sexta-feira, 22 de agosto de 2014

LAZER, A SOLUÇÃO?

Tenho observado que muitas denominações hoje têm apostado no lazer como forma de atrair e segurar as pessoas na Igreja, sobretudo os jovens e adolescentes.

Não obstante, nunca vivemos uma época em que se via tantas pessoas afastadas ou desviadas, provando que o lazer não produz os resultados que se pensa que ele produza.

O que firma qualquer cristão, seja ele adolescente, jovem, adulto ou idoso, na fé cristã, e consequentemente, na Igreja (parte do corpo), não é o entretenimento oferecido na comunidade cristã, e sim a Palavra de Deus!

A Palavra de Deus foi, é e sempre será suficiente para atrair as pessoas a Cristo e as manter firmes nEle e com Ele. Obviamente, não quero defender com isto, o abandono do lazer, não!

O afirmo é que a Palavra é o fundamento, é a base. Porém, como corpo, é preciso estar em comunhão, em união, em contato. Principalmente quando se trata de jovens e adolescentes. É preciso haver comunhão entre eles. E comunhão se dá através do contato, da parceria, da comunicação.

O que falta hoje em dia em nossas Igrejas cristãs é o investimento no crescimento espiritual dos jovens, bem como investimento em atividades que lhes proporcionem convivência, harmonia e comunhão entre eles, e não só entre eles, mas entre todos os irmãos, afinal, não somos um só corpo?

Entretanto o que se encontra comumente por aí são duas situações extremas: 
  1. Por um lado, Igrejas que, no intuito de arregimentar cada vez mais membros e jovens para sua Igreja, deixam cada vez mais de lado a Palavra e seus ensinos, e investe de maneira pesada em atrações e diversões que pouco ou nada edificam. 
  2. No outro extremo encontram-se Igrejas que nada ou pouco oferecem a seus membros, especialmente aos jovens, no que diz respeito à comunhão e atividades que valorizem e fortaleçam a fraternidade entre eles. 
Os jovens necessitam ouvir a Palavra, aprender com Jesus. Precisam orar, precisam jejuar e se dedicar à leitura bíblica, de outra sorte, não podem ser privados de lazer, de momentos que propiciem comunhão e amizade, tudo de forma sadia, claro.

Observe-se que um adolescente ou jovem quando é submetido à rigidez muito grande, cobranças exageradas, aliada à solidão e privações severas, no que diz respeito a momentos de lazer, acaba por afastar-se da fé, porque o mundo irá lhe oferecer "amigos" e diversão, sendo que no intuito de destruí-lo, porque tais coisas são destrutivas e não sadias.

Já o jovem que vive de lazer, como shows, gincanas, piscinas, festinhas, em detrimento da Palavra, da oração e dos ensinos bíblicos, jamais se firmará, porque não tem raiz e ao primeiro vento, decepção, desentendimento, contenda e/ou conflito com qualquer outro membro, mudará de denominação ou se afastará da fé. Por quê? Não tem raiz! A raiz é a Palavra!

Em meio a essas situações, tão distintas e prejudiciais à saúde espiritual de toda Igreja, mas em especial à dos jovens e adolescentes, o que sugiro é equilíbrio! É preciso haver reuniões de oração, estudo da Palavra, cultos no lar, bem como momentos de lazer, como a prática de esportes, em grupo, em local reservado, como viagens, acampamentos e demais atividades que tragam edificação espiritual e fraternal entre os membros.

Que Deus levante líderes sábios e que voltem seus olhos à Igreja de amanhã, pois, do contrário, não sei que tipo de Igreja e de cristãos teremos no futuro!

Deus abençoe você! 

5 comentários:

  1. Boa reflexão, Diego! Isso é verdade! O que temos observado nas igrejas, nesses últimos dias, é um intenso anseio em promover "mega eventos", que possuem o teor de entretenimento, ao invés de edificação e ensinamento da Palavra. Hoje, o que se busca é estimular os jovens a visualizarem a igreja como um ambiente mais próximo possível do "mundo", e o que não se enquadrar nesses ideais de aproximação é tido como "careta". Eu diria que há uma verdadeira deturpação do evangelho! Nunca se foi tão fácil vislumbramos a figura de Jesus (igreja - corpo - palavra) como um animador. Se a "instituição" (prefiro essa denominação, pois igreja que é igreja busca a Palavra em primeiro lugar) não possuir "atrativos", diga-se de passagem mais próximos da "realidade" do que do evangelho, ela não estará apta para o "mercado" de jovens e adultos (o que ao invés de mercado, dessa competição pra saber qual "instituição" tem mais jovens, é mais atrativa, deveria ser o 'ide' e as ações missionárias de resgate de almas e transformações de famílias). Acredito que muita coisa precisa ser revista. O lazer e o entretenimento fazem parte de nossa vida, principalmente, quando estamos sujeitos à convivência coletiva (que é o caso de quando estamos constantemente na Igreja), no entanto, o corpo de Cristo deve estar buscando e visando o Evangelho, como a única fonte de vida. Sou jovem! Acampamentos, retiros e eventos são mais do que essenciais e necessários em matéria de Igreja. Precisamos disso! Isso é bem-vindo! Mas sabemos que por sermos jovens e termos nossas emoções tão inconstantes (além de todas as nossas limitações como seres humanos), o imprescindível mesmo é aquilo que nos fortalece e nos mantém de pé diante deste mundo tão pobre de sentido: a palavra de Deus e tudo o que dela provém. ;)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Depois de tão brilhante manifestação não ousaria acrescentar-lhe mais nada! Simplesmente verdade! Que Deus continue te usando, sempre e cada dia mais! E que Ele nos ajude e nos ensine a sermos sal que salga em meio a já tanto sal insípido! Deus te abençoe. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Amém, benção! Muito obrigada. Que Deus continue te abençoando e fazendo de você esse vaso de valor. Forte abraço! :)

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente contigo Diego. Acredito que o lazer cristão é um meio de promover aquilo enquanto seres humanos de carne e osso precisamos ao mesmo tempo em que garante um ambiente cristão e saudável.
    A Bíblia nos fala que após a realização do milagre da multiplicação por Jesus, a multidão afluiu em busca de suprimento material e Jesus aproveita o ensejo pra servir alimento espiritual, a palavra pura e simples como ela é, o povo começa a se retirar, porque a verdade é que pessoas carnais são atraídas por coisas carnais, então Jesus interroga os discípulos e Pedro traz a seguinte questão: "Senhor, para onde iremos nós se só tu tens as palavras de vida eterna?"
    A narrativa bíblica deixa claro que a necessidade humana surge e Jesus respeita isso ele conhece e sabe nossa essência, mas a passagem deixa bem claro pelo menos pra mim, que Jesus colocou cada coisa no seu lugar. O motivo da existência da igreja na terra é a pregação do evangelho do reino a todos os povos e não o entretenimento, ainda que se utilize de várias estratégias e meios ( inclusive é possível utilizar o entretenimento como suporte e ferramenta) para isso.
    Lazer e entretenimento podem ser canais muito úteis ao Reino quando bem administrados e com o propósito de promover momentos salutares ao povo de Deus em comunhão mútua e adoração.
    “Quer comais ou bebais façais tudo para glória de Deus” se isto que deve preceder o ensino rouba-lhe a vez é preciso ser repensado pelas igrejas...
    Minha franca, simples e sincera opinião...Bjs,paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Sua opinião é perfeitamente alinhada com a minha! Não havia maneira melhor de ter exposto isto como você o fez.

      Trata-se realmente de uma questão de "interesses" e diferenças, entre carnais e espirituais! E cabe muito aos líderes, sobretudo dos jovens, repensar sobre a edificação que os momentos de "lazer" que tem sido proporcionados aos jovens são realmente edificantes e convergem para a edificação espiritual, maior comunhão ou se são tão somente lazer, sem qualquer edificação, mas só para deleite humano e carnal, que não poucas vezes até enfraquece ainda mais os fracos!

      Ótimo comentário! Adicionou muito ao texto!

      Paz seja contigo, bjs.

      Excluir

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...