quarta-feira, 3 de junho de 2015

A ORAÇÃO/ATITUDE DO FARISEU!

"Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado". Lucas 18:10-14.


A história acima trata de uma parábola contada por Jesus sobre a oração sincera. Nela, dois personagens são retratados, um fariseu e um publicano. 

Os fariseus eram religiosos que levavam a lei ao pé da letra, sendo considerados por Jesus em muitas ocasiões como hipócritas porque observavam a letra fria da lei, sem se importar com a intenção da lei, nem observar os dois maiores mandamentos referentes ao amor. Já os publicanos eram os chefes dos cobradores de impostos. E, por isso mesmo, eram considerados, de certa maneira, traidores, não sendo bem vistos nem benquistos pela sociedade da época.

Na verdade, Jesus ao contar esta parábola retratou diversos temas, como oração, sinceridade, exaltação, humilhação e acepção de pessoas, que tudo tem a ver com a realidade atual da Igreja cristã. E é exatamente sobre acepção de pessoas e esse ar de superioridade que paira sobre algumas denominações que pretende-se discorrer no presente texto.

A acepção de pessoas nada mais é do que tratar de forma diferente determinadas pessoas, fazendo distinções entre elas que não devera existir, privilegiando uns e desprezando outros. E essa prática é muito comum hoje, exatamente entre nós, cristãos, por mais incrível e lamentável que seja.

Vê-se, sobretudo nas grandes igrejas (leia-se/entenda-se "denominação"), a intensa reiteração deste tipo de conduta. Parece que, por terem maior conhecimento ou serem intelectual e culturalmente mais instruídos, sentem-se melhores que as demais pessoas. Rotulam irmãozinhos e irmãzinhas das pequenas igrejas, desprezando-os, ridicularizando-os e zombando deles.

Como costumo afirmar, nem só fora das igrejas é que se encontram escarnecedores (Salmo 1.1). Por terem entendimento e compreensão maiores do que outros, consideram-se superiores, fazendo exatamente o oposto da recomendação de Paulo: Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Filipenses 2:3.

São, em geral, pessoas que, apesar de professarem a fé em Jesus, nada aprenderam com Ele a respeito de amor ao próximo e humildade. São capazes de discutir horas e dias a fio, sobre arminianismo e calvinismo, mas não falam do amor de Jesus a sequer uma pobre alma. Se importam com pequenos detalhes teológicos teóricos, mas não se importam com as coisas realmente importantes. São, em grande parte, pessoas que realmente ainda tiverem um encontro com Jesus, mas sim a religião!

Jesus definiu esse tipo de pessoa em Mateus 23.24: "Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo" (grifo nosso) Mateus 23:24.

Além disto, essa falsa superioridade gera acepção de pessoas, prática odiável entre exatamente aqueles que, nos tempos dos apóstolos eram conhecidos pelo amor de uns para com os outros.

"Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus".Gálatas 3:26-28.

"Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas" Deuteronômio10:17.

Se Deus, que é incomparável, sendo nosso Criador e Pai, não faz acepção de pessoas, também não podemos fazer, pois, que ou quem somos para nos sentir melhores uns do que outros? Acaso não somos todos pó, que a qualquer momento, deixa de respirar e se torna nada?

Dito isto, espero e desejo que Deus te dê sabedoria, para que possa compreender o que realmente importa e agir como Jesus agiria, ao invés de se contentar em ser supérfluo, superficial, pedante, arrogante e quem sabe, alguém que vive fazendo acepção de pessoas.

Reflita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...