sexta-feira, 22 de maio de 2015

UMA ORAÇÃO EFICAZ!

Em minhas palavras, a oração, nada mais é do que um diálogo, uma conversa com Deus. Prática essencial na vida de qualquer cristão e, arma poderosa indispensável nas nossas batalhas.

Mas, infelizmente, a maioria das pessoas não sabe ao certo como orar, assim, gostaria de discorrer um pouco sobre algumas características essenciais indispensáveis a toda oração.

Em Mateus 6, a partir do versículo 9, Jesus nos ensina a oração modelo, conhecida como "Pai Nosso", e ela nos fornece as bases e parâmetros para uma oração completa, mas não devemos nos limitar a apenas decorá-la e reproduzi-la. Precisamos fazer nossas próprias orações, e há determinados princípios que precisamos observar para fazermos uma oração eficaz. Dentre eles, destaco quatro que, após inspiração e reflexão acredito estarem entre as principais características de uma oração verdadeira.

I - SINCERIDADE. A verdadeira oração, enquanto diálogo entre criatura e criador, barro e oleiro, filho e Pai, deverá ser, sem dúvidas, sincera. Do contrário, Deus não a ouvirá. 

Vale dizer que, hoje em dia, a maioria das pessoas se preocupa mais com a beleza da oração do que com seu conteúdo em si. Escolhem palavras para orar, para serem ouvidos e vistos pelos homens. Estão, na verdade, orando, não a Deus, mas aos homens, já que a preocupação maior é com quem o escuta aqui na terra, muito mais do que com quem o escuta dos céus!

"Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado". Lucas 18:10-14.

II - . É preciso acreditar que Deus existe e que ouve nossas orações, bem como que é capaz de nos responder e atender nossas súplicas.

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam". Hebreus 11:6.

"E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis". Mateus 21:22.

III - OBJETIVIDADE. Existe pessoas que simplesmente não conseguem ser objetivas. Rodeiam o planeta inteiro para dizer algo. Mas Jesus nos ensina que não precisamos "enrolar", pois além de nos conhecer melhor do que nós mesmos, Ele nos ouve e também nos entende melhor do que ninguém, por isso, podemos ser claros e diretos em nossas orações.

"E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos". Mateus 6:7.

IV - ESPECIFICIDADE. Talvez a especificidade seja muito esquecida em nossas orações. Comumente vemos e ouvimos pessoas orarem "por todas as pessoas do mundo", por "todos os crentes do mundo", etc. Não que seja errado ou proibido orar assim, mas denota certa falta de compromisso com aquilo pelo qual se pede oração. É algo muito genérico, sem direcionamento, meio "orar por orar" ou como dizer simples jargão. 

Se cada pessoa ora por mais duas ou três, de modo específico, todos estarão acobertados pelas orações uns dos outros. Mas se todos oram por todos os cristãos do mundo, ninguém orou por ninguém (especificamente). É melhor orar apenas por seu bairro do que pelo mundo inteiro. É melhor orar só por 3 ou 4 pessoas que você conhece do que de modo genérico por todos os que conhece.

A oração genérica é como uma defesa genérica num processo criminal. Ou seja, o réu não se defendeu de nada. Disse apenas que é inocente. O que, geralmente, não é muito confiável.

Assim, prefira fazer como Jabez, que orou, e disse especificamente a Deus o que almejava e Deus o abençoou, e foi ele o mais ilustre entre os seus irmãos. Orando assim, especificamente, tenho certeza que suas orações surtirão muito mais efeitos do que quando você ora genericamente!

"E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido". 1 Crônicas 4:9,10.

Que a partir de hoje, você veja e entenda a oração como algo diferente. Como verdadeira conversa entre filho e Pai! Tenha certeza, Deus te ouve! 

Em Cristo,

Diego Windsor!

3 comentários:

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...