segunda-feira, 21 de setembro de 2015

2 ANIMAIS ADMIRÁVEIS

Depois das observações do Rei Agur sobre seres sábios e animais de porte elegante, no livro de Provérbios (Bíblia), vos escrevo para discorrer sobre dois animais que admiro.

Não os admiro por seu porte ou beleza, pois um deles é até belo para sua espécie, contudo, os admiro por sua coragem. Mesmo vulneráveis, e um deles completamente desprovido de defesas naturais significantes, ainda assim eles enfrentam animais mais fortes e mais poderosos do que eles! 

O primeiro é o búfalo, com seu olhar aterrorizador impõe respeito até aos grandes felinos quando estão no "mano-a-mano" ou ao grupo de predadores, como quando se unem contra um grupo de leoas.

Sua encarada é dar medo em qualquer um. Levanta a cabeça, estica as orelhas e encara imóvel de "cara feia". E aí, vai encarar? Só temem os leões, e mesmo assim, às vezes revidam com astúcia, além de animais maiores como elefantes, rinocerontes e hipopótamos.

Por sua coragem e encarada ameaçadora, é um animal admirável.

O segundo é o ganso. Não menos importante que o anterior, porque, apesar de bem menor, e bem mais vulnerável e sem defesas, o ganso é uma das aves mais bravas que existem, além de corajosa. 

Com seu corpo quase ereto, ataca gatos, cachorros, humanos e até animais maiores como bezerros e outros que se colocarem em seus caminhos.

De asas abertas, gritos estridentes, corpo erguido, peito estufado, cabeça esticada e muita coragem o ganso avança sobre qualquer um destemidamente.

E por ser mais vulnerável que um búfalo sozinho contra um felino grande, o ganso certamente é o mais corajoso, pois arrisca, literalmente, o pescoço ao enfrentar inimigos que ele, numa luta certamente perderia. Mas sua coragem, geralmente espanta os inimigos, por sua ousadia e autoridade comportamental.

Não sei se ele conheceu tal animal, provavelmente sim, mas se o Rei Agur refletisse bem, tenho certeza que o ganso também estaria no rol dos animais de porte elegante, ao menos quando avança contra um inimigo. 

Lembra-me, Samá, o valente de Davi que, após a fuga do exército de Israel, continuou firme, de pé, no lugar e defendeu, sozinho o campo de lentilha do ataque filisteu. E Eleazar que, após enfrentar sozinho o exército filisteu, sua espada grudou em sua mão.

Coragem! Sem dúvida, é a lição ensinada por estes animais! Que aprendamos com eles a lidar com os inimigos que muitas vezes nos espantam, porque, afinal, conosco está o Maior!

"Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andarJosué 1:9.

Em Cristo, nossa fortaleza,

Diego Windsor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...