sexta-feira, 6 de junho de 2014

OS ÍMPIOS NÃO PREVALECERÃO SEMPRE!

"Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios. Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força. Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens. Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno. Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar. São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente (...) Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas". (Salmos 73.2-12). 

Este salmo da família de Asafe discorre sobre como, por um período de tempo determinado, os ímpios prosperam e se sobressaem sobre os justos. Eles parecem se safar de tudo! São mentirosos, são fingidos, são falsos, são dissimulados, e mesmo assim, conseguem muitos amigos (ingênuos), até que os amigos vejam quem realmente são, o que pode durar muito tempo! Além disso, pessoas de caráter assim costumam se unir, formando um ninho de corrupção, mentiras e falsidades, umas para com as outras. 

E quem, sendo justo, nunca se deparou nem foi perseguido por pessoas assim? E elas estão em todos os lugares! Nas nossas casas, nas escolas, na vizinhança e nos ambientes de trabalho, e até mesmo nas Igrejas!

Elas são dissimuladas, elas mentem e fingem para se dar bem. Elas difamam, criam divisões, contendas, formam uma imagem completamente diferente da realidade, criam uma farsa e se revestem de máscaras, de acordo com o momento e a conveniência. Elas são muito simpáticas, mas quando você virar as costas elas te apunhalarão com violência! 

Estas pessoas não possuem empatia, nem misericórdia. Aparentemente são seus amigos, mas se você cair numa desgraça, elas serão as primeiras a se virarem contra você e te pisarem e gritarem: Crucifica-o! Elas são terríveis, e geralmente são puxa-sacos das pessoas mais influentes ou que estão na liderança, seja do que for. 

Pessoas assim são muito mentirosas e são capazes de dizer qualquer coisa para se dar bem e prejudicar alguém. Quando sentem inveja de alguém, inventam muitas mentiras, que são ditas às escuras, à traição, enquanto distribuem risos para você, quando te veem. 

São dissimuladas e nunca falam nada na sua frente. Mas, basta você virar as costas e elas te matarão com a língua! São fingidas e adoram fofocar, falar baixinho, e fomentar contendas e divisões. São malignas e sempre desejam o mal alheio. São indescritivelmente malignas, mas por incrível que pareça, conseguem se safar e se dar bem. 

A aparências delas é de santidade. Quem as vê pensa que são as pessoas mais simpáticas e bondosas que já conheceram. Se enganam! São pessoas negras mascaradas! 

Criam farsas, e constroem um verdadeiro império, enredado de mentiras. Preparam armadilhas e fazem de tudo para destruir aqueles que se tornam ameaças, por serem "melhores" do que elas (seja em que for). 

Não medem esforços, e a Bíblia fala dessas pessoas em muitas passagens, uma das mais interessantes encontra-se em provérbios, a seguir:

"O homem mau, o homem iníquo tem a boca pervertida. Acena com os olhos, fala com os pés e faz sinais com os dedos. Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas. Por isso a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura

Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmão" (Provérbios 6.12-19).

Asafe, autor do Salmo acima, começou a olhar para a prosperidade destas pessoas e quase se desviou! Ele diz que eles não são como os demais humanos, parecem não ter muitos problemas, pois tudo para eles é mais fácil e resolvido por meio de corrupção e engodo. Asafe observa que eles não são afligidos como os demais humanos, e são arrogantes e soberbos! Estas pessoas existem e pode estar, neste momento, fingindo ser seu amigo(a)!

Mas, o que nos conforta, é que no fim, a justiça de Deus prevalece! \o/

Asafe conclui o Salmo observando que, por mais que eles saiam vitoriosos por um período de tempo e pareçam ser indestrutíveis, o final deles é terrível:

"Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição. Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores. Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles" (Salmos 73.17-20).

Isto nos ensina que, Deus, em sua infinita misericórdia, e graça, e amor, e justiça, num determinado momento, nos socorre e faze-nos vencer os inimigos, após todo o sofrimento suportado! 

"Ofereça o rosto a quem o quer ferir, e engula a desonra. Porque o Senhor não o desprezará para sempre. Embora ele traga tristeza, mostrará compaixão, tão grande é o seu amor infalível. Porque não é do seu agrado trazer aflição e tristeza aos filhos dos homens. Esmagar com os pés todos os prisioneiros da terra, negar a alguém os seus direitos, enfrentando o Altíssimo, impedir a alguém o acesso à justiça; não veria o Senhor tais coisas?" (Lamentações 3.30-36).

Graças a Deus, que não nos deixa sós! Nem sermos tragados pelos nossos inimigos! 

Não desanime! Por mais que esteja sendo injustiçado, quem sabe difamado e até caluniado, não desista! Esses são desafios que, no fim, mostrarão quem você é, e te deixarão ainda mais forte! Permaneça firme, não responda com a mesma moeda! Faça sua parte, seja quem você é, desempenhe bem o que você faz, e no fim, a sua justiça irá se sobressair! Não importa o que foi dito, não importam as ciladas, não importa o quanto te afligem! Deus fará com que você seja reconhecido e fará com que a máscara dos invejosos caia e as farsas sejam descobertas! 

Lá na frente, você estará bem, chegará longe e olhará para trás e verá o triste e horrível fim dos ímpios, daqueles que queriam te destruir, porque Deus é simplesmente: JUSTO!

"Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel; Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, Eles então nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós. Então as águas teriam transbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma; Então as águas altivas teriam passado sobre a nossa alma; Bendito seja o Senhor, que não nos deu por presa aos seus dentes. A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos. O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra". (Salmos 124:1-8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...