sábado, 2 de maio de 2015

AS TRÊS DOENÇAS DO SÉCULO ENTRE OS CRISTÃOS!

É impossível estar dormindo quando Deus te inspira a fazer alguma coisa. Pois bem, estou cá a escrever...

Não é difícil identificar de que trata o texto ao ler o título e sobretudo ao ver a imagem o lado, afinal, quais seriam as três doenças do séculos entre os cristãos? Nada mais nada menos do que as velhas, conhecidas e malignas: fofocas, desunião (contendas, divisão) e a terrível inveja.

Prescinde-se de muita inteligência para perceber que a maioria das pessoas hoje está infectada  ou acometida por uma ou mais destas três moléstias. Basta estar congregando. Basta observar ao redor. Talvez há poucos segundos, você mesmo ou alguém que você conhece falou mal de outa pessoa ou dela sentiu inveja.

Sabemos que o objetivo do diabo é parar a igreja. Para isso ele se utiliza de todo tipo de ardil e numa época em que as pessoas autoproclamadas cristãs pouco se interessam em orar e ler a Bíblia, ele facilmente consegue inserir e causar danos consideráveis no meio cristão.

A FOFOCA

"Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz" Tiago 4:11.

A fofoca é um mal terrível. É capaz de destruir grandes relacionamentos e até mesmo de acabar com a vida de alguém. A Bíblia é clara ao dizer que não devemos falar mal uns dos outros. De modo que se alguém vem até você fazer isto, convide-o a orar pela pessoa objeto da fofoca. 

A ordem aqui é elencada não é vã. A fofoca é onde muitos males se iniciam, tais como as divisões, contendas, ódio, e até mesmo a inveja. Ela é o carro chefe, usado pelo inimigo para tentar derrubar muitos. Desde a antiguidade ela tem sido uma ferramenta utilizada para tentar acabar com os escolhidos. Recordem de José, caluniado por recusar desonrar a Deus e a seu patrão, ao se relacionar com a esposa dele. E, quem não se lembra de Sambalate, e da carta caluniosa enviada a Neemias (Neemias 6.5)?

Lamentavelmente, fofoqueiros geralmente também fracassam na vida, em todas ou quase todas as áreas. E por não ter perspectivas, sonhos nem ideais, seu hobby é falar mal dos outros, principalmente daqueles sobre os quais recaem sua ardente inveja. 

A fofoca é uma doença difícil de ser curada. Mas, para Deus, nada é impossível. Se você precisa se libertar dela, peça a Deus, pois Ele pode te curar. Não permita que o diabo faça da sua boca uma fonte de água amarga para destruição da vida dos outros. 

Reflita: "Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?" Tiago 3.11.

A DESUNIÃO

O resultado da fofoca é a desunião. Ele ocorre quando as pessoas não estão em harmonia, em sintonia, nem com o mesmo alvo. Infelizmente uns servem a Deus de coração para salvação de suas almas, outros, por quaisquer outros motivos, menos, por amarem a Deus e suas vidas, consequentemente permanecem sempre da mesma forma, sem mudanças e carnais. 

Geralmente estão contaminados com todo tipo de carnalidade e sentimentos facciosos. Neste grupo estão incluídas aqueles pessoas que sempre fofocam e criam inimizades, geram grupinhos, gostam de sinalizar com os olhos, expressões faciais e com a boca, acenar, cochichar e dizer: "tu ouvisse dizer/falar?", "tais/ficasse sabendo?", "tu soube?". A estes é reservada repentina destruição. Mude, enquanto é tempo!

"O homem mau, o homem iníquo tem a boca pervertida. Acena com os olhos, fala com os pés e faz sinais com os dedos. Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas. Por isso a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura" Provérbios 6.12-15.

São, segundo a Bíblia, pessoas ABOMINADAS por Deus. Senão, vejamos:

"Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos" Provérbios 6.16-19.

A causa da desunião é a falta de amor, e quem não ama, não pode amar a Deus, nem conhecê-lo, porque Deus é amor (1 João 4.7,8). Deus não te fez para odiar as pessoas. Deus te amou primeiro e deseja que você faça isso também com seu próximo! 

Se você é alguém que vive causando conflitos e desuniões, reflita e mude. Não queira ser abominado por Deus! Peça forças, ame, suporte a fraqueza dos fracos e seja feliz, liberte-se desse mal. Jesus quer te dar vida e vida em abundância! Mude hoje, mude agora! Promova a paz e não a guerra!

A INVEJA

Por último, mas não menos danosa, repugnante, odiável e terrível está a inveja. Invejar é, em minhas palavras, querer para si, aquilo que não lhe pertence, em razão da cobiça. 

A inveja é maléfica, e a Bíblia diz que ela causa osteoporose:

"O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos" Provérbios 14.30.

A inveja não vem de Deus. É um sentimento que causa danos ao invejado mas acaba destruindo mesmo é aquele que inveja, isto é, o invejoso.

O primeiro invejoso foi o próprio Lúcifer, ao querer para si a majestade, a honra, a glória de Deus.  O que o levou à rebelião e posterior queda do céu. Entre os homens, o primeiro invejoso foi Caim, sendo ele também o primeiro homicida/assassino. 

Percebam que estes dois exemplos nos revelam uma importante característica da inveja: ela rarissimamente se manifesta desacompanhada, comumente vem acompanhada pela fofoca, desunião, ódio, entre outros sentimentos e atitudes carnais. 

Ao cultivar tal sentimento, o cristão mostra sua natureza: ser carnal.


"Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?" 1 Coríntios 3:3.

"Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa" Tiago 3:14-16.

Onde há inveja e espírito faccioso (de facção, divisão), aí há males e perturbação... 

A inveja é monstruosa e leva o invejoso a querer, por vezes, destruir o invejado de alguma forma. Ora, quem não lembra de José? Vendido por seus irmãos, por quê? Inveja! E o que não dizer de Daniel, lançado na cova dos leões em razão de uma armadilha preparada por quem? Aqueles que o invejavam e que almejavam seu cargo! Qual o fim dos invejosos? Humilhados, súditos, estraçalhados por leões, enforcados em forcas. 

Há ainda, níveis de inveja. E quando ela está em seu mais alto grau, é capaz de levar o invejoso a não dormir, maquinando uma forma de destruir o invejado. 

Entre os piores tipos de inveja estão aqueles que não invejam coisas iguais a que você tem, simplesmente. Eles invejam exatamente as coisas que você tem. 

É o caso daquele que inveja não um carro igual o seu, ele inveja o seu carro! Nem inveja nada igual às suas coisas, ele inveja as suas coisas!

Outro tipo ainda pior é aquele que invejava algo seu, por exemplo, mas percebe que nele, aquilo que ele inveja não cai bem, não gera o mesmo efeito, não produz o charme ou beleza que em você produz. É o caso de quem, por exemplo, compra um sapato igual ao seu. Mas ao usá-lo percebe que nele, o sapato não cai bem como cai em você, não produz a elegância que no seu caminhar produz. O que leva tal pessoa a não mais invejar as suas posses, mas a desejar ardente e simplesmente que você não as tenha. Ele não tem, nem quer ter, mas simplesmente, não quer que você tenha para não fazer o sucesso que você faz ao usar aquilo. É complexo, mas infelizmente é real, existe e está em nosso meio.

E quando a inveja recai sobre bens, é leve, mas quando recai sobre a pessoa e suas características, o conjunto de vida de alguém, aí o caso é sério... Só Deus é capaz de libertar.

Os invejosos se dão e sempre se darão mal, porque quem cava uma cova cai nela, e quem prepara uma forca, é enforcado nela, segundo a Bíblia.

Por isso, se você reconhece esse sentimento em sua vida, ore a Deus e peça para removê-lo e para se alegrar com as bênçãos concedidas aos seus irmãos! Deus tem a medida certa daquilo que precisamos. Não precisamos invejar ninguém. Vá para lá e permaneça no interior do centro da vontade de Deus e você será abençoado, porque Deus deseja te ver feliz. Você tem valor, e não precisa invejar ninguém. Deus te deu características únicas, seja quem Deus te fez e não inveje outros. Você é especial.

O QUE FAZER?

Veja, todas essas patologias sintomáticas e comportamentais existem e estão em nosso meio. Elas são ferramentas do diabo para atrapalhar a marcha da igreja, a caminhada dos salvos, a jornada dos peregrinos. Por isso, se você se encaixa e se sente dominado por ao menos uma destas moléstias, ore a Deus, peça cura, peça libertação. 

Não queira viver doente, acometido destas enfermidades que impedem você de crescer espiritualmente. Não é esta a vida que Deus planejou para você. Deseje mudar, peça mudança e por fim, mude! Seja melhor, seja mais "CristÃO"!

Que Deus abençoe você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...