sábado, 20 de fevereiro de 2016

TRÊS OBSERVAÇÕES SOBRE CRISTÃOS HOJE

Atentando para alguns comportamentos e hábitos cristãos, constatei três coisas que, para mim, são lastimáveis em nosso meio (cristão), as quais passo a relatar a seguir:


1. "CRENTE ESPIRITUAL".


Conversando com um amigo por esses dias ele disse: - "Gosto de falar com você, porque você é uma pessoa espiritual". E, refletindo sobre isso pensei: Todos os cristãos deveriam ser espirituais!

É que em nossos dias, a regra virou exceção. Com o Cristianismo como modismo ou status, a maioria dos cristãos desconhece Deus. 

Como não ser espiritual se o cristão precisa de fé, que é algo intangível e extranatural? O cristão acredita num Criador que governa o Universo sem nunca tê-Lo visto, se utilizando da fé! E é habitado pelo Espírito Santo, que é Deus, é Espírito, e é sobrenatural! Almeja ir morar no Céu, um lugar desconhecido para os vivos, salvo para aqueles que, como Paulo, já tiveram algum vislumbre ou visão da glória! 

E como não ser espiritual crendo em todas essas verdades? Infelizmente acontece! Ser espiritual não é ser perfeito, nem melhor do que ninguém, nem isento de defeitos, mas é ter fé e acreditar e saber que existe muito mais no mundo invisível do que no visível, porque o que podemos ver originou-se do que não se pode ver!


2. "BRINDE POR PRESENÇA".


Estive num culto por esses dias onde duas meninas foram presenteadas com brindes por não terem faltado aos cultos em janeiro e metade de fevereiro, nem à EBD.

A atitude foi inocente e com boas intenções, um gesto bonito por si só, e até incentivador a outros membros da igreja. Mas quando paramos para analisar isto de forma detida, podemos verificar de que tal ação representa um problema grave da igreja.

Trata-se da falta de compromisso das pessoas. A que ponto nós chegamos? Presentear pessoas para que elas frequentem os cultos? Não revela um grave problema? Não seria falta de vida nos cultos o motivo pelos quais estão se afastando das igrejas?

Cultos gélidos, sem fervor, sem amor, sem alegria, sem comunhão! Só exibicionismo e competição, invejas e dissensão! Isso tem causado um grande mal às igrejas. 

As pessoas precisam cultuar a Deus porque suas almas tem sede de Deus e não porque estão sendo estimuladas por brindes! Mas, a maioria das pessoas parece cega, conformada e alheia à situação das igrejas hoje. Estão cada vez mais vazias, e ninguém desperta, a começar pelos líderes.

Mas, Deus que é soberano, há de interferir na história e não deixará que os seus pereçam. Deus nos ajude, Deus nos sustente, em meio a essa crise, não de água nem financeira, mas espiritual, que assola nossa cidade, estado e também nosso país.


3. LEGALISMO VS GRAÇA


É interessante observar o quanto as pessoas se tornam religiosas com o passar dos tempos. Talvez por isso, Deus permita que alguns tropecem para que entendam e reconheçam ainda mais o valor da graça de Deus por intermédio de Jesus, em suas vidas.

Os fariseus eram arrogantes porque achavam que eram muito bons, seguiam a lei, cumpriam ordenanças. Mas, na verdade, não passavam de pobres, cegos, miseráveis e nus. 

Às vezes, quando uma pessoa segue religiosamente todos os preceitos e jamais comete erros significantes, tende a achar-se justificada por suas próprias obras, tende a achar-se superior, desprezando assim, subliminarmente a graça de Cristo, que é o que na verdade nos mantém de pé.

Talvez por isso Deus tenha permitido que Pedro viesse a negar Jesus. Para que desse maior valor ao sacrifício de Jesus por ele. Para que enxergasse que não era superior às demais pessoas e para que, finalmente, sua relação com Jesus, depois de arrependido, fosse selada, como num casamento e os laços fossem mais fortes e a dependência de Jesus fosse maior!

Às vezes nos sentimos fortes demais, bons demais, perfeitos demais e aí Deus permite tropeçarmos para reconhecermos que nada somos, sem a graça de Jesus! Ele é que é bom, perfeito, forte! 

Que você seja mais como Jesus e como todos aqueles que Ele resgatou e menos como os fariseus, cheios de auto justificação, sentindo-se capazes de alcançar os céus com as mãos, afinal, faziam tudo que acreditavam ser certo. Mas não é de pessoas auto suficientes e que se sentem merecedoras do Céu ou do favor de Deus, Jesus ama publicanos que, reconhecendo sua condição de pecador se achega a Ele com humildade, sinceridade e sobretudo amor verdadeiro!

Reflita, e mude! Mudemos! Paz.

Diego Windsor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...