domingo, 28 de junho de 2015

JESUS versus SEUS SEGUIDORES HOJE!

Caminhando hoje no parque da cidade, percebi o quanto as pessoas, mesmo aquelas que tem certeza que conhecem Jesus, talvez O desconheçam. Verifiquei ainda o quanto nós somos, muito, mas muito mesmo, diferentes dEle.

Tenho observado em como as pessoas se aproximam das outras para falar sobre a salvação em Jesus e, em outras palavras, é mais ou menos assim: "Ei seu filho do cão miserável, eu vim falar de Jesus, você é um desgraçado miserável condenado e se não levantar a mão agora eu te jogo no inferno agora mesmo!"

Infelizmente eles não sabem como se aproximar de alguém que precisa de Jesus. Não é insultando e se comportando como arqui-inimigo das pessoas que você vai influenciá-las.

Digo mais, a maioria dos cristãos de hoje, sequer conhecem Jesus. Uns, usam apenas o nome e outros são apenas mega religiosos. Jesus sempre se compadeceu dos pecadores, sempre os amou, sempre os acolheu. Em muitas ocasiões quando fariseus e até mesmo os seus discípulos esperavam uma atitude de condenação sem misericórdia de Jesus, Ele surpreendia-os demonstrando misericórdia e amor.

"Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos" Deuteronômio 7.9.

Como o próprio Jesus precisou afirmar em muitas ocasiões, Ele veio para salvar o pecador, não para destruí-lo. Veio para os doentes, não para os sãos! Por outro lado, os fariseus chamados de hipócritas por Jesus, tinham prazer em condenar as demais pessoas que, a seus olhos, eram inferiores e meros pecadores, adúlteros, injustos e roubadores.

Mas Jesus veio salvar o pecador:

"Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido" Mateus 18.11.

"Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento" Lucas 5.32.

"Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" João 3.17.

"Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal" I Timóteo 1.15.

"E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo" João 12.47.

"E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia" Lucas 9.54-56.

Lamentavelmente, nota-se que a maioria das pessoas, entre os cristãos, de fato, parecem desconhecer a natureza, a personalidade, o caráter de Jesus. E a virtude mais marcante de Jesus, sem dúvidas, foi, é e sempre será seu indescritível e infinito amor.

Penso que, se Jesus viesse novamente à terra, como nos dias em Israel, a maioria de nós não O reconheceríamos, muitos tampouco sequer O aceitariam em seus grandiosos templos. Por que Jesus é diferente, Jesus é incomparável, Jesus não se importa com status ou eloquência, nem com grandes construções, fama ou sucesso. Jesus ama perdido pecador. E seu propósito é que todos sejam salvos, embora só o sejam aqueles que O reconhecem como Salvador, pois há muitos que O rejeitam.

É preciso aprender a falar com as pessoas sem feri-las espiritualmente:

"A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um" Colossenses 4.6.

É preciso fazer como Paulo, que sabia como agir diante de cada tipo de pessoa e local onde estivesse:

"Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns". I Coríntios 9.19-22.

Com este texto, muitos há que vão já me atirar pedras porque é isto que sabem fazer, uma vez que o texto não falou até agora sobre ser duro e exortar e disciplinar as pessoas.

Certamente exortação tem que ser feita e a maioria das mensagens dentro das igrejas deveria ser de exortação mesmo, porque precisamos, muito! Mas observe, lendo a Bíblia que, a maioria das palavras duras e de exortação de Jesus e dos apóstolos era exatamente contra os religiosos, contra os fariseus, contra os escribas, contra os saduceus, sacerdotes e levitas e demais pessoas que pensavam estar no caminho certo, julgando e condenando a todos quando eles mesmos estavam perdidos.

Aprendemos assim, que a mensagem de salvação e de amor é para o pecador, para o perdido, para o mundo. Enquanto a mensagem dura, está mais voltada àqueles que podem suportá-la e que precisam ouvi-la. É para os crentes. É para aqueles que começaram bem, mas depois esqueceram do amor, e das primeiras obras. E mesmo assim, para estes, deve haver cajado e óleo, para curar e não acabar de matar a ovelha. Lembre do filho pródigo!

Seja misericordioso! Seja amoroso! Seja mais como Jesus!

"Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso" Lucas 6.36.

Em Cristo,

Diego Windsor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...