sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

VOCÊ ACREDITA EM ANJOS?

Você acredita em anjos? 

De acordo com a Bíblia os anjos são assim como nós humanos, criaturas criadas por Deus, para sua adoração e para obedecerem suas ordens. O interessante é que eles, assim como os humanos possuem livre-arbítrio, tanto é assim, que por ocasião da rebelião ocasionada no Céu por Lúcifer, a terça parte dos anjos aderiu à essa revolta e consequentemente também foram expulsos do Céu.

Conforme a Bíblia, há ainda uma espécie de hierarquia angelical, mas não necessariamente definida pela importância que possuam, e sim pela função que desempenham.

Podemos afirmar assim, que o gênero "anjo" subdivide-se em três espécies, que são os arcanjos, os querubins e os serafins. Acredita-se, conforme determinadas correntes teológicas, que exista apenas um arcanjo, a saber, Miguel.

O arcanjo Miguel, segundo estudiosos é o mais poderoso dos anjos, estando no ápice da pirâmide hierárquica, por sua atribuição de guerreiro. Tendo sido ele, inclusive, que Deus enviou para lutar contra o Príncipe da Pérsia, anjo do mal que impedia a resposta de Deus trazida por o anjo mensageiro (um querubim) de chegar até Daniel (Daniel 10).

Não sou teólogo, nem tampouco estudioso da Bíblia, porém acredito que possa haver mais de um arcanjo, pois, em diversas passagens bíblicas a Bíblia fala-nos de Principados e Potestades como se estivesse referindo-se aos equivalentes humanos: reinos e províncias. 

No próprio relato constante do livro bíblico de Daniel fala-se em Príncipe da Grécia, além do Príncipe da Pérsia, como se fossem arcanjos (mesmo nível hierárquico angelical de Miguel), sendo que do mal, bem como fala que Miguel era o Príncipe de Daniel, ou, para ser mais amplo, do povo hebreu. De modo que é notória a presença de certos trechos bíblicos dando-nos a entender que existem divisões territoriais espirituais, como se cada país ou nação na Terra estivesse sob a égide ou domínio de um Principado espiritual. Entretanto, são meras especulações pessoais, sem aprofundamento e sem apoio de teses formais.

Já os querubins são anjos também destinados à guerra, no campo espiritual obviamente, mas que também auxiliam seres humanos em situações excepcionais. Tenho a ciência de diversos relatos de pessoas auxiliadas por anjos em situações de perigo. E, na maioria desses casos, os anjos aparecem em forma humana, assim como acontecia nos tempos bíblicos, conforme em inúmeras passagens da Bíblia.

Segundo o profeta Ezequiel os querubins são seres bastante excêntricos para nossa realidade, pois possuem cada um, quatro rostos e quatro asas, e semelhanças de mãos embaixo de suas asas, conforme Ezequiel 10.21.

Os serafins, por sua vez, são os mais "meigos" dos anjos, se é que assim posso classificá-los, em virtude de sua atribuição contínua de adorarem a Deus tão somente, conforme estudiosos da Bíblia. Em Isaías 6.2 acha-se escrito que os serafins possuem seis asas, das quais, duas utilizam para esconder seus rostos, duas para voar e duas para cobrirem seus pés. 

Os anjos são maiores que os homens em estatura, e conforme a Bíblia, são espíritos ministradores enviados para servir em favor daqueles que hão de herdar a salvação (Hebreus 1.14). Vale ressaltar, contudo, que não se deve adorar os anjos, pois assim como nós, são criaturas de Deus e nossos conservos (Apocalipse 19.10), sendo toda a adoração exclusiva a Deus.

Como cristão, tenho plena convicção da existência dos anjos, pois, há mais coisas desconhecidas entre o céu e a terra de que possa imaginar o homem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...