quinta-feira, 15 de maio de 2014

INVEJA, O MAL DOS INFERIORES DECLARADOS!

O título da postagem não significa a declaração de superioridade de uns em detrimento de outros. Significa que, ao invejar, o próprio indivíduo se declara inferior à pessoa invejada! 

A inveja pode ser definida como um sentimento maligno que produz na pessoa que o possui, uma tristeza profunda à vista do sucesso e felicidade alheios, fazendo, na maioria dos casos, com que seu possuidor passe a odiar e a tentar de todas as formas prejudicar ou até matar a pessoa invejada (conceito próprio).

Foi o segundo sentimento descrito na Bíblia, após o amor. Razão pela qual, podemos concluir que é um sentimento existente desde os primórdios da humanidade. 

A Bíblia afirma que, além dos males de que temos conhecimento atualmente, há ainda outro mal causado pela inveja, sentimento ruim que atinge não só o comportamento e intelecto do invejoso, mas também seu corpo, como podemos visualizar a seguir:

"O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos". Provérbios 14.30.

Na Bíblia são encontradas diversas referências à inveja, além de muitas histórias bem conhecidas, cuja trama central é motivada pela inveja dos inimigos do invejado. É o caso de José do Egito, vendido pelos próprios irmãos, que movidos pela inveja queriam se livrar de vez do irmão sonhador! 

"E os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele". Atos 7.9.

A Bíblia afirma ainda que a inveja é mais perigosa do o furor e mais impetuosa do que a ira!

"O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja?" Provérbios 27.4.

Não tenha inveja de ninguém! Cada um tem sua história, cada um colhe os frutos daquilo que semeia, experimente semear o bem ao invés de invejar pessoas!

"O teu coração não inveje os pecadores; antes permanece no temor do Senhor todo dia". Provérbios 23.17.

E o pior da inveja é que dificilmente anda desacompanhada. Ela sempre surge acompanhado com algum de seus amigos íntimos, como a maldade, a ira, a contenda, a difamação, a injúria, pelejas, dissenções, divisões, feitiçarias, entre outras, motivo pelo qual ela se torna ainda mais nociva tanto ao invejoso quanto ao invejado!

Por último e não menos importante, deve-se ressaltar que o invejoso não herda o Reino de Deus, por isso, se você se diz cristão, mas morre de inveja de alguém, no trabalho, na universidade, na Igreja, ou até mesmo em casa, ou em qualquer outro lugar, sinto-lhe informar que você não está apto a herdar o Reino dos Céus:

"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus". Gálatas 5.19-21.

Não inveje! Saia dessa vida, lute! Conquiste seus objetivos! A vida é curta. Seja você! Seja feliz, não inveje a felicidade, os bens ou a vida alheia. Você é maior do que isso. E se apesar de tudo você não consegue deixar de ser invejoso(a), se você for crente, ore e peça para que Deus arranque de você esse sentimento terrível que poderá apodrecer teus ossos!

Com tristeza no coração, pelos muitos invejosos que enfrento,

Diego Windsor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...