segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

POR QUE O PODER PÚBLICO NÃO FUNCIONA?

Por que nossas Instituições Públicas são tão precárias e ineficazes, o que falta?

É comum chegarmos a órgãos públicos e esperarmos vários minutos enquanto os funcionários, desocupados, tomam seu cafezinho e conversam sobre vidas alheias.

Quando se precisa de algum serviço prestado ou regulado pelo Poder Público, esperamos horas, dias, meses, anos. 

Parece que se tornou normal a existência de funcionários desidiosos nas instituições públicas. Mas por que isso acontece? A inércia e a acomodação parecem tomar conta dos funcionários públicos. São pessoas desmotivadas e insatisfeitas com suas atribuições.

A grande verdade é que no Brasil a maioria dos cargos públicos são preenchidos através de concursos. Concurso mede capacidade intelectual, conhecimento, mas não mede competência e dom de liderança. O problema do Poder Público é a ausência de bons líderes. Pessoas com verdadeira capacidade de exercer liderança, bons administradores e estrategistas. Pessoas com o jogo de cintura necessário para resolver problemas.

Pessoas que diante dos desafios os enfrentem com intuito de resolvê-los. Pessoas que tenham a criatividade e o dinamismo necessário para ao invés de empurrar sempre os problemas para outros, se coloquem na posição de solucionadores deles e os resolvam. Pessoas com a autoridade necessária para fazer valer suas ordens dentro da instituição que chefiem, que tenham o ideal de mudança e de eficiência. Que tenham a persistência e o otimismo necessários para acreditar que o Poder Público não precisa ser um fracasso, pois tem potencial para ser melhor do que as entidades privadas. Pessoas que mexam-se, que saiam da inércia em que se encontra mergulhado o Poder Público de nosso país!

É preciso cobrar mais daqueles concursados que vivem se lamentando, indivíduos não poucas vezes obesos de tanto comer e descansar, que diariamente reclamam da própria sorte enquanto há tantos outros iguais passando fome em diversos lugares de nosso país, da África e do mundo. É preciso que líderes competentes cobrem mais, exijam serviços e resultados do trabalho dos agentes públicos. O Poder Público pode ser eficiente, trata-se apenas de uma questão de administração e organização, que exige por sua vez, pessoas com dom de liderar.

É uma vergonha observar tanto desrespeito à dignidade e à cidadania das pessoas. Exemplo clássico, comum e cotidiano da inércia do Poder Público é o desrespeito perpetrado por empresas de telefonia móvel em nosso país. Diariamente essas empresas rasgam o Código de Defesa do Consumidor e ferem os direitos dos cidadãos brasileiros, sem que o Poder Público mova "um dedo" para resolver isso. Elas descumprem descaradamente leis, regulamentos e demais normas editadas pelas entidades estatais. O que andam fazendo os Promotores de Justiça do Consumidor? Por que os órgãos competentes do Judiciário não multam e não caçam o alvará de funcionamento dessas agências e lojas, fazendo valer as leis de nosso Município, Estado e País, demonstrando assim que o Estado (Poder Público) está no controle?

É de se parabenizar a iniciativa do Estado do Rio de Janeiro retomar uma área por anos dominada por um Estado paralelo. E, mesmo assim foram precisas décadas para que isso acontecesse.

O Brasil precisa de líderes, verdadeiros líderes, que não sejam mais uns concursados, mas pessoas competentes que façam a diferença no exercício de suas atribuições. Só assim o Poder Público brasileiro poderá sair dessa desídia, ineficácia e lerdeza em que vive mergulhada.

Um comentário:

  1. Sei que exagerei na quantidade de repetição da palavra "pessoa", mas isso foi unicamente no intuito de ressaltar que o problema do Poder Público está nas pessoas! Ou melhor, na ausência de competência dessas e incapacidade de administrar bem, liderar!

    ResponderExcluir

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...