domingo, 10 de maio de 2015

PRECONCEITO NA PARAÍBA!

Preconceito, em minhas palavras, é aquele conceito prévio que se faz, geralmente com base na aparência ou no achismo das pessoas.

Recentemente foi divulgada pesquisa na qual se disse que na Paraíba havia um grande preconceito contra negros. Porém, vivendo aqui, vejo que a pesquisa é equivocada, pelas razões seguintes:

Não vejo aqui no Brasil, preconceito, como se vê nos EUA, por exemplo, em relação a raças. O preconceito lá nem se compara com o daqui. Até existe, mas em intensidade muito menor. Aqui, pode-se dizer que o preconceito maior mesmo é em relação à naturalidade, sobretudo quando se trata de nordestinos e quanto ao status social (ricos e pobres). 


A razão pela qual mais negros morrem, está na própria história e origem da nação brasileira. Sabemos que os negros há apenas dois séculos se libertaram da escravidão. Isto reflete na sociedade. Ainda hoje eles compõem as faixas mais baixas no quesito renda e escolaridade. Poucos conseguem se formar e galgar grandes empregos. 

Geralmente moram em lugares mais perigosos, e por faltar oportunidade e pelo meio em que vivem, muitos se envolvem com a criminalidade, e é esse conjunto de razões que faz com que o índice de homicídios de negros no estado seja mais alto. Dificilmente se vê um homicido porque alguém era "negro". Isto é raro e aqui, não temos skinheads violentos, nem facistas ou neonazistas, ao menos não que se veja com frequência.

Preconceito existiria se as pessoas saíssem por aí matando negros porque são negros. Mas geralmente isto ocorre por causa de rixas, dívidas, acerto de contas, discussões de trânsito, ciúmes, entre muitos outros, o que descaracteriza e invalida a pesquisa divulgada. Os números podem até serem verdadeiros, mas as razões não.

Os negros são tratados, aqui, como qualquer pessoa da sociedade, como brancos, pardos, indígenas. Graças a Deus, não se vê muito por aqui a arrogância de alguns que se sentem superiores por sua origem regional e pelo contrário, com baso nos amigos e conhecidos negros que tenho, eles até fazem mais sucesso com as meninas, seja pelo estilo, ou pela personalidade, geralmente são pessoas até acima da média quando se trata de ter amigos, de modo que se percebe que a pesquisa feita é totalmente discrepante com a realidade.

Por isso, como costumo dizer, nunca acredite em tudo que dizem (ouvem, veem ou leem)! A verdade pode estar mais além...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...