sábado, 16 de maio de 2015

POR QUE (NÃO) CONHECER O VELHO TESTAMENTO?

Num tempo em que o quantitativo de evangélicos cresce aceleradamente, em sentindo oposto, perdemos em qualidade, infelizmente. De forma que surgem igrejas, doutrinas e interpretações da Palavra de Deus pra tudo quanto é gosto.

E, com o avançar dos anos, a nova geração tem se esquecido da Bíblia. Mas também há muitos outros que gostam da parte fácil da Bíblia, e desprezam ou esquecem do velho testamento.

Ora, a Palavra de Deus é uníssona, toda inspirada e por completo é a Palavra de Deus! Assim sendo, elenco algumas razões pelas quais é importante não apenas conhecer o novo, mas também o velho testamento:


  • O Velho Testamento é tão "Palavra de Deus" quanto o novo;
  • O Velho Testamento nos permite conhecer melhor Deus e seus atributos;
  • O Velho Testamento é a base para o Novo Testamento, de maneira que, ao conhecê-lo, será possível compreender melhor o novo;
  • Precisamos ter uma visão completa, geral, panorâmica da Palavra, e não apenas parcialmente;
  • O Velho Testamento contém grandes histórias, registros, relatos, personagens e lições com as quais podemos aprender muito
  • O Velho Testamento abarca milênios de história, enquanto o novo, apenas cerca de um século.
  • O Deus do Novo Testamento é o mesmo do Velho Testamento!

Ao ressaltar estas características não quero, com isso, pregar a supremacia do Velho sobre o Novo Testamento nem fazer um exame de qual seja mais importante. O Novo Testamento contém a trajetória de Deus enquanto homem: Jesus entre nós! E as lições e ensinos de Jesus são válidos até hoje, ao contrário dos preceitos formalistas do Velho Testamento, que, não mais necessitam ser observados, como o sacrifícios de animais, entre outros.

Contudo, o que quis ressaltar aqui foi a importância de se conhecer a Bíblia por completo, e compensar um pouco o menosprezo e desprezo de alguns para com essa parte tão importante da Palavra de Deus.

É engraçado que você é capaz de ouvir pessoas lendo Harry Potter, e tantos outros contos de ficção seculares, mas se sabem que você conhecem o Velho Testamento riem da sua cara. Afinal, só os crentes tradicionais e antigos ainda leem esses livros... Visão lamentável, porque o Velho Testamento contém tesouros preciosíssimos para nossas vidas em termos de aprendizagem e bênçãos espirituais, sem dúvidas! 

Certo e esperando ter me feito entender, que saibamos dar o devido valor a toda a Palavra de Deus, conhecendo-O e buscando conhecer a cada dia mais!

Deus te abençoe sempre! Em Cristo,

Diego Windsor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...