segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

OS GIGANTES NA BÍBLIA

A Bíblia possui diversos relatos sobre os gigantes em seus livros, sobretudo no Pentateuco e nos Livros Históricos. Um dos mais famosos destes gigantes foi Golias, ilustrado na imagem ao lado. A seguir, a transcrição de alguns versículos que evidenciam a existência desses nossos parentes de tamanho descomunal!

"Havia naqueles dias gigantes na terra (...)" Gênesis 6.4.


"Antes haviam habitado nela os emins, povo grande e numeroso, e alto como os anaquins; eles também são considerados refains como os anaquins; mas os moabitas lhes chamam emins" Deuteronômio 2.10,11.

"Porque só Ogue, rei de Basã, ficou de resto dos refains; eis que o seu leito, um leito de ferro, não está porventura em Rabá dos amonitas? O seu comprimento é de nove côvados [4 metros], e de quatro côvados [1,78 metros] a sua largura, segundo o côvado em uso" Deuteronômio 3.11.

"Também vimos ali os nefilins, isto é, os filhos de Anaque, que são descendentes dos nefilins; éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos" Números 13.33.

"Não foi deixado nem sequer um dos anaquins na terra dos filhos de Israel; somente ficaram alguns em Gaza, em Gate, e em Asdode" Josué 11.22.


"Ora, o nome de Hebrom era outrora Quiriate-Arba, porque Arba era o maior homem entre os anaquins. E a terra repousou da guerra" Josué 14.15.


"Então saiu do arraial dos filisteus um campeão, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo [2,89 metros]" 1 Samuel 17.4.


"Houve ainda outra guerra em Gate, onde havia um homem de grande estatura, que tinha vinte e quatro dedos, seis em cada mão e seis em cada pé, e que também era filho do gigante" 1 Crônicas 20.6.

Ao longo da história também foram descobertos muitos vestígios da existência de gigantes no planeta, como catacumbas gigantes e esqueletos gigantes. Ainda hoje há pessoas que ao redor do mundo que chamam atenção por sua altura e que podem até ser considerados os gigantes atuais! 

Há muitos casos e pessoas conhecidas na atualidade que eram ou são extremamente grandes.Também existem casos que são resultado de doenças e anomalias, mas não se pode negar que um dia pessoas enormes habitaram sobre a terra, com tantas evidências bíblicas e históricas!

Metaforicamente, os gigantes são situações ou pessoas sobre as quais não temos controle, nem podemos enfrentar com nossas próprias forças. Quando isso acontece você não deve desanimar, mas deve, agir com coragem, assim como Davi, que apesar de ser um menino pequeno, se dispôs a enfrentar o gigante Golias e disse: 

E Davi disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou". 1 Samuel 17.45.

Basta confiar no Senhor, sem temer, pois Ele é o que guerreia por nós!

"Não os temais, porque o SENHOR vosso Deus é o que peleja por vós" Deuteronômio 3.22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...