injúria na ausência da vítima, desde que "se vier a ficar sabendo" (texto acima) por algum meio.

      Abraços.

      Excluir
  105. Olá bom dia.
    Sábado a noite, no meu trabalho, após fecharmos mais não tinha passado a chave na porta que é de vidro transparente uma criança filha de uma mulher que trabalha em frente e que tinha ficado na nossa loja ao longo da tarde, veio correndo e bateu com o rosto na porta e a mesma se abriu causando um grande barulho, eu falei para a criança que já estávamos fechado e ela saiu com a mão na boca, uns 15 minutos depois a mãe da criança entra na loja que estava com a porta fechada sem a chave e se dirigi a mim, com palavras de baixão calão, mandando eu tomar no c... e me ameaçou de agressão, e que não ira fazer isso agora porque estava com cliente, mais que eu esperasse pq ela iria me pegar. ela tava me acusando de maltratar a filha dela e ela viu eu fazer isso quando a menina bateu na porta. eu não tive nenhuma reação pq não esperava isso apenas fiquei surpresa. O que devo fazer? lá tem câmera que filmou isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode processá-la por ameaça. Basta ir numa Delegacia e contar o fato, e depois de feitas as investigações caberá ao Ministério Público denunciá-la.

      Ainda pode processá-la por injúria, na ocasião em que for à Delegacia. A diferença é que depois você mesma, por meio de Advogado, é que deverá propor a Queixa-Crime contra a acusada.

      Excluir
  106. Boa Noite Diego!
    Hoje a mesma mulher entrou em minha loja por duas vezes, ma primeira vez, ela foi ao caixa e pediu a menina o meu nome e o telefone da dona da loja, nesse momento a garota que estava ao telefone não deu, e a mulher falou que eu estava debochando dela, e saiu. Pouco depois ela voltou e começou a contar para as minhas colegas de trabalho o que havia acontecido na versão dela, eu fiquei de costas para ela enquanto a mesma se referia a mim por lixo, merdinha, trapo e farrapo de gente, eu continuei calada. Ela falou que eu não emiti socorro a filha dela e que além disso eu a maltratei, e que ela tem muitas clientes juízas e advogadas. Ela tirou rx da face da menina, tirou fotos e que isso não iria ficar assim, que ela está esperando chegar a sexta feira, para eu ver com quem eu havia mexido. A outra garota que estava fechando o caixa no sábado comigo tentou falar com ela que eu não fiz nada, ela mandou a minha colega ficar fora disso pq ela viu tudo, e que minha colega não tentasse me defender pq ela não estava no momento, mais temos a câmera que contradiz o que ela falou. Estou muito chateada e nervosa com esta situação, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já respondi acima. Caso ela te acuse por um crime, que saiba que você não praticou, tbm pode processá-la por calúnia. Boa sorte, espero que possa resolver logo isso. Abraços.

      Excluir
  107. ola amigo , bom deixa eu te explicar,minha namorada trabalh em uma loja ...desde que entrou la uma menina persegue ela ... bom ae nao é da minha conta... bom o q aconteceu é q essa menina por ironia do destino , estava mantendo contato com meu irmão que é casado rsrsrs, e ela por normas do trabalho falava com ela mas só pelo profissionalismo , ate o momento ...de q ela volto a provocar minha namorada na loja,inclusive nas conversas com meu irmão ...ela ate tirava sarro de mim e dela pra o meu irmão ve se pode cara , só q ela é do tipo de mina q nao presta cara....só fica com homem casado pq sera q ela mantia contato com meu irmão pai de 2 filhos ? rsrsrs e ela tinha varias historias na loja ..historias de traição de sair com caras la proximo do trabalho e etc.... e ela com raiva da minha namorada...falou para meu irmão todas as merdas q ela fez nesse tempo de trabalho la ...só q falo pra ele como se fosse minha namorada que fez tudo aquilo ? entende ? q ela dava em cima dos cliente e etc... tudo q ela fazia e ainda faz....ela falo pra ele q era minha namorada q fazia......e q ela só dava em cima dele ...pq minha namorada q pediu pra ela ve se pode ? ..... acredito eu q ela achava q iria contar tudo isso e meu irmão iria ficar queto neh ? ele veio ate a mim me passo toda a conversa dela com ele .....tudo .... eu corri atraz e resolvi a historia resumindo , ela pelo app do celular whats app,admitiu pra mim q era tudo mentira q ela falo ...com deboche ainda rsrs..mas adimitiu , e tb admitiu pro meu irmão ...mas disse q só a parte de q ela pediu pra ela dar em cima dele ...q era a vdd o resto era tudo mentira ... ate ae .... estava tudo bem , por mim a historia ja tinha esclarecido,minha familia fico sabendo q era tudo mentira as meninas da loja inclusive o dono falo q ela mentiu em tudo q tudo aquilo foi ela que fez ........ mas se passo 2 semanas e ela agora .... volta a provocar ela com indiretas no trabalho e etc... a gerente da loja disse q se minha namorada nao voltar a falar com ela ...ela vai ser mandada embora ....eu gostaria de saber se existe alguma possibilidade de processa-la ... por ela inventar uma historia totalmente mentirosa ...em q eu tenho toda a mentira no meu celular e inclusive ela admitindo q era mentira ....... ela quase acabo com um casamento ...e um namoro .... e minha namorada agora pode perde o seu emprego recém-conquistado tudo por causado pela historia q ela invento .... ela nao presta cara .... é do tipo de mulher que só faz inferno na vida dos outros....só na loja la tem boatos q ela acabo com 3 casamentos ....e dessa vez ela quase acabo com 1 namoro e um casamento rsrs

    ResponderExcluir
  108. Boa noite, moro com uma pessoa a quase seis meses ele não se divorciou da ex dele ainda e em uma discussão entre eles a ex o chamou de ladrão, ela entregava a ele o cartão da pensão dos filhos dela do casamento anterior, para suprir as necessidades do lar e tudo era feito em acordo entre eles. Mas por eu ser nordestina e bem mais jovem que ela a mesma me chamou de "prostituta de beira de estrada", e ainda falou que era meu costume vender meu corpo para sustentar meu filho. Claro que nada disso que ela falou é verídico, pois meu companheiro é honesto e eu tenho um trabalho formal. Posso entrar processá-la ???
    Desde já grata. Flavia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que contratar um serviço particular ou pode ser feito através de defensoria pública?
      Obrigada pela atenção.

      Excluir
    2. Você decide! Pode sim, ser pela Defensoria Pública. Por nada! Boa sorte.

      Excluir
  109. por favor preciso de ajuda urgente porque nao sei o que fazer fui ou era porque pra min ate 2 semanas atras eu era casado mas pelo que fiquei sabendo que pela minha mulher ela ja esta separada de mim a uns 3 anos mas nos nunca conversamos sobre estar separados e e estamos juntos a 17 anos so que pra minha grande decepção descobri por redes sociais que ela ja me trai a 3 anos e tem fotos dela com a outra pessoa estou desesperado pois nao sei que decisão tomar estou de um jeito que nao tenho coragem nem de por os pés para fora de casa pois não e sei e se e so trauma da minha cabeça mas parece que todos sabem disso ja eu eu que sempre acreditei na minha mulher nao sei o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Luciano, o conselho que vou dar não é como profissional do direito, mas como amigo.

      Eu sou contra o divórcio, porque entendo o casamento como algo instituído por Deus. Converse com sua ex-esposa, se possível, amigavelmente e abertamente. E esclareça tudo que está obscuro. Bom seria que vocês reatassem...

      Todavia, se não for possível, já que vocês estão separados mesmo, o ideal é você esquecer de vez o que passou e tentar começar uma nova vida. Seguir em frente.

      Você precisa romper com o passado e prosseguir. Não importa se ela te traiu ou não. Passou. Siga sua vida e não se importe tanto com o que as pessoas falam, porque os humanos são assim, de qualquer jeito eles falam. Quer esteja tudo bom ou tudo ruim, sempre estarão falando de você. Apague o passado de sua cabeça, e busque recomeçar e não repetir os mesmo erros do passado.

      Procure conhecer Deus. Tenho certeza que Ele te ensinará o que deverá fazer sem chance de errar. Um abraço!

      Excluir
  110. Olá, gostaria de uma informacao. sou brasileira e meu "marido" é estrangeiro.Estamos no processo de divorcio e ele me acusa de Borderline. quero muito quando voltar ao Brasil procurar um psicologo para tal e se eu tiver mesmo quero me tratar, porem sem provas ele hoje fala pra todos que tenho essa doenca. Gostaria de saber se posso processa-lo quando eu tiver provas se nao tenho realmente essa doenca, tenho mensagens de celular e email como prova e também a minha amiga que ele tb manda essas mensagens para ela afirmando que tenho Borderline. Desde ja obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será muito difícil para você conseguir processá-lo no Brasil. Mas, poderá, desde que:

      I - Ele entre no Brasil;
      II - O fato seja punível também no país em que foi praticado;
      III - Estar o crime incluído entre aqueles pelos quais a lei brasileira autoriza a extradição;
      IV - Não ter sido o agente absolvido no estrangeiro ou não ter aí cumprido a pena;
      V - Não ter sido o agente perdoado no estrangeiro ou, por outro motivo, não estar extinta a punibilidade, segundo a lei mais favorável.

      Além de:

      I - Não foi pedida ou foi negada a extradição;
      II - Houve requisição do Ministro da Justiça.

      Por estas razões é que acho extremamente difícil você conseguir que a Lei brasileira seja aplicada a ele, até porque, penso eu, depois que vocês se divorciarem, ele não terá mais motivos de vir até o Brasil...

      Mas você pode procurar saber se pode processar ele aí, no país onde moram.

      Excluir
  111. Muito obrigada pela sua informacao!

    ResponderExcluir
  112. Olá Diego , em primeiro lugar quero te dar os parabéns pelo seu blog e pelos seus conselhos aqui.
    Queria que vc me elucidasse numa duvida que tenho. Eu moro numa cidade pequena onde todas as pessoas se conhecem. Só eu e outra pessoa lá temos a mesma profissão e eu trabalho em outra cidade tambem pequena
    Tenho sido difamada em post feitos no facebook, twitter e sabe lá mais onde só que s difamações não mencionam o meu nome, mas referem coisas que quem lê na minha cidade sabe que sou eu. Vou te dar um exemplo. Numa delas a pessoa diz assim no post " essa garota que mora na minha cidade é a maior vaca que já conheci, ela no hospital onde é enfermeira já dormiu com 6 médicos e todos elas casados e até com os pacientes que ela sabe que tem dinheiro ela se mete"
    São esses tipos de post que a pessoa coloca mas nunca fala o meu nome em nenhum deles. Eu queria saber se isso é crime de difamação ou se por não ter o meu nome não posso fazer nada.
    Eu já chorei muito com isso porque as pessoas da minha cidade que leem pensam logo em mim pois lá só existem 2 enfermeiras e a outra tem 57 anos.

    Obrigada pela sua paciência e resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. S. A. Freitas, se você puder provar que as difamações são direcionadas à sua pessoa, você pode noticiar o crime numa Delegacia e depois ingressar com a respectiva Queixa-Crime, por meio de advogado.

      A questão difícil, no seu caso, é associar as difamações à sua pessoa, uma vez que não são explícitas quanto à pessoa a que atingem. Outra questão é também provar que não somente você consegue identificar as difamações como as outras pessoas que a ouvem também conseguem identificar que se trata da sua pessoa, pois a difamação exige que pelo menos uma pessoa além do autor e da vítima tome conhecimento dos fatos ofensivos para que se caracterize a difamação, já que este crime tem como objeto a honra objetiva.

      Se for possível provar, ou se quiser tentar, o primeiro passo é ir a uma Delegacia e fazer o respetivo B.O.

      Um abraço.

      Excluir
  113. Boa tarde! Me separei tem quase dois anos. Mas não eramos casados " no papel". concivemos juntos 11 anos. e desta união demos fruto a duas filhas. nosso casamento começou a ser acompanhado de muitas brigas, chegando a violência. enfim, nos separamos, mas não consensual. E ele hoje tem muito ódio de mim. Minhas filhas ainda estão com ele, pois estou tentando ajeitar minha vida e porque a escola delas em que são bolsita, é perto da casa que constiuimos juntos e que ele me expulsou de casa. Não conseguimos estabelecer PAz. De tempos em tempo ele parece surtar e resolve proferi tdo tipo de difamação. Quando tentamos falar coisas sobre os bens ainda não resolvidos, no qual ele tomou posse de tudo e sobre coisas referente a vida de nsosas filhas , e ele está de "pá virada" resolve proferiri suas agressões. na separação ele me ameaçou de morte diversas vezes inclusive na frente de meu pai. mas tentando a paz , não dei queixa. me arrependi. Td que ele me escreve por e-mail eu deixo guardado. O que ocorre é que ele , quando tentamos conversas sobre a vida das meninas e sobre os fatoa, responde e me ofende. Me xinga de vagabunda, Puta e faz ofensas ao meu atual marido. Dei queixa uma vez ano passdo na delegacia da mulher, mas nada aconteceu. Neste mês ele se irritou com discordâncias e me proferiu xingamentos iguais e maiores. Eu queria saber o que posso fazer para que ele comece a responder pelas ofensas. Pois eu preciso falar sobre a vida de minahs filhas, mas não sou obrigada a aceitar ser xingada quando der na telha dele. Preciso de uma solução. è terrivel e isto prejudica até minha nova relação e a relação com minhas filahs. E ele ainda fala que sou eu a culpada.
    ME AJUDE POR FAVOR.
    sheu.b@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve procurar um advogado e conversar sobre o caso, para que se tome a medida cabível em relação à guarda das suas filhas. Elas poderiam passar um tempo com você.

      Quanto às difamações, é só ir numa Delegacia e fazer um B.O, depois oferecer Queixa-Crime, por meio de advogado ou Defensor Público.

      Excluir
  114. Estou sendo chamado de gay não sendo o que eu faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer insulto ou xingamento de qualquer natureza, sendo verdade ou não se enquadra como injúria. O procedimento é o mesmo em todos os casos de crime: Fazer um B.O. e autorizar a abertura de Inquérito, depois propor Queixa-Crime por meio de Advogado.

      Excluir
  115. Diego,boa noite!
    Sou professor de Educação Física e atuo na área de academia.
    No ultimo sábado(12/04) foi realizado uma reunião onde não concordei com alguma coisas e o proprietário da academia não gostou do meu posicionamento e acabou me demitindo.Até ai tudo bem.Passado um dia,fui ate a rede social(faceboook)(15/04) para deixar uma carta de agradecimento aos meus alunos e alunas,onde momento algum foi tocado o nome del ou da empresa ao contrario agradeci pela oportunidade e foi dada.
    Mas hoje (14/04) meu dei de cara com um MMS mandado pelo meu ex-patrão.

    No texto tinha essas certas palavras:

    "TODO COVARDE, CANALHA USA FACEBOOK P DENEGRIR OS OUTROS,EU QUERO QUE VOCÊ VENHA DIZER NA MINHA CARA SUA BICHA ,FUDIDA. EU VOU CONTINUAR E VC PASSA FOME VAI FUDIDO TO T ESPERANDO CANALHA"!

    Não espera de uma pessoa que se diz empresario em ter essa conduta.

    O que fazer agora,tenho provas ,no meu caso o MMS que ta no aparelho do celular e o print.
    Também o depoimento em que fiz para os alunos e onde prova que não difamei ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crime de injúria. Faça um B.O. numa Delegacia e em seguida, ofereça a Queixa-Crime, por meio de causídico, Advogado ou Defensor Público.

      Excluir
  116. Diego,boa noite!
    Sou professor de Educação Física e atuo na área de academia.
    No ultimo sábado(12/04) foi realizado uma reunião onde não concordei com alguma coisas e o proprietário da academia não gostou do meu posicionamento e acabou me demitindo.Até ai tudo bem.Passado um dia,fui ate a rede social(faceboook)(15/04) para deixar uma carta de agradecimento aos meus alunos e alunas,onde momento algum foi tocado o nome del ou da empresa ao contrario agradeci pela oportunidade e foi dada.
    Mas hoje (14/04) meu dei de cara com um MMS mandado pelo meu ex-patrão.

    No texto tinha essas certas palavras:

    "TODO COVARDE, CANALHA USA FACEBOOK P DENEGRIR OS OUTROS,EU QUERO QUE VOCÊ VENHA DIZER NA MINHA CARA SUA BICHA ,FUDIDA. EU VOU CONTINUAR E VC PASSA FOME VAI FUDIDO TO T ESPERANDO CANALHA"!

    Não espera de uma pessoa que se diz empresario em ter essa conduta.

    O que fazer agora,tenho provas ,no meu caso o MMS que ta no aparelho do celular e o print.
    Também o depoimento em que fiz para os alunos e onde prova que não difamei ninguém.

    O depoimento:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=610415915712385&set=a.107453376008644.21123.100002319473991&type=1&theater&notif_t=photo_comment

    ResponderExcluir
  117. Ola, no domingo teve a festa da minha irmã, na casa da vó dela, eu fui la, e ela ficou me enxendo a festa inteira, quando eu ia tirar fotos com minhas primas ela ficava colocando bala de coco na minha cabeça, ate ai tudo bem, levei na brincadeira. Mais quando foi a hora de ir embora fui pega a caixinha surpresa pras crianças que eu cuido que tinham ido embora antes, e fui guarda no carro, quando voltei tava ela e a filha dela falando de mim pra minha mãe, que eu tinha catado um monte de caixinha surpresa e tal e que tinha faltado pra uma menina que não estava ali, e falou alto e a menina deu presente, fiquei super brava pq eu avia dado presente so que nao levei no local, mais tudo bem entreguei a caixinha numa boa, so que decidi ir embora. E quando cheguei em casa postei no face que tava cansada de fazer tudo que elas querem e tal e mandei uma ir emagrecer e a outras pra parar de roubar as coisas dos outros pois roubar feijão é foda, mais não sitei nome de ninguem, mais não passou 1 hora ela começou me ligar, e eu decidi atender, e ela ja começou a me xingar falando que sabia que aquilo era pra ela e tal, e perguntou aonde que ela tinha roubado, e eu falei que não citei nomes, mais de raiva falei que ela tinha roubado sim e feijão e muitas outras coisas, e desliguei, so que no outro dia ela me mandou msg dizendo que fez um BO contra mim por calunia, e que tinha como provar pois gravou a conversa, ela pode fazer isso? mais ela me ofendeu tambem, oque pode acontecer comigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode. Se for provado que vc acusou ela de roubo sabendo que ela era inocente, é calúnia mesmo. Ofensas, xingamentos configuram crime de injúria.

      Excluir
    2. Você será citada para ter ciência de que existe seu indiciamento como autora de um fato criminoso. Você terá que responder à acusação, por meio de Advogado ou Defensor Público.

      Excluir
  118. Olá, Diego! Por favor, tenho uma grande dúvida, trabalho na mesma empresa a mais de dez anos, a um mês atrás alguém enviou um e-mail anônimo para o sac da empresa, este e-mail dizia que eu roubava a empresa, bom, os diretores da empresa ao me demitirem, me entregaram uma cópia deste e-mail! Bom, vou processar a empresa por danos morais e muito mais, mas quero saber o seguinte, a pessoa que enviou este e-mail, será que eu consigo descobri-la e processá-lo? Digo, tenho apenas a impressão do e-mail, com o link e não o IP, tendo em vista que o provedor da empresa é privado, que o e-mail da empresa é aberto a qualquer cidadão, e que qualquer pessoa pode acessar a internet em casa de amigos, celulares em nome de terceiros, wirelles sem proteção de senha, lan houses sem cadastros, será que apenas com esta cópia do e-mail conseguirei descobrir judicialmente quem iniciou a difamação? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a denúncia foi feita naqueles formulários do site da empresa, dificilmente será possível identificar. Judicialmente, você, na Ação Trabalhista ou de Danos Morais, poderá requerer que a empresa informe o e-mail ou a identificação da pessoa que enviou o e-mail.

      Excluir
  119. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  120. Bom dia
    Namorei um rapaz durante 1 ano, em janeiro de 2014 terminamos, dia 3 de março conheci um outro rapaz, que saímos, fomos a restaurantes, apresentei a cidade, por que ele era de fora, paguei as coisas para ele. Um perfeito cavalheiro, cheio de lábias e gostava de tirar fotos de tudo, mas de mim eu não deixava mas ele sempre tava tirando de surpresa, pedi para pagar as fotos, ele tinha dito que tinha apagado. Acreditei que poderia ser o amor que me faria esquecer o outro. Terminei um relacionamento de 4 vezes de encontro, por que voltei com meu ex. O que aconteceu que esse suposto principe acabou com meu namoro, pois mostrou as fotos para o meu namorado, as conversas de face...tudo. Estou sofrendo, pois estou sendo difamada pela familia do namorado, ofendida, eles esquecem que eu não estava mais namorando, estou a ponto de cometer uma loucura, hoje já passaram pensamentos de suicídio, preciso de orientações.Mais uma vez eu fui iludida pela carência, não importa o que eu faça ou deixei de fazer, mas minha vida não pode ser jogada à boca da lixeira. Ele fala que assume ser um gigolo e que as mulheres velhas tem que bancar tudo para ele...O que faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoalmente falando, aconselho você a esquecer isto e tocar sua vida para frente. Recomeçar e aprender com tudo aquilo que já sofreu e vem sofrendo.

      Como operador do direito, informo que você pode processar as pessoas que estão te difamando pelo crime de difamação. Para isto, basta ir numa Delegacia e fornecer todos os dados necessários para instauração do Inquérito.

      Como cristão, aconselho ainda você a buscar em Deus o amor que todo ser humano necessita, o amor de Pai perdido com a queda do homem e o surgimento do pecado na Terra.

      Que você tome as decisões corretas agora. Deus te abençoe. Abçs.

      Excluir
  121. oi ola sou alexandre e tenho 13 anos estou sendo processado so porque ri de uma publicaçao de um inutil que falava do diretor da escola rir de alguma coisa e crime se fo assim todos que rir tinha que ser processado me respondam bem claro eu nao quero perder minha familia ela e muito importante pra mim ? por favor

    ResponderExcluir
  122. Não se preocupe. Você não pode ser processado, você é menor. O que pode ter te acontecido é a aplicação de alguma medida sócio-educativa. É algo simples e passa. E não tenha medo, você não vei perder sua família. Não vão tirar você da sua família por causa disso. É apenas medo que estão te fazendo, no intuito de evitar que você repita o que fez. Mas fique tranquilo. Tenho certeza que sua família lhe ama e isto é apenas uma experiência para que você aprenda a pensar duas vezes quando for fazer alguma coisa que vá prejudicar outra pessoa.

    Até mais Alexandre, e seja obediente a seus pais e aos professores, e respeite-os, porque eles certamente querem o melhor pra você. Um abraço! ;)

    ResponderExcluir

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...