domingo, 25 de janeiro de 2015

MATAR OU DAR VIDA?

A Bíblia nos conta a história de um homem que, apesar de todos os rótulos negativos que lhe poderiam ser atribuídos ou ao seu povo, demonstrou com atitudes que ser é muito mais do que apenas dizer ser.

No relato, um viajante é surpreendido por ladrões que lhe deixam quase morto no caminho. Ao avistá-lo, tanto um sacerdote como um levita passam de longe. Um, designado para interceder pelo povo oferecendo sacrifícios a Deus, e o outro designado para trabalhar e manusear as coisas sagradas. Porém, nenhum deles dotado de amor pelo próximo.

Lhes faltava logo o amor, o maior dos sentimentos, o maior dos mandamentos, que subdivide-se quanto ao destinatário: A Deus, sobre todas as coisas, e ao próximo, como a si mesmo. Mas eles amavam mais a si mesmos.

Contudo, o samaritano, desprezado e ignorado pelos judeus, ao passar pelo homem sente compaixão  e o ajuda. Quem sabe, não fora essa ajuda, esse homem teria morrido! Havia dentro dele amor, amor do qual João nos diz que sem ele não conhecemos a Deus, porque Ele é amor (1 João 4.8).

De quem devia fluir amor não fluiu, de quem não se esperava que viesse, veio! Nem sempre as coisas são como esperadas e para confundir, Deus usa os que não são para confundir os que são. O samaritano não era judeu, nem tampouco servia no Tabernáculo ou no Templo, mas seu coração tinha a essência de Deus, pois a Bíblia diz que aquele que diz que o ama e não ama seu irmão é mentiroso (1 João 4.21,22).

O sacerdote e o levita revelaram que tudo que eles faziam, todas as suas obras não passavam de mentiras porque eles não tinham a real ligação com Deus que Ele deseja que todos tenham com Ele. Deus não queria apenas sacrifícios, Deus queria, quer e sempre vai querer uma amizade sincera com o homem, que independa de rituais e sacrifícios que só atestavam o temor e a obediência a Ele. Ele quer a sinceridade de Abel, e não a inveja ou espírito competitivo de Caim!

Tudo isso nos leva a refletir sobre como nós, enquanto cristãos, temos atuado. Será que você ajudaria ou passaria de largo, na mesma situação dos três personagens da história acima contada? Com quem você se parece mais? Como sacerdote e o levita? Ou com o bom samaritano?

Conheço um relato de um jovem liberto das drogas que voltou ao vício depois de ser tratado com preconceito pelos "sacerdotes e levitas" de onde congregava. Quantas pessoas a ouvirem algum boato sobre alguém, ao invés de orarem pela pessoa ou pedirem discernimento para saberem a verdade, procuram exatamente espalhar para o maior número de pessoas possível. E, na maioria dos casos, quando se procura saber são mentiras nascidas da inveja, do ódio, da competição.

Ao invés de falar mal, ore. Ao invés de apedrejar, estenda a mão. Quantas almas sedentas e feridas tem sido impedidas de entrar ou de permanecer na Casa de Deus por conta dos fariseus que dominam o ambiente e fazem suas orações e dão graças a Deus por não serem pecadores como os demais homens, quando na verdade são cegos, pobres, miseráveis e nus! 

Acorde! Jesus nos chamou e nos deu o exemplo para curar, para dar vida, e não para matá-los! Ele veio para os doentes. Aqueles que pensam estar são, como os hipócritas fariseus não precisam. Mas há publicanos pecadores que necessitam, e é para esses que Jesus veio, e são estes que devemos buscar! E o amor deve haver não apenas enquanto tentamos convencê-los a fazer parte da nossa igreja, e depois abandoná-los, açoitá-los e matá-los, não! O amor deve haver em todo o tempo.

Conheço um jovem que se mantém aguardando o tempo de Deus para sua vida, porém, ao recusar um convite de uma jovem aparentemente "bênção" rejeitou porque sabia que era laço e que não era o que Deus tem para ele. Após a rejeição, a menina, assim como a esposa de Potifar assentou em seu coração destruí-lo, acabar com ele. Tem semeado mentiras por onde passa, sendo acreditada por muitos! Um verdadeiro exército se levantou na igreja contra esse moço, no intuito de exterminar sua fé e de matá-lo espiritualmente! Assassinos! Deus irá cobrar de todos os que tem matado ovelhas!

O mais lamentável é que uma jovem, outrora crente, agora se parece muito mais com a pessoa perturbada que um dia, antes de convertida, agredira e mandara uma amiga ao hospital, pois lutava capoeira, tudo porque sua amiga falou com aquele que ela amava. 

Veja, ao invés de ajudar e dar vida às pessoas, de anunciar aos perdidos a salvação e as boas novas, muitos crentes estão reunidos, caçando e destinados a matar outros crentes. Que vergonha, como isto é lamentável! 

Que você, caro leitor, possa ter entendido, a partir deste texto que é muito mais necessário amar, e ajudar as pessoas, ir em busca das ovelhas perdida e anunciar o Evangelho do que está se reunindo para matar outras pessoas, ou denegri-las sem ao menos saber se há alguma porcentagem mínima de verdade no que você está ajudando a espalhar. Sem dúvidas, Deus requererá cada morte que você, por meio de suas palavras causar.

É tempo de oferecer vida, de se reunir não uns contra os outros, mas de nos reunirmos e unidos lutarmos contra as hostes espirituais da maldade e pregar o evangelho, e contagiarmos as pessoas com o real amor de Cristo, se ele for real em nossas vidas. 

Que Deus nos abençoe! Que Deus nos proteja do(s) inimigo(s)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...