terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

POR QUE O JUSTO SOFRE?

Antes de responder à questão, é importante entendermos quem é o justo. Conforme o dicionário, justo é o indivíduo imparcial, reto, íntegro, correto.

A partir deste conceito, é possível deduzir tudo aquilo que o justo não é. O justo não é injusto, não é parcial, não é corrompido, não se vende, não mente, não finge, não dissimula, é honesto, probo, fala a verdade, é sincero.

Apesar de todas estas virtudes, então por que o justo sofre? O justo sofre porque vive num mundo dominado pelo diabo, dominado pelo pecado, onde as virtudes não são valorizadas, nem sequer consideradas. A aparência é o que vale. O interesse egoísta e a conveniência ditam os comportamentos humanos. O dinheiro compra tudo. Compra, inclusive, fama, boa ou má. 

Ao viver num mundo dominado pela injustiça, o justo é desvalorizado, pois não está em casa. É como o diamante em meio a um mundo de bijuterias. Daí o justo ser tão desvalorizado. 

Assim sendo, o justo sofre porque não é "bem-vindo". Muitas vezes, não é bem-vindo em casa, no trabalho, entre os próprios amigos e até mesmo, pasmem, na igreja. O justo ao ser sincero e falar a verdade, brilha, incomoda e sempre acaba sendo alvo dos invejosos e difamadores, dos mentirosos e enganadores. 

O justo não fala apenas o que é conveniente, fala a verdade, mesmo que não seja o mais conveniente para si mesmo. Não puxa-saco nem adula pessoas para conseguir o que quer. O justo não usa de engano para agradar uns e prejudicar outros. O justo não finge, nem age com falsidade, nem inventa, fala mal ou difama os outros. 

Por não fazer isto, o justo nada contra a correnteza, anda na contramão de um mundo injusto, corrompido. Por isso é odiado, sofre. Por exemplo: Considere que J é justo e I injusto: J age corretamente. I não. Na ausência de J, I o acusa diante de seu superior (pai, professor, autoridade, chefe, etc). Porém ao vê-lo, B sorrir fingidamente como se nada houvesse acontecido, porém J, sabendo da traição, age seriamente. Ao observar a situação, o superior logo pensa que I é bonzinho(a) e que J é uma má pessoa. Quando na verdade, não é assim. 

Ainda, considere: J fala sempre a verdade, e desagrada alguns às vezes, porém não fala mal das pessoas pelas costas. Já I está sempre rindo e elogiando todas as pessoas, em sua presença, porém, ao virarem as costas e andarem alguns passos, I as insulta, as amaldiçoa e as denigre violentamente! Apesar disto, todos os que são elogiados, sempre irão gostar mais de I, pois não o(a) conhecem nem sabem o que ocorre ao darem as costas, enquanto J será desprezado e odiado, pois, ao ser sincero, nem sempre é compreendido, nem sempre agrada. 

Além disso, I ao não encontrar defeitos aparentes em J, geralmente se utilizará da ferramenta mentira, por meio do qual irá criar algum fato que desabone ou denigra a imagem ou a história de J, diante de quem I quer prejudicar J, ou simplesmente por inveja.. Vê-se assim que, o justo sempre estará em desvantagem diante das ferramentas malignas do injusto, por isto sofre!

O sofrimento, porém, é usado por Deus para muitos propósitos:
  • Trabalhar / Moldar o caráter do justo, ou seja, aperfeiçoá-lo;
  • Torná-lo mais forte, através das experiências, isto é, fortalecê-lo;
  • Ensinar-lhe a ser paciente e perseverante;
  • Permitir que tenha uma história, um testemunho para contar;
  • Glorificar Seu nome, pois quando o justo vence, o nome de Deus é glorificado!
  • Nos manter fiéis aos seus estatutos, pois como Israel, por vezes as pessoas quando estão bem, e quando tudo está bem, tendem a esquecer-se de Deus ou colocá-lo em segundo plano.

Entretanto, no final das contas o justo é que será vitorioso. O justo será justificado. O salmo 15 diz que ele é que habitará no tabernáculo de Deus e em seu santo monte! Os salmos são um dos livros que mais falam sobre justos e ímpios, e o salmo 73 retrata perfeitamente, aquilo que, muitas das vezes os justos pensam, ao sentirem que parece que nunca lhes será feita justiça. Este salmo retrata o fim dos injustos! No fim, o justo triunfo, o justo prevalece, ele se sobressai.

Talvez você se considere assim, injustiçado, lutando contra muitas oposições, mas se você estiver firmado em Jesus,se o seu fundamente é o Emanuel, você jamais será abalado, pois não será contra você que estarão lutando!

O salmo 37.6 diz que Deus faz com que nossa justiça se sobressaia como a luz e o teu juízo como o meio-dia! No verso 34 é dito que Deus exaltará o justo, mas ao ímpio desarraigará! Deus é quem vinga o justo (Salmo 58.10)! Há uma recompensa para o justo! 

Você não está sozinho, Deus lutará por você! 

Paz!

Um comentário:

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...