Em mais um momento de inspiração hoje, durante um "culto", estive refletindo sobre o que tenho visto nas igrejas por onde tenho andado e a situação, infelizmente, não é das melhores.
Resolvi então enumerar três diferenças entre o que pode ser considerado um culto e uma mera reunião religiosa, a saber:
- ADORAÇÃO / EXALTAÇÃO A DEUS VS EXALTAÇÃO AO HOMEM
No verdadeiro culto, o único adorado e exaltado é Deus, é o nome do SENHOR. Todo o culto orbita em torno do Criador, do SENHOR dos Céus!
Na reunião religiosa abunda exaltação aos homens. A mensagem tende a ser voltada às bençãos, além de ser, com certa intensidade, antropocêntrica. Geralmente boa parte do tempo é reservado à elogios e troca de massagens de ego entre os líderes, pregadores e cantores. O homem tem um grande destaque neste tipo de reunião. Inclusive, pregadores e cantores se utilizam de toda uma performance artística para "aparecerem" ainda mais.
- REVERÊNCIA VS IRREVERÊNCIA
A reverência carateriza o verdadeiro culto, pois o verdadeiro adorador teme e treme diante da presença de Deus. Sabe tratar-se de um lugar de adoração que, por si só, exala e exige reverência.
Na reunião religiosa o caos tem cadeira cativa. Há pessoas conversando (pessoalmente e pelas redes sociais), andando, rindo, enviando SMS's, retocando a maquiagem ou até mesmo folheando revistas. É patente a falta de temor por parte dos presentes e descaso total por parte do pastor.
- PALAVRA GENUÍNA VERSUS MODISMOS E ABERRAÇÕES
Enquanto no culto a Palavra é genuína, pura e inspirada por Deus, na reunião se utiliza de diversos meios, formas, modismos, aberrações e heresias para atrair pessoas e manter as que já fazem parte da igreja. É comum criarem até baladas pós culto para "animar" o povo.
Diante disso, só nos resta chorar e orar para que Deus abra os olhos daqueles que pensam O estar servindo, quando na verdade ainda não O conhecem, ou que perderam a essência, o primeiro amor, que só Deus pode restaurar.
Que Deus abençoe você.
PS.: Em caso de cópia ou citação, em respeito às leis de nosso país, faça a devida referência ao auor da postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine, sugira!