sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

IGREJA ATUAL E A PALAVRA VIVA

Apóstolo Paulo pregando.
Vivemos os últimos dias da Igreja do Senhor aqui na Terra, e como bem sabíamos, e já tínhamos sido alertados pela Palavra de Deus, temos nos deparado hoje com um evangelho raquítico e uma igreja (visível) decadente espiritualmente, onde o material e as bençãos tem ocupado o lugar e a primazia da excelência de Cristo e de seu sacrifício na cruz por nós.

As pessoas não querem mais ouvir o verdadeiro evangelho, porque a verdade lhes dói, uma vez que vivemos tempos em que as igrejas evangélicas tem se tornado muito mais um passatempo ou um clube do que mesmo um lugar de adoração a Deus. 

Por isso, as pessoas querem ouvir aquilo que lhes agrada, que lhes massageia o ego, ao invés de preferirem a verdade, que apesar de doer, mas sara. O apóstolo Paulo sabendo que isso aconteceria, já alertava Timóteo em sua segunda carta a ele dizendo: "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas". 2 Timóteo 4.3,4.

Por causa disto, vivemos em tempos difíceis, onde há escassez do evangelho genuíno, e sobejamento de fábulas e histórias nos púlpitos das igrejas. Paradoxalmente, também é o período onde mais pessoas tem se dedicado ao estudo das Sagradas Escrituras, fazendo cursos e se aperfeiçoando intelectualmente. Então, o que está errado? 

A verdade é que o conhecimento tem abafado a glória de Cristo. Os pregadores começaram a se corromper, a cobrar pelo que fazem, a querer promoção própria e a se exibir nos púlpitos. Vivemos num século onde as pessoas anunciam as curas que supostamente irão realizar em tal e em tais lugares. O evangelho sendo usado para sucesso pessoal, senão vejamos o que nos disse nosso irmão Paulo:

"Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais". 1 Timóteo 6.3-5.

O conhecimento tem gerado orgulho. As pessoas parecem não orar mais para Deus lhes dar a mensagem. Parecem que sabem demais, e por isso, não precisam mais orar. Muitos há que nem mesmo leem mais a Bíblia, porque os livros de estudos são suficientes para lhes ensinar mensagens pré-fabricadas, prontas para o consumismo do século XXI. A igreja verdadeira, a invisível, tem sofrido com isso.

Nos parece que antes, quando as pessoas tinham mais conhecimento e eram mais dependentes de Deus, o poder de Deus fluía mais. O Espírito se movia mais no meio do Seu povo. Hoje, muitos pregadores, por se acharem auto-suficientes, deixam o Espírito de lado, esquecendo-se de que é Ele quem faz, quem age, quem opera, quem convence, quem salva, quem cura, quem batiza, e que sem Ele, nada somos.

Paulo nos deixou o exemplo, de que o evangelho não é simplesmente "palavras eloquentes", mas é poder de Deus, porque o poder de Deus sobre nossas vidas, a presença de Deus sobre o ser humano, o capacita a pregar, talvez não de acordo com a linguagem e a postura dos grandes pregadores, que precisam, muitas vezes mudar até a voz para falarem, mas o capacita a pregar com ousadia, intrepidez e inspiração do Espírito:

"E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. 
A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus". 1 Coríntios 2.1-5.

De nada valem palavras de sabedoria humana, sem a presença marcante do Espírito em nossas vidas. Sem a presença dEle, a reunião não passa disto, simples reunião. Mas onde há a presença dEle, existem curas, milagres, batismos, salvação, libertação, transformação, arrependimento, perdão, amor, paz, e é disso que a Igreja de Cristo necessita e carece nestes últimos dias, porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e não volta vazia!

Que Deus nos ajude a sermos humildes, simples, em toda a nossa maneira de ser, entendendo que tudo é dEle, por Ele e para Ele, falando dEle para as pessoas com amor, humildade, simplicidade, mas com muita unção e poder do alto. E que o Espírito nos impacte com seu poder, antes do arrebatamento, para que possamos subir aos Céus como Elias, rodeados de fogo, alegres na presença do Grande Deus dos Céus!

Que a paz do Senhor Jesus esteja contigo, em todo o tempo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...