quarta-feira, 19 de março de 2014

POR QUE NÃO COMER SANGUE?

Comer ou não comer? Eis a questão! Vejamos o que a Bíblia diz a respeito: 

Em Gênesis 9.4 está escrito: “a carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis”. 

É importante frisar que, nessa época, todos os animais eram passíveis de servirem como alimento para o homem, sem nenhuma exceção, como pode se notar a partir da leitura do versículo anterior ao versículo acima transcrito (Gn 9.3), o que coloca por terra a ideia de que, isto era na “antiga aliança”, pois no contexto do texto acima, ainda não havia sido estabelecida distinção entre animais “puros e impuros”.

Vê-se que Deus vedou expressamente o consumo de sangue. Já em Levítico 3.17, Deus reforça a proibição dizendo: “Estatuto perpétuo será nas vossas gerações, em todas as vossas habitações: nenhuma gordura, nem sangue algum comereis”.

Para quem precisa de provas de que a recomendação é válida para a Nova Aliança, encontramos em Atos 15.20 e 29, o seguinte conselho de Tiago: “Que vos abstenhais... do sangue...”. Também encontramos o mesmo conselho no capítulo 21, versículo 25 do mesmo livro. 

Percebemos ao ler a Bíblia que Deus em todas as épocas proibiu expressa e veementemente o consumo de sangue como também de carna sufocada e comidas sacrificadas aos ídolos. Por este motivo, entendo que não é bom, nem saudável comer sangue, primeiro por obediência a Deus, segundo, porque se Deus proibiu é porque não devemos comer este tipo de alimento. Ora, a variedade de alimentos é tão infinita no mundo, por que então comer justo o que Deus proibiu.

Particularmente, não como sangue, e se alguém me perguntar se é certo ou errado comer sangue, certamente irei responder que é errado. Assim penso. Todavia, não pretendo impor meu pensamento. Se existem cristãos que, ao contrário do que a própria Bíblia diz, insistem em comer sangue, resta-me deixar que Deus o julgue.

Levo em conta, num caso como este, também a tolerância e o amor entre os cristãos. Paulo recomenda que aquele que come “não despreze o que não come” nem tampouco “o que não come não julgue o que come” (Romanos 14.3), ressaltando que “cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” (14.12). Logicamente, "o que come e o que não come" se refere aos animais puros e impuros, cuja diferença Deus já tinha eliminado quando deu a visão a Pedro (Atos 10). Podemos ver que o termo "comer" se refere a todos os animais, os puros e os impuros. Todavia esse "comer" não se estende a comidas sacrificadas a ídolos (Apocalipse 2.14,20), nem carne sufocada, nem sangue. 

Mas... Paulo ainda nos ensina que “se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor” recomendando-nos que não destruamos “por causa da... comida aquele por quem Cristo morreu” (14.15). 

Isto significa que não devemos julgar os que comem ou os que deixam de comer, mas que devemos andar em paz e em comunhão uns com os outros, de maneira que não causemos o tropeço, o escândalo ou o enfraquecimento da fé do irmão (Rm 14.13,21). Se os que comem estão pecando, que deixemos que Deus acerte as contas com eles. 

Isto posto, resta-nos transcrever apenas o conselho de Paulo e deixar que você mesmo decida se deve ou não comer sangue. Todavia, como já dito, creio que se Deus recomendou "não comer sangue" em toda a Bíblia, é porque realmente não será bom comer, porém, não desprezo aqueles que comem, pois cada um dará conta de si mesmo e para Deus é que come ou deixa de comer...

“Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come, está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado” (Romanos 14.23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...