O pastor é alguém que se dedica a cuidar de animais, rebanhos de animais, geralmente ovelhas, sobretudo na antiguidade.
Assim, o pastor, numa igreja não tem uma missão diferente da do pastor de ovelhas. O pastor humano cuida de um rebanho de ovelhas humanas, no intuito de guiá-las à eternidade com Deus!
O pastor deve ser um homem moderado, alguém com discernimento, pronto a aconselhar. Alguém que se preocupa com o rebanho, e cada ovelha individualmente. Não apenas um líder, o pastor é amigo das ovelhas, elas reconhecem a sua voz (João 10.27).
O pastor é aquele que, quando uma ovelha se perde, está disposto a sair em busca dela. É aquele com quem se pode contar, com se pode conversar, com se pode desabafar. O pastor é como um pai, que ama e se preocupa com os seus filhos.
Deve ser idôneo, sábio, embora não tenha estudado, pois a sabedoria vem de Deus. Mas deve buscar a Deus e o conhecimento dEle.
Lastimável e tristemente, não é bem o que estamos acostumados a ver em boa parte daqueles que recebem tão nobre título.
Temos vistos homens egoístas, interesseiros, gananciosos, pretensiosos, soberbos, orgulhosos que se preocupam mais com a beleza do templo do que com a espiritualidade da igreja, que se preocupam mais com os dízimos e ofertas do que com a salvação da ovelha doente, que se preocupam mais com sua popularidade do que com a evangelização das vidas, mais com eventos do que com a verdadeira adoração, a oração e a Palavra.
Por essas razões, convido você a orarmos pelos nossos líderes. Que Deus tenha misericórdia de seu povo e envie pastores dEle, e não os indicados por homens, porém não indicados por Deus, que vê além das aparências!
Um dia, nosso pastor direto e imediato será Jesus, nosso Salvador! Em quem não há limitações, defeitos, nem é corruptível! Ora vem Senhor Jesus!
Com esperança,
Diego Windsor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine, sugira!