sexta-feira, 6 de março de 2015

PARECER DE JESUS SOBRE O DIVÓRCIO

Divórcio é rompimento da sociedade conjugal, a dissolução do casamento, o ponto final legal e definitivo de uma relação jurídica amorosa.

Antigamente, prática incomum e excepcional, hoje o divórcio tem se tornado banal, comum, corriqueiro. Quiçá porque numa sociedade "fast food" como a que vivemos, as relações também se tornaram consumíveis. 

As pessoas de hoje não esperam um pouco mais para se conhecerem melhor, não há mais conquista, tudo se tornou fácil, o sexo é uma prática cada vez mais precoce, as relações se tornaram descartáveis, bem como as pessoas. 

Infelizmente, entre os cristãos, o índice de divórcios tem se multiplicado nos últimos anos, seguindo a tendência do mundo. Acredito que a pressão da sociedade, da família e da própria igreja também influencia pessoas, cada vez mais, a entrarem e investirem em relacionamentos de forma precipitada, como resposta a essa pressão, do contrário provavelmente há algo errado com essa pessoa.

Mas, afinal, o que Jesus disse sobre o divórcio? 

"Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério" (Mateus 5.32).

Jesus deixou claro que o divórcio é exceção à regra, e excepcionalíssimo, admitindo-se somente em casos de fornicação, isto é, de traição, adultério. Lamentavelmente, é certo que esta é apenas uma, das inúmeras causas ensejadoras de pedidos de divórcio, entre os cristãos também, inclusive. Porém, é este o posicionamento de Jesus acerca do divórcio.  

Então, o que fazer se minha esposa / meu marido pedir o divórcio?

Caso haja adultério por parte do outro cônjuge, segundo o texto de Mateus, pode o cônjuge traído divorciar-se. E, se o texto autoriza o divórcio, não há óbice para que este ocorra amigavelmente. 

Por outro lado, se não houve traição, entendo que não deve o cônjuge traído aceitar o divórcio. Não deve causar briga, contendas, mas não deve aceitar o divórcio. Deve deixar que aquele que quer divorciar-se, faça-o litigiosamente. Assim fazendo, estará resguardado biblicamente. 

Tal atitude, inclusive, permite que o outro cônjuge tenha tempo para pensar melhor e até mesmo voltar atrás na decisão. Como crente, você deve lutar por seu casamento. Além disso, vale lembrar que está escrito que a oração de um justo pode muito em seus efeitos (Tiago 5.16b), e ainda que, para Deus, nada é impossível (Lucas 1.37)! Lute por família!

Porém, se Deus permitir que o divórcio litigioso ocorra,  dê um tempo, espere que o outro cônjuge entre um novo relacionamento, para então seguir também com sua vida amorosa. Aproveite o momento para aprofundar sua intimidade com Deus. Assim agindo, você também estará acobertado pela Palavra, pois, após o novo relacionamento do ex-cônjuge, se caracterizará a traição, implementando-se assim a condição permissiva, autorizadora do divórcio, conforme o texto sob comento acima epigrafado.

Talvez você esteja passando por uma situação assim, e se estiver busque forças em Deus para superar esta situação. Não tome decisões precipitadas. Não aja por impulso, siga os conselhos de Jesus, siga a Palavra e observe as orientações neste texto contidas.

Deus quer o melhor para seus filhos, porém nem sempre nós tomamos as decisões mais acertadas ou esperamos o tempo de Deus em nossas vidas, o que pode nos levar a decepções e frustrações. Porém nada está perdido, com Deus, há sempre uma saída.

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais" (Jeremias 29.11).

Que a paz de Deus que excede todo entendimento, todo pensamento ruim, perturbador, todo estresse, toda dor, recaia sobre você neste instante! E que Deus transforme essa situação, seus caminhos, sua vida!

Há esperança, há um futuro!

Deus abençoe você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...