terça-feira, 11 de março de 2014

A ATUALIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS

Eu acredito na manifestação dos dons espirituais em nossos dias, pois entendo que Deus não pode ser limitado em seu relacionamento com seus filhos. Todavia, não se deve colocá-los em evidência de tal forma a deixar a Palavra e Cristo de lado. Pois os dons são ferramentas a serem usadas aqui na terra, para auxílio da evangelização, e fortalecimento e edificação da Igreja de Jesus na Terra. 

Os dons são consequências e não um fim em si mesmo. Algo que também se deve evitar é considerar as pessoas que tem dons como superiores, além de pautar sua vida em consulta a estes profetas. Toda devoção e adoração pertencem só ao SENHOR. Devemos sim, nós mesmos, buscar ter mais intimidade com Deus a cada dia mais.

As razões pelas quais creio nos dons são, primeiro, porque Jesus prometeu que do alto os discípulos seriam revestidos de poder (Lucas 24.49). Assim, os dons, entendo, são capacitações especiais sobrenaturais para anunciar a Palavra (revestimento de poder) e aperfeiçoar-nos dando-nos mais ousadia, intrepidez, autoridade. 

Lembremo-nos de que quando Pedro fez seu discurso, após a descida do Espírito, ele disse que se cumpria naquele dia a profecia de Joel, onde se diz que “vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões” (Joel 2.28).

Por essa razão, acredito que os dons estão em plena vigência, até porque em Atos 2.39 está escrito que a “promessa voz diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar”.

Assim, defendo que os dons são também para os nossos dias. O problema é que as pessoas têm “bagunçado” e ridicularizado o uso dos dons, bem como hoje, em meio ao evangelicalismo, surgem mil e uma heresias e igrejas neopentecostais a cada minuto, cada uma com mais esquisitices do que a outra, dizendo que Deus disse e fez e mostrou o que Ele não disse, não fez e não mostrou.

Particularmente, em momentos distintos, de sofrimento, de solidão, de angústia, já tive sonhos da parte de Deus onde Jesus aparecia e falava comigo. É uma experiência singular. Sabe o que é você ir dormir atribulado, perturbado, angustiado, desanimado, e o Senhor se mostrar em sonho e falar com você, e você acordar revigorado, alegre, vibrante, por ter sido consolado pelo Senhor? Não podemos limitar Deus. Ele tem se manifestado aos muçulmanos em visões e sonhos. Creio que Ele se revela sim, em nossos dias, quando mais necessitamos.

Outro motivo que me leva a crer que existem verdadeiros e sérios homens e mulheres de Deus, usados por Deus através dos dons, é pelo fato de Jesus ter-nos alertado em Mateus 24.13: “E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos”. E ainda em Lucas 13.22a: “Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas”.

Ora, compreendo que só pode existir o “falso” quando se existe o “verdadeiro”. Não existiriam CDs piratas se não existissem CDs originais. O falso só existe a partir do momento em que existe o verdadeiro. Sem o verdadeiro não há que se falar em falso, não tem sentido, não há razão de ser. 

Assim sendo, acredito na atualidade dos dons, como ferramentas dadas por Deus para nos aperfeiçoar a pregarmos sua Santa Palavra, que é a revelação de Jesus, a revelação da salvação para o pecador perdido! 

Porém, entendo que, o que tem acontecido em nossos dias é a multiplicação e supervalorização das esquisitices espirituais, como diz o Pr. Renato Vargens, que na verdade não são dons espirituais genuínos, pois a manifestação do Espírito, creio, ser sublime e decente.

Em síntese, meu credo quanto aos dons.

2 comentários:

  1. Boa tarde onde posto perguntas sobre direitos trabalhistas nao posso me locomover e necessito de uma orientação!

    ResponderExcluir
  2. Você faz o comentário na postagem cujo assunto for relativo ao que você deseja saber. =)

    ResponderExcluir

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...