sexta-feira, 25 de abril de 2014

CASA DA CIDADANIA OU DO DESRESPEITO?

A cidadania diz respeito ao gozo dos direitos e exercício dos deveres nas esferas civil, social e política, sendo elencada também como um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito, inserta ao lado da dignidade da pessoa humana.

Apesar disso, em Campina Grande, na Casa dita "da Cidadania", o cidadão é desrespeitado e distratado de forma indescritível.

Uma "Casa" completamente desorganizada e caótica, que por si só, constitui um grande desrespeito à razão humana, pois que, como pode um lugar ser tão desorganizado? Lamentável, mas parece que trata-se de um mal irreversível, maior que os prefeitos, passados e presente! Afinal, ninguém pode mexer com servidor-eleitor.

Não há ordem no atendimento. Não há informações coerentes, claras, objetivas, ou talvez seja melhor dizer: Não há informações! Não há eficiência, não há funcionários, não há copos, não há nada! Só um monte de funcionários, a maioria, preste bem atenção, eu disse "a maioria". A maioria apenas postergando suas obrigações, no intuito de passar o tempo e irem embora logo para casa.

Me deparei com uma funcionária, no setor onde se emite o CPF, tranquilamente visualizando fotos e curtindo postagens do facebook, enquanto a fila de pessoas para atendimento somente aumentava, incluindo idosos.

Se vê funcionários, andando, rindo, conversando e tratando mal os "cidadãos", para todos os lados que se olha, justamente na Casa da Cidadania! Incrível! 

Por estes dias, precisei retirar a 2ª via do RG, e por ter fotossensibilidade,  não conseguia permanecer de olho aberto ao tirar a foto, por conta do flash, e pedi ao funcionário que me atendia que desligasse o flash, sendo informado que não era possível, pois o sistema não permitia. Fiquei de olho praticamente fechado na foto, como um zumbi.

Voltei lá para buscar o RG, pela 3ª ou 4ª vez, após agendado, já que sempre que chego lá, eles marcam nova data para voltar lá, pois o RG nunca chega. E, da última vez, hoje (25/04), descobri que é perfeitamente possível tirar foto sem usar o flash, pois vi outro servidor fazendo isto, o qual me informou que sempre tira as fotos sem flash, já que, segundo ele, não é necessário, pela clareza do ambiente!

Ao falar com ele sobre o flash e sobre minha foto de olhos quase fechados, uma das funcionárias, alterada, me disse que a foto ficava escura, uma mentira, já que de dia não há necessidade alguma de flash, pois o ambiente é claro, e o funcionário com quem falei disse que sempre tira as fotos sem o uso do flash. 

Fui mais uma vez distratado e pelo visto, talvez seja preciso um Mandado de Segurança para tirar novamente o RG sem o uso de flash e poder ficar de olho aberto na imagem de um documento oficial e essencial como a Identidade. É lamentável que, por simples mal vontade de um servidor, o Judiciário fique ainda mais atolado. 

Rogo às autoridades municipais e estaduais que, por uma questão de dignidade, transformem a Casa da Cidadania. Retirem todos os servidores. Coloquem um novo Diretor, novos servidores, jovens, eficientes, e com vontade de trabalhar! Modernizem o lugar! Coloquem "chamas-senhas" para organizar as filas, coloquem painéis digitais para visualização das senhas. Treinem pessoas para dar informações. Disponibilizem serviços pela internet. Ajam! Para isso servem nossos impostos!

Se não podemos mudar o país, mudemos ao menos nossa cidade! E se nada disso servir como argumento, pelo menos tentem fazer com que a Casa lá da beira do açude faça jus ao termo "da Cidadania", pois, atualmente, ela pode até ser uma Casa, uma casinha, mas "da Cidadania" ela não tem nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...