terça-feira, 21 de outubro de 2014

LIMITAÇÕES VELADAS À CAPACIDADE INTELECTUAL

A censura diz respeito à restrição da liberdade e/ou do conhecimento. Muito utilizada no período da Ditadura pelo governo, atualmente não se ouve falar mais em censura, a não ser aquela mínima legitimada pela moral coletiva, como a que indica o horário da programação televisiva.

Apesar disto, observo que há, talvez não uma censura declarada, mas uma limitação velada ao conhecimento novo, criador, e às novas ideias. 

A impressão que temos é que as pessoas de hoje são mais limitadas, e não podem tecer novos conhecimentos e filosofias. Pelo menos é o que parece quando refletimos sobre a razão de sermos obrigados a colocar referências em trabalhos universitários mesmo quando apenas emitimos nossas opiniões. É como se nossa argumentação, sozinha, não tem valor nenhuma. O valor dela está vinculado ao dos autores descritos ao final do trabalho.

Parece que não é mais possível surgir pensadores natos como nos tempos antigos que, simplesmente eram inspirados, em muitos casos, contrariando a própria lógica do que se esperava dessas pessoas, de acordo com o curso "esperado" de suas vidas, condições culturais, financeiras, até mesmo intelectuais. Quem diria que Einstein era ruim em matemática?

Se alguém tem ideias próprias, novas e é capaz de pensar sem necessariamente consultar outros, por que ser obrigado a tecer teses concordando ou discordando de outros? Não poderá simplesmente expor suas próprias ideias? 

O conhecimento é amplo demais para ser limitado às ideias anteriores de outros! Sempre poderá surgir algo novo. É por causa dos pensadores, dos criadores, dos inventores, daqueles que ousam inquirir, indagar, questionar, criticar, se opor e criar que o mundo evoluiu...

Vale dizer ainda que, até a forma de avaliação das escolas e universidades está errada. Se destaca quem tem mais tempo, melhores condições para estudar e memória melhor. Não se faz uma avaliação realmente capaz de descobrir quem pensa realmente. Uma ideia seria aplicar (considerando alunos de direito) uma prova propondo o desenvolvimento de um mini código com regras ou princípios e observar a capacidade de criação e desenvolvimento da mentalidade jurídica dos alunos. Mas, isto é difícil, até que alguém ouse fazer. Se eu ensinasse...

Enfim, certo é que, enquanto não obrigarem blogueiros a inserir referências em suas postagens, continuarei aqui, expondo meus pensamentos, livre, sem vínculos e espontaneamente!

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