segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

AFINAL, QUEM OU O QUE É O LEVIATÃ?

A palavra Leviatã deriva do hebraico "liwyatan" e é citada na Bíblia algumas vezes para descrever um terrível e grande animal. Mas, que animal seria este? Seria um dinossauro? Um dragão?

"Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto" (Salmo 74.14).

"Tu dividiste o mar pela tua força; quebrantaste as cabeças dos monstros das águas" (Salmo 74.13).

Nas profecias de Daniel e de João são citados animais terríveis com muitas cabeças, mas no caso das profecias de Daniel, o próprio livro explica que as descrições são metáforas usadas para descrever reinos e reis sobre a terra. Contudo, no livro de João são citadas duas "bestas", uma que sobe da terra e outra do mar.

A maioria dos estudiosos acredita que o termo "besta" também são metáforas usadas por João. Mas, estaria João falando metaforicamente, ou nos falando claramente sobre acontecimentos e seres que nós, humanos, hoje, sequer imaginamos que possam existir? Afinal, existem anjos, demônios e muitos mais seres sobrenaturais do que os olhos humanos são capazes de ver, a não ser pessoas que tem visões.

Há outras citações sobre o leviatã: "Assim é este mar grande e muito espaçoso, onde há seres sem número, animais pequenos e grandes.Ali andam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar" (Salmo 104.25,26).

E ainda: "Naquele dia o SENHOR castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão, que está no mar" (Isaías 27.1). Quanto à este versículo, segundo comentário contigo na Bíblia de Estudo Pentecostal "esta linguagem figurada simboliza o mal e o mundo pecaminoso em rebelião contra Deus". 

Apesar disto, podemos levar em consideração que uma metáfora sempre é feita tendo como base um paradigma bem real, exemplo: "Meu pensamento é um rio subterrâneo" ( Fernando Pessoa). Observe que foi usada a expressão "rio" para descrever o pensamento do autor, contudo, sabemos que ninguém tem um "rio" na cabeça, como temos pensamentos, por outro lado sabemos que "rios" existem.

No Livro de Jó encontramos uma descrição mais detalhada sobre o leviatã: "Poderás tirar com anzol o leviatã, ou ligarás a sua língua com uma corda?" (Jó 41.1). Há estudiosos que afirmam ser o leviatã mero crocodilo, mas as descrições dele não são compatíveis com as de um simples crocodilo:

Pele: "As suas fortes escamas são o seu orgulho, cada uma fechada como com selo apertado.Uma à outra se chega tão perto, que nem o ar passa por entre elas. Umas às outras se ligam; tanto aderem entre si, que não se podem separar" (Jó 41.15-17). Neste ponto, poderíamos comparar o leviatã a um reles crocodilo, mas as características seguintes nos impedem de assim procedermos.

Boca e narinas: "Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo saltam dela. Das suas narinas procede fumaça, como de uma panela fervente, ou de uma grande caldeira" (Jó 41:19,20). Crocodilos não cospem fogo, nem expiram fumaça!

Resistência: Se alguém lhe tocar com a espada, essa não poderá penetrar, nem lança, dardo ou flecha. Ele considera o ferro como palha, e o cobre como pau podre. A seta o não fará fugir; as pedras das fundas se lhe tornam em restolho. As pedras atiradas são para ele como arestas, e ri-se do brandir da lança; Debaixo de si tem conchas pontiagudas; estende-se sobre coisas pontiagudas como na lama" (Jó 41.26-30). Crocodilos não são imunes à espadas, lanças, dardos e flechas. Pelo contrário, são facilmente capturados pelo homem com uso destas armas.

Incomparável (entre os seres criados): "Na terra não há coisa que se lhe possa comparar, pois foi feito para estar sem pavor.Ele vê tudo que é alto; é rei sobre todos os filhos de animais altivos" (Jó 41.33,34). O crocodilo não é incomparável assim, enquanto animal! Hipopótamos vencem crocodilos. Leões os matam. Tubarões os atacam! Ele não é rei sobre os fortes animais. 

Então, o que seria o leviatã? Um dragão? Já que cospe fogo... Pois, afinal, de onde surgiram as lendas sobre dragões? De repente, do nada, as pessoas decidiram fantasiar histórias envolvendo seres que cospem fogo desde a antiguidade, em várias partes diferentes do mundo? Não podemos afirmar nada categoricamente!

Na natureza, há um besouro chamado "besouro bombardeiro" que é capaz de cuspir líquido a temperaturas superiores a 93º centígrados! Incrível, não? Também há descobertas paleontológicas que indicam que alguns dinossauros poderiam ter a capacidade de armazenar produtos químicos em seus crânios. Dentre estes, está o plesiossauro. Seria o leviatã um dinossauro que cuspia fogo?

A Bíblia cita "dragões" em diversas ocasiões, vejamos duas delas: 

"Irmão me fiz dos dragões, e companheiro dos avestruzes" (Jó 30.29).

"Filho do homem, levanta uma lamentação sobre Faraó, rei do Egito, e dize-lhe: Eras semelhante a um filho do leão entre as nações, e tu foste como um dragão nos mares, e ferias os teus rios, e turbavas as águas com os teus pés, e sujavas os teus rios" (Ezequiel 32.2). Neste versículo, Deus compara Faraó a um dragão, e cita as características deste "feria os rios, turbava as águas, sujavas os rios". 

A palavra hebraica original a qual foi traduzida por dragão no versículo acima, também em outros trechos da Bíblia foi traduzido como "baleias" ou "monstros marinhos", mas ainda assim, as características deste ser citado por Deus nos dá a ideia de um ser terrível e feroz, o que não é comum do feitio das baleias.

E, para deixar o tema ainda mais misterioso, foi descoberta uma pintura indígena de uma tribo australiana, os Kuku Yalanji, datada de 100 anos antes da chegadas dos ingleses na ilha, onde se veem os nativos lutando ou caçando um animal semelhante ao plesiossauro como conhecemos hoje, através dos fósseis encontrados. Vejam a figura abaixo:

Plesiossauro virtual e pintura indígena feita por integrantes da tribo Kuku Yalanji.

Mera coincidência? Ou evidências claras da existências de "monstros marinhos" desconhecidos?

Também em 1977 na Costa da Nova Zelândia, foi encontrada, pelo navio pesqueiro japonês Zuiyo Maru, uma carcaça enorme e bastante incomum, que pesava mais de 2.000 kg, indicando ser a possível carcaça de um plesiossauro. 

Para apimentar ainda mais os rumores da existências desses monstros marinhos, há a antiga lenda do monstro do Lago Ness que, segundo historiadores, tem sido avistado por diversas pessoas desde a idade média. Mito ou realidade oculta?

A verdade é que existem mais coisas entre o céu e a terra do que as que os nossos olhos conseguem ver e nossa mente consegue imaginar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...