segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A ESCOLHA CERTA...

Relacionamentos são sempre complexos, pois envolvem sentimentos, emoções, personalidades, gênios e caráteres de pessoas diferentes. 

Por isso, na hora de decidir ingressar num relacionamento, é preciso circunspecção, ainda mais quando se trata de uma união vitalícia, como o casamento. E é exatamente a ausência de cautela, de conhecimento, do amadurecimento dos sentimentos, que muitos casais tem casado e divorciado em pouco tempo.

É interessante observar que, até mesmo em meio aos evangélicos, tem crescido o número de divórcios, apesar de estar escrito na Bíblia que a única causa que pode dar ensejo ao divórcio é o adultério (Mateus 19.9).

Todavia a Bíblia, que tem lições para todas as áreas da nossa vida, também nos instrui e nos deixa exemplos de como o cristão deve proceder em se tratando das suas emoções e de relacionamentos. Um exemplo clássico de união conduzida por Deus, foi a união de Isaque e Rebeca, da qual podemos extrair algumas lições, a saber:


DA FAMÍLIA

Abraão, pai de Isaque, fez o seu servo jurar por Deus que não tomaria "mulher estrangeira" para casar com Isaque (Gênesis 24.3,4). Abraão sabia que Deus não aprova o jugo desigual, e que as mulheres cananeias não compartilhavam da mesma fé e relacionamento dele e de sua família com Deus.

Este princípio é válido ainda hoje. O apóstolo Paulo recomenda em sua segunda Carta aos Coríntios, no capítulo 6, versículo 14: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?"

A razão de tal mandamento é manter-se incontaminado pelos maus hábitos, costumes, e cultura dos ímpios, além de impedir a mistura da nossa fé com outras religiões, uma vez que o Deus dos Céus é o único Deus verdadeiro.

"Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou. Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta." Salmo 115.3-7.



GUIADOS POR DEUS

Abraão conhecia e tinha convicção do Deus a quem servia. Ele sabia que Deus enviaria o seu anjo à frente de Eliézer, seu servo, para conduzir/guiar o encontro dele com a futura esposa de seu filho Isaque, a saber, Rebeca (Gênesis 24.7). O Senhor conduziu Eliézer ao lugar certo, no momento certo, bem como conduziu Rebeca ao lugar exato do encontro.

Tal passagem nos ensina que, quando confiamos no Senhor, Ele faz com que as circunstâncias e situações necessárias aconteçam de modo a nos conduzir ao lugar exato, na hora exata, para encontrar a pessoa certa, de acordo com sua presciência. Ele é dono de tudo. Está no controle de tudo, e é onipotente. Deus é perfeito e sabe trabalhar. Assim sendo, pode manipular o tempo, o momento, a ocasião e marcar encontros, de acordo com seus desígnios, para unir aqueles que nEle confiam e esperam.


SINAIS (CONFIRMAÇÃO)

Gênesis 24.50: "Do Senhor procedeu este negócio".

O servo de Abraão, ao chegar à cidade de Naor, orou ao Senhor Lho pedindo um sinal para confirmação quanto à importante escolha que faria em lugar de Isaque. Ele sabia que o Deus dos Céus não desampararia seu senhor Abraão, mas que usaria de Sua benevolência, mostrando/confirmando que a escolha que ele, Eliezer, faria, seria a correta.

A proposta-sinal foi esta: "Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor". Gênesis 24.14.

Rebeca surgiu no momento certo, e demonstrou ser a moça escolhida por Deus para Isaque. Formosa e de bom caráter, simples e gentil, trabalhadora e empática.

O sinal ou confirmação de Deus garantiu a Eliezer que ele não seria enganado pelas aparências. Ele tinha a certeza de que o Deus de Abraão responderia sua oração, lho enviando a moça certa, a escolhida para Isaque.

A própria família de Rebeca reconheceu que a união dela com Isaque era parte dos desígnios de Deus (Gênesis 24.50). Podemos aprender com isso que, quando Deus está na frente da união, as famílias, se forem servos fiéis de Deus, irão aprovar e abençoar a união. Quando Deus está no negócio, dá tudo certo!

A confirmação de Deus é essencial em qualquer relacionamento, e quando Deus está no relacionamento há paz, e todas as circunstâncias irão convergir para a consumação da união.

Isso também nos ensina que devemos esperar no Senhor, orar, e aguardar a resposta, porque Ele sempre sabe o que é melhor para nós. E quando Ele faz, faz bem feito! Ele escolheu uma donzela não apenas mui formosa à vista, isto é, aparentemente, como também, bonita interiormente, já que esta é a que realmente faz a diferença num relacionamento vitalício.

Deus tem o melhor para você! Descanse, aguarde, confie. Ele tem a pessoa certa para você! Uma bela jovem ou um belo jovem de Deus para você! 


AMOR

"E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a". Gênesis 24.67a.

Por fim, mas não menos importante, observamos que quando Deus une duas pessoas, Ele se encarrega de por amor em seus corações. O amor (veja 1 Coríntios 13) é o elo essencial em qualquer união! Sem amor, não existe relacionamento benéfico.

Apesar de Isaque nunca ter visto Rebeca, ele a amou no primeiro encontro, assim como ela também demonstra tê-lo amado quando o viu. Deus não trabalha com paixão, mas com amor, e amor verdadeiro. Vale a pena esperar nEle!

Vale a pena entregar suas escolhas e seu futuro ao Senhor! Não avance o sinal, não se desespere! Deus, sem dúvidas, tem o melhor para sua vida. Confie e espere, seja fiel, e na hora certa, Ele marcará o seu encontro com sua(seu) Rebeca/Isaque! 

Paz seja contigo! 

2 comentários:

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...