quarta-feira, 5 de março de 2014

QUANDO O CONHECIMENTO SE TORNA PERIGOSO...

Antes de expor meus pensamentos se faz necessário dizer que não sou estudioso da Bíblia, bem como nunca cursei cursos de Teologia. Falo como um observador, como um ser com capacidade própria de pensar, apenas.

Tenho observado que, hodiernamente, muitos cristãos tem procurado conhecer cada vez mais a Bíblia e suas revelações. Mas, nessa busca frenética, tem perdido tesouros importantes pelo caminho.

É que na busca pelo conhecimento, muitos tem esquecido o relacionamento com Deus. Depois de ampliarem seus estudos, esquecem que o cristão deve ter, não apenas uma religião e conhecimento sobre ela, mas, sobretudo, relacionamento com o Deus a quem professa.

E não são poucos os que tornam o que deveria ser benéfico em algo prejudicial para sua saúde espiritual. Aos poucos erigem a “teologia” como um ídolo. Passam a considerar os livros teológicos imprescindíveis e superiores às Sagradas Escrituras. 

Transformam o conhecimento da Palavra em seu ídolo. Dão mais ênfase ao conhecimento do que ao próprio Jesus. Festejam a pesquisa mais do que o fazem com o pesquisado, valorizam mais o conhecimento humano do que o conhecimento de Cristo.

Os que assim procedem se tornam pessoas confusas, sem capacidade própria de pensar. Para eles o que um teólogo influente disser, é lei, acima da Bíblia, sem refletir na autenticidade e conformidade do que foi dito à Palavra. E ainda distorcem, a seu bel prazer, as afirmações desses estudiosos da Bíblia, de acordo com sua forma de pensar e agir. 

Outros ainda usam o conhecimento adquirido para zombar e criticar outros, os que têm menos conhecimento ou para o usarem em infindáveis vãs discussões, que a nada levam. Tornam-se orgulhosos, soberbos, presunçosos, considerando-se superiores, se possível, até mesmo aos próprios escritores da Bíblia, os reputando como fracos. Esqueceram do fruto, composto por suas nove virtudes. 

Como bem comentou o Pr. Paul Washer, muitos daqueles que buscam o conhecimento teológico, desejam o conhecimento que os homens de Deus do passado tinham, mas esquecem de imitar a vida piedosa que eles tiveram também. Busquem ter o conhecimento que os grandes escritores e pregadores brasileiros e estrangeiros tem, mas também imitem a simplicidade, a piedade e a humildade que eles tem.

Quando conhecemos uma pessoa, é natural no decorrer do tempo, nos tornarmos a cada dia mais íntimos e conhecermos cada vez mais sobre aquela pessoa. Não é diferente com Deus. Mas, me parece que, muitos têm pulado a parte do relacionamento com Deus no afã de descobrir Deus apenas pelo intelecto, e não pelo relacionamento de Pai e Filho, através da vida cristã.

Muitos sequer leram toda a Bíblia, mas leem e consideram espetaculares os livros dos grandes avivalistas e reformadores da Igreja. E o interessante é que quando conhecemos a vida desses grandes homens de Deus, do passado, percebemos que eles não se importavam muito em fazer tudo baseado nos livros de outros homens de Deus que os antecederam, mas simplesmente colocaram em prática a Bíblia, levando uma vida piedosa e de intimidade com Deus.

O próprio Paulo, em 1 Coríntios 2.1-5, disse: 

“E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus”.

Não se engane, a teologia, por si só, não é capaz de revelar Deus em sua plenitude, e se o Espírito Santo não lhe abrir os olhos, você, mesmo vendo, jamais conseguirá entender e enxergar com clareza as verdades e as maravilhas das Sagradas Escrituras.

Estude a Bíblia, busque o conhecimento, faça teologia, mas antes pondere suas motivações para o fazer. Será para ter um pouco mais de conhecimento, que irá te ajudar a entender melhor a Bíblia ou será que é para sua vanglória? 

Além disso, aconselho que estude, mais que jamais, nunca, deixe que o desejo pelo conhecimento se torne maior do que Jesus em seu coração! 

“E nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos” Atos 4.12.

O objetivo do texto não é criar discussão e discórdia, nem qualquer animosidade entre irmãos, assim sendo, só faça comentário, cordial e educadamente, se o mesmo for edificante, e acrescentar conhecimento ao texto. O autor.

2 comentários:

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...