domingo, 18 de outubro de 2015

O PASTOR SEGUNDO A BÍBLIA

Diante de um cenário tão caótico como o dos dias atuais, me sinto inspirado a falar sobre as características do verdadeiro pastor, que ao contrário de muitos que sentam-se hoje em nossos púlpitos são verdadeiros homens piedosos separados por Deus para desempenhar tão nobre missão.

É época difícil, em que Deus tem permitido surgir e se levantar uma leva de mercenários que de pastor só carregam a carteirinha fabricada por homens.

Paulo disse: "É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito {pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?}; não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo. Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo. Da mesma forma os diáconos sejam sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância, guardando o mistério da fé numa consciência pura". 1 Timóteo 3:2-9.

Temperança, sobriedade, ordem, hospitalidade, aptidão para ensino, moderado, inimigo de contendas, não ganancioso... São muitas características que, infelizmente, não estão presentes, sequer metade ou 1/4 delas na maioria dos muitos pastores que vemos por aí, o que é lamentável.

O pastor, antes de tudo, deve ser como um pai, que acolhe, aconselha, exorta e ama a todos. Precisa  ser apto a liderar, ser fervoroso, piedoso, sábio, e capaz de guiar o povo no caminho do céu. Se um pastor não possui tais características, infelizmente, certamente não foi levantado por Deus.

"Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido". João 10:14.

O verdadeiro pastor se preocupa com as ovelhas. Procura saber como estão. Se possível, as visita. Aconselha, desfaz contendas, ensina de maneira sábia e mansa, exortando, se preciso, conforme a Palavra. Se sabe de uma ovelha ferida, corre a resgatá-la! Se sabe de problemas na igreja, ora para que Deus direcione-o a agir, sem causar mais danos. É sincero. Verdadeiro, chora e quer o melhor para suas ovelhas, sempre!

Diante disso, passo a descrever características dos pastores que Deus certamente não levantou. Fofoqueiros, conversam e zombam nos cultos, nos púlpitos. Disseminam contendas. Usa o púlpito para atacar, ferir e matar ovelhas, das quais não gosta, sobretudo aquelas que não reconhecem Deus em sua vida, consequentemente rejeitando seu pastoreado, embora caladas e sem sair do lugar.

São preguiçosos. Pregam o que não praticam. São invejosos, caluniadores, bajuladores, interesseiros, sobretudo no que diz respeito a "ovelhas gordas". Se sabem de uma ovelha ferida, despreza ela, ou ajudam a matá-la. São irresponsáveis. Sem amor. Inaptos para pastorear, para ensinar, para guiar qualquer pessoa a Cristo. Gostam da fama e da exibição. Almejam cargos melhores, ainda que para isso precisem, quem sabe, até destruir alguém ou fazer qualquer outra coisa maligna para chegarem onde querem. Não tem discernimento. São prepotentes. Arrogantes. Parciais. Desprezíveis. Falsos. Fingidos e hipócritas. 

"Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas". João 10:12,13.

Assim, peçamos discernimento a Deus para saber quem é quem. E também para que o Espírito Santo volte a levantar pessoas para conduzir ao povo, ao invés dos homens, pois é como se Deus os tivesse abandonado e deixado escolher entre eles do jeito deles, por isso a igreja sofre.

"E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor". Mateus 9:36.

E peçamos proteção a Deus, para que diante de tantos mercenários, não sejamos destruídos pela sua fúria, mas que Cristo volte a estar presente nos cultos de nossas igrejas, desfazendo todas as obras do mal.

Com tristeza e lamento,

Diego Windsor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...