segunda-feira, 29 de outubro de 2012

AFINAL, ONDE ESTÁ A FELICIDADE?

Afinal, onde encontrar a felicidade. Onde ela mora, onde ela está, como encontrá-la? 


"Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive" Eclesiastes 3.12.

Consoante o Aurélio o termo felicidade significa "qualidade ou estado de feliz". Mas, cada um de nós sabemos muito bem o que é a felicidade. O problema está exatamente no "onde encontrá-la", "como encontrá-la" ou "o que fazer para possuí-la".


As pessoas vivem procurando-a. Procuram-na nas pessoas, no dinheiro, nos lugares, nas religiões, nas ações... mas poucos são os que encontram a real felicidade. Simplesmente porque ela está tão evidente, mas tão patente, que as pessoas se recusam a aceitar que seja tão simples assim obtê-la, por isso, continuam a buscá-la nas mais diversas e variadas coisas.

Há os que procuram na ciência, na razão, no intelecto, são os intelectuais, cientistas e assemelhados. Há os que procuram nas religiões, no ocultismo, na magia. Há os que procuram nos prazeres físicos, como no sexo e nas bebidas e drogas. Há os que procuram nas pessoas, nos relacionamentos. Há os que procuram no trabalho, na profissão. Há os procuram na fama, no sucesso. Há os que procuram no dinheiro... Mas, infelizmente, eles não encontram...

Isso acontece porque a felicidade vem de estar reconectado com suas origens. Uma árvore não sobrevive sem raiz. Assim, a felicidade não sobrevive sem sua "raiz". Podem até existir momentos de alegria. Mas felicidade só tem quem tem raiz.

O ser humano foi criado à semelhança de Deus. Para ser feliz. Deus deseja que sejamos felizes. Mas, infelizmente, o pecado, na forma da desobediência dos primeiros humanos (Adão e Eva) contaminou o homem, e interrompeu a comunhão perfeita que havia entre Deus e homens. A partir de então o mal começou a surgir. O homem não foi criado para fazer o mal, mas para fazer o bem e ser feliz. O pecado trouxe consigo a infelicidade, bem como todas as demais características más do homem. 

A partir da quebra do elo inicial entre Deus e o homem, surgiu a maldade, a inveja, o egoísmo, a intriga, a contenda, a falsidade, a hipocrisia, a mentira, a cobiça, a fofoca, a difamação, o amor ao dinheiro, a morte... E todas estas coisas causam mal e geram infelicidade. 

Por isso, para ser feliz, o homem precisa ser bom, fazer o bem, ser solidário, ser empático, ser amoroso, benigno, misericordioso, paciente, pacífico, alegre, manso, moderado. Precisa entender que para ser feliz, basta voltar às origens. Ser o humano que Deus idealizou na "criação". 

Todavia, para conseguir se tornar como Deus idealizou e preciso da ajuda de alguém, e esse alguém chama-se Espírito Santo de Deus. Ele é Deus. E para que Ele possa ajudá-lo, também se faz necessário religar o elo perdido com Deus. Elo esse que só pode ser restabelecido quando nós humanos, reconhecemos que o sacrifício de Jesus, filho de Deus, foi por nossa causa, para mais uma vez, possibilitar ao homem se aproximar de Deus. 

Por isso, por mais que procure em muitas coisas, em muitos prazeres, não vai encontrar. Mas quando religar seu elo, sua comunhão com Deus e voltar a praticar o bem, se doar para alguma causa nobre, estar em plena amizade com Jesus, você encontrará a felicidade, pois o vazio que há na sua alma, é do tamanho do Jesus e só Ele pode preenchê-lo. 

Paz seja contigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...