quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Vender voto também é crime!

Tem muita gente por aí achando que o político que compra voto é corrupto, e que ele, que vende o voto, é esperto, por receber o dinheiro ou outra vantagem e não votar no candidato. E ainda tem aqueles que vendem um voto em troca de uma "promessa" de vantagem. E aí, quando o político não cumpre com a promessa, vai denunciá-lo.

É a você, que não se sente mal em se vender, em abrir mão de sua cidadania, de seu direito de escolha e decisão do futuro do país, que quero alertar: VENDER VOTO TAMBÉM É CRIME!

Quando um eleitor decide denunciar um político corrupto, para que ele seja realmente punido devem haver provas materiais contundentes que comprovem sua alegação, de forma que é muito difícil haver alguma punição pra esse político. Quero esclarecer, porém, que no momento em que você faz a denúncia de que ele comprou seu voto com a promessa, mas que não cumpriu com a promessa, você mesmo está se denunciando, e será mais fácil você ser punido, por sua própria confissão, do que mesmo o político corrupto que você denunciou. Pois, é crime tanto comprar, como vender o voto! É o que nos diz o artigo 299 do Código Eleitoral, verbis:
 Art. 299. Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita: Pena - reclusão até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa.
A lei é bem clara "dar, oferecer, prometer" diz respeito ao político, mas os verbos "solicitar ou receber" referem-se ao eleitor que solicita ou recebe alguma vantagem para "dar voto".

Não troque seu voto por uma feira, por R$ 20,00 ou alguns tijolos. Quem compra voto está dizendo indiretamente que irá desviar recursos públicos em proveito próprio, senão, porque tanto interesse em ser eleito, se valendo de meios corruptos?

Votar representa exercer sua cidadania! Não troque benefícios públicos por assistencialismo!

Voto vendido, povo vencido! Não venda seu voto!

2 comentários:

  1. É isso ai Diego...
    Voto vendido, povo vencido! Não venda seu voto!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza não! Dignidade e cidadania não se vendem.. Obrigado por nos visitar, será sempre bem vindo(a).

    ResponderExcluir

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...