segunda-feira, 13 de junho de 2011

O SENTIDO DO SÃO JOÃO

Muitas pessoas desconhecem o verdadeiro sentido das festas das quais participam, e no Brasil parece que predomina o desconhecimento sobre o conhecimento. Acontece isso na Páscoa, no Natal, no São João. Coelhos e ovos de chocolates roubam a cena na Páscoa, árvores, Noel e presentes tomam o lugar do nascimento de Jesus no Natal. Com o São João não é diferente.

Afinal, quem já se perguntou qual o verdadeiro sentido do São João? Seria apenas fogueiras, milhos e muito forró? Quadrilhas, bebidas e sexo? Afinal, o que se comemora? Há os que dizem que a fogueira de São João é a adaptação de uma comemoração pagã (isto é, festa de politeístas, não-judeus ou não-cristãos) do solstício de verão, fenômeno físico natural onde ocorre o dia ou a noite mais longa do ano. Outros dizem que a fogueira foi usada para sinalizar o nascimento de João, o que não consta na Bíblia!

Não é novidade, já que é costumeiro da Igreja Católica Romana adaptar festas pagãs às suas comemorações. Mas, seria apenas esse o sentido do São João? Afinal porque o nome São João? João Batista era primo de Jesus, foi sacerdote e profeta, tendo sido ele quem batizara Jesus nas águas. E, certo tempo após o início do ministério de Jesus, aos trinta anos, João foi preso e degolado.

João pregava sobre arrependimento e conversão e chamava o povo a mudar de direção e se voltar para Deus porque o Reino de Deus estava próximo. Ele veio preparar o caminho para o Salvador. Era uma voz a clamar no deserto contra Israel rebelde!

Certa ocasião João disse: "É necessário que Ele cresça e que eu diminua" João 3.30 referindo-se ao seu ministério e o de Jesus. João também afirmou que não era digno de desatar as correias das sandálias de Jesus, como sinal de humilhação e reconhecimento de sua inferioridade.

Ora, conhecendo João pelas Escrituras podemos entender que João jamais aceitaria qualquer tipo de comemoração em seu nome. Era um homem humilde, simples, vestia-se de pele de camelo, comia gafanhotos e mel silvestre. Jamais pretendeu alcançar fama ou sucesso. Seu único objetivo era: Preparar o caminho para Jesus, chamar o povo ao arrependimento e conversão, preparando seus corações à mensagem messiânica.

Que lamentável, uma festa e m nome de João, onde as pessoas se distanciam mais de Deus. A maioria sequer sabe quem foi João, de fato, ou o que ele fazia e pregava. Uma comemoração como pretexto para farra, prostituição, drogas e bebidas! Sem contar os crimes ocorridos nesse período, na festa e na cidade em geral.

Com pesar, pelas tantas vidas que não conhecem e talvez nunca conhecerão, e nem sabem nada sobre quem realmente foi João Batista ou sobre sua vida e ministério,

Diego Windsor.

23 comentários:

  1. Realmente. As pessoas de hoje em dia não tem muita consciência do que fazem ou porque comemoram esse tipo de data. Ainda bem que nós cristãos (verdadeiros) temos um Deus que sempre nos guia para o caminho da verdade!

    ResponderExcluir
  2. Verdade meu irmão. Graças a Deus podemos nos libertos e verdadeiramente livres da cegueira e demais bagagens mundanas. Temos a possibilidade de enxergar as coisas como elas realmente são e refletir sobre seu real sentido, pq com Jesus tudo fica claro. Obrigado pelo comentário. Abração!

    ResponderExcluir
  3. Mentira!!!! comemoramos o nacimento de João Batista, ele e 6 meses mais velho q Jesus, Jesus masceu em Dezembro então joão Batista nasceu em... fassa as contas antes de julgar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E qual o motivo da fogueira? Ainda não conheci ninguém que comemore o nascimento de pessoas com fogueiras, ou reproduzindo a mesma "situação" em que uma pessoa morreu. Bom, não sei tudo, mas que não se trata de simples comemoração de nascimento, isso sim, posso afirmar.

      Excluir
    2. A fogueira foi um sinal q isabel deu maria para achar a ksa onde o menino tinha nascido.. Bom vc ter certeza antes de julgar!!!!

      Excluir
    3. Luan gostei de suas respostas, você pode me dá referencias bíblicas ou um nome de livro exato onde diz que Isabel acendeu a fogueira para Maria achasse a casa, e onde estar escrito que Jesus nasceu em dezembro ? grata.

      Excluir
    4. Gostaria que vc mostrasse isso nas escrituras, pois não tem isso la não

      Excluir
    5. Eu sei que os mortos eles queimavam em fogueiras, e sera que Maria não sabia onde era a casa da prima, pois a escritura diz que Maria foi a te a casa de Isabel não tem nada de fogueira 🔥 nas escrituras

      Excluir
    6. Luan, parabéns pelos esclarecimentos! As pessoas deveriam primeiro se inteirar das verdadeiras informações antes de escrever qualquer coisa, pois o dia de São João é um dos poucos que se comemora o nascimento, e não a morte, de um importante figura para o Cristianismo. E VIVA SÃO JOÃO!!

      Excluir
    7. Luan, parabéns pelos esclarecimentos! As pessoas deveriam primeiro se inteirar das verdadeiras informações antes de escrever qualquer coisa, pois o dia de São João é um dos poucos que se comemora o nascimento, e não a morte, de um importante figura para o Cristianismo. E VIVA SÃO JOÃO!!

      Excluir
    8. Luan, parabéns pelos esclarecimentos! As pessoas deveriam primeiro se inteirar das verdadeiras informações antes de escrever qualquer coisa, pois o dia de São João é um dos poucos que se comemora o nascimento, e não a morte, de um importante figura para o Cristianismo. E VIVA SÃO JOÃO!!

      Excluir
    9. Jandira Nunes Estou contigo! Esclareça meu caro, onde está escrito que Jesus nasceu em Dezembro? Ah! Você também deve acreditar que o papai Noel é Deus por ter barba branca né??

      ACORDA IGREJA.

      Excluir
    10. Esse Luan é tão burro e sem conhecimento que ele fala sobre o nascimento de Jesus com do João dizendo que ele era seis meses mais que o outro,disso vc pode até tá certo, mais a data especifica do nascimento de Jesus não foi em Dezembro... Essa data foi inventada pela igreja dos invencionismo católica romana que trouxe várias culturas pagãs para seu antro...Jesus não inventou nenhuma denominação e sim fundou sua igreja espiritual de todos que os seguiam ou seguem e não um templo cheio de culturas pagãs aonde seus líderes estão na maior requiza do mundo enquanto muitos morrem de fome... Uma denominação que tem até banco próprio com umas das maiores riqueza do mundo(VATICANO) e os papas vivem sendo hipócritas nos seus luxos...sem inflamação em Luan...

      Excluir
  4. A fogueira foi um sinal q isabel deu maria para achar a ksa onde o menino tinha nascido.. Bom vc ter certeza antes de julgar!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo gostaria de saber a onde estar escrito na biblia essa passagem a onde ela acende essa tal fogueira vc pode tira essa duvida para mim ???

      Excluir
  5. fiquei na duvida agora tb... soube q o sao joao era a "comemoração da morte do profeta como vc mesmo sitou acima.... mais qd joao nasceu tb foi acessa uma fogueira como a propria biblia diz... e ai qual é o certo?

    ResponderExcluir
  6. Gostei de seu Blog Diego, você escreve muito bem, mas gostaria de frizar que você poderia não usar tão explicítamente de seus julgamentos próprios. Não é porque você é Protestante, que deve atacar, sem ter a certeza do que está passando a outras pessoas, me desculpe estar expondo isso.

    ResponderExcluir
  7. Você escreve muito bem, porém não concordo com você. Sou católica e estou convicta do real sentido da festa de São João.
    João nasceu antes de Jesus e foi o precursor, foi o responsável de anunciar a sua chegada. Logo que João nasceu, Isabel colocou em frente a sua casa uma fogueira simbolizando que o seu filho acabou de chegar ao mundo. Não comemoramos a morte e sim o seu nascimento, a chegada do Precursor de Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cida, onde esta escrito na biblia q isabel acendeu uma fogueira?

      Excluir
  8. Eu acreditava que comemorava a morte porque nasci em lar evangélico que não se comemorava o São João e já ouvi um pastor dizer que não devíamos comemorar porque o povo do mundo comemora a morte de João Batista, achei macabro demoníaco, porém quando adulto perguntei a um pastor muito estudado em teologia e líder evangélico que que me disse que São João se comemora o nascimento de João Batista e não a sua morte o que não se deve fazer é se embebedar e sexo para fazer não precisa ser em São João não é qualquer dia;Então vamos pesquisar na bíblia se o nascimento de João Batista foi seis meses antes ao de Jesus e se a fogueira foi posta em frente a casa aí sera o nascimento mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Ok, mas que tradição é essa de fazer uma fogueira pra comemorar um nascimento?
    Maria fez fogueira no nascimento de Jesus?
    Se puder responder algo que tenha respaldo nós agradecemos.

    ResponderExcluir
  10. Queridos cristãos, o próprio João batista, no evangelho de João (Marcos), nos mostra a verdadeira excelência do evangelho de Jesus Cristo(Jo.1:15-17), então unidos em torno dessa riqueza,prossigam os olhando para Esse Cristo e, jamais, feriremos um ao outro. Paz!
    Vosso conservo!

    ResponderExcluir

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...