sábado, 31 de maio de 2014

JACÓ, O OUTRO LADO DA HISTÓRIA!

Já ouvi muitas explicações e fama sobre Jacó, mas a verdade é que ele não foi o homem de caráter distorcido que muitos pregam. 

A grande verdade é que as pessoas são rápidas para julgar e condenar, mas nunca se colocam no lugar das outras pessoas. Elas mesmas no lugar das pessoas que julgam certamente seriam condenadas à penas muito piores! E assim se faz, com a história de Jacó, em relação a ele, e aos que contam sua história como se fosse um homem terrivelmente enganador, e não é isto que lemos na Bíblia.

A Bíblia nos conta que Jacó era caseiro e Esaú mais aventureiro, gostava de caçar. Um dia, Esaú chega cansado e com fome em casa, e vendo o guisado que Jacó fizera lhe pede para comer do guisado, ao que Jacó responde: "Vende-me hoje a tua primogenitura".

Ora, Jacó não chantageou nem obrigou seu irmão a vender a primogenitura, simplesmente a propôs! A primogenitura era um direito sagrado e muito valioso, na época, significava as melhores bençãos hereditárias, transmitidas pelo pai antes da morte. 

A atitude reprovável foi a de Esaú, que não fez caso do seu valioso direito. Jacó simplesmente fez uma proposta, e obteve êxito. Tenho certeza que muitos dos grandes pregadores de hoje, que dizem que Jacó era um trapaceiro, teriam feito dez vezes pior.

 Outro evento marcante e que serve de base à fama de trapaceiro de Jacó é o episódio da benção de Isaque, pai de Jacó e Esaú. Isaque estava velho, não enxergava mais e pede para Esaú caçar e fazer-lhe um guisado antes de ser abençoado por ele, que já esperava a morte.

Ouvindo a conversa, Rebeca, mãe de Jacó, manda, veja bem, "manda" que Jacó traga-lhe cabritos para que ela prepare-os para seu marido, e ele abençoe Jacó, antes que morra, como se Esaú fosse. Jacó ainda reluta em obedecer à mãe, mas ela toma para si a responsabilidade: "sobre mim seja a tua maldição" (Gênesis 27.13) e ordena a Jacó que faça o que ela está lhe ordenando!

Na minha ótica, ele apenas fez o que a mãe o ordenou para fazer, e de fato, é exatamente o que está descrito na Bíblia, leia! Nos dias de hoje, os filhos mais novos seriam capazes até de matar o irmão para roubar a primogenitura, se entre nós existisse essa cultura. 

Ele errou, claro, ao confirmar a mentira arquitetada por sua mãe, ele era humano, como eu, como você. Quantas mentiras bem piores você já não contou? Lembra?

Já no que diz respeito ao acontecimento das ovelhas, observamos que, o que ele fez não foi outra coisa a não ser usar da inteligência que Deus lhe deu para multiplicar seus rebanhos, afinal, ele já havia sido enganado e explorado por seu tio Labão durante muito tempo (Gênesis 31.7).

Para quem não conhece a história Jacó trabalhava para o tio, Labão e eles acordaram que o salário de Jacó seria os bodes e ovelhas manchados (listrados, salpicados, malhados), depois isto se inverteu. E, Jacó, se utilizando de sua inteligência, quando as dele eram as cabras listradas, ele colocava varas listradas perto do bebedouro delas para elas, vendo as varas, parissem filhotes malhados. Há quem diga que isto foi injusto, mas esquecem que Jacó já havia sido enganado por Labão diversas vezes, ao ter seu salário alterado de forma injusta.

Em Gênesis 31, é possível observarmos de forma muito clara que Deus era e sempre foi com Jacó! Deus o alertava, Deus o guiava, Deus o abençoava, Deus o protegia! Na verdade, o que muitos chamam de "esperteza de Jacó" eram estratégias de Deus para abençoá-lo! 

Deus estava do lado de Jacó! (Gênesis 31.3,12).

É por isso que eu afirmo, e lhe alerto, se você é cristão, viva a Palavra, obedeça aos mandamentos e sobretudo pregue o amor de Jesus, o amor de Deus! Ele considera as intenções. Ele conhece sua vida. Conheça, antes de julgar. Se informe, antes de condenar. Tenha certeza, antes de apontar. Como os fariseus, sacerdotes e levitas existem muitos... mas como o bom samaritano existem poucos, mas é esses que Deus procura, que amam ao próximo como a si mesmos, que se colocam no lugar do próximo. Aqueles cuja misericórdia e empatia vem antes do julgamento e condenação! Porque Jesus não veio para condenar, mas senão para buscar e salvar o que se havia perdido! (Lucas 19.10; João 12.47).

Pense nisso! Paz seja contigo!

2 comentários:

  1. Verdade! Profunda reflexão. Acredito que se, de fato, no coração de Jacó habitasse o mal Deus não o teria abençoado. O que falta, em muitos pregadores, é uma compreensão iluminada, clara, completa, dos textos bíblicos. A boa hermenêutica faz-se cada vez mais necessária nos dias de hoje... Vivemos dias atribulados, cansativos, corridos e nos apegamos à palavra de Deus (com seus infinitos ensinamentos) em busca de consolo, resposta e direção para às situações. O erro de Esaú, ao vender a primogenitura, nos admoesta muito mais do que a esperteza de Jacó (E eu concordo contigo, esta foi dada por Deus como estratégia para abençoá-lo). E são nessas situações em que a perfeita compreensão, conduzida pelo Espírito Santo de Deus, se revela aos nossos corações. Devemos, como bem disseste, nos centrar naquilo que o Pai coloca em nossas mãos e fazermos bom uso disso, valorizarmos, cuidarmos, prosperarmos, sermos os ramos frutíferos da Videira... Multiplicarmos as "moedas" que o Senhor deixou em nossa responsabilidade. Sem esquecer, é claro, que antes de qualquer pregação, palavra lançada e/ou reflexão pedir direcionamento de Divino é questão imprescindível, afim de não gerarmos confusão e deturpação das Escrituras, que não receberam a adjetivação de Sagradas à toa. Fui edificada pela postagem! Que Jesus te abençoe, mais e mais, meu irmão. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus comentários são sempre muito edificantes e proveitosos! Que Deus te abençoe sempre, sem limites e cumpra em sua vida todos os Seus desígnios. Forte abraço! Paz!

      Excluir

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...