quinta-feira, 21 de junho de 2012

NÃO PULE DO BARCO!


Dentre as incontáveis, belas e marcantes passagens bíblicas, uma delas é a descrita em Marcos 4.35-41, onde se encontra o episódio em que Jesus acalma o vento e o mar.

A Bíblia nos conta que Jesus estava dentro de um barco à beira do mar, ensinando à multidão que ali se reunira para O ouvir. Todavia ao anoitecer Jesus convida seus discípulos para irem até a outra margem do mar (na verdade, um lago), porém ao navegarem rumo ao outro lado, houve uma grande tempestade, de maneira que já o barco era coberto pelas ondas, e se enchia de água. 

Os discípulos, atemorizados, então acordam Jesus, que dormia tranquilamente na popa do barco, perguntando-lhe se Ele não se importava com o fato de estarem perecendo em meio àquela tão forte tempestade. Então Jesus levanta-se, repreende o vento e o mar, e dá-lhes ordens: “aquiete-se, acalme!” e o vento se aquietou e fez completa bonança. 

Em seguida Jesus indaga aos discípulos: “Porque vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?”. E eles ficam maravilhados e ao mesmo tempo atemorizados, perguntando que homem era aquele que até o vento e o mar lhe obedecem. 

Podemos aprender ao lermos esse texto, dentre inúmeros ensinamentos, que, algumas vezes precisamos sair do conforto da beira da praia, seguindo as ordens do Mestre, para navegar em alto e mar, porque há lições que somente em alto mar podem ser ensinadas e aprendidas.

Os discípulos certamente saíram daquele barco mais crentes, com mais fé, mais confiantes no Mestre Jesus. Devemos entender que, por mais assustador que possa ser o caminho que Jesus quer que nós trilhemos, este será sempre o melhor caminho. Ele é onisciente e sempre sabe o que é melhor para cada um de nós. Em Isaías 55.8,9 está escrito que os pensamentos e caminhos de Deus são superiores aos do homem, por isso, devemos deixar Ele nos guiar na nossa caminhada individual aqui nessa vida.

Outra lição que aprendemos é que com Jesus no barco, sempre dá tudo certo, por mais que haja momentos de desespero e aflição, no final, Jesus estará ali para dar o aval, para dar a ordem final ao vento e ao mar, e dizer-lhes: Cala-te. Aquieta-te. Acalma-te! Não importam quão furiosos estejam o vento e o mar na sua vida. Com Jesus no barco, no final, sempre dará tudo certo, porque quando Ele determina, ninguém pode invalidar (Isaías 14.27) e quando age, ninguém pode impedir (Isaías 43.13)! 

Devo ressaltar ainda que, não importa qual grave seja a situação pela qual você esteja passando, não saia de dentro do barco. Por mais difícil que esteja sendo continuar dentro do barco, sendo atingido pelas ondas, e ouvindo a fúria do vento, e sendo sacudido pela fúria do mar, contudo, fique dentro do barco! Pois se dentro do barco com Jesus está difícil, imagine fora dele. 

Muitos há que pensam estar escapando da tempestade pulando dentro do mar, mas não sabem que lá o que lhes espera é a morte. No mar há tubarões, baleias assassinas, arraias venenosas, peixes elétricos, piranhas, lulas gigantes, frio, cansaço. Ninguém consegue boiar muito tempo na água e continuar vivo. É um esforço físico muito grande. O homem sozinho dentro do mar, fora do barco, não sobrevive. 

Por isso, por pior que seja o que você esteja enfrentando dentro do barco, não pule fora dEle, pois em algum lugar do barco, está Jesus, descansando, te ensinando a descansar nEle também, a confiar mais, a ter mais fé, a ser mais valente! Lembre-se: Com Jesus no barco, tudo vai bem! No final é só vitória!

Paz seja contigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...