sábado, 13 de novembro de 2010

Faça uma careta para o seu irmão!


Antigamente não se ouvia muito isso de os pregadores evangélicos falarem frases para serem repetidas. Éramos acostumados com pregações objetivas, fervorosas ou mais brandas, pentecostais ou menos pentecostais.

Mas, de repente e com o passar do tempo, as pregações e sermões tornaram-se cada vez mais dinâmicos. A essa altura começam a serem utilizados alguns recursos para incentivar uma interação mais dinâmica entre preletor e público-alvo.

Surge assim o hábito do "olhe para o seu irmão e diga". Até então, porém, tudo bem, poucos pregadores se utilizavam de tal recurso, e usavam-no em uma ou outra frase mais marcante, que seria importante ser bem gravada na memória.

Mas hoje a coisa saiu de controle. Estamos vivendo a epidemia, a febre, a moda do "diga para o seu irmão". Praticamente todos os pregadores mandam as pessoas fazerem isso, o que tem se tornado muito irritante. Irritante porque nem todo mundo utiliza esse método da forma correta. Tem pessoas que todas as frases que falam pedem para as pessoas repetirem, o que torna-se cansativo. Há outros que mandam você repetir uma frase imensa e nem espera você concluir, continua falando ou já manda você dizer outra coisa, o povo se confunde, diz tudo errado, sem falar naquelas pessoas que nunca dizem nada e você fica boaindo toda vez que vai olhar para o lado e falar o que se mandou.

É interessante que se faça isso, mas com moderação, com frases curtas, compreensíveis, e poucas vezes numa pregação, não a ministração inteira! Torna-se chato e muita gente acaba não falando mais depois de um certo tempo e se perde o sentido do recurso. Tudo deve ser feito com moderação, mas há muita gente exagerando por aí, na pregação inteira o indivíduo fica dizendo: "olhe para o seu irmão e diga que Jesus o ama", "dê um abraço no seu irmão", "balance seu irmão", "pegue na mão do seu irmão", "dê um 'peteleco' na orelha de seu irmão", "dê um 'tabefe' no seu irmão", "faça uma careta para o seu irmão", "enfie o dedo no olho do seu irmão", etc. 

Isso em exagero gera desconforto e perde o sentido de ser da prática. Ninguém vai memorizar tudo que se diz nem vai levar a sério o que se manda repetir se a pregação inteira é cheia desses jargões. Limite, é a palavra ideal para que se refreie um pouco essa moda do "diga para o seu irmão", é o que sugiro.

17 comentários:

  1. Enfie o dedo no olho do seu irmão.
    Eu ri muito!
    Ótimo post.
    Que Deus possa continuar te abençoando!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, desejo o mesmo a você caro amigo Vinícius! Continue nos visitando, seus comentários serão sempre benvindos. Fica em paz, abraços.

    ResponderExcluir
  3. "dê um 'peteleco' na orelha de seu irmão", "dê um 'tabefe' no seu irmão", "faça uma careta para o seu irmão", "enfie o dedo no olho do seu irmão"

    misericórdia!! kkkkk a que ponto chegamos?! eu heim...
    sem palavras :0

    ResponderExcluir
  4. Kkkkkkkkkkkkkkkk, na verdade esses exemplos foram mais p/ ilustrar mesmo, mas realmente se tem passado dos limites, pelo menos aqui em Campina a moda pegou e virou febre.

    Mais uma vez obrigado por seu comentário Lívia, você é sempre muito benvinda neste blog. Que o Senhor continue te abençoando cada dia mais. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Diego o povo hoje tem uma visão tão abragente aos seus próprios prazeres, realizações exorbitantes, que fazem de tudo pra com que se faça ouvir a frase "mister": Ohhh, que bênção,como ele ministra bem, é inteligente...
    Os espetáculos são tão grandisos, que pensam ter o direito de porem Jesus como coadjuvante. Foca-se, nas necessidades do povo agindo através de palavras emocionalistas e sensacionalistas,como se a todo instante Deus lhes desse o direito de dizer que a vitória de "A" ou "B" está a caminho ou irá chegar em breve. Infelizmente são os anônimos não nomeados como: Animadores de platéia... é tempo mesmo de estarmos buscando o ajuste, pois os ministros de amanhã seremos nós, e sempre ter em mente, que a Unção quebra todo jugo e o verdadeiro amor lança fora todo medo. Abraçuuu amigão ^^

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Thiago por suas observações, seja benvindo ao presente blog e volte sempre. Você disse bem: "nós somos a próxima geração de pregadores", por é importante corrigir os erros que vemos hoje nas ministrações e ter em mente que a unção de Deus é o que faz a diferença, e deixar que a glória de Deus seja vista e não nossa mera eloquência! Abraços.

    ResponderExcluir
  7. ERRATA: No comentário anterior onde há "por é importante" leia-se: "por isso é importante". Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Resumido: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não (I Coríntios 6 : 12)CONTROLE DAS SITUAÇÕES,SABER MODERAR

    "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4 : 8)MATURIDADE EM TODOS ASPECTOS

    ResponderExcluir
  9. Pois é caro amigo Fábio, moderação é palavra. Obrigado pelo seu comentário, benvindo e volte sempre. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Foi engraçado hoje, levei este texto para EBD hoje pela manhã e tivemos um culto hoje à tarde e pudemos perceber o quanto o texto é verdade: muitos "diga para o seu irmão", frases longas e às vezes incompreensíveis e ou impossibilidade de acompanhar o preletor repetindo e também as pessoas do lado que nunca dizem nada. A mocidade não aguentava, toda vez que o pregador dizia: olhe para o seu irmão e diga... eles caíam na risada e olhavam pra mim, hehehe. Enteda, não digo para extinguir o hábito, nem considero errado, mas como disse, é só uma questão de se utilizar de um pouco de bom senso e moderação, afinal "tudo demais é exagero". =]

    ResponderExcluir
  11. No comentário anterior onde se lê "Enteda" leia-se "Entenda". =]

    ResponderExcluir
  12. NOTA: Em razão de algumas má interpretações, torna-se necessário esclarecer algo sobre o texto: quando eu usei "dê um 'peteleco' na orelha de seu irmão", "dê um 'tabefe' no seu irmão", "faça uma careta para o seu irmão", "enfie o dedo no olho do seu irmão" estava me utilizando de uma figura de linguagem chamada de hipérbole, em que se exagera numa frase para se ressaltar aquilo que se está querendo dizer. Nunca ouvi ninguém falando essas frases acima citadas numa pregação, eu usei isso apenas para chamar atenção para o exagero na utilização desse mal hábito.

    ResponderExcluir
  13. Achei seu comentário muito interessante. Isso realmente virou moda nas igrejas como outras coisas que parecem contagiar. O envangélho vem mudando muito as vezes pra melhor e outras não se afastando assim da sua essência. Amei seu blog fique na paz. http://donamarianaomulher.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Pura Verdade Amigo!!!
    O problema é que muitas vezes as igrejas estão se adaptando ao mundo, para atrair fiéis,quando na verdade deveria ser o contrário, perdendo assim o sentido da Mensagem.
    *Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm, Todas as coisas me são lícitas,mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. (1° cor 6:12)

    ResponderExcluir
  15. Flávia Torres: Obrigado por visitar meu blog, você será sempre muito benvinda, pode comentar e voltar sempre. Continue contribuindo conosco neste canal de opiniões. Escrevi sobre isso porque realmente tem virado um hábito que nem sempre é sadio, e muitas vezes incomoda e não consegue se atingir o alvo de prender a atenção das pessoas. Fique em paz você também. Irei visitar seu blog!

    ResponderExcluir
  16. Ana Cristina: É bem verdade tudo que você disse. Deve-se pregar evangelho em sua essência, não digo que não se deve utilizar de métodos para atrair a atenção das pessoas, mas tudo com moderação. Quando se exagera nesse hábito, as pessoas acabam ficando com "abuso" disso e a prática acaba perdendo o sentido de ser. Continue contribuindo conosco aqui no blog! Abraços, fica em paz.

    ResponderExcluir
  17. Indico a você Flávia ainda, o texto "Chamados para fazer a diferença". Tenho certeza que você terá algo a acrescentar-nos e que também gostará da leitura. Paz.

    ResponderExcluir

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...