terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

ARMINIANOS VS CALVINISTAS - O PERIGO DE DISCUSSÕES INÚTEIS

Famosas no meio cristão, essas correntes teológicas tem levado muitos à intermináveis discussões inúteis.

Tudo que havia para ser discutido certamente já o foi desde a concepção dessas ideias até hoje. Nem calvinistas convencerão arminianos, nem estes convencerão aqueles.

Vejo tantas pessoas ferindo e escarnecendo umas das outras por causa dessas diferenças de credo, um estrago enorme sendo feito, e sutilmente essas pessoas sendo levadas a abandonar a verdadeira fé em Jesus.

Seja você calvinista ou arminiano, guarde para si suas convicções. Compartilhe se for solicitado a título de explicação, mas não se envolva em discussões que mais causam ferimentos do que produzem vida, que mais separam do que unem!

Neste trecho abaixo, Paulo alerta a Timóteo exatamente sobre cousas semelhantes às que vemos em nossos dias, e traduz exatamente o que tenho observado: As pessoas perdem a noção do que é ser cristão, do que é andar com Jesus, em razão de discussões e o muito saber que, por vezes, acabam os destruindo.

"(...) e que deixem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam controvérsias em vez de promoverem a obra de Deus, que é pela fé. O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera. Alguns se desviaram dessas coisas, voltando-se para discussões inúteis, querendo ser mestres da lei, quando não compreendem nem o que dizem nem as coisas acerca das quais fazem afirmações tão categóricas". 1 Timóteo 1.4-7

Hoje, infelizmente, muitos há que estão na igreja por comodidade e por status. E, no afã de se tornarem experts no conteúdo bíblico, destroem muitos desavisados e neófitos, simplesmente por competição e orgulho. A fé cristã não consiste na busca por conhecimento. Conhecimento é sim, necessário e essencial, mas não é um fim em si mesmo. 

"Evite, porém, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor". Tito 3.9.

Uma teologia onde Armínio e Calvino são mais importantes do que Jesus não é digna do nome que recebe, afinal "teo" parece ser um tema acessório diante das questões complexas e profundas dos "grandes" pensadores cristãos sobrecitados...

Jesus era tão simples, porém impactou todo o planeta! Não escreveu livros, nem fez teologia, nem se graduou em curso algum, e não fez palestra nem conferências porém, impactou o mundo com seus ensinamentos cheios de autoridade e vida, em meio a desertos, montanhas, mares, ruas e povoados. O Evangelho não é complicado, é simples. Obtenha conhecimento, mas cuidado para não perder o alvo!

"A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo". Tiago1:27.

Se você quer realmente servir a Deus, esqueça as vãs discussões e busque conhecê-Lo mais, cada dia mais, através de Sua Palavra e de sua comunhão em oração, pois mais importa um leigo salvo do que um mestre perdido!

Deus nos dê discernimento!

Diego Windsor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...