sábado, 6 de junho de 2015

QUEM É VOCÊ? O MAIOR OU O MENOR?

"Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos"Marcos 10:43-45.

Há alguns dias ouvi alguém falando sobre ser maior ou menor no Reino de Deus, e para ser sincero é um assunto que ouço com frequência. Na mensagem ouvida, alguém se afirmava ser como Davi, o menor, entre seus irmãos.Note-se, porém, no texto acima, que Jesus afirma que entre os ímpios existe essa diferenciação e senhoria de uns para com os outros, mas não seria assim entre eles, os discípulos de Jesus. 

O texto mencionado diz que quem quer ser o primeiro, isto é, se destacar de alguma forma, obrigatoriamente será humilhado, será servo de todos. E ainda:

"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo". Filipenses 2:3.

A verdade é que, aquele que pensa em ser maior ou menor não tem ainda maturidade espiritual. Em Mateus, no capítulo 18, os discípulos estão a questionar Jesus sobre o maior no céu. Ele então diz que será alguém convertido e humilde como um menino. 

Quiçá Jesus estava a lhes dizer, de maneira implícita que, ao pensar nestas coisas, lhes faltava ainda conversão, humildade, e é exatamente isto que falta também em nossos dias.

Nossa missão é anunciar o Evangelho, pregar a mensagem de Cristo e não se preocupar em ser maior, menor. Mas, lamentavelmente, ainda tem muitos cristãos hoje, se preocupando com isto, e o mais incrível é que dizem "eu sou o menor"! Só que ao se declararem menor automaticamente estão a dizer que não o são! O menor é alguém humilhado, humilde, que não se preocupa com grandeza. Quem é menor, sequer tem chance de falar e jamais se intitula de menor.

Outros dizem que querem ser o menor. Mas, ao dizer isto, demonstram claramente que querem "ser os menores" porque os menores é que serão os maiores, então na verdade o que eles querem é serem os maiores. O que distorce todo o sentido do que Jesus disse e prova que lhes falta conversão, porque o cristão maduro não se importa nem pensa nisso.

Como pode alguém que grita pelos lugares que é o menor ser o menor? Na parábola do fariseu e do publicano, note que o publicano sequer ousava levantar a cabeça. Ele era o menor, ele era o humilde, a oração dele é que foi ouvida, senão leiamos:

"Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado".Lucas 18:14.

Explicado isto, que você entenda que, não precisamos nos declarar maiores ou menores ou anunciar isto, ou ainda se preocupar ou buscar ser maior ou menor do que os outros. Isto não é o Reino de Deus.

Entre nós não há grande nem pequeno, nem alto nem baixo, rico ou pobre. O Grande entre nós é o Senhor! Deus é o Grande! E todos nós, pó, barro, servos. Ele é soberano! Nós, governados por Ele.

Que Deus te ensine e te faça entender que tudo que Ele tem traçado para você, que Ele designou para você acontecerá e você não precisará ser arrogante ou viver em comiseração para que Deus te abençoe e te faça maior ou menor. 

Deus sabe até onde Ele pode te abençoar sem que você se desvie ou corrompa. Não se preocupe, Ele te conhece e onde Ele quiser que você chegue, você chegará e o que Ele quiser que você conquiste, você conquistará!

Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...