quarta-feira, 28 de março de 2012

O CRISTÃO E SUA OBRIGAÇÃO DE SORRIR SEMPRE


O cristão é um ser humano normal, como qualquer outro. A diferença é que ele serve a um Deus vivo, que trabalha acima de tudo e de todos (Isaías 64.4) para conceder as vitórias necessárias à sua caminhada nesta vida. O verdadeiro cristão se comporta naturalmente como um vencedor, porque sabe que em Jesus, ele sempre alcançará a vitória. 

Entrementes, para que o cristão possa alcançar vitória, é necessário que essa vitória represente os planos de Deus, a vontade de Deus pra sua vida. Deus não vai conceder vitória a um crente que pretende coisas que não estão no plano de Deus pra vida dele, nem tampouco, coisas erradas, ilícitas, imorais, ilegais. 

Todavia, estando em harmonia com o querer de Deus, sempre somos vitoriosos em Cristo Jesus. A Bíblia nos afirma que somos “mais que vencedores” em Cristo Jesus (Romanos 8.37). Obviamente se Jesus venceu, nós também venceremos! Somos seus irmãos e filhos do Senhor dos Exércitos dos Céus! 

No entanto, apesar de sabermos que somos vencedores em Jesus, uma questão tem gerado controvérsias entre irmãos. Há quem defenda que o cristão, por ser vencedor, vitorioso com Jesus, deve andar com um sorriso tamanho melancia para os quatro cantos da terra. E existem outros, que entendem que não há essa obrigação de “passar a imagem de vencedor” para as pessoas do mundo. Até porque, muitas vezes, essa imagem pode ser tão somente superficial, daí levar o nome de imagem. 

Particularmente, reprovo qualquer afirmativa no sentido de que o cristão deva viver sorrindo para Deus e o mundo. A mesma Bíblia que afirma que somos mais que vencedores, nos diz que teríamos aflições (João 16.33). E que devemos nos alegrar com o sofrimento, porque faz parte da vida cristã (Mateus 5.12). Diz-nos ainda que seríamos odiados pelo mundo, que primeiro aborreceu Ele, Jesus (João 15.18,19). 

Podemos aprender ainda, com a Palavra de Deus, que os cristãos fiéis da história sempre sofreram perseguição, padeceram angústias, sofreram. Foi assim com Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés, Josué, Gideão, Davi e tantos outros. E o que falar dos profetas? Homens solitários e que constantemente estavam angustiados? O que dizer de Ana? Mulher angustiada, atribulada de espírito, que passou tempos de sua vida triste por ser estéril (I Samuel 1.15,16). Como obrigar Ana a sorrir numa situação daquelas? Confesso que mais me parece que os que defendem essa conduta são adeptos da teologia da prosperidade, onde não se pode ser pobre, doente, nem triste. 

Na verdade, o cristão deve sim, demonstrar ser feliz, ser vencedor, para que o mundo veja seu testemunho e seja convencido por isto. Para que os irmãos se alegrem juntamente com ele. Contudo, isso deve ser uma conduta natural. O cristão não deve viver lamentando-se pelos cantos, demonstrando fracasso, mas deve erguer-se e derramar-se perante o Senhor, como fez Ana. 

Mas, devemos reconhecer que somos humanos, e como humanos, sujeitos às provas, tribulações e tentações pelas quais Jesus passou. E por isso mesmo, temos nossos momentos de tristeza, de angústia, de amargura, como o próprio Jesus teve, quando estava próximo da sua morte (Mateus 26.38). 

Podemos concluir assim, que nem é errado, nem pecado, ficar triste, porque somos humanos e sujeitos aos sofrimentos desta vida. O importante é entendermos que apesar de qualquer dor, angústia, sofrimento, somos mais do que vencedores em Cristo Jesus e teremos sempre vitória no final de tudo, porque servimos a um Deus grande, poderoso e terrível, que é dono dos Céus, da Terra, do Mar, e de tudo que neles há, e está no controle de todas as coisas, e que além de tudo isso, trabalha acima de tudo e de todos pra nos dar vitória! Basta esperar nEle! Paz seja contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...